MIO: Memories in Orbit | Preview
MIO: Memories in Orbit é um bom e velho metroidvania, como todos amamos e apreciamos, sendo desenvolvido pela Douze Dixièmes e publicado pela Focus Entertainment. Nele, controlamos uma adorável robozinha que acorda (ou é ativada?) em uma espacionave gigante e dilapidada, cheia de robôs destruídos e perigos em todo canto.
E aí, será que o jogo promete? É o que veremos agora, em mais uma preview profética do Pizza Fria.
Pequena robozinha
E cá estamos novamente, belos leitores e belas leitoras do site de pitacos videogamísticos mais incrível desse lado da internet. Hoje, iremos queimar nossos neurônios tentando prever o valor de um jogo, MIO: Memories in Orbit no caso, baseado em uma rápida prévia do que o título promete entregar em seu lançamento. Excelente, não é mesmo?
Admito que fiquei bem intrigado ao ver o trailer do jogo no último Nintendo Direct desse ano, principalmente devido ao seu estilo visual colorido e a fluidez de movimentação de MIO, nossa valente heroína. Sou um fã confesso de metroidvanias, e o título fez o suficiente para conseguir um lugar cativo em minha listinhas de jogos para acompanhar ao longo do ano.
E, agora, tive a oportunidade de experimentar um pouco do que será o produto final, em algum ponto aleatório do futuro próximo (espero). Mas, antes de começar, vamos dar uma conversada rápida sobre a premissa do título, seu universo e como nos podemos interagir com ele, seja através de saltos ou com a boa e velha troca de palavras.

A narrativa de MIO: Memories in Orbit gira em torno de MIO, uma robôzinha que desperta dentro de uma nave enorme (mesmo) que, no momento, se encontra totalmente arruinada. Sem saber o que está rolando, nossa corajosa heroína decide sair por aí explorando os lugares, enfrentando outros robôs enlouquecidos e conversando com aqueles que ainda mantém um pouco de sua sanidade. Ou o equivalente robótico disso, ao menos.
Ao que notei até o momento, o jogo irá explorar algumas temáticas interessantes sobre o fim das coisas, das mudanças que aconteceram no lugar e da sensação de solidão e perda daqueles seres que ainda se mantém ativos no lugar. São temáticas comuns, de fato, mas que sempre gosto de ver em meus joguinhos. Afinal, elas servem como bons pontos de partida para divagações e coisas do tipo. Sabem como é, não é mesmo?
Em se tratando de jogabilidade, MIO: Memories in Orbit é construído em cima das boas e velhas fundações do metroidvania. Logo, iremos correr muito da esquerda para a direita, pular em lugares totalmente seguros, enfrentar inimigos, juntar recursos e, como deveria ser, perder boa parte deles quando eventualmente falharmos. Totalmente demais.

No começo, MIO é bem desprovida de habilidades. Uma boa parte de minhas primeiras experiências se deu apenas com os ataques mais simples e os pulos mais básicos, sem acesso nem a uma esquiva ou a um simples mapinha. Ainda que isso seja retificado em pouco tempo, acredito que tenha feito minhas primeiras horas serem muito mais sofridas do que deveriam.
Contudo, o título engata depois de conseguirmos algumas técnicas mais avançadas como a possibilidade de usarmos uma espécie de gancho para nos lançarmos para cima de inimigos ou lugares mais altos. Além disso, cada nova possibilidade torna mais fácil enfrentar os diversos inimigos que aparecem em nosso caminho que, ainda que sejam até que fofos, tentam nos matar sem dó nem piedade.
Além disso, MIO: Memories in Orbit também conta com um sistema de componentes que, se tivermos os recursos necessários, podem ser instalados em MIO para conferir habilidades e vantagens únicas. É um esquema bem legal que, suponho eu ao menos, irá dar uma boa liberdade para o jogador customizar a heroína e seu estilo de jogo.

Por fim, resta falar dos visuais. MIO: Memories in Orbit é um jogo muito bonito de se ver, tanto em movimento quanto através dos cenários pelos quais passamos. Realmente estou empolgado para ver tudo que a nave em que estamos esconde, e acredito que seja um dos jogos mais agradáveis que vi com essa proposta visual em algum tempo.
O que esperar de MIO: Memories in Orbit?
E é isso, minha gente. Será que MIO: Memories in Orbit irá capitalizar em cima das boas impressões que gerou em mim? Bom, apenas o tempo irá dizer. Contudo, posso falar, com tranquilidade, que ele já fez o suficiente para entrar em meu radar e, com certeza, ficarei feliz de poder jogar o produto completo. Se o que vimos até aqui for tomado como base, então é possível que tenhamos boas horas de diversão a caminho.
MIO: Memories in Orbit ainda não tem data de lançamento, mas está previsto para chegar para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC, via Steam, e Nintendo Switch ainda este ano.
*Preview elaborada em um ROG Ally, com código fornecido pela Focus Entertainment.


