AnálisesNintendoPCPlayStationSlideXbox

Dead by Daylight: Tools of Torment | Review

Dead by Daylight é um game de terror isométrico em que um grupo de sobreviventes deve escapar de um perigoso assassino. Com o passar dos anos, o jogo conquistou uma legião de fãs devido a seu divertido e envolvente loop de gameplay, proporcionando uma emoção única a cada partida.

Lançado originalmente em 2016, Dead by Daylight já recebeu diversas atualizações e colaborações com franquias renomadas como Resident Evil e Silent Hill. O capítulo mais recente, denominado “Tools of Torment”, trouxe ao título dois novos sobreviventes e um assassino inédito. Mas, será que este novo pacote vale o investimento? Confira em mais uma review do Pizza Fria!

Novos sobreviventes

O novo capítulo de Dead by Daylight, Tools of Torment, apresenta dois sobreviventes, os irmãos Renato e Thalita Lyra. Antes respeitados pilares de uma comunidade, os sonhos e ambições desses irmãos desmoronaram quando foram abduzidos pela Névoa monstruosa. Renato é um empresário bem-sucedido que sempre procurou o melhor para sua família e sua irmã.

Thalita é uma sonhadora que adora soltar pipas e tem um espírito criativo e competitivo. Embora o game sempre deixe a desejar em relação à lore de como os personagens foram parar no mundo de Dead by Daylight, acredito que desta vez a simplicidade foi um pouco exagerada. Logo, essa descrição poderia ser ao menos um pouco mais elaborada. Mas claro, o principal foco sempre são as novas habilidades que os personagens adicionam ao jogo. Confira:

  • Renato Lyra
    • Foco no Objetivo: Ao completar um gerador sozinho, você recebe um bônus temporário na velocidade de reparo dos geradores.
    • Liderança Inspiradora: Quando você está dentro do raio de terror do assassino, pode ver a aura dos outros sobreviventes e eles recebem um bônus na velocidade de cura e sabotagem.
    • Negociação: Quando você é o último sobrevivente restante no julgamento, pode abrir uma escotilha fechada se tiver uma chave em sua posse.
  • Thalita Lyra
    • Cortar a Corda: Após realizar uma passagem rápida durante uma perseguição, você tem uma breve duração para realizar passagens rápidas silenciosas. Se você fizer isso, o temporizador da duração será reiniciado.
    • Competição Amigável: Quando você completa um gerador com qualquer outro sobrevivente, você e esses sobreviventes receberão temporariamente um pequeno bônus na velocidade de reparo dos geradores.
    • Trabalho em Equipe: Poder de Dois: Quando termina de curar um sobrevivente, vocês dois recebem um bônus na velocidade de movimento enquanto permanecerem juntos.

Começando com Renato, sua única habilidade verdadeiramente útil é o Foco no Objetivo. Isso porque, ao fugir do assassino pelo mapa, esse bônus é vital para progredir de maneira mais eficaz.

Além disso, essa skill se mostra útil ao jogar partidas sem um grupo de amigos, pois, em partidas públicas, é comum que os jogadores sigam seu próprio caminho, fazendo os geradores de forma solo pelo mapa. Entretanto, essa não é a forma mais eficiente de vencer no jogo. Pois o trabalho em conjunto acaba sendo mais útil. Nota-se que essa personagem tem grande foco em habilidades solo, o que vai contra a maneira mais eficaz de jogar Dead by Daylight.

Dead by Daylight - Tools of Torment
Os personagens adicionados ao jogo destacam-se apenas para um estilo específico de gameplay. Portanto, em um espectro geral, fica difícil combinar essas skills com outras mais relevantes em Dead by Daylight. (Imagem: Divulgação)

Por exemplo, a skill Negociação acaba sendo inútil na maior parte das partidas, sendo eficaz apenas se o sobrevivente se encontrar no pior cenário possível de ser o único sobrevivente na partida. Mesmo em lobbys públicos, isso é raro de acontecer, logo, essa habilidade acaba não sendo relevante, sendo melhor dar espaço para outro perk.

