AnálisesPCSlide

Cataclismo | Review

Se você, assim como eu, é muito fã de jogos de estratégia em tempo real (RTS), já deve ter notado que o gênero anda um cadinho apagado, certo? E Cataclismo, game da Digital Sun e da Hooded Horse parece chegar para mudar esse cenário. Este jogo, lançado para PC via Steam, que já foi testado por mim em sua versão prévia, mistura estratégia, construção de bases, tower defense e gerenciamento de recursos de uma forma única. Desta forma, somos desafiados a lidar com criaturas da noite, a gestão da base, construção de fortificações e muito mais.

No entanto, uma das principais peguntas que ficam é: será que toda essa mistureba de gêneros funciona bem? Tratarei disso e muito mais nesta review do Pizza Fria!

Uma narrativa de luz e escuridão

A história de Cataclismo é bem interessante. Nela, a humanidade foi praticamente varrida do mapa por um evento catastrófico que mergulhou o mundo em sombras. Daí o nome do jogo. Assim, apenas alguns poucos sobreviventes restaram, e a nossa missão é liderá-los contra hordas de monstros chamados Horrores, que atacam sempre que a noite cai. Ou seja, a hora do dia tem um grande impacto na jogabilidade. Durante o dia, temos que explorar os mapas em busca de recursos e outros benefícios ligados a parte da gestão. Já a noite, temos que deixar as defesas da base de prontidão, pois é certo que os inimigos atacarão.

Aprofundando um pouco mais, a campanha tem um enredo bem interessante, focado na personagem Iris, uma líder corajosa que precisa tomar decisões difíceis para proteger os últimos humanos. Com o passar do tempo, vamos desbloqueando novas tecnologias e fortalecendo as defesas, o que deixa o jogo sempre dinâmico e cheio de desafios. Todavia, eles são divertidos, sendo feitos na medida certa para quem quer ser testado, mas também quer curtir a jogatina sem tanta preocupação.

cataclismo preview review
O jogo traz animações incríveis. (Imagem: Divulgação)

Assim, vamos preparando defesas e estruturas complexas, criando estratégia em tempo real para lidar com as ameaças, misturando um bocado de tower defense, gerenciamento de recursos e construção de bases. E o que é legal de Cataclismo é que tudo isso está diretamente ligado a proposta narrativa, que nos coloca em um mundo imerso em caos e limitações.

Estilo de jogo único

O estilo de jogo de Cataclismo é único. Como falado anteriormente, ele mescla vários gêneros em um único título, mas de uma forma completamente prazerosa. Como um fã antigo de jogos estratégia e defesa de torres, achei a proposta do jogo incrível, tendo sido uma grata surpresa desde a época de sua preview. E muito disso ocorre graças a sua campanha, que vai nos guiando e ensinando as dinâmicas, que apresentam dificuldades de gerenciamento e percalços trazidos pelos mapas. Além disso, somos obrigados a lutar contra os temíveis Horrores, que surgem de todos os lados. Desta forma, a versão final só confirmou o que eu pensava de Cataclismo: este jogo é uma excelente surpresa para os fãs de RTS.

Porém, falemos mais da jogabilidade. De uma certa forma, a parte das construções em Cataclismo  lembra muito como é brincar com LEGO, onde as coisas vão se encaixando. E isso se conecta ao seu lado construtor de cidades. Por sua vez, a parte de combates mescla tower defense e RTS, onde tudo vai acontecendo em tempo real, nos obrigando a criar novas táticas. É tudo muito dinâmico, que todos esses estilos de jogo se encaixam muito bem. Como eu disse anteriormente, tem a hora de construir e criar, e tem o momento de defender e lutar. Tudo no seu tempo…

cataclismo preview
Construir é uma tarefa bem divertida. (Imagem: Divulgação)

Além da Campanha, existem outros dois modos de jogo ainda mais intensos, feitos para quem gosta de ser realmente desafiado. São eles: Skirmish e Endless, que proporcionam uma experiência completa do que Cataclismo pode oferecer. Em ambos os modos, os ataques dos Horrores vão ficando cada vez mais intensos, exigindo cada vez mais da nossa capacidade de gerir todos os recursos e esforços de guerra. Agora, para os jogadores que adoram criar coisas sem muita preocupação, Cataclismo também traz um satisfatório modo Sandbox, que nos deixa totalmente livres para usar a criatividade e testá-la contra os inimigos.

