Forza Motorsport | Review
Eu sou apaixonado por corridas. Desde jogos de arcade, que divertem e conseguem entreter, a simuladores complexos e cheios de detalhes, tenho um prazer enorme em poder competir com diversos carros por várias pistas no automobilismo virtual. E quando soube de Forza Motorsport, eu estava esperando um jogo não muito distante do que vi na franquia Forza Horizon, mas com uma pegada um pouco mais séria. No entanto, logo de cara me surpreendi, não só pela qualidade gráfica do jogo da Turn 10 e do Xbox Game Studios, mas também fui pego de surpresa com uma série de novidades que trarei logo abaixo.
Portanto, esta review abordará todos os detalhes do novíssimo jogo da franquia, que estará disponível para Xbox Series X|S, Windows 10 e 11 PCs pela Microsoft Store e Steam em 10 de outubro, estando disponível também no Xbox Game Pass. Então aperte os cintos e vamos para a pista entender mais do que este jogo de corrida se trata, se ele é ou não um simulador, dentre vários outros pontos relevantes para os fãs da velocidade. Vem ver!
É ou não é um simulador?
Antes de mais nada, preciso falar sobre isso. É um detalhe, eu sei, mas sempre que falamos de jogos de corrida, perguntam se ele é um arcade ou um simulador. E é claro, existem muitas diferenças entre ambos os estilos. No meu caso, uso o volante Logitech G29 para jogar os títulos de corrida e, portanto, os simuladores fluem de maneira muito melhor. E em Forza Motorsport, a sensação que tive foi justamente essa, sendo os controles muito precisos, tais como em jogos de simulação. Isso quer dizer que o jogo então é um simulador? Bem, eu respondo.
Isso depende das configurações que você selecionar. Se você jogar com níveis mais baixos e assistências ativadas, ele terá uma pegada bem mais arcade, lembrando um cadinho o que é sentido em Forza Horizon. Mas só lembrando mesmo, pois a diferença na jogabilidade é nítida. E quanto mais aumentamos os níveis e reduzimos as assistências, a coisa vai mudando de maneira bem mais complexa… e radical! Eu particularmente achei a jogabilidade de Forza Motorsport incrível para o volante, não devendo nada a outros simuladores. E isso vai ficando ainda mais claro no controle dos veículos e as diferentes pistas presentes, que requerem muita destreza da nossa parte.
Para se ter uma ideia, dependendo do nível de dificuldade, se você passar a marcha de maneira errada ou forçar o motor, o carro pifa e perde boa parte de sua potência. Isso nos faz ter que controlar mais variáveis, o que é totalmente interessante para manter a imersão para os mais aficionados. É difícil de se dominar isso no início, mas a cada corrida que você jogar, haverá a oportunidade de fazer voltas de treino, que permitirão que você conheça o trajeto e, consequentemente, entenda como deverá passar as marchas ou a fazer as curvas. Além disso, para os mais apaixonados, é possível utilizar marchas sequenciais e até mesmo a embreagem para dar mais realismo ao jogo.
Ou seja, Forza Motorsport é mais voltado para a simulação, mas ainda assim atende jogadores casuais que não querem perder tempo na sua vida aprendendo a fazer uma curva da melhor maneira possível para abaixar seu tempo geral, o que é exatamente o meu caso. Assim, já respondo a pergunta, dizendo que Forza Motorsport tem muito mais potencial se jogado sem assistências e com toda a imersão das corridas. Mas, nem por isso, quem quiser ter uma experiência mais leve, precisará passar pelos perrengues de um simulador, podendo ter várias assistências e, assim, curtir o passeio numa boa.
Um ponto que ainda acho que merece polimento em Forza Motorsport é o Force Feedback ao passarmos por zebras e ao ir para fora da pista, onde acabamos encontrando brita, areia, grama e tudo o que você imaginar. Sinto falta do tranco no volante, que dá aquela sensação tátil de estarmos realmente atacando a lateral da pista, algo que é muito sentido no F1 2023. Isso é só um detalhe, e provavelmente em uma ou duas atualizações pode estar resolvido. Ou não. De qualquer maneira, fica a sugestão.
