Call of Duty: Modern Warfare 2 | Preview

Call of Duty é uma da das franquias mais populares no mundo dos games. Embora ano após ano se fale sobre uma suposta falta de inovação dos jogos, eles sempre conseguem manter um grande público de jogadores fieis. Em 2019, a Infinity Ward finalmente trouxe uma grande mudança em CoD. Tivemos uma nova Engine, um ritmo mais focado em gameplay tática e algumas escolhas polêmicas em relação a alguns dos principais aspectos da jogabilidade.

Call of Duty: Modern Warfare 2 basicamente apresenta tudo de MW2019 em um escopo maior. O game promete apresentar algumas mudanças que irão agradar os jogadores, entretanto, de uma forma geral, o core do seu antecessor permanece forte, tanto nos pontos positivos quanto negativos. Assim sendo, o Pizza Fria teve acesso ao beta do título e pude testar por alguns dias o que está entrada na franquia tem a oferecer. A versão completa do game será lançada oficialmente no dia 28 de outubro para Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC, via Steam.

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Um game mais do mesmo

Quando Modern Warfare 2019 foi lançado anos atrás, muito se falou na época sobre as mudanças controversas que aquele título apresentou. Uma delas era a mudança no funcionamento do mini mapa, que desta vez não mostra mais os inimigos quando eles atiram sem silenciador. Isto foi uma mudança drástica em comparação com os jogos anteriores e nunca fez sentido o porquê disto ser desta forma naquele game, embora a desenvolvedora sempre insistisse que “não queria punir os jogadores por atirarem”. Desde aquela época, está situação sempre demonstrou o quanto a Infinity Ward estava disposta a ir até o fim em suas ideias para Call of Duty e isto não mudou no game mais recente.

Call of Duty: Modern Warfare 2 apresenta várias das coisas que estão no jogo anterior. Não temos mini mapa, o game beneficia jogadores que preferem jogar de uma maneira tática em vez de sair correndo atirando dos inimigos e claro, fez mais mudanças controversas. Como, por exemplo, tornar o som dos passos algo tão absurdamente alto, que nem mesmo o field upgrade Dead Silence (que diminui o som dos passos) é útil. Novamente, estas escolhas que não fazem tanto sentido acabam prejudicando a experiência dos jogadores e tornando o que poderia ser algo divertido, apenas frustrante.

A predominância dos campers

Como foi dito anteriormente, Call of Duty: Modern Warfare 2 apresenta sistemas que beneficiam diretamente a forma de movimentação dos players pelo mapa do game. Assim sendo, os jogadores que preferem ficar parados em um canto apenas esperando os inimigos acabam tento uma grande vantagem. Veja bem, não sou contra este estilo de gameplay, acredito que cada um, joga da maneira que lhe convêm.

Entretanto, a partir do momento que o título começa a dar vantagens para um certo estilo de jogo especifico, a situação acaba se tornando preocupante. Para exemplificar, temos o perk Ghost, que basicamente permite que os jogadores não sejam mostrados no radar. Em Cods anteriores, este perk apenas ficava ativo quando o personagem se movia, o que tornava ele eficaz mais dava certa penalidade para quem os usasse.

Call of Duty: Modern Warfare II
Call of Duty: Modern Warfare 2 é um game que beneficia os jogadores mais táticos. O som, os mapas e até mesmo os perks beneficiam diretamente este estilo de jogo. (Imagem: Divulgação)

Desde MW2019 este não é o caso. Logo, ele funciona mesmo que os players fiquem parados num canto, o que incentiva que está tática seja seguida, pois, é muito fácil ficar num canto só atirando em todo mundo quando o radar não mostra a localização do personagem. Call of Duty: Modern Warfare 2 até tenta dar uma certa “vantagem” aos rushadores por apresentar um novo sistema de perks.

Logo, diferente de outros games, em que já começamos a partida com todos eles, aqui iremos liberando eles gradualmente. O Ghost, está no slot dos últimos que liberamos, logo, ele só fica ativo do meio para o final do match. E isso muda o quê? nada! Pois, está é apenas uma das características que beneficia este estilo de gameplay.