Se na preview tive problemas com bugs durante a jogabilidade, como missões que não davam prosseguimento, me forçando a recarregar o jogo salvo, congelamento de tela, na versão final, tudo foi ajeitadinho, deixando o jogo praticamente impecável. A única coise que presenciei na versão final foi um ou outro travamento da câmera no relevo do mapa. Fora isso, a jogabilidade de Cataclismo é surpreendente, sobretudo em um cenário de jogos cada vez mais iguais e sem graça. É uma grata surpresa.

cataclismo preview review
Prepare-se para as hordas de Horrores que surgem de todos os lados! (Imagem: Divulgação)

Gráficos e outros pontos

O estilo visual de Cataclismo é bem bonito, com gráficos bem produzidos, mas sem precisar de grandes detalhamentos, embora seja totalmente condizente com a proposta de um mundo dividido. O jogo traz personagens bem desenvolvidos e tudo o que um jogo desta mistura de gênero deveria ter, com gráficos 3D diferenciados, misturados com desenhos em 2D, ressaltando as unidades e personagens. Um deles é Iris, que traz diversas habilidades especiais muio úteis, desenvolvidas em uma árvore de habilidades e aprimoramentos bem robusta, que vai sendo desenvolvida com o tempo.

Por sua vez, o modo de construção do jogo, embora eu o tenha comparado com LEGO, é prático intuitivo, nos disponibilizando uma série de estruturas feitas de materiais distintos – e cada vez mais resistentes aos inimigos, sendo algo essencial para suportar os cercos inimigos. Já a trilha sonora e os efeitos sonoros também são bem elaborados, ajudando a criar a atmosfera sombria e tensa do jogo. Um dos destaques fica para a dublagem em inglês, que é de boa qualidade. Felizmente, Cataclismo conta com as legendas em português, tornando tudo mais acessível para quem não domina o idioma.

cataclismo preview
A árvore de habilidades é bem interessante e densa. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Cataclismo?

Se, assim como eu, você curte jogos de estratégia, construção de bases e tower defense, Cataclismo DEFINITIVAMENTE merece sua atenção. Com mecânicas bem pensadas, um sistema de construção inovador e uma mistura inteligente de gêneros, o jogo entrega uma experiência única e viciante. Com bugs corrigidos e aprimoramentos desde sua versão em Acesso Antecipado, o jogo está muito bem polido, apresentando um excelente desempenho. Outra coisa boa que podemos esperar é que os desenvolvedores seguem demonstrando um grande compromisso em expandir e melhorar o jogo com atualizações frequentes e novos conteúdos.

Portanto, se você curte desafios estratégicos e toda a liberdade de construir fortificações contra ondas intermináveis de inimigos, Cataclismo vale muito a pena. Inclusive, ouso dizer que ele pode ser uma excelente iniciação para novatos no gênero RTS, sobretudo por sua praticidade e tutoriais explicativos. Por fim, se você deseja jogar um RTS envolvente e inovador, Cataclismo é o nome da fera. Vá sem medo!

*Review elaborada em um PC equipado com uma RTX, com código fornecido pela Hooded Horse.

Cataclismo

BRL 45,49
8.9

História

8.6/10

Jogabilidade

9.2/10

Gráficos e sons

8.8/10

Extras

9.0/10

Prós

  • Boa narrativa
  • Legendas em português
  • Estilo de jogabilidade único
  • Desafio na medida certa

Contras

  • Em alguns momentos a câmera trava em lugares errados

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.