AnálisesPCSlide

Blackout Protocol | Preview

Ocean Drive Studio lançou o acesso antecipado de Blackout Protocol para PC, via Steam legendado para o português brasileiro. Com uma visão isométrica, o game, que é focado em coop para até 3 jogadores, mas pode ser jogado sozinho, embora seja ainda extremamente desbalanceado no acesso antecipado, nos proporciona batalhas contra hordas de zumbis que vão ficando gradativamente mais difíceis, com uma proposta muito similar a jogos roguelike, onde cada corrida poderá acumular recompensas, bastando apenas chegar na sala segura. Contudo, esta não é uma tarefa NADA fácil. Se você está curioso pra conhecer este jogo, confira nossa preview com todos os detalhes!

O que é apresentado neste acesso antecipado?

O lançamento em acesso antecipado de Blackout Protocol traz diversas novidades para os jogadores. O jogo apresentará inicialmente quatro personagens, sendo que mais serão adicionados ao longo até o lançamento. Foram disponibilizados cinco níveis para explorar: Estacionamento, Hall, Escritório, Armazém e uma Câmara de Isolamento, onde os jogadores enfrentarão um poderoso chefe.

Além disso, houve um reequilíbrio nos níveis de dificuldade e tamanho da equipe, que continuará sendo ajustado com base no feedback dos jogadores. Como grande destaque, o jogo apresenta um novo modo em estado beta: o Modo de Defesa contra Enxames. Contudo, ainda está longe de um balanceamento perfeito, sobretudo ao se jogar sozinho, o que pode ser normal, já que praticamente não foram encontrados servidores com outros jogadores. Porém, vale ressaltar que esta preview foi feita em dois momentos, jogando de forma solitária e com outros dois jogadores. Neste ponto, ainda falta um balanceamento que leve esses pontos em consideração.

blackout protocol
Bem-vindo ao caos! (Imagem: Divulgação)

A jogabilidade atual e algumas dificuldades

Blackout Protocol é um frenético game de tiro ao estilo twin-stick, onde 3 jogadores vão colaborar entre si para erradicar uma ameaça muito real. Os três agentes, que podem ser escolhidos entre cinco opções, contando com healer e outros personagens focados em ataque e suporte, serão levados para uma instalação de contenção remota que ficou às escuras após uma violação interna. Tudo começa muito tranquilo, mas não se engane! Em instantes surgirão hordas de criaturas doidas para te destruir.

E bem, como um jogo repleto de runs, tal como vários roguelikes, você morrerá por diversas vezes, tendo seus progressos salvos apenas ao entrar nas salas seguras entre as instalações, onde poderemos usar cubos de dados, créditos e projetos para atualizar seu equipamento na próxima zona segura. Porém, é extremamente difícil passar por elas. Desta maneira, Blackout Protocol é um jogo que vai além das habilidades em twin-stick, sendo um jogo progressivo a cada fracasso. Por conta disso, os poucos mapas acabam se tornando muito frequentes, mas apresentando vez ou outra uma pequena modificação. Ou seja, os mapas não são recriados a cada uma das corridas.

blackout protocol
Uma das características do game consiste nessas atualizações a cada corrida, mas também existem as fixas. (Imagem: Divulgação)

Neste ponto, acredito que o jogo tenha muito potencial, mas esbarra ainda nas limitações iniciais, que já deram um gostinho do que estar por vir. Portanto, se você não tiver muita paciência, é melhor esperar um pouco pelas atualizações que devem ser incluídas futuramente.

O que esperar de Blackout Protocol?

Sinceramente, o estilo de Blackout Protocol me agrada, mas nesta preview ainda parece que o jogo não entregou todo o seu potencial. Ele é bem leve, mas bonito, sua jogabilidade é agradável e fácil de manusear. Os adicionais que podemos colocar nos personagens ajudam bastante nas runs, mas ainda há uma necessidade de se manter o jogo balanceado ao número de jogadores presentes, pois se seguir assim, provavelmente perderá uma boa parte dos jogadores que, assim como eu, dificilmente conseguirão se reunir com os amigos mas que querem jogar.

A experiência pode ser meio repetitiva para jogadores casuais, mas os fãs de roguelikes de ação curtirão bastante o que o título se propõe. Ele é bem polido, apresenta desempenho consistente e tem tudo para ser um game bem bacana. Eu confesso ter tentado jogar por várias vezes sozinho, mas acabei com uma sensação terrível de frustração. Jogando à três, a coisa ficou melhor, mas ter que voltar e voltar e voltar novamente me deu um pouco de desânimo.

blackout protocol
Através dos esquemas, você poderá começar as corridas com outras armas. (Imagem: Divulgação)

Concluindo, Blackout Protocol está ainda em acesso antecipado e, neste momento, me deixou com uma sensação de que falta um bocadinho de acertos e outros detalhes de balanceamento. No restante, que conta com uma variedade de inimigos, jogabilidade boa, fácil e desafiadora (sobretudo por ter fogo amigo ativado, algo que poderia ser revisto na criação das salas), e detalhes gráficos e legendas em português, mostram que o jogo tem potencial, mas que conta com um longo caminho pela frente. E é isso. Vejamos o que podemos esperar nas próximas atualizações e no lançamento final do game.

Ah, e antes que eu me esqueça, ele se encontra no Steam por apenas R$ 31,49, preço promocional até o dia 26 de julho. Desta forma, se você é fã do gênero e tem mais dois amigos para jogar junto, vale a pena dar uma chance ao game.

*Preview elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Ocean Drive Studio.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.