Big Rumble Boxing: Creed Champions | Review

Big Rumble Boxing: Creed Champions é o mais novo jogo da Survios e leva a “chancela” dos clássicos filmes de Rocky Balboa e, mais atualmente, Creed. Lançado mundialmente no último dia 3 de setembro, o jogo é, de certa forma, uma evolução de Creed: Rise to Glory lançado em 2018. A diferença agora é que o novo título não se limita ao VR, tampouco a somente a história de Adonis Creed, visto que, como dito anteriormente.

Melhor do que isso, em Big Rumble Boxing: Creed Champions podemos revisitar também os grandes lutadores dos filmes Rocky I, II, III e IV , como Apollo Creed, Clubber Lang, Ivan Drago, além do próprio Rocky (lutadores dos filmes V e VI ficaram de fora dessa lista).  Mas como é o jogo e seus detalhes? Falaremos a seguir em mais uma análise do Pizza Fria!

Modos de jogo e história

Big Rumble Boxing: Creed Champions se resume em triviais modos Arcade, Versus e Training. Os próprios nomes são alto explicativos, uma vez que em training treinamos a variedade dos golpes (treino que também aparece de maneira mais pontual nas prévias de algumas lutas do modo Arcade); em Versus podemos fazer as tradicionais lutas em um modo mais livre, seja contra a máquina, seja contra um amigo em um segundo controle e, por fim, temos o modo Arcade que possui a história do jogo.

Falando em história, essa parte foi para mim bem interessante, apesar do diálogo ser com figuras estáticas e “sem voz “(tampouco temos a presença de tradução em PT-BR ). Todavia, o capricho que faltou na emulação de diálogos dublados e na presença de uma animação estática, sobrou em termos de conteúdo. Sim, conteúdo. Explico: Big Rumble Boxing: Creed Champions logo no início nos apresenta um “cardápio” de 10 lutadores, dentre eles, Rocky Balboa e Adonis Creed. Com exceção aos dois, num primeiro momento, temos personagens genéricos que não estão em nenhuma das duas séries de cinema.

Big Rumble Boxing: Creed Champions
Creed e Rocky são personagens centrais de Big Rumble Boxing: Creed Champions (Imagem: Divulgação)

Mas isso que poderia ser um problema, se torna uma solução uma vez que trás uma transmidiatização e amplificação da narrativa da saga Rocky/Creed, ao introjetar um outro olhar, mais complementar à história. Além dessa riqueza e alternativa narrativa, notamos também que cada um dos personagens tem sua própria “história” e “campanha”, tornando o modo Arcade bem interessante para os fãs da série, sempre ávidos por novos capítulos da saga.

A título de exemplo, ao escolher Rocky Balboa, começamos na emblemática luta contra Apollo Creed, na conquista do primeiro título de Rocky. Todavia, história é contada na visão de Rocky como se fosse uma lembrança do atualmente treinador de Adonis Creed, em uma conversa entre ambos… Assim, temos uma “releitura” da história da saga, com introdução de novos elementos a narrativas, novas lutas , novos contornos… além de, é claro, as tradicionais lutas da série.

Big Rumble Boxing: Creed Champions
As lutas são o ponto principal de Big Rumble Boxing: Creed Champions (Imagem: Divulgação)

É interessante destacar que, além dos 10 lutadores iniciais, podemos abrir outros dez e alguns extras na medida que vamos completando o modo Arcade com cada personagem inicial. Vale notar que cada personagem tem seu estilo de luta e etc.

Estilo arcade: a gameplay

Se você gosta de jogos mais simuladores, obviamente que não seria novidade pra ninguém o que vou contar: Fuja do jogo… Notadamente, o jogo foi feito para, além de “apelar” para nostalgia dos fãs da série Rocky/Creed, para quem gosta de dar “uns sarrafos no coleguinha” sem muito compromisso com a física, estratégia, etc.

