Last Time I Saw You | Review
Last Time I Saw You é o primeiro projeto da Maboroshi Artworks e chegou prometendo entregar uma narrativa aconchegante e nostálgica ambientada no Japão da década de 80.
Com arte feita toda à mão e com uma gameplay simples e acessível, vamos descobrir se esta empreitada autoral e simples funcionou bem? Vem comigo em mais uma análise do Pizza Fria!
História e narrativa
Em Last Time I Saw You, acompanhamos o jovem Ayumi em uma pequena vila no Japão, que frequentemente sonha com uma floresta mágica e uma garota misteriosa. Com tempestades assolando a cidade, resta a Ayumi entender a conexão de seus sonhos com os incidentes de sua cidade, enquanto lida com problemas do dia a dia de seus amigos, moradores da cidade e familiares.
Contada apenas por textos, a história de Last Time I Saw You é bastante completa. Todos os moradores da cidade interagem com o jogador, e trazem personalidades bem firmadas, dando muita vida a este pequeno mundo. A floresta que adentramos também traz sua gama de personagens, que assim como a cidade, se firmam na trama com facilidade e suas jornadas acrescentam complexidade a trama. Amizade, aceitação, amor, coragem e vingança são alguns dos temas muito bem trabalhados ao decorrer da história.
No entanto, separado em três atos complementados por prólogo e epílogo, a narrativa demora bastante para engrenar, e os riscos somente ficam claros próximo da metade do enredo. Mesmo atraído pela história, me encontrei bocejando algumas vezes devido a quantidade de diálogos e ações simples e até triviais. Somando com a falta de legendas em nosso idioma, a experiência pode se tornar entediante rapidamente.
A sensação de dia a dia é muito bem comunicada, cada pessoa da vila possui sua pequena transformação ao longo da trama. O único problema em relação a história é seu epílogo destoante do restante dos capítulos. É breve e pouco se sente uma conclusão.
Gameplay
Em gameplay, Last Time I Saw You é recheado de conteúdo, com uma base de jogabilidade simples e amigável. A jogatina inteira vai girar em torno de explorarmos a cidade e a floresta. Resolvendo quebra cabeças, aceitando missões secundárias e concluindo trechos de plataforma. Tudo isso com bastante simplicidade e, mesmo existindo uma barra de vida e forma de atacar, existe apenas um tipo de inimigo facilmente evitável. Os ataques são mais utilizados para a solução de puzzles.
Mesmo com missões secundárias e coletáveis, tudo está ali para somar com a narrativa. Recebemos mais uma recompensa de lore do que habilidades ou itens. Muitas escolhas também são oferecidas ao jogador durante as conversas, que apenas alteram em uma pequena escala os eventos da narrativa, mas ajudam na imersão da história e aliviar um pouco as dezenas de diálogos.
Visuais e sons
O talento da Maboroshi Artworks brilha constantemente neste quesito. Cores agradáveis movimentação suave e detalhamento de cenário exemplar. Cada mapa de fato é bem preenchido e diferente um do outro em cores e nos NPCS encontrados.
O áudio não fica atrás, já que não possui dublagem, a música deveria ditar completamente o tom de cada cena. Felizmente este é o caso, trilha sonora leve, calma em perfeita sintonia com os temas de Last Time I Saw You. Diria apenas que o tom é familiar durante todo o game e mais quebras de expectativa sonoras poderiam ter sido realizadas.
Vale a pena comprar Last Time I Saw You?
Fãs de jogos voltados a narrativa certamente vão encontrar em Last Time I Saw You uma experiência visualmente minimalista e narrativamente bastante comovente. Para quem quer dar um descanso de tantos games com parry, excesso de inimigos na tela e alta dificuldade, o game vai fornecer uma experiência que quase se sente inédita. Mesmo com uma narrativa bastante morosa e jogabilidade simples, isso não deve impedir jogadores de se divertir e emocionar com o projeto.
Last Time I Saw You foi lançado no dia 10 de outubro para PC, via Steam, PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.
*Review elaborada no Nintendo Switch com código fornecido pela Chorus Worldwide.