AnálisesNintendoPCPlayStationSlideXbox

Formula Legends | Review

O automobilismo sempre exerceu um fascínio em mim. Sou apaixonado por jogos de corrida, sejam eles arcade ou simulação. E Formula Legends, game desenvolvido pela 3DClouds para Nintendo Switch, Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC via Steam e Epic Games Store, veio com a ideia de trazer a história da Fórmula 1 em pistas lendárias, com máquinas históricas em décadas de evolução da categoria. Quando soube disso, fiquei extremamente empolgado. O objetivo do jogo é ambicioso, nos oferecendo um passeio pela história do topo das corridas. No entanto, será que a execução acompanha a grandiosidade da ideia? Essa é a questão que tentarei responder nesta análise. Confira

Uma viagem caótica pelas eras da Fórmula 1

Um dos grandes trunfos de Formula Legends é a quantidade absurda de conteúdo disponível, ainda que sem qualquer licenciamento, com nomes de pilotos modificados propositalmente para não ter problemas de licenciamento. O game cobre desde os anos 1960 até meados da década de 2020, permitindo que o jogador reviva, década a década, diferentes fases da Fórmula 1. Dos pioneiros da categoria mais almejada até nomes como Nike Laube, uma versão paralela de Niki Lauda, ou Ayrton Serafino, nosso lendário Ayrton Senna, o jogo brinca com as semelhanças. Mas a graça vai parando por aí.

As corridas variam em dificuldade e comportamento conforme os carros de cada época: os clássicos dos anos 60 são mais lentos e exigentes, enquanto os modelos mais recentes trazem recursos como ERS e DRS. O modo História nos guia cronologicamente, em uma campanha que mostra toda a evolução da categoria. É, sem dúvida, a proposta mais criativa do jogo. No entanto, o fato de quase todo o conteúdo estar bloqueado desde o início exige esforço redobrado para liberar carros, pilotos e pistas. Esse ritmo de progressão pode desanimar quem busca uma experiência mais imediata.

formula legends review análise
Uma viagem pela história da Fórmula 1 parace ótima, não é mesmo? Só que não… (Imagem: Divulgação)

A primeira impressão engana bastante

Logo ao iniciar a jogatina em Formula Legends, o estilo visual cartunesco chama a atenção, me remetendo outros títulos já analisados aqui. Quem olha de fora, pode pensar que se trata de uma experiência leve, quase no estilo arcade divertido, sem muita dificuldade ou pretensão. Contudo, bastam algumas voltas para perceber que Formula Legends é muito, mas muuuito exigente do que aparenta…

O título não chega a ser uma simulação no nível de EA SPORTS F1 25, mas também está longe de ser um arcade simples, como ele se vende. Aí vem o problema: o resultado é um híbrido que tenta unir acessibilidade e profundidade, mas acaba ficando em uma zona de difícil definição. Para o público infantil, por exemplo, a curva de aprendizado é íngreme demais. Já os fãs de simulação podem sentir falta de realismo e opções robustas. Agora, falando sobre minha experiência, confesso que fiquei frustrado. O jogo requer uma técnica que não consegue ser nem arcade, nem simulação, ficando em um limbo bem estranho, mesmo para quem já está muito acostumado a jogos de corridas. Aqui, faltou balanceamento.

formula legends review análise
A preocupação em simular diferentes épocas podia ser refletida no conteúdo final do jogo. (Imagem: Divulgação)

Um jogo mais frustrante do que prazeroso

As primeiras corridas em Formula Legends mostram os desafios que devemos esperar, mas ainda conseguem entreter. O controle dos veículos é satisfatório, com física que equilibra um certo grau de realismo e jogabilidade. Porém, conforme o tempo passa, algumas escolhas dos desenvolvedores começam a pesar para nós, jogadores. O sistema de desgaste de pneus, combustível e integridade é exagerado, a ponto de forçar múltiplos pit stops em provas relativamente curtas. Muitas vezes, a parada final acontece a poucas voltas do fim, quebrando totalmente o ritmo da disputa. As paradas nos boxes ainda envolvem certas escolhas, adicionando uma camada extra que pode ser divertida no começo, mas torna-se repetitiva com o tempo.

Outro ponto problemático é a dificuldade completamente desbalanceada. Chega a ser insana! No modo fácil, as corridas não apresentam desafio algum, se tornando uma experiência patética. Agora, do normal para frente, nas dificuldades mais altas, a experiência vira um teste de paciência, sem um meio-termo adequado para a maioria dos jogadores. O balanceamento, portanto, é inconsistente e muito mal polida. Acredite, quando falo sobre isso, a coisa é séria. Venho de simuladores como Assetto Corsa Competizione, EA SPORTS F1 25 e vários outros, e me senti um completo idiota ao jogar.

formula legends review análise
A câmera em primeira pessoa mostra diversas fragilidades de Formula Legends. (Imagem: Divulgação)

Faltou aquela ajustadinha à la Niki Lauda

Se a proposta de conteúdo de Formula Legends pode ser impressionante, a parte técnica decepciona demais. Visualmente, o jogo parece preso duas gerações atrás. As texturas são simples, os cenários carecem de detalhe, e os carros parecem menos refinados do que se esperaria em pleno 2025. Isso sem contar os problemas de carregamento das texturas, que deixam o jogo com a aparência ainda mais tosca e mostra toda a fragilidade das escolhas tomadas pelos desenvolvedores.

