MACROSS -Shooting Insight- | Review
MACROSS -Shooting Insight- é um shmup (shoot ‘em up), ou, como é popularmente conhecido no Brasil, um jogo de “navinha”. Nele, o jogador assume o controle de uma poderosa nave em um ataque solitário, precisando desviar dos projéteis inimigos e destruir o máximo de adversários que surgirem na tela. O game foi desenvolvido pela Kaminari Games Inc., estúdio responsável por Raiden V: Director’s Cut, e publicado pela Red Art Games em 7 de fevereiro de 2025.
A franquia Macross nasceu na década de 1980 a partir da mente criativa de Shoji Kawamori, sendo um anime de ficção científica ambientado no espaço. A obra se destaca por suas batalhas apocalípticas, onde naves podem se transformar em mechas, além de trazer a música como um elemento narrativo essencial para transmitir as emoções dos personagens.
Com essa premissa, MACROSS -Shooting Insight- promete reunir pilotos, cantoras e personagens de cinco séries da franquia, protagonizando uma história inédita. Os jogadores poderão controlar pilotos de diferentes épocas e enfrentar fases dinâmicas, cada uma composta por múltiplas cenas e diversos estilos de jogabilidade, incluindo movimentação horizontal, vertical e rotação em 360 graus. Além disso, será possível escutar as icônicas canções da série, utilizando o poder da música para reverter situações em batalhas eletrizantes.
Ficou curioso para saber como a versão ocidental do shmup se saiu? Então, embarque comigo nesta análise intergaláctica do Pizza Fria!
Shmup com 5 modos de jogo distintos
MACROSS -Shooting Insight- oferece cinco modos de jogo, sendo que, inicialmente, apenas Story e Area Survey estarão disponíveis.
O modo Story, como o nome sugere, foca na história inédita do jogo. Múltiplas dobras dimensionais surgem no espaço-tempo, transportando pilotos e cantoras das séries Macross Plus, Macross 7, Macross Zero, Macross Frontier e Macross Delta para a nave Battle 7. A principal missão do jogador é resgatar as cantoras desaparecidas e salvar a galáxia de uma nova ameaça.
A premissa até parece interessante, mas, para ser sincero, o formato da narrativa deixa a desejar. A história é apresentada de forma monótona e sem capricho, por meio de imagens estáticas e balões de conversa no estilo Visual Novel. Além disso, os diálogos aparecem em inglês, com uma fonte extremamente pequena no canto inferior da tela, tornando quase impossível a leitura enquanto o jogador desvia de centenas de projéteis. No entanto, não há motivo para preocupação: em jogos do gênero, o foco está mais na ação frenética e na jogabilidade, e não tanto na história.

O modo Area Survey permite escolher qualquer área já desbloqueada, possibilitando revisitar estágios com qualquer um dos cinco personagens jogáveis. Já o modo Arcade entrega a experiência clássica dos shmups, sem narrativa — apenas puro tiroteio espacial.
No modo Ace Battle, o jogador escolhe um rival e o enfrenta em um combate direto, piloto contra piloto. Por fim, o modo Boss Rush é ideal para quem busca desafios intensos, colocando o jogador em batalhas consecutivas contra chefes, exigindo reflexos rápidos e estratégia para sobreviver.
Mais acessível para jogadores casuais
Além dos diversos modos de jogo, que por si só aumentam a longevidade do game, MACROSS -Shooting Insight- conta com cinco níveis de dificuldade, variando do muito fácil ao muito difícil. Para tornar a experiência ainda mais acessível, a versão ocidental trouxe uma configuração exclusiva, permitindo a recuperação automática de pontos de vida e continues infinitos. No entanto, ao morrer, o jogador ainda será levado de volta ao início do estágio.
O sistema Auto Recovery oferece dois níveis de assistência:
- Boost: Os pontos de vida se recuperam rapidamente após a nave sofrer danos. Essa opção é ideal para quem não quer frustrações, evitando morrer e reiniciar estágios repetidamente. É perfeita para jogadores casuais que desejam apenas curtir a ação sem grandes desafios.
- Invoke: Também permite a recuperação automática de vida, mas de forma bem mais lenta que o Boost, exigindo um pouco mais de cautela durante as batalhas.

Jogabilidade afiada, controles simples e precisos
Como já mencionado, MACROSS -Shooting Insight- é um shmup, e, como esperado do gênero, as telas são repletas de inimigos e projéteis voando em todas as direções. Isso exige uma jogabilidade responsiva e precisa, algo que o game entrega com competência. Com um simples pressionar de botão, o jogador pode executar um dash com a nave, permitindo escapar por um instante dos ataques inimigos.
No que diz respeito ao sistema de disparo, cada um dos cinco personagens jogáveis possui dois modos de ataque:
- Tiro sequencial (Rapid Fire): O jogador segura o botão de disparo para lançar uma sequência contínua de tiros, que varia conforme o personagem escolhido.
- Lock-On: Utilizando o analógico direito, é possível travar a mira em inimigos, disparando uma série de mísseis perseguidores. Apesar de mais lentos, esses projéteis causam mais dano do que os disparos convencionais.
Além desses, há também o Support Strike, um ataque massivo que dispara uma enxurrada de mísseis poderosos, cobrindo quase toda a tela e causando grande dano a todos os inimigos. No entanto, esse golpe tem uso limitado, exigindo estratégia para ser utilizado no momento certo.

