AnálisesNintendoPCPlayStationSlideXbox

EA SPORTS FC 24 | Review

A Electronic Arts deu fim a era FIFA. Por conta de questões contratuais, a parceria de longa data chegou ao seu fim, nascendo então o EA SPORTS FC 24, que mantém as mais de 300 licenças da maior franquia de jogos de futebol existente. Agora, a empresa terá mais liberdade, prometendo chegar a novos patamares nesta nova fase. O game já está disponível para Nintendo SwitchPlayStation 4, PlayStation 5Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via SteamEpic Games Store e EA Play, trazendo o melhor do mundo de futebol para os videogames.

Diante desta mudança de título, automaticamente começamos a nos questionar se há de fato alguma mudança no jogo, que na era FIFA pouco mudava de uma edição para a outra, parecendo mais uma atualização de elencos do que propriamente um novo título. Desta forma, essa questão, dentre várias outras serão abordadas nesta análise. Confira!

Uma nova era, mas nem tanto

Embora a Electronic Arts trate EA SPORTS FC 24 como uma “nova era”, dentro de campo, a coisa segue bem similar ao seu antecessor, mas claro, com alguns ajustes aqui e ali nas mecânicas, tal como já era feito. Ou seja, se ainda tivéssemos a FIFA na jogada, o jogo seria o mesmo. E, sinceramente, depois de muito matutar sobre isso, já não vejo a situação como um grande problema. Afinal de contas, essa fórmula agrada a considerável parte dos jogadores, além de vender bastante todo ano. A propósito, a EA segue lucrando rios de dinheiro com o famoso modo Ultimate Team, algo que abordaremos mais adiante, mas que cito agora só para dar uma luz ao assunto.

A meu ver, a Electronic Arts não muda determinados pontos do jogo justamente por crer que “em time que está ganhando, não se mexe”. Desta forma, EA SPORTS FC 24 segue com alguns vícios de jogabilidade vistos nas edições anteriores: bolas que atravessam pernas ao longo das animações, chutes magníficos feitos em posições totalmente improváveis, zagas se abrindo tal como o Mar Vermelho… e por aí vai. E por aí, devemos entender que o jogo não é bem um simulador, indo bem mais para um simcade, mesclando aspectos técnicos, tais como regras, posicionamento e outras questões características do futebol.

ea sports fc 24
Os craques estão mais parecidos com a vida real do que nunca! (Imagem: Divulgação)

Mas, ao mesmo tempo, conta também com trejeitos de jogos mais arcade, que acabam sendo colocados na mecânica justamente para dar mais emoção ao jogo eletrônico. As próprias cartinhas do Ultimate Team entram nisso, trazendo, além disso, o fenômeno das loot boxes, grande fonte de renda da empresa. E, mesmo com tantas críticas dos jogadores, na edição anterior, o modo teve um aumento médio de 15% no número de usuários diários. E os lucros passaram da casa dos bilhões, mantendo os lucros da EA lá no alto. Analisando por esta perspectiva, entende-se por qual motivo EA SPORTS FC 24 segue o caminho de seus antecessores.

Mas é claro, EA SPORTS FC 24 não é só Ultimate Team, e apresentou mudanças nos outros modos, atendendo a diversos pedidos dos jogadores que não suportam o estresse de se jogar neste complexo modo competitivo.

ea sports fc 24
As partidas seguem muito dispuitadas, repletas de gols. (Imagem: Divulgação)

Animações, física e o Hypermotion V

Trazendo a Hypermotion V, EA SPORTS FC 24 dá uma certa evoluída desde o seu antecessor, mantendo, claro, as bases já conhecidas que citei acima. Portanto, a Electronic Arts seguiu captando partidas reais para tentar manter as animações o mais próximo da realidade possível. No entanto, ainda existem limitações e, sinceramente, em alguns casos temos que levar em consideração que um jogo é PROGRAMADO, ou seja, pode ter esses tipos de erros. Longe de “passar pano”, é interessante que a gente entenda que, diferentemente da física real, por exemplo, a física virtual pode falhar. Agora, quando a zaga abre do nada, aí realmente, podemos criticar. E olha, isso acontece.

