Monster Hunter Rise (PS5) | Review
Desenvolvido e publicado pela nipônica Capcom, Monster Hunter Rise foi lançado dia 20 de janeiro deste ano para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S. Rise que é o sexto jogo da aclamada franquia de caçadores de monstros, Monster Hunter, e foi originalmente lançado para Nintendo Switch no dia 26 de março de 2021, além de estrear logo depois nos monitores dos PCs através da Steam em janeiro de 2022.
Já sabe né? Dá aquela levantada da cadeira, estica o corpo até lá na cozinha, pega lá aquela cinco queijos de ontem na geladeira e vem conferir tudo isso comigo em mais um review do Pizza Fria!
Liberte seu espírito de caçador
Já faz meio século desde que o último Frenesi ocorreu. O misterioso evento catastrófico em que uma horda com incontáveis monstros atacam ao mesmo tempo, quase dizimou toda a aldeia Kamura há quase 50 anos e está prestes a ocorrer novamente.
Em Monster Hunter Rise, assumimos a pele de um nativo de Kamura, bem no dia de seu teste para finalmente se tornar um caçador. Cace sozinho ou em grupo com amigos, complete diversas missões, pesquise e descubra o motivo dos ataques e ganhe recompensas para forjar novas armas e armaduras.
Explore vastos territórios hostis e enfrente monstros colossais, complete missões e pesquisas para desvendar a origem da Frenesi e salvar sua vila da calamidade.
O início de uma lenda
Como em grande parte dos games da franquia, em Monster Hunter Rise temos um modo de criação de personagens bastante completo e avançado. Podemos alternar entre gênero masculino ou feminino, formato do rosto que vai do tamanho das bochechas, largura do queixo e da mandíbula, pele, cabelo e sobrancelhas, olhos nariz e tudo mais.
É possível também alternar entre quatro diferentes tipos de vestimentas do personagem e esse já é um detalhe meio “sem sal”, uma vez em que não tem muito o que se personalizar e você pode alternar apenas entre duas paletas de cores em cada uma delas.
Após criado nosso herói, é que vem uma das melhores novidades de Monster Hunter Rise, o Amicão. Podemos modificar a pelagem, olhos, orelhas e cauda, roupa e voz do nosso melhor amigo, que está sempre presente e é um excelente meio de deslocamento, além de ajudar nas caçadas.
O Amicão nos auxilia em batalha atacando o mesmo monstro que você e chamando atenção para si, além de servir como montaria, facilitando nossa árdua tarefa de percorrer os mapas atrás de caças, ou até mesmo para fugir dos poderosos inimigos.
Por fim, mas não menos importante, criamos o ajudante felino Amigato. Ele te acompanha todas as vezes em que você estiver sozinho em uma missão e além de ser possível personalizar pelagem, olhos, orelhas, cauda, roupa e a voz do mascote, podemos escolher o tipo de suporte que ele nos dará durante a jornada.
Esse suporte pode alternar entre curandeiro, focado em movimentos de recuperação, ele usa cura para deixar os caçadores sempre aptos a lutar, assistência, tipo de suporte que coloca armadilhas para enfraquecer monstros, luta que é concentrado no combate, bombardeiro que possui alto poder explosivo e pode lidar com bombas grandes ou se tiver preguiça de sair coletando os itens pelo cenário, coleta.
Aldeia Kamura é o ponto central em Monster Hunter Rise
A belíssima aldeira Kamura é um lugar sereno, conhecido por seu famoso aço Tatara e possui instalações essenciais aos caçadores como ferreiro, a casa de chás, o centro de recrutamento, mercadores, quitandeiros, a praça de encontro dos amigos, dentre muitas outras coisas.
A aldeia em Monster Hunter Rise é um lugar vivo e cheio de personagens cativantes e você pode a qualquer momento pressionar o botão Options, ir até as informações de caçador, que fica na aba informação, para ler detalhadamente as informações de cada um dos carismáticos habitantes de Kamura.
