Hidden Deep | Preview

O horror cósmico, e o medo do desconhecido são temas muito queridos pela cultura pop em geral, e os jogos não fogem dessa regra. Hoje em dia, é normal ver obras dentro dessa temática que tentam re-imaginar os conceitos criados por H.P Lovecraft. E isso é extremamente positivo para a cultura, visto a imensa podridão que o criador do tema era envolvido, seja como racismo, xenofobia e antissemitismo. Então é de extrema importância que sejam criadas novas obras dentro desse gênero. Hidden Deep, é uma dessas obras que não desconsidera suas fontes, mas traz uma nova visão para ela, focando sempre nas mecânicas e deixando essa temática como pano de fundo para o brilho do jogo.

Hidden Deep é um jogo 2D, de puzzle e horror, desenvolvido pelo estúdio CogWheel Software, que é composto por uma única pessoa e está sendo lançado em acesso antecipado na Steam hoje. O jogo conta a história de uma equipe responsável por investigar uma base de pesquisa e mineração submarina, a qual não se tem notícias há quase dois anos. Chegando lá, essa equipe encontra uma estação abandonada e repleta de criaturas grotescas.

O que é Hidden Deep?

Tematicamente, Hidden Deep é muito inspirado em filmes como Alien e principalmente “The Thing” ou em português “O Enigma de Outro Mundo”, do diretor John Carpenter, todos “coincidentemente” abordam o tema de horror cósmico e o medo do desconhecido. Apesar de todo esse background interessante e da temática por si só gerar curiosidade, a história do jogo não é o foco aqui. Hidden Deep é um jogo com um foco muito maior em suas mecânicas e na resolução dos seus desafios, do que na própria narrativa que serve só como um pano de fundo para o jogo. E é aqui que o jogo brilha, nas suas mecânicas e na sua gameplay.

Hidden Deep é um jogo de altos e baixos, suas mecânicas simulam a física e a maioria dos enigmas exigem o uso dela, os personagens são bastante frágeis e morrem com bastante facilidade, seja caindo de algum lugar, seja batendo na parede com o rapel e até mesmo tomando poucos golpes dos monstros. E a partir disso o jogo é estruturado em fases onde o jogador tem de cumprir um objetivo claro, como resgatar alguns companheiros, resgatar alguns dados, reativar a energia de um certo local e etc.

E para completar esse objetivo, o jogador tem a sua disposição um ou mais personagens com equipamentos e habilidades diferentes de acordo com sua respectiva função, como, por exemplo, o Batedor, que possui armas, equipamentos de mobilidade e drones para escanear locais perigosos, para garantir o avanço da sua equipe. Outro exemplo de personagem é o Engenheiro, que pode operar máquinas, veículos e possui um armamento mais simples para se defender.

Hidden Deep
Durante sua jornada, o desconhecido te aguarda (Imagem: Divulgação)

Com todas essas mecânicas diferentes e equipamentos dos personagens, as missões são bastante criativas e exigem que o jogador use de maneira inteligente todas as possibilidades que existem para atravessar os caminhos, derrotar os inimigos e completar as tarefas. E é nisso que Hidden Deep brilha, nesse momento à momento de cada fase, onde qualquer deslize você pode perder um membro da equipe e acabar dificultando ainda mais o progresso.

Por exemplo, caso você perca um batedor, o combate com os inimigos na área pode ser um pouco mais difícil que o normal. Entretanto vale destacar que o jogador tem um número limitado de vidas disponíveis em cada missão, e caso um agente seu morra, você pode ressuscitá-lo.

Estruturalmente Hidden Deep tem dois modos, um modo Campanha, onde são missões introdutórias para inserir o jogador nas mecânicas e no universo do jogo, sempre mostrando ao jogador diferentes tipos de objetivos, de personagens e de inimigos. Além da campanha há o modo Desafios, que permite o jogador escolher o objetivo principal da missão, e uma “seed” do mapa que funciona como um gerador procedural do mapa. Esse modo desafio funciona muito bem para jogar com amigos, justamente por dar uma rejogabilidade gigante e várias horas de risadas com os amigos.

Hidden Deep
Exemplo do menu de desafios (Imagem: Reprodução)

O combate

O combate do jogo apesar de simples, é bastante competente e o fato dos personagens morrerem com praticamente qualquer coisa, somado à escassez de recursos, deixa o jogador bastante apreensivo e cauteloso para lutar contra as criaturas abissais irão aparecer no jogo. Vale destacar que no lançamento do acesso antecipado, o jogo conta com pouca variabilidade de armas e de inimigos, mas que é o suficiente para gerar o “medo do desconhecido”.

Hidden Deep
Exemplo das funções dos personagens (Imagem: Divulgação)

Nem tudo são flores, às vezes são monstros !

Entretanto, como eu disse anteriormente, Hidden Deep é cheio de altos e baixos. O jogo tem um foco muito grande em suas mecânicas, e é de se esperar que um título em acesso antecipado tenha bugs e pequenos problemas. Entretanto, os bugs do jogo vão muito além disso. Como eu citei anteriormente, Hidden Deep tem um foco muito grande na física, porém a física atual do jogo é muito falha e não é incomum ver bugs onde um guindaste fica preso, impossibilitando o progresso, e bugs que impedem o jogador de entrar novamente em um veículo, obrigando a recomeçar a fase. E esse é o pior tipo de bug, o que impede o progresso do jogador.

Enfim, o ponto é que, há diversos bugs que impossibilitam o progresso do jogo, e algumas mecânicas que te deixam “preso”. Se você quebrar uma máquina necessária para resolver um puzzle, o único jeito de progredir é reiniciando a missão. Todos esses problemas geram infinitos pontos de frustração para o jogador, pois falhar uma missão porque a física não funcionou como deveria não é muito agradável, isso tudo acaba apagando até mesmo o brilho que o jogo tem (quando funciona).

O jogo conta com um modo cooperativo, que funciona muito bem em conjunto com as mecânicas gerais dele e é extremamente divertido resolver os enigmas e derrotar as criaturas com os amigos, tudo isso coordenando as diferentes funções da equipe para resolver as missões. Entretanto, esse modo só está disponível como cooperativo local, ou cooperativo via Steam Remote Play, que diga-se de passagem, funciona muito bem.

O que esperar de Hidden Deep?

Hidden Deep é um excelente jogo de puzzle e horror, e fica ainda melhor jogando cooperativamente com amigos. O jogo possuí mecânicas bastante únicas e a fragilidade dos personagens junto com a física do jogo torna os enigmas bastante interessantes, com várias possibilidades de resolução diferente. Apesar de todos os problemas, vale ressaltar que o jogo está chegando em acesso antecipado, e obviamente haverão atualizações para resolver bugs e problemas técnicos, e por isso vale acompanhar o roadmap de desenvolvimento.

Entretanto, o estado atual do jogo, pra mim, é bastante complicado, apesar de ter achado Hidden Deep um jogo extremamente divertido, e competente naquilo que se propõe a fazer e caso o jogador decida passar por cima dos problemas técnicos, certamente vai encontrar um jogo com muito potencial para o lançamento oficial.

*Preview elaborada em um PC equipado com uma GeForce GTX, com código fornecido pela Daedalic Entertainment.

Matheus Feldmann

22 anos, estudante de Jogos Digitais, preservador de jogos antigos, amante de jogos em geral, desde os mais competitivos quanto os mais focados em narrativa. Viciado em MMORPGS, fã de Dark Souls e entusiasta de jogos de luta.