AnálisesPCPlayStationSlideXbox

F1 Manager 2022 | Review

Eu sou apaixonado por Fórmula 1 e, com isso, acabo gostando de saber para além das corridas em si. Por ironia do destino, eis que surge F1 Manager 2022, um ousado simulador de gerenciamento de equipes e pilotos da Frontier Developments disponível em acesso antecipado para PlayStation 5, Xbox One, PlayStation 4, Xbox Series X|S e PC, via Steam Epic Games Store. No título, a premissa é simples: você incorpora um Mattia Binotto ou um Toto Wolff da vida, gerenciando toda uma equipe e, indo além, expandindo suas instalações e criando uma série de aprimoramentos de engenharia, conhecendo o maior campeonato de automobilismo do mundo de dentro.

A ideia de um gerenciador de tarefas de Fórmula 1 é um tanto quanto atípica, é verdade, mas mostraremos todos os detalhes aqui, em mais uma análise do Pizza Fria!

Mudando a história

Uma das coisas que mais gosto na ideia de F1 Manager 2022 é poder mudar as narrativas da Fórmula 1. Pegar uma equipe pequena e faze-la crescer até se tornar uma potência, por exemplo, é algo lindo. Porém, é bastante difícil. No meu caso, fui na minha equipe favorita, a Ferrari, que nesta temporada conta com carros competitivos, mas sofre por conta de diversos erros do seu chefe e da equipe de estrategistas. Porém, durante minha gestão, consegui colocar ordem na casa e mudar totalmente os rumos da escuderia, alcançando por várias vezes o primeiro lugar no pódio. Aliás, Sainz e Leclerc são excelentes pilotos e o staff da Ferrari é praticamente um dos melhores.

Ainda sobre a mudança história, em F1 Manager 2022 conseguimos trocar os pilotos, prospectar novatos na F2 e na F3, categorias inferiores, tornando possível renovar toda a equipe. Isso pode ser muito útil para o crescimento de franquias menores, que acabam ganhando muito com a contratação de novos pilotos e equipe técnica. Por ter esse tipo de versatilidade, permitindo também com que nós criemos novas peças, cada vez mais aprimoradas, F1 Manager 2022 faz bem o seu papel de simular a rotina de uma equipe, oferecendo uma série de detalhes, mas sem ser complicado. Aliás, o jogo é traduzido e dublado para o português brasileiro e conta com um ótimo tutorial introdutório.

f1 manager 2022 2 F1 Manager 2022
Os pilotos e equipes são totalmente licenciados em F1 Manager 2022. (Imagem: Divulgação)

Tantas coisas para se gerir

F1 Manager 2022 nos coloca no olho do furacão. Sim, você tem que gerir uma série de fatores da equipe que podem fazer toda a diferença dentro das pistas. Desde a contratação de funcionários e aprimoramento das instalações até a escolha de pilotos e suas respectivas estratégias, somos obrigados a aprender, na prática, como cada coisa funciona. E o melhor de tudo é que não é uma tarefa difícil. Tudo é muito bem explicado nos menus, em que você acaba conhecendo diversos pontos pouco citados durante uma transmissão na TV.

Particularmente, a parte que mais gosto é a de gestão da equipe durante os treinos classificatórios e em cada domingo de corrida. Poder comparar o tempo dos pilotos rivais, calcular táticas de pit stop de acordo com a necessidade dos pilotos e do que a pista nos cobra, tudo nos mínimos detalhes… é simplesmente incrível. Mais interessante ainda é quando rolam revezes como chuva, que nos obrigam a mudar todo o cronograma de paradas, fazendo toda a diferença na colocação dos pilotos. Em diversos casos, acabei dando sorte de ter previsto a possibilidade de chuva e, assim que podia, já trocava os pneus, pra me adiantar perante os rivais, ganhando colocações e, consequentemente, corridas!

f1 manager 2022
Um pouco do menu de criação de peças. (Imagem: Divulgação)

No geral, F1 Manager 2022 apresenta de forma muito simplificada essas questões de gestão. Não é um bicho de sete cabeças, direcionando muito bem o jogador pelos seus menus, super explicativos. Resumindo, F1 Manager 2022 é um jogo cheio de detalhes, mas ainda é simples, o que é excelente.