No entanto, Thalita Lyra traz habilidades mais úteis para o jogo. Diferente de seu irmão, suas habilidades colaboram com o trabalho em equipe, aumentando as chances dos sobreviventes vencerem. A habilidade mais recomendada desta personagem é Trabalho em Equipe: Poder de Dois. Ao usar essa habilidade, com o bônus de velocidade fornecido, fica mais fácil chegar ao próximo gerador e até mesmo fugir de um eventual encontro com o assassino.

Mesmo que este novo capítulo de Dead by Daylight tenha adicionado alguns perks interessantes, de maneira geral, o jogo apresenta várias outras habilidades que são muito superiores. Além disso, os perks apresentados dependem muito de certas circunstâncias das partidas para funcionarem. E esse não é o cenário ideal a se avaliar na hora de montar um conjunto.

Nova Assassina

Agora, vamos falar sobre a nova assassina: A Negociante de Crânios. Infelizmente, a situação não melhora muito nesse quesito, pois, embora a personagem tenha um visual chamativo, ela é uma das assassinas menos inspiradas do jogo. Sua principal característica única é ter um drone de vigilância que pode detectar os sobreviventes pelo mapa. Porém, em comparação com as skills de outros assassinos em Dead by Daylight, essa acaba sendo uma das mais fracas e até mesmo com um fator de diversão mínimo. A Negociante de Crânios tem o seguinte poder e habilidades:

  • Olhos no Céu: Inspirada pelo sombrio mangá criado por seu pai, A Negociante de Crânios caça implacavelmente sua presa usando a mais recente tecnologia de vigilância. Ela começa o julgamento com 4 Drones. Para cada sobrevivente rastreável por seu Radar, A Negociante de Crânios recebe um efeito de status de pressa crescente: 1 sobrevivente rastreável equivale a +3%, 2 sobreviventes rastreáveis equivalem a +5%, 3 sobreviventes rastreáveis equivalem a +6%, 4 sobreviventes rastreáveis equivalem a +7%. Esse efeito é totalmente passivo e não requer que A Negociante de Crânios inspecione seu Radar.
  • Habilidade Especial: Implantar Drone. Pressione o botão de poder para implantar um Drone.
    • Modo Ativo: O Drone implantado entra automaticamente no Modo Ativo após uma curta sequência de inicialização. No Modo Ativo, o Drone cria uma Zona de Detecção circular ao seu redor e os jogadores dentro da Zona de Detecção experimentam os seguintes efeitos:
      • Sobreviventes: ganham progresso de Travamento.
      • A Negociante de Crânios: recebe o efeito de status Indetectável após 2 segundos, que persiste por 2 segundos após sair da Zona de Detecção. Se nenhum sobrevivente for detectado dentro da Zona de Detecção por um tempo, o Drone muda para o Modo de Exploração.
  • Jogo em Andamento: Quando você atinge o sobrevivente mais perseguido, ele se torna a Obsessão. Ao perseguir a Obsessão, chutar geradores e quebrar paredes ou paletes concederá um aumento temporário de velocidade.
  • THWACK!: Ao pendurar um sobrevivente, a próxima Parede Quebrável ou Palete que você quebrar fará com que os sobreviventes próximos gritem e revelem brevemente sua aura.
  • Alavancagem: Ganhe um Token cada vez que você pendurar um sobrevivente, até 10. Essa habilidade é ativada sempre que um sobrevivente é pendurado. Cada Token reduz a velocidade de cura do sobrevivente por uma duração moderada.

Os drones funcionam da seguinte maneira nas partidas. Podemos posicioná-los em algum local do mapa para que rastreiem os sobreviventes e, quando eles forem detectados, o assassino ganha um bônus de velocidade.