Big Rumble Boxing: Creed Champions
Para quem busca realismo, fuja de Big Rumble Boxing: Creed Champions. Os lutadores possuem poderes aqui (Imagem: Divulgação)

Nesse sentido, o jogo é direto ao ponto, bem arcade-style, contendo inclusive barra de “poderes” e golpes especiais no melhor estilo “irrealidade”. Dito isso, é importante frisar que a jogabilidade não é tão fácil assim, visto que para realizar golpes e ações mais robustas, temos que fazer o uso de uma combinação de botões, seja pra dar golpes diferenciados, seja pra esquivar, seja pra correr, etc.

Uma vez pego “a manha” da jogabilidade, a coisa se torna mais fluida e tranquila. Vale destacar que o combate é focado em lutas dinâmicas em que temos que zerar a barra de vida do adversário até derrubá-lo. Quando cai, o lutador tem que entrar no famoso processo de “esmaga botões” para poder levantar. Obtendo êxito, é deixado claro que ao cair mais de 3 vezes a luta termina imediatamente.

Big Rumble Boxing: Creed Champions
Ivan Drago prestes a tomar uma sova (Imagem: Divulgação)

Gráficos e Sons

Os gráficos de Big Rumble Boxing: Creed Champions são ok para sua proposta de trazer uma nostalgia, uma coisa mais “colorida”, bem ao estilo do jogo de Rocky do saudoso PS2. Aqui, novamente, não temos uma expectativa necessariamente frustrada visto que, via de regra, não esperamos gráficos “maravilhosos” nesse estilo da game. Queremos é sentar, esmagar botões e ser feliz.

Com relação ao sons, é imprescindível destacar a presença da icônica trilha sonora do da Saga de Rocky Balboa. Logo de início, somos agraciados pela famosa música “Eye of the Tiger”, presente na mente de todos os, que assim como eu, viveram sua infância na virada dos anos 80 pros 90.

Big Rumble Boxing: Creed Champions
Apesar do jogo não ter dublagem nos diálogos, os personagens contam com frases de efeito antes e durante as lutas (Imagem: Divulgação)

Outro ponto importante a ser destacado é são as falas icônicas dos lutadores durante o início e fim das lutas. São poucas as falas de fato, mas são bem emblemáticas e nostálgicas, como quando Rocky faz saudações a sua esposa “Adryan” ao vencer uma luta. A dublagem também é bem conectada as vozes originais dos personagens, deixando no ar a dúvida, inclusive, se são os próprios atores originais que estão dublando ou se são “apenas” dubladores extremamente competentes.

Vale a pena comprar Big Rumble Boxing: Creed Champions?

Big Rumble Boxing: Creed Champions cumpre um ótimo papel em trazer a tona a nostalgia da lendária Saga Rocky/Creed de uma maneira repaginada, seja acrescendo novos personagens, seja trazendo uma história amplificada dos eventos já conhecidos. Sobretudo em uma geração de videogames em que não tivemos jogos badalados no estilo (como a série Fight Night), o jogo preenche, mesmo que com uma pegada arcade bem diferente, esta lacuna deixada pela falta de opções deste estilo de luta nos consoles e PCs atuais. Além disso, o título segue um caminho mais “democrático” ao agora ser para multiplataforma e não se limitar ao uso de de VR.

Por fim, é importante destacar que, apesar de não ser um “GRAAANDEE JOGO”, de ter falhas pontuais de gameplay e possuir gráficos datados, Big Rumble Boxing: Creed Champions cumpre seu papel ao trazer um novo encontro dos fãs de Rocky, Creed e CIA ao seu legado. Todavia, se você não curte a saga Rocky/Creed e/ou tinha uma expectativa de um jogo de boxe mais simulador e completo, talvez esse jogo não seja pra você.

Big Rumble Boxing: Creed Champions está disponível para Nintendo SwitchPlayStation 4Xbox One e PC, via Steam

*Review elaborada no PlayStation 5, com código fornecido pela Deep Silver.

Big Rumble Boxing: Creed Champions

+ R$ 147,45
7.5

História

8.5/10

Gameplay

7.5/10

Gráficos

6.5/10

Sons

9.0/10

Extras

6.0/10

Prós

  • Nostalgia
  • Trilha Sonora
  • Boa história

Contras

  • Sem localização em PT-BR
  • Gráficos datados
  • Jogabilidade inicialmente confusa