A hora do “vamo ver”

Pois bem, falei brevemente de aspectos do gerenciamento de F1 Manager 2022, agora vamos para as corridas, o ponto alto da Fórmula 1. Pois bem, a simulação apresenta gráficos muito consistentes, com todos os pilotos e marcas licenciadas, possibilitando uma visualização total da corrida, tal como em uma transmissão. Tudo está detalhadamente explicado, através de menus simples. O que talvez tenha me desagradado um pouco foi o fato de que os acidentes não são muito verossímeis, onde os carros simplesmente batem e ficam parados, sem sofrer grandes danos. De fato, este não é lá um ponto tão problemático, sendo mais uma questão estética.

Dito isto, poder assistir diversas voltas em pistas muito semelhantes às originais é outro ponto positivo. As disputas são muito parecidas com o que vemos na TV, trazendo toda a emoção da F1 para o PC. F1 Manager 2022 consegue ter uma imersão interessantíssima, inclusive utilizando as vozes dos próprios pilotos durante as comunicações pelo rádio. Pra quem é fã de F1 como eu, o título acerta em cheio com esses pequenos detalhes, apresentando um conteúdo consistente e condizente com os pilotos da vida real.

f1 manager 2022
As corridas possuem gráficos muito bem feitos. (Imagem: Divulgação)

Ao observarmos e gerirmos as corridas, podemos optar por diferentes câmeras, além da possibilidade de acelerar a velocidade da simulação, nos poupando de assistir mais de 60 voltas em tempo real, algo que demora um bocado. Depois que você pega a prática da coisa, as corridas duram bem menos, pois já sabemos exatamente como e o que mudar nas táticas dos pilotos. Confesso que os primeiros finais de semana da temporada me tomaram um tempinho, sobretudo por ser tudo muito novo. Mas, é tudo questão de prática. Então, pode acontecer de você ter um acidente com algum piloto e, acredite, até a possibilidade da gasolina simplesmente acabar antes do final da corrida por erro de gestão. É, coisas assim acontecem…

Vale a pena comprar F1 Manager 2022?

Trazendo a brilhante ideia de gerir uma equipe de automobilismo do maior torneio de corrida do mundo, F1 Manager 2022 acerta em cheio, trazendo muita imersão para os amantes da F1. Tendo alguns bugs gráficos que não atrapalham a jogabilidade, mas tiram um pouquinho da imersão, é um jogo que oferece um leque de opções dentro do que se propõe, aprofundando o cotidiano por trás do dia a dia das equipes, sendo um jogo de público bem específico. Além disso, apresenta belos gráficos e efeitos sonoros que não deixam nada a desejar para a vida real.

Se você gostar de Fórmula 1, indico F1 Manager 2022 tranquilamente. Agora, se você curte gerenciamento, mas não gosta de corrida, pode ser que a experiência seja boa, sobretudo por você não precisar pegar no volante, o que também é uma tarefa nada fácil… Concluindo, F1 Manager 2022 é um excelente simulador de gerenciamento, ensinando aos jogadores e fãs parte dos pormenores ocorridos nos bastidores das equipes.

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Frontier Developments.

F1 Manager 2022

R$ 99,99
8.5

Jogabilidade

8.5/10

Gráficos e sons

8.5/10

Licenças, jogadores e imerão

9.2/10

Extras

7.8/10

Prós

  • Traduzido e dublado para português brasileiro
  • Inúmeras possibilidades de desenvolver a equipe
  • A simulação das corridas é muito imersiva
  • Pistas, pilotos e equipes totalmente licenciados

Contras

  • Pequenos bugs nas animações de corrida
  • Acidentes pouco reais

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.