Aliás, observamos que a inteligência artificial teve sim algumas melhorias, mas me irrita o fato de você jogar contra um time de overall bronze e os jogadores simplesmente ciscarem e driblarem tal como o Messi no seu auge. Isso é irritante e acaba frustrando um pouco, sobretudo por tentar balancear algo que não deveria ser balanceado. Afinal, não montamos um time ouro ou com overall alto para ter balanceamento. Mas voltando a questão das animações, elas trazem um pouco mais de vida para os campos do EA SPORTS FC 24, o que acho ótimo, mesmo com os problemas acima citados e muitos outros que são visíveis ao longo das várias partidas que jogamos.

ea sports fc 24
O homem é imparável! (Imagem: Divulgação)

Agora, falando dos lados positivos, os jogadores parecem realmente com o que observamos na vida real. E isso é reproduzido em seus modos de correr, chutar e até mesmo agir em campo. Um exemplo: controlar Haaland é como dirigir um tanque de guerra. O jogador é simplesmente um monstro em campo, algo nítido inclusive em sua altura e físico, que destoa totalmente de boa parte dos jogadores. E bem, isso também é perceptível na realidade. Ou ao jogar com Vinícius Júnior, que conseguimos executar dribles com muito mais primazia do que com outro jogador. Esses detalhes são interessantes, mas não são reproduzidos em todos os jogadores, por razões bem óbvias.

Portanto, a Hypermotion V é uma boa novidade, mas devemos levar em consideração as limitações de programação presentes em EA SPORTS FC 24, algo que, provavelmente, só vai ter grandes alterações caso a Electronic Arts veja seu posto ameaçado por algum título de futebol novo. Afinal, é bem difícil que o eFootball consiga a glória dos anos 2000.

ea sports fc 24
Os elencos são atualizados durante todo o ano. (Imagem: Divulgação)

Modos de jogo e outras novidades

EA SPORTS FC 24 não traz novos modos de jogo. Contudo, apresenta alterações interessantes em boa parte deles. Os modos tradicionais ainda estão ali, e nisso realmente não há muito o que mudar. O que me chamou a atenção de maneira positiva foi que a EA buscou ter novos clubes e ligas licenciadas, trazendo mais campeonatos femininos, em um esforço contínuo interessante, que populariza a categoria feminina e até mesmo traz mais identidade para as jogadoras. Afinal, EA SPORTS FC 24 é um jogo para todas e todos, tal como o futebol.

Nos modos carreira como manager ou jogador, tivemos mudanças interessantes, como treinadores específicos para estilos de jogo variados como o Tiki-taka de Guardiola ou o Gegenpressing usado por Klopp no Liverpool. Existem outros estilos, tendo inclusive o tradicional, o mais balanceado. Além disso, trazendo mais imersão para o dia-a-dia dos clubes, EA SPORTS FC 24 traz aquelas animações de entrevistas coletivas, de negociações com jogadores e representantes, e por aí vai.

ea sports fc 24
As expressões e aparência física foram mais bem detalhadas nesta edição. (Imagem: Divulgação)

Elas estão melhores que as do ano anterior, mas não mudaram radicalmente, tendo esses modos mais mudanças de jogabilidade do que qualquer outra coisa. Assim, temos de contratar preparadores físicos para os diferentes setores, algo que dá um bocado a mais de complexidade para o jogo. Não são mudanças totalmente radicais, é verdade, mas é sempre bom ter algo a mais em jogo.

No quesito criação e customização de jogador, EA SPORTS FC 24 trouxe melhorias bacanas. Desta forma, o avatar, que também pode ser utilizado no VOLTA, segue com uma série de fatores editáveis: altura, peso, perna preferida e tantas outras coisas. Contudo, agora teremos algumas vantagens, que podem ser adquiridas em uma árvore de habilidades, aproximando um pouco o futebol de RPG. E tudo isso vai ao encontro do estilo de jogo de cada um, o que é muito bom. Mas é bom ressaltar que a jogabilidade com o seu avatar irá variar dos modos tradicionais para o modo VOLTA, sendo este último muito mais espetaculoso, lembrando os antigos FIFA Street.

ea sports fc 24
Jogar com times maiores traz uma experiência ainda mais insana. (Imagem: Divulgação)

Portanto, ao observarmos as novidades de EA SPORTS FC 24, ele segue com a mesma base dos títulos anteriores, mas trazendo algumas melhorias aqui e ali nos modos de jogo, algo que não faz uma diferença absurda, mas já é algo. Sobre mudanças, eu sou particularmente indignado até os dias atuais com as mudanças nos modos de cobrar escanteio e falta, sendo muito mais favorável ao estilo PES, sem mira, sem nada, só no talento. Ter de me adaptar a esse novo estilo tem sido, até hoje, uma luta. Portanto, até certo ponto, dá pra entender um pouco por qual motivo a Electronic Arts não mexe tanto assim no jogo.

Ultimate Team: participação feminina e outras novidades

Em EA SPORTS FC 24, agora temos a participação das jogadoras nos times, algo que vejo com bons olhos por pensar na questão de inclusão, trabalhada há tempos pela franquia. Portanto, você poderá jogar com plantéis mesclados, o que julgo bem legal. Muitos jogadores andam reclamando deste ponto, o que eu acho uma grandiosíssima besteira. Meu amigo, você está jogando um joguinho simcade, num modo de jogo completamente monetizável, com cartas absurdamente overpower e está querendo realidade nas divididas entre homens e mulheres? Por favor, não me venha com esse papinho, né!? Assim, parabenizo demais a Electronic Arts pela excelente iniciativa.

