CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends | Review

Seguindo em seu plano de apresentar a lore de League of Legends para mais pessoas, em jogos de diferentes gêneros, a Riot se prepara para lançar CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends , um jogo de ação e plataforma 2D, com forte inspiração em metroidvanias de sucesso, que chega para PC e consoles na próxima semana.

Mirando na ideia de manter um patamar elevado de qualidade nos conteúdos oferecidos com base no seu principal produto, será que a Riot conseguiu transformar a história de Ekko, um dos heróis favoritos dos jogadores, em mais um título de sucesso? A resposta eu trago agora, em mais uma review antecipada do Pizza Fria!

Direto do túnel do tempo

Em CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends, conhecemos um pouco mais sobre Ekko, o campeão capaz de manipular o tempo para reverter qualquer situação a seu favor. Com o Revo-Z, invenção própria que explora possíveis bifurcações da realidade para criar o momento perfeito, o personagem rapidamente ganhou o coração dos jogadores do jogo base, logo a escolha por contar parte de sua narrativa não é surpreendente.

Assim, CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends é totalmente focado em Ekko, e na sua habilidade de manipular o tempo. Com algumas surpresas ao longo das seis horas de campanha, dependendo da habilidade do jogador e da dificuldade escolhida, o game pode parecer curto, mas compensa essa brevidade com uma experiência rica e cheia de detalhes, especialmente para os fãs.

CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends
Dois Ekkos??!! (Imagem: Divulgação)

O enredo, é verdade, não é dos mais desenvolvidos. Não sei porque, mas talvez a trama meio infantil e o jeito meio desleixado do personagem não tenham me ganhado tanto quanto The Mageseeker: Uma História de League of Legends. De qualquer forma, a história de manipulação de linhas temporais é o que conduz o jogo, e traz algum grau de envolvimento aos jogadores – e certamente vai agradar mais os fãs.

Além disso, assim como outros jogos derivados, os jogadores também vão encontrar campeões de League of Legends e Legends of Runeterra na narrativa, como Warwick, Camille e Corina Veraza, o que ajuda a enriquecer a narrativa e aumentar a sensação de estar realmente imerso no universo da franquia.

CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends
Warwick é um dos desafios em CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends (Imagem: Divulgação)

Um metroidvania clássico!

CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends consegue equilibrar bem a exploração, a solução de quebra-cabeças e os combates, mesmo que estes últimos possam ser um pouco confusos às vezes. Funcionando como um clássico jogo metroidvania, os jogadores são dispostos em um bonito mapa em 2D, cuja exploração é incentivada pela aquisição de habilidades que ampliam a capacidade de interação com o mapa. Características marcantes do gênero se fazem presentes, com habilidades como pulo duplo e outras de manipulação do cenário, todas elegantemente integradas à lore de Ekko em League of Legends.

Detalhando um pouco mais sobre o combate ser confuso, explico melhor: Ekko tem uma espécie de sombra opcional, por conta do Revo-Z, que o segue ao longo do jogo. Essa sombra é utilizada para refazer os passos do herói quando voltamos no tempo. Acontece que, no combate, parece que existem dois Ekkos, e por vezes a situação fica bem confusa, quando há muitos inimigos atacando por todos os lados. Logo, seria mais inteligente se ela fosse desativada no combate, e reativada nos momentos de exploração – que são bem definidos pelo jogo.

CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends
O combate de CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends pode ser desafiador em alguns momentos (Imagem: Divulgação)

Por falar em inimigos, é de se elogiar bastante a variedade deles em CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends. Apesar de apresentarem um visual até semelhante, os inimigos de cada área se apresentam com uma boa variedade e golpes diferentes para manter o interesse do jogador, variando bastante a forma de se enfrentar cada um. Além disso, o game conta com boss battles bastante desafiadoras que testarão as habilidades e estratégias do jogador.

Além disso, a capacidade de equipar “engenhocas” oferece um elemento estratégico adicional, permitindo aos jogadores adaptarem o gameplay conforme avançam na história. Isso porque, a medida que ganhamos Capacitores ao avançar na narrativa, podemos escolher quais “engenhocas” vamos usar. Você prefere criar uma explosão elétrica ao usar Rebobinagem, ou aumentar o número de engrenagens obtidas de inimigos ao derrotá-los, ao custo deles serem mais resistentes e causarem mais dano? Por fim, a árvore de habilidades, chamada “Perícias”, também acrescenta um grau de estratégia ao jogo.

CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends
Lembre-se sempre de usar seuas engrenagens para melhorar Ekko (Imagem: Divulgação)

Graficamente incrível

Outro destaque é a arte e ambientação cyberpunk que, combinada com gráficos em alta definição, cria uma experiência visualmente impressionante. Há skins opcionais encontradas na exploração que são um bônus, incentivando os fãs a explorarem cada canto do mapa. No PlayStation 5, o jogo apresenta um desempenho estável e tempos de carregamento razoavelmente rápidos, que mantêm uma imersão com poucas interrupções. Além disso, CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends conta com dublagem em português do Brasil em praticamente todos os diálogos do jogo. E uma dublagem de altíssima qualidade, é bom reafirmar.

Também é importante frisar que, visando atingir o maior número de jogadores possíveis, CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends conta com diversas opções de personalização de dificuldade. Além das configurações padrões entre Fácil, Normal e Difícil, há multiplicadores da Vida de Ekko e da carga inicial de rebobinagem, bem como a dificuldade das batalhas, a agressividade dos inimigos e os desafios de exploração. Tudo personalizado, ficando à gosto do freguês.

CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends
Uma habilidade adquirida de Ekko permite que ele se teleporte entre pontos visíveis na câmera (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends?

Custando R$ 88,90 no PC e R$ 159,90 nos consoles, CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends oferece uma experiência de jogo sólida e divertida que, apesar de suas poucas falhas, é um must-play para qualquer fã de League of Legends e, porque não dizer, de jogos metroidvania. Apesar da narrativa não ser um ponto alto, a arte belíssima, o gameplay envolvente e desafiador, além da habilidade de manipulação do tempo fazem do game um título bem autêntico. Além disso, a experiência é recheada de referências e conexões com o universo de LoL, o que certamente agradará aos fãs da franquia, mas não deixa de ser acessível a novatos que desejam conhecer esse mundo.

Considerando todos esses aspectos, CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends se consolida como uma adição valiosa ao gênero metroidvania e ao catálogo de jogos baseados em League of Legends. É uma aventura que cativa não apenas pelo seu gameplay bem estruturado, mas também pelo carisma de seus personagens e pela imersão em um universo já tão querido pelos jogadores.

Desenvolvido pela Double Stallion Games, CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends será lançado na próxima terça-feira, 23 de maio, para Nintendo SwitchXbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 4 e PlayStation 5, assim como no PC, via SteamGOG.com e Epic Games Store.

*Review elaborada em um PlayStation 5, com código oferecido pela Riot Games.

CONV/RGENCE: Uma História de League of Legends

+ R$ 88,90
7.6

História

6.5/10

Gameplay

8.0/10

Gráficos e Sons

9.0/10

Extras

7.0/10

Prós

  • Belo estilo visual
  • Totalmente localizado em PT-BR
  • Boa integração da lore de Ekko com o gameplay
  • Exploração
  • Várias opções de dificuldade

Contras

  • História poderia ser melhor desenvolvida
  • Combate é meio confuso
  • Curto

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.