AnálisesPCPlayStationXbox

Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites | Review

Bloodrayne Betrayal foi lançado originalmente em 2011. Logo após seu lançamento, o game conquistou uma série de fãs graças ao seu estilo único de jogabilidade hack ‘n’ slash 2D e também sua dificuldade altamente punitiva. Além disso, o jogo apresentou uma atmosfera sombria e obscura única, que logo deixou os players altamente imersos naquele mundo, mesmo ele não tendo uma profundidade narrativa muito grande.

Portanto, de forma surpreendente, este ano tivemos o anúncio de Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites, uma versão com diversas melhorias e novidades, sendo lançado pela WayForward no dia 9 de setembro para as plataformas PC, via Steam e GOG.comPlayStation 4, PlayStation 5Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.  A nova edição do título promete apresentar novidades visuais, dublagens inéditas feitas pelos já renomados dubladores Troy Baker e Laura Bailey, além de também incluir um controverso novo balanceamento na dificuldade. Assim sendo, será que a nova versão do game consegue elevar ainda mais a experiência e ao mesmo tempo manter a qualidade nos elementos que tornaram o jogo um sucesso? Confira agora em mais uma review do Pizza Fria.

https://youtu.be/n4PIzUQPYDU

Uma história conceitual

Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites apresenta uma história conceitual. Portanto, o foco no game não é apresentar uma narrativa profunda que levará o jogador em crises de existencialismo. A proposta aqui é mostrar justificativas das ações da protagonista do jogo, além de estabelecer alguns pequenos conceitos sobre o mundo no qual o player está inserido. Assim sendo, durante nossa jornada pelas fases do título, teremos pequenos momentos de diálogos, caracterizados por balões em cima da personagem, semelhante a histórias em quadrinhos.

No geral, são poucos os cenários que isto acontece, sendo que eles são mais presentes na reta final quando algumas pontas soltas precisam ser amarradas. Isto dito, o game consegue cumprir a sua proposta e faz um ótimo trabalho adentrando o jogador neste mundo sombrio. Pois, mesmo não tendo uma narrativa profunda, o jogador consegue compreender os motivos da protagonista e a importância deste seu ultimo trabalho. Além disso, o trabalho de dublagem consegue ser um destaque, principalmente a voz de Rayne, a protagonista.

bloodrayne Betrayal Fresh Bites 1
O título conta com um excelente trabalho de dublagem. (Imagem: Divulgação)

Um bom hack ‘n’ slash 2D porém com alguns tropeços

Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites consegue apresentar uma jogablidade de plataforma que funciona bem na maior do tempo. Portanto, no título podemos pular, atacar com as espadas de Rayne, além de termos uma arma para ataques a distancia. No geral, a forma mais efetiva de combate é atacar com as espadas e usar os ataques com arma para impedir que os inimigos acertem seus golpes. Além disso, ao decorrer das fases poderemos encontrar caveiras escondidas, sendo que este elemento irá aumentar os poderes da protagonista e os seus golpes ficarão mais fortes. Além disso, a barra de vida também irá aumentar consideravelmente.

Outro elemento presente é sugar o sangue dos inimigos. Rayne é uma vampira, assim sendo, após darmos o primeiro ataque e atordoamos um vilão, podemos agarra-lo e tomar seu sangue. Ao fazermos isso, a protagonista irá recuperar um pouco de vida, sendo que este elemento é muito importante ao decorrer das fases.

oodrayne: Betrayal Fresh Bites
Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites é um bom jogo, mas comete alguns deslizes. (Imagem: Divulgação)

Embora Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites faça um bom trabalho durante os momentos de confrontos, ele acaba deixando a desejar na movimentação. Pois, Rayne não se move de uma forma fluida, sendo que nos momentos de plataforma, que precisamos pular em um local mais alto, os controles acabam não funcionando como deveriam. Para exemplificar, existem cenários no game em que a protagonista deve pular de forma precisa em algumas plataformas, entretanto, pelos controles não funcionarem muito bem, a personagem facilmente acaba não pulando no momento que o botão é apertado. Assim sendo, esse delay no tempo de resposta acaba comprometendo o progresso.

Fases que se destacam por sua variação

O game consegue se destacar com as variações nos cenários apresentadas. Portanto, ao avançarmos pelas fases em Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites, os níveis irão se tornar cada vez mais desafiadores e complexos. Embora este aspecto pareça obvio, o game consegue se destacar neste aspecto por evitar uma repetição de elementos, pelo menos na questão dos desafios apresentados nos ambientes.

Em algumas fases teremos apenas inimigos, em outras o local irá apresentar armadilhas que exigirão competência do jogador para vence-los. Um dos desafios que eu mais fiquei preso, foi um que envolvia paredes com metais afiados, sendo que eu precisava pular de forma precisa na plataforma acima sem encostar nesta armadilha. Embora a premissa do desafio não seja tão complexa, a execução acaba sendo, principalmente em cenários no qual existem mais de uma armadilha. Portanto, em níveis avançados do game, o jogador terá que lidar com inimigos, armadilhas e elementos plataforma ao mesmo tempo. Assim sendo, o título acaba sendo extremamente desafiador na reta final.