E, assim como nos animes da franquia Macross, a música desempenha um papel fundamental em MACROSS -Shooting Insight-. Nos estágios — especialmente antes das batalhas contra os chefes — as icônicas cantoras da série surgem, entoando músicas dos animes. Essas performances concedem bônus poderosos às naves, aumentando pontos de vida, força dos mísseis e outros atributos, além de proporcionar uma experiência ainda mais envolvente com trilhas sonoras inesquecíveis.
Audiovisual que poderia ter sido mais caprichado
MACROSS -Shooting Insight- acerta na jogabilidade precisa e divertida, mas peca fortemente no aspecto visual. Os cenários espaciais são repetitivos, genéricos e monótonos, mudando apenas no último estágio. Os inimigos, além de simples, também sofrem com a falta de variedade, o que pode tornar a experiência visualmente pouco estimulante. Outro ponto negativo é a falta de destaque das Valkyries, dificultando a visibilidade do jogador e, muitas vezes, resultando em colisões mais por falta de clareza do que por erro de habilidade.
Por outro lado, o desempenho no PlayStation 5 é impecável. Durante toda a jogatina, não houve quedas de FPS, e os tempos de carregamento entre as fases são praticamente inexistentes. Além disso, não encontrei bugs ou travamentos, garantindo uma experiência fluida e estável.

Quanto ao áudio, os efeitos sonoros são simples e não trazem nada de excepcional. As trilhas sonoras dos estágios acompanham bem o ritmo frenético do shmup, mas não se destacam. No entanto, como esperado, o grande ponto alto do áudio são as belíssimas músicas do anime, apresentadas com a dublagem original em japonês, elevando a imersão e trazendo um toque nostálgico para os fãs da franquia. Por fim, um detalhe que me conquistou logo de cara foi a dublagem, mas infelizmente não há legendas localizadas em português do Brasil.
Galeria de extras bem extensa
MACROSS -Shooting Insight- oferece uma quantidade considerável de conteúdos extras, acessíveis na Galeria. Entre as opções disponíveis, destacam-se:
- Valkyries: Aqui, o jogador pode visualizar um modelo tridimensional das naves, alternando entre suas três formas e utilizando zoom para ver os detalhes. Cada Valkyrie conta com uma descrição detalhada de suas características.
- Artwork: Um acervo com 70 ilustrações desbloqueáveis, incluindo artes dos pilotos, cantoras e outros elementos icônicos da franquia.
- Macross Memories: Desbloqueadas no modo Ace Battle, essas memórias exibem imagens do anime original, acompanhadas de uma breve descrição e da informação sobre em qual episódio o momento ocorreu.
- Akashic Collection: Uma coleção com 100 itens diferentes, desbloqueados à medida que o jogador avança pelos estágios e coleta cartões especiais.
- Replay Files: Área onde o jogador pode assistir às jogatinas salvas, analisando seus próprios replays.
Além de todas essas opções, MACROSS -Shooting Insight- também conta com uma tabela de líderes online, abrangendo todos os modos de jogo, permitindo competir pelos melhores rankings globais.

Vale a pena jogar MACROSS -Shooting Insight-?
Embora eu tenha gostado bastante do jogo — talvez pelo fato de ser fã de Gundam, Macross e apaixonado por mechas e batalhas espaciais —, é impossível ignorar suas falhas evidentes. Os designs das fases deixam a desejar, com cenários repetitivos e poluídos, inimigos pequenos e sem variedade, além de uma paleta de cores pouco contrastante, o que pode tornar a nave do jogador praticamente invisível em meio ao caos de projéteis, dificultando a experiência. O modo história também não empolga, apresentando diálogos longos e imagens estáticas sem vida, tornando a progressão cansativa.
Sendo assim, amigos, para ser sincero: se você não é fã da franquia e está apenas buscando um bom shmup, não recomendo. Existem opções muito melhores e mais acessíveis no mercado, como Ikaruga, Raiden V, a coletânea Darius e Radiant Silvergun, que foi relançado há alguns anos.
Porém, se você é fã da série Macross e quer conferir o jogo por conta do fan service, minha recomendação é esperar uma promoção, afinal, no preço cheio, o game está disponível por R$ 147,50 no Nintendo Switch e R$ 199,50 no PlayStation 4 e PlayStation 5. A versão de Steam, publicada pela Bushiroad Inc., sai por R$ 107,99.
*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela RED ART GAMES.
MACROSS -Shooting Insight-
BRL 199,50Prós
- Cinco diferentes modos de gameplay
- O Auto Recovery facilita bastante a jornada, o que ajuda na introdução de novos jogadores
Contras
- Ausência de legendas em PT-BR
- Design das fases deixou a experiência confusa e repetitiva
- História fraca, contada de forma chata e cansativa, quebrando o ritmo da aventura