AnálisesDestaqueMobile

Dark and Darker Mobile | Preview

A Krafton, Inc. é conhecida atualmente por conta de PUBG, um clássico dos battle royales. No entanto, a empresa vai além. E Dark and Darker Mobile, um diferente RPG de extração, que traz também aspectos de ação e battle royale, chega para apresentar uma nova perspectiva aos jogos do gênero. Assim, somos convidados a explorar diferentes masmorras, lutando contra monstros controlados pela IA e também outros jogadores, que tem como objetivo em comum coletar itens valiosos e, o mais importante: sair vivo dessa aventura.

Desta forma, fomos convidados a jogar antecipadamente o jogo pelo celular, algo que nos permitiu conhecer um pouco mais deste novo mundo e, assim, apresentar nossas impressões. Sendo assim, prepare-se para mais uma preview do Pizza Fria!

História? Acho que não…

Dark and Darker Mobile não apresenta uma narrativa aprofundada. Aliás, o título praticamente gira em torno de sua jogabilidade, nos possibilitando criar inúmeras narrativas, pelo menos na nossa cabeça. Ao que tudo indica, o mundo em que se passa o jogo, o dia nunca chega, e a noite vai ficando cada vez mais escura, sobretudo dentro dos calabouços que exploramos. Fora isso, a própria desenvolvedora não divulgou muitos detalhes. Desta forma, acabei assimilando o jogo aos clássicos RPGs de mesa e tabuleiro, em que caçamos tesouros e enfrentamos diversos monstros. E é isso.

A coisa fica ainda mais parecida quando podemos escolher a classe de nosso personagem, com as seguintes opções: Guerreiro, Bárbaro, Caçador, Ladino e Clérigo, mantendo o formato conhecido do D&D. O diferencial de Dark and Darker Mobile é que a cada masmorra, os jogadores viverão histórias e combates totalmente diferentes, tendo uma série de desafios a serem superados. Particularmente, adorei essa proposta, que nos leva diretamente para o jogo e nos permite fazer diversas coisas, inclusive imaginar toda uma narrativa (quem já foi mestre de mesa sabe bem o que é isso).

dark and darker mobile
O foco aqui é a pancadaria! (Imagem: Divulgação)

Jogabilidade simples e direta

Uma coisa que gostei de Dark and Darker Mobile é que, assim como outros jogos para dispositivos móveis, ele explica tudo muito bem explicado. Afinal de contas, os menus contam com uma infinidade de botões que acaba nos deixando meio confusos. Assim, somos jogados em nosso primeiro calabouço tendo uma série de dicas de como funcionam as mecânicas do jogo. Aliás, ao jogar com o Guerreiro, adorei a forma de combate adotada, alternando entre golpes de espada e defesa sólida com o escudo. Não é exatamente como um soulslike, claro, mas tudo ali tem um timing interessante. Não é simplesmente sair batendo adoidado e sair vivo da masmorra. Vai além…

Uma das coisas mais interessantes do jogo é a ideia de poder explorar todo o local em busca de tesouros e itens valiosos, algo que se liga diretamente à questão de risco x recompensa. Afinal, quanto mais demorarmos, menores ficam as nossas chances de sair com vida, já que Dark and Darker Mobile adota uma espécie de campo de força similar ao que observamos em jogos como PUBG e Fortnite, que vão drenando nossa vida. Portanto, quando formos explorar, é interessante analisar o mapa e ver todas as possibilidades. Se você falhar, irá perder tudo o que achou durante toda a incursão.

dark and darker mobile
Uma grande variedade de criaturas conhecidas do mundo dos RPGs. (Imagem: Divulgação)

Matar ou morrer

A essência de Dark and Darker Mobile, é, em resumo, uma batalha de todos contra todos, algo típico dos battle royales da vida. No entanto, aqui temos de encarar ainda mais desafios, além de todos os outros jogadores que estão na masmorra. Jogando sozinho ou com equipe, também teremos de enfrentar uma infinidade de monstros. Portanto, por mais que pareça, o jogo é focado em extração. Ou seja, você não é obrigado a matar outras pessoas. Mas, caso escolha correr esse risco, você poderá saquear tudo que ela carrega consigo.

