Exoprimal | Preview
Exoprimal é a mais nova franquia da Capcom, em uma tentativa de trazer um jogo que mistura PvP com PvE em uma temática que, convenhamos, é bastante diferente. Isso porque não é muito comum vermos jogos sobre atirar em dinossauros usando um exoesqueleto futurista. O game, quando foi anunciado, gerou reações mistas no grande público, uma parte revirou os olhos pelos mais diversos motivos, mas talvez o mais agravante seja o fato da empresa estar trabalhando em um jogo de dinossauros que não é Dino Crisis.
Do outro lado, a outra parte do público ficou no mínimo curiosa para testar o que Exoprimal tem para oferecer. Eu particularmente me coloco nesse segundo grupo, confesso que toda a estranheza de gameplay e de temática me geraram curiosidade, ainda mais por se tratar de um jogo PvPvE com diversas classes diferentes e, claro, atirar em dinossauros.
Como eu gosto muito de games de tiro, e em especial jogos de Hero Shooters (Overwatch foi um dos títulos que mais joguei), e de jogos de dinossauros, fiquei com certo hype em cima de Exoprimal. Mas, e aí, esse meu hype foi certeiro ou não ? Bom vem comigo em mais uma preview do Pizza Fria pra gente discutir as primeiras impressões da open beta de Exoprimal!
O que é Exoprimal ?
Exoprimal se passa em futuro muito distante onde a sociedade evoluiu muito tecnologicamente. Certo dia, fendas temporais surgiram por todo o planeta e de dentro delas começaram a sair milhares de dinossauros sem nenhuma explicação. Três anos depois desse incidente, a humanidade desenvolveu Exoesqueletos militares com habilidades especiais para poder lutar contra essa nova ameaça da sociedade. Depois de todo esse tempo, você e seu pelotão vão até uma ilha isolada e selada chamada de Bikitoa, para investigar mais sobre esse fenômeno absurdo que assolou a humanidade.
Essa é a premissa da história do jogo, mas, sendo honesto, ela não foi nada desenvolvida durante a beta. Entretanto eu acredito que ela não vá ser o maior foco e muito menos que ela vá ser algo grandioso, com grandes reviravoltas e dramas. Acredito que se ela funcionar como um bom pano de fundo pros acontecimentos e já está de bom tamanho.
Falando agora em termos técnicos. Exoprimal é um game de tiro em terceira pessoa, multiplayer com partidas PvPvE, ou seja, você e seu time devem cooperar para enfrentar as centenas de dinossauros do mapa, como também deverão lutar contra um time inimigo composto de outros jogadores. O título está sendo desenvolvido e distribuído pela própria Capcom para PC, PS5, PS4, Xbox Series X|S e Xbox One.
Como é o gameplay?
Ja adianto que Exoprimal é extremamente divertido, e seu gameplay é de longe o seu ponto mais forte, e isso é reforçado pelo fato de existirem vários personagens para jogar, justamente porque controlar cada um dos Exoesqueletos é uma experiência única. Cada um desses personagens é classificado em uma categoria que funciona como os famosos Tanques, Danos e Suportes e essa dinâmica te obriga a pensar em como abordar cada situação dependendo do seu personagem atual. Por exemplo, usar um personagem sniper não é a melhor opção quando seu objetivo é derrotar uma horda de dinossauros, talvez um dano com um lança granada seja melhor.
O jogo incentiva toda essa variabilidade de personagens ao permitir que você troque para qualquer exoesqueleto a qualquer momento na partida. Seu time precisa de cura? Basta apertar um botão e trocar seu personagem, mas tome cuidado, pois durante essa troca você ficará muito exposto, então é melhor trocar de personagem quando você morrer. Esse conceito pode parecer simples, mas permite inúmeras estratégias diferentes nas partidas e traz uma dinâmica interessante onde os players estão sempre trocando para se adaptar ao objetivo atual, ou para lutar com vantagem contra o time inimigo.
