Dakar Desert Rally | Review

Jogos de rali sempre proporcionam fortes emoções. E em Dakar Desert Rally, game da Saber Interactive Porto lançado para PC, via Steam e Epic Games Store, Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e PlayStation 5, somos levados ao famosíssimo Rali Dakar, o maior do mundo, que já foi sediado por 28 nações no mundo todo. Nesta edição, somos colocados na Arábia Saudita nos mais variados biomas e condições climáticas, podendo guiar diversos veículos em situações extremas.

Mas será que Dakar Desert Rally é um bom jogo, ou é só mais um em um gênero cada vez mais saturado? Esse e outros pontos serão analisados em nossa análise. Confira!

Bem-vindo ao Rali Dakar!

Dakar Desert Rally é um simulador de corridas que se passa majoritariamente em regiões de costa ou desérticas. Antes conhecido como Paris Dakar Rally, este grandioso evento é conhecido mundialmente por contar com etapas cansativas e uma boa variedade de veículos offroad, obrigando os pilotos a dominarem as habilidades de direção e, consequentemente, seus concorrentes. Assim, o Dakar Desert Rally, como todo jogo do gênero, visa recriar detalhadamente toda a experiência vivida no rali, apresentando uma difícil maneira de se guiar pelas paisagens e checkpoints. Porém, o título também quer encorajar os novatos, apresentando modos mais acessíveis aos fãs dos jogos de corrida.

Este modo mais acessível, o modo “Esporte”, coloca os checkpoints bem marcados ao longo do trajeto, em que você é obrigado a correr com diversos pilotos de diferentes classes, o que torna a experiência em algo insano, com caminhões e motos cruzando o seu caminho o tempo todo. Realmente, a sensação de se estar num jogo mais voltado ao arcade é nítida, mas é uma maneira mais plausível de se jogar. Nos outros modos, Profissional e Simulação, a coisa fica mais complexa, sendo a experiência desafiadora, sobretudo ao se guiar por um enorme deserto que te dá a sensação de mundo aberto, tal como nas etapas do Rali Dakar. Em ambos os modos, o jogo apresenta seus desafios.

Dakar Desert Rally
As corridas são insanas! (Imagem: Divulgação)

Especificamente, o modo Simulação de Dakar Desert Rally é aberto apenas no nível 25, tirando todas as assistências possíveis, nos deixando ao relento do deserto, nos obrigando a ter toda a atenção na questão da navegação. Se no modo Profissional a coisa já era complicada, aqui, o nível é extremo.

A jogabilidade variada

Dakar Desert Rally apresenta uma jogabilidade bem variada, apresentando diversos tipos de veículos como motos, quadriciclos, caminhões e carros variados, sendo elétricos ou a combustão. Cada veículo conta com diferentes características que mudam bastante a dinâmica do jogo. A direção de tais veículos, seja com todas as configurações no manual ou com as assistências comuns de jogos de corrida, é instigante e desafiadora. A sensação de se perder no caminho e, ao descer uma duna e bater em um rochedo é constante, já que estamos em território selvagem, em que os perigos podem simplesmente aparecer no nosso caminho.

Sobre esses perigos, Dakar Desert Rally apresenta mudanças climáticas interessantes, em que somos colocados em meio a nevascas, chuvas torrenciais, tempestades de areia e tudo isso em diferentes horários do dia. Particularmente, achei incrível essa dinâmica do game, que traz ainda mais desafios para a jogabilidade. São cada vez mais variáveis aparecendo diante dos nossos olhos, exigindo assim todo o nosso cuidado para não destruir o veículo.

Dakar Desert Rally
A variedade de veículos é incrível! (Imagem: Divulgação)

Questões de fidelidade

Os veículos licenciados de Dakar Desert Rally são incríveis. São recriados fielmente caminhões, carros, motos, quadriciclos e SxS das últimas temporadas do evento, possibilitando também aos jogadores a possibilidade de desbloquear veículos clássicos da história do evento. No entanto, os pilotos não contam com faces originais, trazendo aparências genéricas, o que pode ser desagradável para os fãs. Ver um Fernando Alonso genérico é frustrante para os fãs de F1 e de corrida no geral, e eu mesmo fiquei com essa sensação. Isso poderia ser melhorado, claro, mas provavelmente poderia ser caro para a produção. Vai saber…