FBRCKLHX0AYuB02 Bloodrayne
Os níveis do jogo conseguem se destacar por apresentarem desafios variados em cada local novo (Imagem: Reprodução)

Chefes variados, inimigos comuns repetitivos

Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites consegue fazer um bom trabalho ao apresentar chefes de fase variados e verdadeiramente desafiadores. Um dos que me chamou a atenção e aparece logo no inicio do game, é um boss no formato de uma escavadeira. Ele apresenta ataques variados que exigem que o jogador seja rápido no contra ataque com a arma, sendo que o ideal é atacar com as espadas logo em seguida. Durante os confrontos com os chefes, o título consegue se destacar por exigir tempos de resposta rápidos do jogador, isto porque em determinado momento da luta, os inimigos comuns irão aparecer no local.

Por falar neles, os vilões comuns em Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites deixam a desejar no quesito variação. Pois, em grande parte da jornada iremos enfrentar os mesmos inimigos, situação está que poderia ter sido melhor trabalhada. Alguns destes inimigos incluem caçadores de vampiros e criaturas que se assemelham a insetos.

bloodrayne Betrayal Fresh Bites
Os inimigos comuns são repetitivos. (Imagem: Divulgação)

Uma dificuldade que poderia ter sido melhor balanceada

Uma das promessas para esta nova versão de Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites foi um novo balanceamento na dificuldade. Este aspecto deixa a desejar no game, pois, embora esta nova opção deixe os inimigos com um dano menor, apenas está alteração acaba não sendo o suficiente para uma experiência mais agradável. Isto ocorre porque grande parte da dificuldade do título está atrelada a projeção dos cenários e armadilhas e não necessariamente aos inimigos.

Portanto, ao jogar Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites, o maior desafio acaba sendo os elementos plataformas, sendo que as ações pouco responsivas da protagonista ao realizar movimentos como pular por exemplo, acabam comprometendo o progresso pelos ambientes. Além disso, os pontos de salvamento caracterizados por uma fonte de sangue, ao decorrer do jogo vão ficando cada vez mais distantes. Este fator ao lado da movimentação problemática que citei anteriormente, acabam tornando a experiência mais desafiadora do que o esperado.

FBRCEP2X0AEW2s Bloodrayne
Os pontos de salvamento se tornam distantes demais, situação está que dificulta o progresso (Imagem: Reprodução)

Cenarios obscuros e góticos

Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites consegue impressionar ao apresentar cenários com um visual obscuro e gótico, sendo este um elemento do folclore vampiresco que foi usado com maestria aqui. Portanto, temos grandes castelos com estruturas antigas e de ferro enferrujado, masmorras e até mesmo cavernas com gárgulas. Está ambientação consegue imergir o jogador em uma ambientação vampírica que impressiona a medida que a protagonista avança pelos ambientes.

Entretanto, em alguns cenários os elementos de plataforma acabam não condizendo com o cenário em questão. Para exemplificar, existe um level no qual temos armadilhas de serras em uma caverna. Este elemento caba destoando totalmente do local apresentado, o que torna a experiência menos imersiva.

FBRCSLnWUAEKzvo Bloodrayne
O game faz um excelente trabalho ao apresentar cenários obscuros e com um visual gótico (Imagem: Reprodução)

Trilha Sonora

Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites apresenta uma trilha sonora que cumpre seu propósito. Embora as músicas não sejam muito variadas, elas conseguem impressionar com suas melodias épicas e melancólicas, elemento este que remete diretamente ao sentimento de tristeza mediante a eternidade dos vampiros. Além disso, os sons dos ataques dos inimigos e da protagonista conseguem cumprir o proposito de representar a força de cada ataque executado.

Desempenho

Minha experiência de jogo ocorreu em um Xbox Series S. Portanto, ela foi fluida em todos os momentos, sendo que não notei quedas de frames e nem travamentos. Além disso, os tempos de carregamentos foram praticamente instantâneos, o que tornou o progresso pelos cenários uma situação rápida e sem problemas.

bloodrayne Betrayal Fresh Bites
O carregamento do game é quase instantâneo! (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites?

Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites apresenta uma aventura gótica e vampírica divertida, entretanto, com alguns tropeços. Para os fãs de games com elementos de plataforma, o game irá agradar na maioria dos aspectos apresentados. Porém, a falta de balanceamento na dificuldade e os movimentos pouco responsivos da protagonista pode afastar alguns jogadores.

Embora os problemas citados possam comprometer a experiência em diversos elementos, o jogo consegue entregar uma jornada satisfatória graças a sua incrível ambientação e trilha sonora. Portanto, para os fãs de universos góticos e com vampiros, o título consegue entregar uma aventura interessante, mesmo que não entregue uma narrativa profundada e cheia de existencialismo. Por fim, Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites é um título que eu recomendo fortemente para fãs de plataforma clássicos e altamente desafiadores.

*Review elaborada em um Xbox Series S, com código fornecido pela Ziggurat Interactive.

Bloodrayne: Betrayal Fresh Bites

R$ 74,95
7.8

História

7.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Gráficos e sons

9.0/10

Extras

7.0/10

Prós

  • Ambientação obscura e gótica
  • Os chefes possuem uma boa variação
  • A trilha sonora consegue se destacar
  • O trabalho de dublagem é excelente

Contras

  • A dificuldade poderia ter sido melhor balanceada
  • A movimentação não responde bem nos momentos de plataforma
  • Os inimigos comuns poderiam ser mais variados

Leandro Paiva

Um estudante de jornalismo e o primeiro estagiário do site. Degustador nato de coxinha e pizza fria com ketchup. Amante de RPG, principalmente aqueles em que é possível pescar em vez de fazer a missão principal. Piadista em tempo integral e um grande degustador de café. Defensor de Birds of Prey e da DC em geral nas horas vagas.