AnálisesDestaquePCPlayStationXbox

Elden Ring Nightreign | Preview

Elden Ring é um jogo de enorme sucesso, e isso não é novidade para ninguém. Da mesma forma, não surpreende que a FromSoftware queira expandir ainda mais essa franquia, especialmente após o estrondoso sucesso da expansão Shadow of the Erdtree. Por isso, é natural que os fãs de Elden Ring e da FromSoftware fiquem empolgados com qualquer novidade relacionada ao jogo.

Com o anúncio de Elden Ring Nightreign, era de se esperar que a comunidade, sempre ávida por novidades, se mobilizasse e se animasse com o novo título da franquia.

Após inúmeros rumores e especulações sobre a jogabilidade, a FromSoftware finalmente liberou um teste fechado para alguns jogadores. E nós tivemos acesso a esse Network Test! Hoje, trazemos para vocês nossas primeiras impressões sobre Elden Ring Nightreign: será que essa nova abordagem realmente funciona? O jogo conseguirá atender às gigantescas expectativas criadas em torno dele? Vem com a gente para mais uma preview exclusiva do Pizza Fria!

O que é Elden Ring Nightreign?

Antes de mais nada, vamos tirar o elefante da sala: não, Elden Ring Nightreign não é um Soulslike, mas sim um roguelike com o combate característico dos jogos da FromSoftware.

Pode parecer confuso, mas é exatamente isso. Elden Ring Nightreign é um jogo estruturado em partidas, onde os jogadores são lançados em um vasto mapa gerado proceduralmente, repleto de inimigos, dungeons, ruínas, chefes, acampamentos e segredos. Durante o dia, o objetivo é explorar, coletar itens e evoluir o personagem para, à noite, enfrentar um grande chefe.

O loop de gameplay segue essa dinâmica: ao longo de três dias e três noites, os jogadores devem fortalecer seus personagens para encarar o chefe final na terceira noite. O jogo pode ser jogado sozinho ou em trio, mas o foco principal está no modo cooperativo para três jogadores.

Diferente do Elden Ring original, ao menos no Network Test, não houve criação de personagens. Em vez disso, Elden Ring Nightreign apresentou um elenco de personagens pré-definidos, cada um com suas próprias habilidades e características únicas.

Ainda assim, o jogo oferece um certo nível de personalização. Durante as partidas, os jogadores podem escolher itens e habilidades para ajustar e aprimorar o desempenho de seus personagens, criando diferentes builds e estilos de jogo conforme avançam na exploração.

Elden Ring Nightreign
Imagem: Divulgação

O que vimos no Network Test de Elden Ring Nightreign?

Agora que esclarecemos a proposta do jogo, é hora de falar sobre o conteúdo disponível no teste fechado de Elden Ring Nightreign e as impressões que tivemos durante a experiência.

No Network Test, quatro personagens estavam disponíveis:

  • O Selvagem – um guerreiro com atributos balanceados;
  • O Guardião – um tanque com alta resistência e muita vida;
  • A Duquesa – uma assassina extremamente ágil e com alta mobilidade;
  • A Reclusa – uma maga poderosa, especialista em dano em área e versatilidade mágica.

Cada personagem possui mecânicas únicas que se complementam, tornando essencial a montagem de um time equilibrado para maximizar as chances de vitória.

Elden Ring Nightreign
Imagem: Divulgação

Exploração e chefes do teste

Além dos personagens, o teste incluiu apenas um mapa, no qual os jogadores precisavam sobreviver por três dias e derrotar três chefes para vencer. No entanto, a FromSoftware já confirmou que a versão final contará com mais mapas, desbloqueados progressivamente conforme o progresso no jogo.

O mapa do teste apresentava cinco chefes possíveis, distribuídos da seguinte forma:

  • Dois chefes no primeiro dia,
  • Dois chefes no segundo dia,
  • Um chefe final no terceiro dia.

Com exceção do chefe final, os outros já são velhos conhecidos dos veteranos da FromSoftware. Sem revelar spoilers, podemos dizer que encontramos inimigos de Dark Souls e Elden Ring, sugerindo que a versão completa trará uma grande variedade de adversários icônicos da desenvolvedora.

Elden Ring Nightreign
Imagem: Divulgação

Itens e personalização dentro da partida

Outro aspecto que chamou atenção foi a variedade de itens disponíveis no teste, tanto consumíveis quanto armas e equipamentos. Isso significa que, mesmo sem criação de personagens tradicional, Elden Ring Nightreign permite um nível considerável de personalização, possibilitando que cada jogador adapte seu estilo de jogo com base nos equipamentos encontrados ao longo da partida.

O que podemos esperar de Elden Ring Nightreign?

O teste fechado de Elden Ring Nightreign deixou alguns pontos bem claros sobre o jogo. O primeiro, sem dúvidas, é que este é o título mais diferente que a FromSoftware desenvolveu nos últimos anos. Ele se afasta da fórmula consagrada dos soulslike e tenta incorporar novas mecânicas e conceitos dentro do gênero roguelike, explorando um formato inédito para a franquia.

No entanto, minha sensação ao jogar foi de que Elden Ring Nightreign poderia, talvez, ser apenas uma expansão do jogo original. Vale lembrar, porém, que tivemos acesso a uma versão com conteúdo bastante limitado, então fico genuinamente curioso para ver a versão final e avaliar se os novos sistemas e mecânicas realmente justificam seu lançamento como um jogo completo e a preço cheio.

O título parece ser voltado para um público bem específico: fãs de soulslike que apreciam a rejogabilidade, o combate desafiador, a experimentação de diferentes builds e batalhas contra chefes. Se você, assim como eu, gosta de exploração, contemplação do mundo, narrativa profunda e criação detalhada de personagem, talvez Elden Ring Nightreign não entregue a experiência que espera.

Ainda assim, acredito que, com as expectativas ajustadas e dois amigos para jogar em trio, o jogo tem tudo para ser extremamente divertido.

Elden Ring Nightreign será lançado no dia 30 de maio para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC, via Steam.

*Preview elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela Bandai Namco.

Matheus Feldmann

Game Designer de formação, preservador de jogos antigos, amante de MMORPG's, Jogos de Luta, jogos indies e RPG's em geral. Também assumo o posto de maior defensor de jogos ruins, especialmente Daikatana.