Concluindo, a jogabilidade de Forza Motorsport é muito boa e me surpreendeu positivamente, me levando a grandes emoções ao dirigir diversos carros conhecidos, todos licenciados, vale ressaltar; além de pistas conhecidas dos fãs de automobilismo. Neste ponto, a Turn 10 acertou em cheio, tendo o jogo um potencial enorme para ser ainda mais incrível nas paridas multijogador. Mas para quem não é tão competitivo assim, temos modos singleplayer incríveis também, como a Copa dos Construtores, de que falarei abaixo.
Uma carreira na Copa dos Construtores
Logo de cara, fui levado pelos menus ao Modo Carreira, que nos leva a uma Copa dos Construtores, onde corremos ao redor do mundo com diversos modelos de carros diferentes, de todas as potências e velocidades. Para se ter uma ideia, os carros contam com mais de 800 atualizações de desempenho nesse modo, sendo a configuração dos veículos totalmente customizável. Mas para quem tem pressa, o jogo pode ir fazendo tudo sozinho, bastando você apertar o ‘F’, para que as atualizações sejam colocadas de maneira automática.
Neste modo, somos introduzidos ao mundo da velocidade, onde gradativamente vamos ganhando mais potência e, consequentemente, as disputas ficam mais acirradas, bem como o controle de direção vai tomando novos contornos. Afinal de contas, fazer uma curva com um carro que chega a 180 km/h é muito mais fácil do que com um possante que ultrapassa os 300 km/h, não é mesmo? Desta forma, frenagem, controle de direção, atenção aos adversários, tudo isso conta para o resultado final da corrida.
E como eu disse anteriormente, podemos configurar a dificuldade do modo, podendo subir de sarrafo gradativamente, ao dominarmos cada vez mais o título. E isso é encorajado pelo próprio jogo, que acaba percebendo quando você começa a ganhar de maneira muito fácil. Assim, você poderá modificar as assistências, bem como o tempo dos rivais e o lugar de onde você largará em cada corrida. Tudo isso renderá pontos que serão úteis para atualizar seu carro e também para comprar novos modelos. E olha, são muitos!
Porém, uma coisa me incomodou em Forza Motorsport. A customização dos pilotos e dos carros ainda é muito limitada. Sei que a proposta do jogo não é ser um Need for Speed, mas a gente bem que poderia ter como mudar capacetes, luvas e outros detalhes do avatar, bem como alguns detalhes estéticos do carro. Dar o nosso toque é algo bem interessante para a experiência, e aqui faltou um cadinho disso.
Boas novidades e gráficos ainda mais surpreendentes
Forza Motorsport conta com surpreendentes 500 novos carros, além de 100 modelos feitos especificamente para o jogo. Além disso, traz 20 trajetos reconstruídos baseados em modelos reais do mundo, em diferentes layouts, além de 5 novas pistas inéditas. Tudo isso já é informação demais, não é mesmo? Porém, além dessas novidades o jogo terá também mudanças em tempo real, como o passar do dia, ou mudanças climáticas, o que deixa a dinâmica do jogo ainda mais interessante. Porém, uma coisa que percebi é que os pneus não são levados em consideração neste ponto. Os boxes então, são pouquíssimo utilizados na Carreira. Talvez esses aspectos tenham mais impacto no multiplayer. Ou não…
Outro ponto bacana e que é bem explorado pela franquia Forza como um todo, são as dublagens e legendas em português, que contam histórias sobre as pistas, além de trazerem diferentes dicas e detalhes de jogabilidade que podem ser bem úteis. E, seguindo a parte de áudio do game, Forza Motorsport conta com sons bem interessantes e realistas. No entanto, senti falta de graves nas batidas, que acabam tendo quase sempre um som meio que similar. Isso é um detalhe, mas a gente acaba percebendo.