Outro ponto bacana adicionado ao modo Ultimate Team de EA SPORTS FC 24 é a possibilidade de se evoluir alguns jogadores, tendo que cumprir alguns objetivos para que isso ocorra. Com essas possibilidades, você poderá aumentar alguns atributos de suas cartas e, consequentemente, o overall deles. A ideia funciona bem, mas poderá dar um poder a mais para vários jogadores, o que acirrará e tornará a experiência do Ultimate Team em algo mais intenso (pra não dizer mais estressante).

ea sports fc 24
Acrescentar mais do futebol feminino no mundo do EA SPORTS FC 24 foi um verdadeiro golaço! (Imagem: Divulgação)

Uma coisa que me incomoda ao jogar o Ultimate Team, além das arrancadas e estresses nas partidas contra outros jogadores, é o fato de que o modo conta com uma série de telas de carregamento que acabam dando uma baita preguiça em nós, jogadores. Toda vez que vai comprar um jogador ou entrar em algum menu, o jogo carrega. E olhe que não é nem por problemas de internet ou desempenho. Esse ponto também é perceptível em outros jogos da empresa e isso bem que poderia ser modificado, pois tira toda a nossa vontade de jogar.

Vale a pena comprar EA SPORTS FC 24?

EA SPORTS FC 24 segue a fórmula já bem conhecida observada em FIFA 23 e nos títulos anteriores. No entanto, agora temos gráficos mais bem feitos, com detalhamento maior nas feições dos jogadores e em todo o ambiente, o que agrega bastante ao jogo. Contudo, muitas mecânicas continuam a mesma coisa, o que já era esperado, tendo alguns ajustes aqui ou ali, sendo esta também mais uma característica da franquia. Além do grande destaque nos gráficos, que agora até trazem animações mais realistas dos cabelos dos jogadores e jogadoras, temos também uma maior ênfase no futebol feminino, que agora faz parte também do Ultimate Team, trazendo novas possibilidades.

Analisando pontos negativos, temos a retirada do modo história, que trazia uma variação interessante para um jogo de esporte. Além disso, uma coisa que me incomoda excessivamente nas políticas da Electronic Arts é o preço alto dos jogos em seu lançamento. EA SPORTS FC 24 custa atualmente R$ 359,00, um preço bem alto para a atualidade, sobretudo em um jogo que apresenta apenas algumas mudanças em sua jogabilidade. É claro, este é o preço base de boa parte dos lançamentos AAA, mas é algo que sempre deve ser questionado, sobretudo em títulos com edições anuiais.

Porém, EA SPORTS FC 24 é o melhor jogo de futebol que temos atualmente, e isso é inegável. A propósito, as novidades caíram muito bem, dando uma boa previsão do que podemos esperar nesta nova era. Contudo, preciso alfinetar a Electronic Arts em um ponto que bate diretamente com os interesses dos jogadores brasileiros: quando teremos os times nacionais licenciados pela empresa? Ninguém merece jogar com jogadores genéricos até hoje. A sensação que temos é de que o público brasileiro, mesmo tendo a narração na língua nativa, não merece a devida atenção. Desta forma, esse é um erro grave da EA que merece ser considerado.

Concluindo, se você é fã de futebol e quer passar boas horas jogando contra a máquina ou seus amigos, seja no sofá ou online, EA SPORTS FC 24 é a melhor opção disponível atualmente, apesar de alguns problemas de longa data. Contudo, mesmo com esses “vícios mecânicos”, o game proporciona boas disputas. Além disso, esta edição traz uma imersão ainda maior na atmosfera de jogo, algo que eu sentia muita falta em jogos de esporte. Se a EA continuar assim e licenciar 100% o Brasileirão, o game ficará redondinho em suas próximas edições. Por fim, taca mais futebol feminino que tá pouco, e a mulherada merece o devido espaço.

*Review elaborada no PlayStation 5, com código fornecido pela Electronic Arts.

EA SPORTS FC 24

R$ 359,00
8.4

Jogabilidade

8.6/10

Gráficos e sons

8.8/10

Licenças, jogadores e imersão

8.6/10

Modos multiplayer

8.2/10

Extra

7.8/10

Prós

  • Jogo totalmente localizado em português brasileiro
  • Qualidade gráfica aprimorada
  • Adição de mais equipes femininas e jogadoras no Ultimate Team caiu muito bem
  • Novidades interessantes para os modos carreira

Contras

  • Ainda faltam os licenciamentos dos jogadores brasileiros
  • Alguns vícios mecânicos se repetem
  • Menus do Ultimate Team seguem lentos
  • Preço segue sendo muito alto para um título anual

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.