AnálisesPCPlayStationSlideXbox

BLEACH Rebirth of Souls | Review

BLEACH Rebirth of Souls foi lançado no último dia 21 de março e é o mais novo jogo de luta da aclamada franquia de animes e mangás Bleach, criada pelo mangaká Noriaki “Tite” Kubo. A série acompanha a jornada de Ichigo Kurosaki, um garoto que, após adquirir os poderes de um Shinigami, passa a guiar almas boas para o pós-vida — conhecido como Soul Society — enquanto enfrenta perigosos monstros espirituais chamados Hollows, que tentam devorar essas almas.

Desenvolvido pela japonesa Tamsoft Corporation — conhecida por títulos como Captain Tsubasa: Rise of New Champions e Melty Blood: Type LuminaBLEACH Rebirth of Souls foi publicado pela Bandai Namco. O game apresenta, em sua campanha principal, a ascensão de Ichigo como Ceifeiro Substituto, até os confrontos eletrizantes contra Sosuke Aizen no icônico Arco dos Arrankar.

E aí, Ceifeiro? Ficou curioso para saber como BLEACH Rebirth of Souls se saiu? Então pega aquele coado bem quentinho, resgata a fatia de quatro queijos esquecida na geladeira e vem comigo conferir essa análise frenética aqui no Pizza Fria!

Modos de jogo presentes em BLEACH Rebirth of Souls

O modo história de BLEACH Rebirth of Souls é dividido em duas partes: história principal e história secreta. A campanha principal acompanha a saga de Ichigo Kurosaki desde o Arco do Substituto — início do anime, quando Rukia invade a casa de Ichigo para salvar uma alma perdida — e avança capítulo por capítulo até o desfecho do Arco Arrankar, culminando no confronto épico contra o ex-capitão da Quinta Divisão, Sōsuke Aizen. Trata-se de um modo de jogo divertido e fiel ao anime, apresentado de forma sucinta. Mesmo que você nunca tenha lido o mangá ou assistido ao anime, tudo será compreensível.

Além da campanha principal, o game oferece o modo história secreta, que traz narrativas alternativas não disponíveis na linha principal da história.

No modo Batalha Offline, é possível iniciar um treinamento para praticar suas técnicas de combate com diversas configurações personalizadas. Há também o modo Versus, onde dois jogadores podem se enfrentar localmente, com controles baseados na perspectiva de um dos jogadores. É possível jogar ainda contra a CPU, ajustando o nível de dificuldade, ou encarar o modo Missões, que desafia o jogador a vencer uma série de três oponentes controlados pela máquina. Ao completar essas batalhas, você ganha Pontos de Alma, Talismãs Espirituais e Fragmentos de Cristais de Alma.

Já o modo Batalha Online é dividido em dois formatos: Partidas Livres, onde você enfrenta jogadores do mundo inteiro com base em critérios de busca definidos, e Partidas de Sala, em que é possível criar uma sala personalizada ou entrar em uma já existente no lobby, aguardando que outros jogadores se juntem para o confronto.

BLEACH Rebirth of Souls
A história principal é muito bem desenvolvida, e vale a pena assistir mesmo que para relembrar do anime. (Imagem: Reprodução)

No modo online de BLEACH Rebirth of Souls, também encontramos o menu de Configurações de Batalha, onde é possível selecionar os personagens e cenários para os confrontos. Além disso, é possível personalizar os Cristais de Alma e Talismãs Espirituais, que podem ser utilizados apenas em Partidas Livres e Partidas de Sala — eles não estão disponíveis nas partidas ranqueadas. Nesse menu, também é possível acessar o Menu do Jogo, onde o jogador pode personalizar o Certificado de Konpaku, equipar e aprimorar os cristais de alma, além de gerenciar o inventário.

No Tutorial, o game oferece um guia de batalha completíssimo. Caso deseje aprender detalhadamente os comandos de BLEACH Rebirth of Souls, vale a pena seguir esse material com atenção. Há também os Desafios, que aprofundam ainda mais os conhecimentos em combate por meio de duas categorias de missão: básicos e avançados.

A Loja Urahara, acessível a partir do menu principal de BLEACH Rebirth of Souls, permite gastar os Pontos de Alma adquiridos durante o jogo para comprar Cristais de Alma, Talismãs Espirituais, além de diversos itens de personalização. Entre eles, estão os Certificados de Konpaku, ícones de personagens, títulos com frases, placas exibidas nas batalhas online, telas de classificação e até adesivos colecionáveis.