Agora, no quesito gráfico, Forza Motorsport está simplesmente incrível. Contando com suporte às tecnologias NVIDIA DLSS 2 e AMD FSR 2.2, o jogo também terá suporte para ser rodado em resoluções de até 4K e além de contar com calibragem para se utilizar o HDR. E tudo ainda fica ainda mais bonito com o Ray Tracing, que traz ainda mais realismo ao jogo, que foi muito bem trabalhado, sendo este um ponto extremamente positivo do game, que conta com gráficos fotorealistas. Isso torna a experiência de Forza Motorsport em algo ainda mais interessante e imersivo. Fico pensando em como será quando o game receber suporte para o DLSS 3.5 e para o tão aguardado AMD FSR 3.
Um detalhe que notei no próprio menu do jogo e não posso deixar passar, é que ele trava a experiência apenas em 30 ou 60 FPS, com ou sem V-Sync, não tendo a opção de 120 FPS. Contudo, é importante ressaltar que também há um modo de quadros por segundo ilimitados, que podem ter ou não o uso do V-Sync. Eu testei em 60 FPS e com taxa de quadros liberada e a diferença não foi lá tão grande.
Vale a pena comprar Forza Motorsport?
Sinceramente, para os fãs de automobilismo, Forza Motorsport é um ótimo título, sobretudo por também estar incluído no Game Pass. Contudo, é um jogo que vale. Gosto da ideia de poder correr de maneira mais simulada mas, ao mesmo tempo, não precisar ficar brincando de mecânico, ou de ter de fazer coisas mais demoradas para chegar “aos finalmentes”. Além disso, como dito anteriormente, o game também consegue ser bem democrático, trazendo uma experiência bem bacana para quem curte jogar no controle, o que é o caso de grande parte das pessoas, vale ressaltar. Aliás, pode parecer meio óbvio, mas ouso dizer que o game primeiro é feito para os controles e, depois, pensado para os volantes. Enfim…
Com gráficos extremamente bonitos e realistas e ótima dublagem para o português, Forza Motorsport chegou me surpreendendo. Porém, confesso que senti falta de avisos similares aos que existem no iRacing. Por exemplo, quando um carro está ao seu lado na corrida, o rádio poderia avisar, algo que ajudaria muito a evitar batidas desnecessárias e a possíveis segundos a mais contabilizados para atrapalhar a nossa vida. Como jogo em modo cockpit, fico sem essa visão, algo que pode comprometer a nossa corrida e a dos outros também. Mas é só mais um detalhe pertinente a ser citado aqui.
No geral, Forza Motorsport é um jogo bem interessante e rico de conteúdo. Além disso, a desenvolvedora ainda prometeu diversos conteúdos em tempo real ao longo do tempo, apresentando novos conteúdos, desafios e muito mais. Neste ponto, podemos considerar que a Turn 10 e o Xbox Game Studios mandam muito bem. Portanto, Forza Motorsport vale sim o valor, pois entrega uma enorme variedade de conteúdos, além de possibilitar que o jogo se encaixe ao nível de conhecimento de quem está jogando. A ideia de tornar um título como esse em algo democrático é incrível e deve ter dado um certo trabalho para a equipe de desenvolvimento.
Desta forma, Forza Motorsport é um título essencial para os fãs de corrida, sejam eles apaixonados como eu, ou apenas curiosos que querem ver como o novo título da franquia Forza ficou. E, de fato, é uma experiência bem distinta, o que eu particularmente aprovei demais. Ainda quero poder correr por muitas horas pelas pistas de Forza Motorsport e poder desbloquear novos carros e novos desafios. Vai levar tempo, é verdade, mas é muito bom poder se desafiar em corridas empolgantes e disputadíssimas. Bem-vindo a uma nova era de Forza Motorsport!
*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Microsoft.
Forza Motorsport
R$ 299,00Prós
- Jogo totalmente localizado em português brasileiro
- Variedade de carros e pistas impressiona
- Gráficos bem realistas
- Experiência de jogabilidade é muito democrática
- A imersão nas corridas é incrível
Contras
- Ainda não conta com suporte ao DLSS 3.5 e ao FSR 3
- Force Feedback ainda precisa de melhorias
- Faltou um rádio dando assistência ao longo das corridas
- A customização do personagem e dos carros podia ter mais detalhes