O level design dos mapas melhorou

Call of Duty: Modern Warfare 2 apresenta uma evolução descente em relação ao design de mapas. Embora eles ainda tenham problemas em muitos aspectos, como os muitos andares, janelas e portas que só servem para os campers, o level design deles me agradou. Agora não temos mais a sensação que os mapas 6v6 são apenas partes de grandes cenários cortados para o funcionamento deste modo. Realmente temos a sensação de que eles foram projetados para funcionar de uma forma adequada e fornecer uma experiência interessante. A visibilidade também melhorou, agora é possível enxergarmos os inimigos de uma forma mais clara e sem grandes problemas.

A única exceção foi o mapa The Farm. Pois, ele apresenta grande parte dos problemas que um mapa de Call of Duty pode ter. Caminhos confusos, muitos andares e um meio do mapa que é quase um labirinto. Tive a impressão que este mapa tenta ser mais variado do que ele realmente deveria ser, o que acaba prejudicando o fluxo dos combates.

Armas e o novo armeiro

Outra novidade que chegou em Call of Duty: Modern Warfare 2 foi uma nova versão do armeiro. Agora, as armas tem famílias de armas, sendo que ao decorrer do nosso progresso, podemos liberar versões alternativas de uma mesma arma. Portanto, um rifle de assalto, por exemplo, pode ter várias opções da mesma família, o que a transforma em outra weapon totalmente diferente. Além disso, os attachments que liberamos são fixos para todas as armas de uma mesma categoria, assim sendo, não é preciso ficarmos desbloqueando eles sempre. Está foi uma mudança que me agradou bastante, pois, o armeiro foi uma das melhores mudanças que MW2019 trouxe para Cod, adicionando uma profundidade interessante na criação de classes.

Call of Duty: Modern Warfare II
O design de mapas melhorou em MW2. Entretanto, está longe de ser perfeito. (Imagem: Divulgação)

Falando em armas, o balanceamento delas durante a beta foi ok. Não senti a predominância de quase nenhuma arma e os jogadores tiveram que diversificar bastante os estilos de jogo. A exceção foram as shotguns, que como de costume, estavam mais fortes do que deveriam e eram bem frustrantes em algumas partidas.

Gráficos e som

Call of Duty: Modern Warfare 2 entrega excelentes gráficos graças à engine mais recente de Call of Duty. Temos cenários bonitos, um sistema de iluminação que funciona muito bem e consegue transmitir um aspecto mais realista para o jogo. Além disso, a movimentação dos personagens, sendo correndo, andando e atirando é demonstrada de uma maneira fluida e fornece um excelente ritmo para o gameplay.

Call of Duty: Modern Warfare II
As animações e o som das armas é excelente e demonstra uma clara evolução técnica em comparação ao game antecessor. (Imagem: Divulgação)

O som também é um aspecto que se destaca no jogo. Embora o som dos passos seja algo que não funciona como deveria, os outros aspectos funcionam muito bem. O som dos tiros, de uma granada explodindo e até mesmo movimentações básicas como a de recarregarmos a arma, apresentam um som bem realista e que ajuda na imersão.

Desempenho

Minha experiência foi no PlayStation 4 base. O game apresenta visuais bons e funciona bem na maior parte do tempo. Entretanto, algumas quedas de FPS são perceptíveis durante alguns trechos de gameplay, principalmente os que apresentam muita ação. Além disso, os tempos de loading foram bem rápidos, sendo que este aspecto me surpreendeu.

O que esperar de Call of Duty: Modern Warfare 2?

Call of Duty: Modern Warfare 2 é o MW2019 em um escopo maior. Todos os acertos do game anterior estão aqui e todos os erros também, sendo que ambas as partes foram significativamente aumentadas. Isto significa que os jogadores que gostam do estilo mais tático que a Infinity Ward parece tão disposta a beneficiar, terão muitos momentos de diversão neste novo título da franquia. Entretanto, os players que preferem algo mais frenético e não gostam de ficar muito tempo parados no mesmo lugar do mapa, poderão se frustrar.

*Preview elaborado no PlayStation 4, com código fornecido pela Activision.

Leandro Paiva

Um estudante de jornalismo e o primeiro estagiário do site. Degustador nato de coxinha e pizza fria com ketchup. Amante de RPG, principalmente aqueles em que é possível pescar em vez de fazer a missão principal. Piadista em tempo integral e um grande degustador de café. Defensor de Birds of Prey e da DC em geral nas horas vagas.