Dead by Daylight - Tools of Torment
A Negociante de Crânios é uma das assassinas mais fracas do jogo. Infelizmente, sua habilidade é facilmente desligada pelos sobreviventes, deixando a vilã em desvantagem. (Imagem: Divulgação)

No entanto, os drones acabam não sendo uma skill tão forte quanto poderiam ser, pois os sobreviventes podem desligar a detecção do drone usando um método de hackeamento. Essa é uma ação bastante simples e rápida, sendo necessário apenas que os personagens se aproximem agachados do equipamento para desativá-lo. Este aspecto dá uma grande vantagem aos sobreviventes e desequilibra a partida em favor deles. Pois se em uma partida os sobreviventes conseguem desativar os drones, A Negociante de Crânios está praticamente perseguindo às cegas.

Em geral, esta nova assassina consegue ser uma doas mais fracos de Dead by Daylight, sendo difícil recomendá-la, até mesmo para os jogadores mais experientes.

Novo mapa: Abrigo Florestal

O novo capítulo também trouxe ao jogo o mapa Abrigo Florestal. Assim como a adição dos personagens, senti que este novo ambiente é pouco inspirado e não traz nada de novo em relação a outras ambientações.

Dead by Daylight - Tools of Torment
Embora o novo mapa tente adicionar uma maior versalidade, ele acaba falhando neste quesito e entregando algo mais do mesmo, tanto em aspecto visual como de construção. (Imagem: Divulgação)

Fica evidente que a nova localidade tentou mesclar um formato de ambiente aberto e fechado, adicionando até certa versatilidade com vários andares. No entanto, isso não é novidade no jogo, e outros mapas já executaram essa tarefa de maneiras muito mais eficazes, como o mapa do Michael Myers, por exemplo.

Vale a pena comprar Dead by Daylight: Tools of Torment?

Tools of Torment é um dos capítulos mais pouco inspirados de Dead by Daylight. O novo conteúdo não adiciona novidades muito relevantes e acaba sendo útil apenas para cenários bem específicos. Os sobreviventes, embora tenham um ou outro perk útil, acabam sendo prejudicados por não apresentarem nenhum fator verdadeiramente único, sendo que o game entrega outras habilidades que se saem muito melhor no plano geral das partidas.

Além disso, a nova assassina do jogo apresenta uma habilidade que mais a prejudica do que ajuda durante as partidas, a tornando uma das killers mais fracas do título. De forma geral, o novo capítulo é decepcionante e recomendado apenas para os jogadores que quiserem muito estes personagens ou para os players que querem montar um estilo de game especifico com estas skills.

Sobre Dead by Daylight

Dead by Daylight é um jogo de horror multijogadores (4×1) em que um dos jogadores assume o papel do Assassino enquanto os outros quatro jogam como Sobreviventes, tentando fugir do Assassino para não serem pegos, torturados e assassinados. Os sobreviventes jogam em terceira pessoa e têm como vantagem uma melhor percepção da situação. O Assassino joga em primeira pessoa e fica mais concentrado na presa. A cada encontro, o objetivo dos Sobreviventes é fugir do Território de Abate sem ser pego pelo Assassino.

Dead By Daylight está disponível para AndroidiOSPlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|SNintendo SwitchPC, via Steam.

*Review elaborada no Xbox Series X, com código fornecido pela Xbox Brasil.

Dead by Daylight: Tools of Torment

+R$ 29,99
4.8

Diversão

5.0/10

Gameplay

5.0/10

Sobreviventes e suas habilidades

4.0/10

Nova assassina

5.0/10

Novo mapa

5.0/10

Prós

  • Algumas skills podem ser uteis se o jogador focar em um estilo de gameplay solo durante as partidas
  • A nova assassina é visualmente única

Contras

  • Os novos personagens não adicionam muito em questão de novidades
  • A assassina é uma das mais fracas do jogo
  • O novo mapa é pouco inspirado

Leandro Paiva

Um estudante de jornalismo e o primeiro estagiário do site. Degustador nato de coxinha e pizza fria com ketchup. Amante de RPG, principalmente aqueles em que é possível pescar em vez de fazer a missão principal. Piadista em tempo integral e um grande degustador de café. Defensor de Birds of Prey e da DC em geral nas horas vagas.