Portanto, somos constantemente tentados a travar batalhas. E uma coisa que Dark and Darker Mobile tem de interessante, é que você simplesmente pode ir ouvindo os passos de quem está cada vez mais perto, dando uma leve ansiedade em saber quais perigos nos esperam. E, por ter essa dualidade, a estrutura do jogo não é nada gradual. Você perde ali, ganha aqui e vida que segue. Desta forma, se você for um jogador que não está habituado a esse tipo de jogabilidade, muito provavelmente se sentirá frustrado. Mas não desanime! Há como ir aumentando o nível dos equipamentos de suporte, algo que acaba nos amparando dessas grandes perdas que podem acontecer.

dark and darker mobile
O destaque de Dark and Darker Mobile é poder lutar contra jogadores e monstros controlados por IA. (Imagem: Divulgação)

Mas é claro, não espere uma espada maravilhosa como aquela extraída dos confins de uma masmorra. Afinal de contas, isso tiraria todo o barato do jogo. Então, entenda esse mecanismo do jogo como uma espécie de “rede de segurança”, que nos incentiva a ir em busca de novos desafios e, consequentemente, itens e tesouros muito maiores. Todavia, vale ressaltar aqui que os itens de suporte são concedidos de maneira limitada, sendo recarregados diariamente. Assim, o jogo nos coloca constantemente para pensar nos riscos e recompensas que poderemos ter ao longo de toda a aventura, o que é bem interessante.

Ou nem tanto…

Dark and Darker Mobile também apresenta alguns desafios menos perigosos, mas igualmente desafiadores, como invasões de chefes e uma arena de duelos, oferecendo experiências PvE e PvP, mas sem o risco de perder tudo na morte. Nas invasões de chefes, podemos derrotar monstros para ganhar recompensas sem se preocupar com emboscadas de outros jogadores ou perder seu equipamento, tornando-o uma opção atraente para aqueles que preferem uma experiência de jogo menos estressante.

Enquanto as invasões de chefes em Dark and Darker Mobile atendem aos jogadores que curtem partidas PvE, a Arena de Duelo é projetada especificamente para batalhas contra outros jogadores, em masmorras sem monstros. Os corredores estreitos e sinuosos e a presença do Enxame Sombrio, que avança com o tempo, adicionam uma camada mais estratégica à jogabilidade. Assim, podemos usar destes artifícios para atrair oponentes para espaços apertados, aproveitando o mapa para ganhar vantagem.

dark and darker mobile
A proporção entre risco e recompensa é o ponto alto do jogo. Quanto mais risco, provavelmente melhor é o tesouro. (Imagem: Divulgação)

O que esperar de Dark and Darker Mobile?

Se comparado a sua versão de PC, Dark and Darker Mobile soa como uma experiência mais casual. E eu achei isso ótimo, o que me agradou mais do que a versão PC. A jogabilidade é fluida, os gráficos são bem bonitos, e tudo funciona perfeitamente bem. É claro, jogar em dispositivos móveis pode ser mais desafiador para alguns, mas é uma forma a mais de se distrair com o celular, por exemplo. Porém, indico sempre que os jogadores não utilizem da rede de dados, pois o jogo consome bastante, algo que vivi na pele. Fora isso, vale muito a pena jogar.

Mas… nem tudo são rosas. Em todos os jogos para dispositivos móveis tenho a latente preocupação com o sistema de monetização (talvez por estar enjoado de ver tantos gachas por aí). Inicialmente, não vi lá grandes modificações. No entanto, existe uma mecânica conhecida como “Taxa de Salvaguarda”, paga, é claro, que aumenta a possibilidade de não perdermos os equipamentos após morrer. Assim, a tônica máxima do jogo, do risco x recompensa, acaba sendo minada.

No entanto, preocupações permanecem, especialmente em relação aos sistemas de monetização e aprimoramento de equipamentos. À primeira vista, o sistema de aprimoramento pode não parecer particularmente problemático. Mas a questão está em uma opção que aumenta a probabilidade de que os jogadores não percam seu equipamento na morte — uma mecânica que pode minar a natureza de alto risco do gênero de extração, onde o risco de perder tudo é central para a experiência. E isso vai além, com o jogo vendendo Pedras de Fuga, que servem para nos extrair de qualquer ponto da masmorra, por exemplo. Isso não nos deixa mais fortes, mas facilita muito o processo.

Desta forma, Dark and Darker Mobile conta infelizmente com algumas mecânicas pay-to-win que acabam dando uma certa desbalanceada ao jogo. Porém, já vi jogos com aspectos muito mais desbalanceados que aqui. E não é defendendo o título, mas todo mundo sabe que games mobile acabam vivendo justamente dessas microtransações. Então, a meu ver, acredito que isso ainda esteja dentro do aceitável, ainda que tire aquela sensação de risco constante. Mas é claro, ainda há muito a ser visto no game, e estou ansioso para o que seguirá.

Por fim, Dark and Darker Mobile está previsto para ser lançado no final de 2024 para iOS e Android. Mais informações estão disponíveis no site oficial, em inglês.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.