Além disso, o jogador também pode mudar o seu acessório no meio da partida, o acessório é como se fosse uma arma extra ou um item que te dará alguma vantagem na partida. Pode ser um canhão, um escudo, uma granada, enfim… Esses acessórios não possuem restrição de classe, logo é possível equipar qualquer um em qualquer exoesqueleto.
Então toda essa customização te permite adaptar a sua maneira de jogar e abordar as situações dentro do título trazendo uma boa variabilidade de estratégias e possibilidades de gameplay.
Como funcionam as partidas?
Sabendo agora de todas essas possibilidades de jogo, deixa eu explicar um pouco como as partidas de Exoprimal funcionam na prática. Em todas as partidas, há dois times de cinco pessoas que lutam em uma arena que funciona em dois rounds. O primeiro round é completamente PvE e cooperativo, onde você e seu time devem se organizar para completar uma série de objetivos mais rápido que o time inimigo. Esses objetivos variam bastante como defender uma área, coletar alguns itens, exterminar uma quantidade de dinossauros ou derrotar um chefe. A primeira equipe que completar todos os objetivos avança para o segundo round antes do outro time.
O segundo round é o modo PvPvE, onde os dois times podem se atacar diretamente e atrapalhar suas estratégias, tudo isso enquanto surgem centenas de dinossauros no meio desse tiroteio para atrapalhar e causar ainda mais caos no campo de batalha. Os objetivos do segundo round são bastante variados também, como escoltar uma carga ao estilo Overwatch ou Team Fortress até um ponto ou coletar uma quantidade de itens no mapa. Lembrando que o time que completar o primeiro round chega no segundo mapa primeiro, ou seja ele tem uma vantagem para montar as estratégias que quer e progredir mais cedo no objetivo.
Essa é uma dinâmica bastante diferente, e pelo que pude testar, ela está bem balanceada, permitindo que o time perdedor ainda volte na partida com algumas ferramentas como “O Dominador”, esse item permite que você invoque um Tiranossauro e controle ele, se tornando praticamente um boss na partida, existem essa e outras formas de virar o jogo o que traz uma excelente dinâmica competitiva para Exoprimal.
Desempenho de Exoprimal
Um dos meus maiores medos em relação a esse game era a sua otimização e seu desempenho. E já adianto pra você que a Capcom fez milagre na RE Engine com esse título. Exoprimal talvez seja o jogo mais bem otimizado que eu já vi. Em toda a minha experiência com a beta eu não presenciei nenhum problema de performance, nem mesmo em trechos e lugares com muitas explosões, dinossauros e vários jogadores, tudo isso sendo renderizado ao mesmo tempo e sem nenhuma grande queda de quadros ou de performance.
No meu caso, eu joguei na versão de PC e minha máquina não é tão potente assim. Li também diversos relatos na internet de jogadores que jogarem em outras plataformas e elogiaram o desempenho, então se esse era um receio seu também saiba que a Capcom caprichou.
O que esperar de Exoprimal?
Exoprimal foi um jogo que me gerou bastante curiosidade, e confesso que fui surpreendido positivamente por tudo que vi durante a beta. Entretanto, esse tudo que vi eu queria destacar que foi pouca coisa, pois a beta tinha pouquíssimo conteúdo disponível sendo somente o modo de treino e as partidas com outros jogadores.
Então, apesar de eu ter tido excelentes primeiras impressões do game, eu acho que elas não podem ser levadas ao pé da letra, porém, acredito que Exoprimal tem tudo para ser extremamente divertido trazendo mais personagens, mais modos de gameplay, mais mapas, mais dinossauros e por ai vai. Basta saber se a Capcom vai conseguir vingar esse jogo ou se ele vai virar outro multiplayer extremamente divertido, mas que não caiu nas graças do povo como Bleeding Edge, ou Knockout City, ou Roller Champions?
Exoprimal será lançado no dia 14 de julho e está em pré venda para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC, via Steam. Vale ressaltar que o jogo estará disponível gratuitamente para assinantes Game Pass no dia do lançamento, tanto para PC, quanto para consoles.
*Preview elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Capcom.