Portanto, é muito comum em Formula Legends ver pistas que surgem com texturas incompletas e falhas que lembram jogos antigos em PCs com configurações gráficas mínimas, detalhes visuais que atrapalham demais a imersão. A trilha sonora também não empolga, com músicas genéricas, pouco inspiradas e bem repetitivas, fugindo dos clássicos arcades como a franquia Top Gear. O áudio dos motores, embora autênticos em teoria, sofrem com bugs que fazem os sons desaparecerem em meio à corrida. Esses elementos comprometem a sensação de estar participando de algo grandioso, o que é um desperdício diante da proposta. Confesso ter sentido uma grande decepção em minha experiência.

formula legends review análise
As corridas poderiam ser mais balanceadas e a inteligência artificial menos canalha, (Imagem: Divulgação)

Muito conteúdo, mas pouca variação

Como dito anteriormente, a ideia de Formula Legends é excelente. Mas somente no papel. Apesar de oferecer uma biblioteca robusta de carros e pistas, o jogo peca muito na diversidade de modos. Além do já citado modo História, há apenas opções de corridas personalizadas, campeonatos criados pelo jogador e um Time Attack para desafiar os próprios tempos. Como se já não bastasse seu desbalanceamento na dificuldade, ainda temos opções escassas para usufruir. Soma-se isso à dificuldade de desbloquear pistas e pilotos e pronto! Temos o caos formado!

Porém, acredite. O que mais pesa, entretanto, é a ausência de qualquer modo multiplayer, seja online ou local. Em uma época em que a conectividade é praticamente obrigatória para títulos de corrida, essa limitação deixa a experiência solitária demais. Mesmo um modo de tela dividida já faria diferença. Mas não. Formula Legends parece estar agarrado nas corridas dos anos 60. Com um modo para dois jogadores, talvez a experiência e dificuldade fizessem mais sentido…

formula legends review análise
Formula Legends me trouxe uma das experiências mais incomuns em jogos de corrida. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena jogar Formula Legends?

Honestamente, a resposta depende muito do que você espera de um jogo de corrida. Formula Legends tem como principal atrativo a proposta de revisitar toda a história da Fórmula 1, entregando um modo História razoavelmente criativo e um acervo impressionante de carros e pistas, ainda que sem qualquer licença oficial. Para quem valoriza esse tipo de conteúdo e não se importa em enfrentar algumas falhas técnicas, pode, sim, render algumas horas de diversão.

No entanto, é importante ter em mente os diversos problemas que limitam bastante a experiência e a imersão: gráficos defasados, bugs de áudio, balanceamento inconsistente e a ausência completa de modos multiplayer. Esses fatores reduzem bastante o apelo do jogo, principalmente se comparado às alternativas oficiais do gênero. Pior ainda, é frustrante ver como a inteligência artificial age ao longo das corridas, sendo completamente agressiva (para não dizer bugada e sem noção).

Portanto, se você é daqueles fãs que gostam de desafios e querem pagar para ver, Formula Legends pode até valer a pena, mas somente se você estiver totalmente disposto a relevar as falhas em nome de um conceito interessante por trás do jogo. Agora, se você, assim como eu, busca um título de corrida mais polido, moderno e com maior longevidade, talvez seja melhor investir em opções mais robustas disponíveis no mercado. Afinal, Formula Legends acaba pecando muito mais do que acertando. Uma pena, é verdade, mas faz parte.

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela 3DClouds.

Formula Legends

R$ 124,00+
6.3

História

8.0/10

Jogabilidade

6.8/10

Gráficos e sons

7.0/10

Licenças, pilotos e imersão

5.5/10

Extras

4.0/10

Prós

  • Modo História criativo, pegando boa parte da Fórmula 1
  • Variedade de carros e pistas
  • Legendado em português brasileiro

Contras

  • Visual ultrapassado e com muitos problemas de carregamento
  • Balanceamento de dificuldade totalmente falho
  • Poucos modos de jogo
  • Demora para abrir novos carros e pistas
  • Jogo fica em um limbo negativo entre arcade e simulação

Álvaro Saluan

Completamente apaixonado por videogames, escreve e pesquisa sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte. Vai dos jogos de esporte aos RPGs tranquilamente, admirando cada experiência. Seu maior ídolo dos jogos é Hideo Kojima.