Marauders | Preview
Marauders é a nova aposta da Team17. Desenvolvido pela Small Impact Games (SIG), o game é focado no multiplayer em primeira pessoa e se passa em uma realidade alternativa da década de 90, onde a 1ª Guerra Mundial nunca acabou. Nesse jogo looter shooter, as tecnologias avançaram a ponto de a humanidade precisar construir naves espaciais para sair do próprio planeta, que foi judiado pela guerra e industrializado até a sua ruína, levando a guerra para o espaço.
Porém, outros avanços não foram adiante como em nossa realidade, como por exemplo as armas e equipamentos, mas isso falarei mais adiante em um tópico dedicado. Agora, falarei um pouco sobre minhas primeiras impressões ao jogar o acesso antecipado, que foi cedido pela desenvolvedora para mais um preview do Pizza Fria!
Guia de introdução
Desde o início, Marauders conta com um guia completo para os novos players. Neste estágio inicial do jogo, o player saberá o que deverá ser feito, já que o guia explica como se equipar, como pilotar sua fragata e como ir para área de ataque onde você terá que enfrentar outros players e bots para conseguir itens, e se tiver sorte, escapar do local de raid.
Fiquei realmente impressionado, pois em menos de 30 minutos, eu já sabia exatamente o que fazer para não perder minha nave após uma raid, como escapar do local antes que outras naves de outros players me abatessem, e também como funciona o sistema de quests do game. Vai por mim, não é todo jogo looter shooter que traz guias assim (cof cof Escape From Tarkov cof cof).
Linguagem
Outra observação muito importante é que o game já vem, em sua maioria, em português. Geralmente jogos que estão em sua fase de desenvolvimento sempre costumam vir em inglês, ainda mais se forem indies, mas em Marauders, você poderá deixar seu conhecimento de inglês um pouco de lado em sua grande parte. Ainda há algumas abas do game que não foram traduzidas, mas, como dito anteriormente, ainda está em acesso antecipado, e tudo isso deve ser melhorado ao longo do tempo. Inclusive, na Steam, a opção Português do Brasil ainda não aparece disponível.
Jogabilidade e ambientação de Marauders
A jogabilidade de Marauders está, em sua maioria, muito satisfatória para um jogo que ainda está em fase de desenvolvimento. Seus movimentos são fluidos e limpos, sem ter a sensação de que seu personagem parece travar para fazer uma ação. Ainda não é possível deitar, e o pulo do personagem é bem limitado (tive que me entregar ao bom e velho parkour para lootear um player que eliminei), mas ainda assim, isso não tirou minha diversão e muito menos a sensação de que eu era um alvo prestes a ser fuzilado.
A ambientação do jogo é ótima, você se projeta dentro do game. Cada som, cada passo, cada tiro no jogo se torna um alerta vermelho em sua cabeça, colocando você em uma situação de vulnerabilidade e com o pensamento “dancei, eles vão me pegar, adeus armadura de ferro level 10 que eu achei em um corpinho.” Ok, isso foi bem específico, tá tudo bem? Não, foi o que aconteceu comigo.
Zona de ataque e itens
Supomos que você quer colocar seu melhor equipamento e sua melhor arma para poder acabar com todos em uma raid, vai na fé, mas vá com calma. Se você for morto, seu precioso item é perdido, então muito cuidado ao levar o que tem de melhor. Você só poderá sair com o loot que levou e com o que achou se voltar exatamente na doca que aterrissou sua fragata e após isso, sair da zona de batalha pelo portão de escape, localizado em algum ponto entre os asteroides da região.
Após estar são e salvo, você poderá vender os itens que desejar, fabricar, fazer trocas, modificar suas armas e até mesmo comprar uma nova nave com mais poder de fogo. Mas tudo tem um custo: para você fabricar itens é preciso aprender a receita primeiro, e para isso, seu personagem terá que ter um certo nível e dinheiro para desbloqueá-las.
Para a bandagem por exemplo, você precisará de nível 1 (você começa no 0) e ter um ponto de habilidade, após desbloquear a receita, você precisará de um item chamado “apara sintética” para fazer a bandagem. Cada craft tem seu tempo e seu material adequado para ser feito, dependendo do que for fazer, com certeza você poderá ir em uma raid antes de ficar pronto.
Armas e equipamentos
Como dito anteriormente, a humanidade nessa realidade teve que se adaptar e criar formas de sair de seu planeta destruído pela guerra. Tecnologias espaciais avançaram monstruosamente, mas outras tecnologias foram deixadas um pouco de lado. Suas armas de época como a pistola alemã Mauser M712 e a submetralhadora MP40 são exemplos de que suas tecnologias bélicas foram atrasadas e são utilizadas até a presente data de 1992, ano em que se passa o game. Equipamentos como capacetes e coletes também não fizeram parte de uma modernização, coletes de couro ainda são vistos, em sua maioria, em players novatos.
Loading de mapa
Um tópico pequeno, mas interessante. O loading do mapa me chamou muito a atenção positivamente falando. Marauders conta com apenas 3 loads: um para você entrar na zona de pvp com sua nave, outro para docagem da nave e por fim o load para fugir com sua nave no portão de escape para ir para o menu. Após a docagem da nave, você terá que ir para o compartimento abaixo dela para acessar o portão para a raid, e então apertar o botão para abrir a comporta do mapa, nesse instante não há tela de loading e isso para um jogo em sua fase de desenvolvimento é um adicional bem interessante.
O que esperar de Marauders?
Marauders está no caminho certo para se tornar um jogo onde os amantes de PvPvE irão favorecê-lo. O game está tomando forma rapidamente e, até onde joguei, sem bugs bizarros que muitos jogos de grandes empresas apresentam. Enxergo um ótimo potencial para o game. Jogabilidade ótima, ambiente imersivo e o melhor de tudo, o medo de morrer e o medo da perda material é real! Então melhore sua mira, equipe bem seu personagem e vá para o ataque! Marauders está disponível em acesso antecipado para PC, via Steam, por R$ 109,00.
*Preview elaborada em um PC equipado com uma GeForce GTX, com código fornecido pela Team17.