Dave The Diver | Review

Dave The Diver é um jogo que combina elementos de exploração, gerenciamento e combate em um ambiente submarino. Ao melhor estilo roguelite, o game, desenvolvido e publicado pela MINTROCKET, será lançado em sua versão 1.0 na próxima quarta, 28, para PC, via Steam, onde já acumula 97% de avaliações positivas, em mais de 11 mil análises.

Mas será que toda essa boa impressão sobre o jogo é justificável? A resposta eu trago para vocês agora, em mais uma análise antecipada do Pizza Fria!

Em Terra e Mar

Em Dave The Diver, somos apresentados ao protagonista Dave, um mergulhador otimista que se aventura no Poço Azul, onde a ecologia e o terreno mudam a cada visita, ao melhor estilo roguelite. A história se desenrola quando o ex-negociante de armas Cobra vê uma oportunidade de ganhar dinheiro com essa descoberta e convence Dave e Bancho, um chef de sushi especializado em cozinhar criaturas marinhas raras, a abrir um restaurante de sushi próximo ao Poço Azul.

Enquanto Dave explora o interior do Poço Azul a pedido do arqueólogo Dr. Bacon, Dave descobre que os descendentes do antigo Povo Marinho, que ainda vivem nas profundezas do mar, estão ameaçados. Percebendo que isso seria catastrófico não apenas para a vila oculta do Povo Marinho, mas também para a própria Terra, nossa missão é mergulhar mais fundo em busca de uma solução para o problema.

Dave The Diver
Explorar o Poço Azul é a missão principal em Dave The Diver (Imagem: Divulgação)

No entanto, Dave The Diver é dividido entre a exploração do Poço Azul durante o dia e a administração do restaurante à noite. Inicialmente, o jogador explora o oceano em busca de suprimentos e cumprindo missões. À noite, a administração do restaurante assume o foco, sendo o jogador responsável por servir, contratar funcionários e fornecer suprimentos. Conforme o jogo avança, é possível também mergulhar durante a noite e encontrar outros tipos de recursos. A história do jogo é simples, mas elegante, com Dave enfrentando piratas, salvando seres marinhos e desvendando os segredos do Poço Azul.

Explorando o Poço Azul

Durante a exploração do Poço Azul, os jogadores mergulham em um ambiente marinho repleto de desafios. Inicialmente através do uso de um arpão, os jogadores podem capturar peixes e outras criaturas aquáticas, que podem ser usados como ingredientes para o restaurante. É importante aprimorar e forjar equipamentos para enfrentar os perigos desconhecidos que se escondem nas profundezas.

Dave The Diver
Muitos desafios aguardam o jogador nas profundezas do Poço Azul (Imagem: Divulgação)

E digo isso porque a evolução em Dave The Diver é justa, com o jogador ganhando dinheiro ao cumprir missões, além do óbvio sucesso no restaurante. Esse dinheiro pode ser utilizado para melhorias através de aplicativos no celular do protagonista, como upgrades fixos para o equipamento de mergulho, permitindo ir mais fundo, carregar mais peso, ficar maior tempo debaixo d’água e até mesmo ter um alcance do arpão maior. Além disso, é importante frisar que toda pesca há uma classificação, diretamente ligada ao tipo de item utilizado para ela. Dilacerar um peixe com uma arma não rende boa classificação, mas utilizar uma rede e realizar a captura limpa, é a mais alta possível.

O combate em Dave The Diver funciona de diferentes tipos. Isso porque não há uma barra de HP no jogo. A saúde é medida conforme o nível de oxigênio, que pode ser melhorado comprando equipamentos. Ter equipamentos melhores, aprimora cada corrida, que vai definir quão fundo você pode ir, bem como o tipo de lugar embaixo d’água que você vai frequentar. O nível de oxigênio também define como funciona a pesca. Pescar é fundamental, e para isso, você pode usar o arpão (melhorável pelo app de Dave), uma arma ou uma rede. Tudo depende do tipo de item, e peixe, que você está buscando. Ser atingido por inimigos diminui o nível de oxigênio.

Dave The Diver
Gerenciar o restaurante é uma das divertidas tarefas do jogo. (Imagem: Divulgação)

Debaixo d’água também é possível encontrar oxigênio extra, armas, itens e recursos variados, que auxiliam na progressão do personagem e do restaurante, além de saídas de emergência, através de uma Cápsula de Fuga. Os lugares de cada um dos recursos varia, o que chama bastante atenção. Há ainda diversas tarefas secundárias, como capturar determinados tipos de peixe utilizando ferramentas específicas, o que o jogo chama de Pesquisa Ecológica. Outro desafio interessante são as Missões VIP, onde o restaurante vai receber visitantes ilustres e exigentes, e cabe a Dave encontrar recursos para que Bancho prepare o prato em questão.

Um lindo pixel art, e uma trilha sonora calmante

Dave The Diver apresenta gráficos encantadores em pixel art e em 3D, com detalhes impressionantes e uma variedade incrível de vida submarina, com mais de 200 tipos de criaturas marinhas para serem descobertos. No entanto, mesmo com a situação do ambiente do Poço Azul mudando constantemente, pode haver uma impressão de ambientes reciclados e semelhantes.

Dave The Diver
Dave The Diver reserva algumas cutscenes para dar destaque à narrativa (Imagem: Divulgação)

Seria interessante contar com um mapa em cada entrada no Poço Azul, sinalizando os diferentes ambientes e itens encontrados, pois isso poderia evitar a sensação de se perder e falhar em corridas valiosas. Apesar desse aspecto, cada vez que ocorre um “game over”, o jogador é resgatado e pode escolher um item para levar de volta à superfície, o que adiciona uma dinâmica interessante ao gameplay.

Vale a pena comprar Dave The Diver?

Dave The Diver é um jogo que oferece uma experiência cativante, combinando elementos de exploração, gerenciamento e combate em um ambiente submarino encantador. A história simples, porém elegante, e a evolução justa do protagonista mantêm o jogador engajado ao longo da jornada. Os gráficos em pixel art são belos e detalhados, embora a repetição de ambientes no Poço Azul possa ser um ponto negativo. No entanto, a trilha sonora agradável e a variedade de vida marinha compensam essa questão. Considerando a proposta única de Dave The Diver e a diversão proporcionada pelo jogo, fica fácil demais indicar essa experiência aquática e explorar as profundezas do Poço Azul.

Dave The Diver será lançado nesta quarta-feira, 28, para PC, via Steam, e está localizado em português do Brasil, totalmente compatível com controles. O game também tem o lançamento previsto para Nintendo Switch, ainda em 2023.

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela MINTROCKET.

Dave The Diver

R$ 59,99
8.9

História

8.0/10

Gameplay

9.5/10

Gráficos e Sons

9.0/10

Extras

9.0/10

Prós

  • Ótimas mecânicas de gameplay
  • Gerenciamento e roguelite funcionaram bem
  • Lindos gráficos em pixel-art
  • Bonita mensagem sobre preservação submarina
  • Localizado em PT-BR

Contras

  • Passa a impressão de ambientes reciclados

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.