Por fim, o Menu Extra reúne conteúdos adicionais, como a lista dos 36 troféus disponíveis no jogo com suas respectivas descrições, a Galeria de Filmes com os 53 vídeos desbloqueados na campanha, a Galeria de Sons com uma extensa playlist das músicas do jogo, e um Glossário detalhado com diversos termos do universo de Bleach.

BLEACH Rebirth of Souls
O modo versus é uma excelente pedida caso você queira partir direto para pancadaria. (Imagem: Reprodução)

Os básicos para um bom combate

BLEACH Rebirth of Souls é um jogo de luta 1 contra 1 com batalhas em três dimensões, no qual seu objetivo é destruir todos os Konpakus — receptáculos que armazenam a alma do oponente e funcionam como a barra de vida do inimigo. Para vencer, é necessário causar dano às partículas espirituais, reduzindo-as a zero.

Na prática, o funcionamento é simples: os adversários possuem uma barra de “defesa” que, ao ser esgotada, permite o uso de um golpe poderoso capaz de quebrar um dos Konpakus. Quando todos os Konpakus do oponente são destruídos, a luta chega ao fim.

Como todo bom representante do gênero, os comandos de BLEACH Rebirth of Souls são simples, ágeis e altamente responsivos, sendo fáceis de aprender. O jogador pode se movimentar livremente pelos cenários, atacando com diferentes variações de golpes rápidos, fulminantes e únicos. Também é possível bloquear, executar rupturas, realizar deslocamentos, usar movimentos especiais e combinar ataques para criar poderosos combos.

BLEACH Rebirth of Souls
A jogabilidade de BLEACH Rebirth of Souls é responsiva, e os comandos bem fáceis de aprender. (Imagem: Reprodução)

Existem alguns tipos de combos simples de executar em BLEACH Rebirth of Souls que podem trazer grande vantagem nos combates. Os combos de ataque rápido são liberados com três golpes consecutivos. Trata-se de ataques de curto alcance, que exigem aproximação antes da execução, mas que permitem recuperar uma boa quantidade de poder espiritual.

Já os combos de ataque fulminante são ativados com apenas dois ataques fulminantes em sequência. São golpes de longo alcance, bastante poderosos, mas que levam mais tempo para serem liberados, exigindo cautela e estratégia por parte do jogador.

Os combos de controle-padrão entram em cena ao utilizar o medidor de reversão — aquela barrinha localizada no canto inferior da tela. Ao pressionar o botão X após um combo rápido, fulminante ou padrão, e tendo energia de reversão suficiente, você adiciona uma ação Hohou de remate ao seu golpe. Isso permite que o combo continue mesmo se o oponente for lançado ao ar.

As poderosas Técnicas de Pressão Espiritual são golpes especiais ativados com o acúmulo de energia espiritual. Quanto mais ataques normais ou combos você realizar durante a luta, mais energia será acumulada. Essas técnicas podem ser combinadas com combos para gerar ainda mais dano e efeitos visuais impressionantes.

Por fim, temos o Despertar. Ao acumular uma certa quantidade de Espírito de Luta, é possível ativar esse estado especial, que libera o Shikai, Bankai ou Resurrección de cada personagem. Isso amplia significativamente suas habilidades e aumenta o número de Konpakus destruídos com as técnicas. Sem dúvidas, o Despertar é a carta na manga ideal para virar o jogo, mesmo quando a derrota parece iminente.

BLEACH Rebirth of Souls
Libere o poder de sua Bankai para enfrentar inimigos cada vez mais poderosos. (Imagem: Reprodução)

Agora que você já está por dentro das mecânicas, vale lembrar que BLEACH Rebirth of Souls utiliza o clássico estilo “pedra, papel e tesoura”. Nesse sistema, ataques interrompem rupturas, bloqueios defendem contra ataques e rupturas cancelam bloqueios. O game explica essa dinâmica de forma clara logo no início, por meio de um breve tutorial, facilitando a compreensão tanto para jogadores casuais quanto para quem não está acostumado com jogos de luta.

Cristais de Alma: um reforço para os personagens

Em BLEACH Rebirth of Souls, existem itens especiais chamados Cristais de Alma, que funcionam como reforços para os personagens. Eles ampliam atributos e concedem bônus específicos durante os combates. Ao todo, há quatro tipos de Cristais de Alma: de Ataque, de Defesa, de Pressão Espiritual e Especiais.