No quesito fidelidade dos mapas, somos colocados em paisagens lindíssimas. Aliás, a qualidade audiovisual de Dakar Desert Rally é incrível, mas tem lá seus problemas. Uma coisa que me incomodou muito foi a trilha sonora, extremamente repetitiva. Sempre que estamos em corrida ouvimos a mesma música. A longo prazo, isso cansa. Regressando ao quesito fidelidade, infelizmente os carros não deixam lá suas marcas nas dunas e outros terrenos, o que é um detalhe interessante para um jogo de rali. Não só isso, a sensação de direção em terrenos variados é pouco sentida por nós, parecendo ter todas o mesmo impacto no veículo. Talvez isso melhore com o tempo, nas atualizações prometidas pela Saber Porto.

Dakar Desert Rally
Disputas acirradas com a IA insana acontecem o tempo todo. Tenha cuidado! (Imagem: Divulgação)

Ainda há o que melhorar

Como dito acima, existem alguns aspectos que Dakar Desert Rally poderia melhorar. O início de toda corrida, por exemplo, mostra o carro “travando”, ao invés de seguir em frente. Esse erro é frustrante. Outro detalhe que me irrita profundamente é que a IA durante o modo Esporte tem um instinto assassino, jogando o carro para cima de nós sem medo nenhum. Agora imagine isso com TODOS OS VEÍCULOS de diferentes etapas presentes na mesma pista? Embora eu adore essa sensação de ver tudo acontecer, os pilotos parecem querer se matar o tempo todo, frustrando demais a nossa jogatina.

Outros problemas, de ordem mais técnica, mostram que o jogo, na versão de PC, apresenta constantemente erros ao ser fechado, o que é bem desagradável. Além disso, durante os testes, Dakar Desert Rally também fechou algumas vezes durante a ação, o que me dava uma leve sensação de desespero, sobretudo ao estar prestes a finalizar um percurso extremamente difícil.

Dakar Desert Rally
A beleza dos cenários da Arábia Saudita impressionam. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Dakar Desert Rally ?

Eu gostei bastante do que vi em Dakar Desert Rally, sobretudo somado com um volante de simulação e a câmera em primeira pessoa. Eu achei incrível. No entanto, como já foi citado acima, ainda há muito o que melhorar no game. Ainda assim, parabenizo a equipe da Saber Porto pelo trabalho feito no jogo, que apresenta uma excelente variedade de trajetos, paisagens e veículos para que o jogador possa correr de diferentes formas em diferentes modos, sendo tudo de acordo com o gosto do jogador, que é quem domina a experiência.

A Saber Porto prometeu atualizar Dakar Desert Rally nos próximos meses, trazendo algumas novidades (que já poderiam estar na versão de lançamento), como o modo fotografia e a possibilidade de criação de rotas e roaming livre pelo mapa de 20.000 km. Além disso, mais conteúdo pode ser integrado ao game, o que dará uma sobrevida ainda mais interessante ao título. Neste ponto, o que nos resta é esperar, mas é um aspecto que merece ser citado em uma análise. Ah, e vale lembrar que o game é legendado para o português, sendo esse um ponto muito importante.

Concluindo, Dakar Desert Rally é um excelente jogo, que precisa de alguns ajustes que fazem uma boa diferença. Dos problemas internos do jogo como a insanidade dos pilotos rivais aos erros e crashes do jogo, a experiência final do jogo acaba sendo atingida, mas não o suficiente para tirar a grandeza do que foi feito pela Saber Porto. Então, se você é fã de rali ou corridas no geral, vá sem medo encarar as intempéries do Dakar Desert Rally em seus diferentes modos!

*Review elaborado em um PC equipado com uma Geforce RTX, com código fornecido pela Saber Interactive.

Dakar Desert Rally

8.4

Jogabilidade

8.2/10

Gráficos e sons

8.7/10

Licenças, jogadores e imerão

8.5/10

Extras

8.2/10

Prós

  • Legendado em português brasileiro
  • Gráficos incríveis que simulam diferentes ambientes
  • Imersão é um ponto forte, sobretudo nos modos mais realistas
  • Variedade de veículos e trajetos

Contras

  • A IA no modo Esporte é completamente insana
  • Alguns erros e crashes
  • Os veículos poderiam reagir diferente aos variados terrenos

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.