Por exemplo, o Cristal de Alma de Ataque Impecável concede um aumento de 15% no dano causado quando os Konpakus estiverem no nível máximo. Já o Cristal de Alma de Defesa Perdurar reduz o esgotamento do medidor de bloqueio em 4% quando as partículas espirituais do personagem estiverem abaixo de 50%.

Além da variedade de cristais disponíveis, é importante lembrar que todos eles podem ser aprimorados utilizando Fragmentos de Cristal de Alma, melhorando ainda mais seus efeitos e tornando-os essenciais nas estratégias de combate.

BLEACH Rebirth of Souls
Os Cristais de Alma amplificam os atributos dos personagens, conferindo um bônus especifico. (Imagem: Reprodução)

Desempenho e audiovisual de BLEACH Rebirth of Souls no PlayStation 5

Apesar da polêmica no lançamento de BLEACH Rebirth of Souls para PC — onde diversos jogadores relataram crashs que tornavam o jogo praticamente injogável —, a experiência no console da Sony foi mais estável, embora eu tenha enfrentado alguns pequenos problemas. No meu caso, os dois principais ocorreram no modo Versus.

O primeiro foi uma lentidão na exibição das imagens dos personagens no menu de seleção. Sempre que eu alternava entre os lutadores, o carregamento demorava bastante para exibir os retratos. O segundo problema foi mais incômodo: após escolher os personagens, a tela de carregamento ficou travada por cerca de dois minutos. A princípio, achei que o jogo havia travado, mas insisti em esperar, e eventualmente a partida começou. Esse bug ocorreu em cerca de três partidas — nas demais, o carregamento foi mais rápido.

Visualmente, BLEACH Rebirth of Souls é um jogo bonito. Os personagens e cenários são bem modelados e repletos de cores vivas, fiéis ao estilo visual do anime. No entanto, por também ter sido lançado para consoles da geração anterior, é possível notar serrilhados e até texturas em baixa resolução em alguns menus, como nas configurações de batalha.

BLEACH Rebirth of Souls
O modo história é divertido e com animações realmente fieis às do anime, sem dúvidas alguma vale sua atenção. (Imagem: Reprodução)

Além disso, o game conta com uma boa seleção de músicas e dublagens em inglês e japonês — sendo esta última extremamente fiel à versão original do anime. E o melhor: BLEACH Rebirth of Souls está totalmente localizado para o português do Brasil, o que torna o modo história ainda mais imersivo tanto para os fãs de longa data quanto para os novatos que estão descobrindo o universo de Bleach agora.

Vale a pena jogar BLEACH Rebirth of Souls?

Como aficionado por jogos de luta, eu diria que sim. E como fã do anime, digo com certeza! BLEACH Rebirth of Souls oferece uma experiência divertida e fiel à obra original. As batalhas podem não ser tão rápidas — o que parece uma tendência recente, já que até mesmo o ritmo de Guilty Gear tem diminuído —, mas ainda assim são envolventes. O sistema de Konpakus, que inicialmente pode parecer confuso, se mostra eficiente na prática, e os comandos são simples, intuitivos e agradáveis de executar.

Outro ponto positivo é o sistema de salas do modo online, que funciona muito bem. É excelente poder entrar no lobby e escolher exatamente em qual sala deseja jogar. Já o modo história proporciona várias horas de diversão, com narrativa bem contada e 100% localizada para o português do Brasil.

Minha única ressalva é quanto à versão de PC, que ainda apresenta problemas técnicos. Por isso, recomendo aguardar por uma atualização de correção antes de investir na versão para computadores.

Dito isso, se você ainda não garantiu seu BLEACH Rebirth of Souls, aproveite para dar aquele pulinho na Nuuvem! Nossos parceiros oferecem gift cards para PSN do Brasil, Xbox, e também a versão de PC. As edições Padrão, Deluxe e Ultimate estão com 10% de desconto, com ativação pela Steam. Os links acima auxilia o Pizza Fria a continuar crescendo!

*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela Bandai Namco.

BLEACH Rebirth of Souls

BRL 299,90
8.3

História

9.0/10

Gameplay

8.0/10

Gráficos e Sons

7.0/10

Extras

9.0/10

Prós

  • Possui legendas muito bem localizadas para o português do Brasil.
  • Sistema de batalhas simples e controles responsivos.
  • Personagens possuem diversos trajes.

Contras

  • Problemas de carregamento no modo Versus

Filipe "Bdama" Villela

    Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!