Sendo assim, Kamura é dividida em áreas, a parte principal da vila, onde podemos encontrar os mercadores, ferreiro, balcão de missões da Hinoa, a casa de chá, dentre outros, e que te dá acesso aos outros lugares como a Praça dos Amigos, local onde você encontrará todas as instalações de amigos e poderá recrutar e treiná-los, gerenciar os Miaucenários, verificar o quadro de amigos e ir para área de treinamento.
E por fim, a área de encontro, onde é possível acessar a loja da guilda para comprar itens úteis, acessar o balcão de missões da Minoto, com as missões para jogar com amigos, a cantina do chef Otemai, que é basicamente a mesma da casa de chá e existe para que você não tenha que se deslocar de uma área para outra e podemos visitar o Mestre Utsushi com as missões da arena e missões de desafio.
Classificação das missões
As missões em Monster Hunter Rise, assim como nos outros jogos da série são classificadas com estrelas. Pense no número de estrelas como o nível de dificuldade delas, sendo assim missões com 1 a 3 estrelas serão as consideradas como de ranking baixo e já as missões de 4 a 7 estrelas, são de alto.
O seu Ranque de caçador ou RC é o que determina o tipo de missões que você pode aceitar, sendo assim, o RC1 por exemplo, te permite aceitar as missões de 1 estrela, enquanto no RC2, missões de duas estrelas, assim sucessivamente.
Por fim, à medida em que formos concluindo missões chaves com a progressão da história iremos nos qualificando para missões urgentes e outras como as missões da arena e missões de desafio vão sendo desbloqueadas. Basta concluir essas importantes missões para desbloquear o próximo RC.
Indispensável sistema para criação de itens
Não é novidade para você veterano, mas pode ser para os novatos, que Monster Hunter é uma série focada em exploração e aqui em Monster Hunter Rise isso não é diferente. Explore cada canto das planícies, pântanos e cenários diversos, colete itens e combine-os para criar outros. Com o comando Lista de Criação podemos escolher uma receita de nossa lista para criá-los.
Em Monster Hunter Rise, é possível criar itens no menu iniciar ou na caixa de itens da sua casa, além de ser possível também usar a prática função de criação automática para combinar automaticamente e agilizar o preparo de itens específicos quando os ingredientes exigidos são recolhidos. Na prática, funciona assim: colete ervas para criar uma poção e se você quiser uma mega poção, misture a poção do seu interativo com mel. Já um catalisador é feito com a mistura de um Amarguinseto com mel, e por aí vai.
Mas o coração de Monster Hunter Rise não está apenas na criação de ítens, mas sim na de armas e armaduras. Para forjar ou melhorar as armas e armaduras são necessários itens deixados por monstros grandes e pequenos, além de outros espalhados pelo mapa. Sendo assim, se prepare para caçar bastante durante o game.
Cada arma possui uma arvore de melhorias e cada uma dessas melhorias trás benefícios específicos como dano de fogo, elétrico, água entre outros, bem como as armaduras nas defesas elementais. E é aí que MH se destaca. Não existe a arma ou armadura perfeita para todas as ocasiões. O tempo todo aqui, você deve saber qual monstros irá enfrentar e explorar suas fraquezas. Recomendo que você tenha um baú cheio de armaduras, isso vai facilitar sua vida de caçador.
O Cabinseto e suas indispensáveis funções
Monster Hunter Rise nos apresenta o Cabinseto, uma ferramenta extremamente útil com a qual, podemos executar uma boa variedade de ações como manobras aéreas rápidas com a Cabinvestida, jogadas específicas de armas com a Sedaférrea ou a Cabinqueda para recuperar a compostura do caçador.
Na prática, temos uma barra de Cabinseto que pode realizar duas ações e vai se esgotando e regenerando ao longo do tempo. Capturar um Cabinseto selvagem aumenta temporariamente esse medidor. Já o grau de consumo e tempo necessário para essa regeneração, varia pela ação praticada.
É possível segurar o botão L2 e pressionar triângulo para mover-se com Cabinseto na vertical, enquanto círculo faz com que o guerreiro se mova para frente e pressionar R2 nos move para direção apontada. Essas cabinvestidas são ações realmente úteis e podem ser encadeadas ou iniciar uma corrida pela parede caso você esteja de frente para uma, durante essa corrida pela parede, segure R1 para continuar correndo.
Além disso, cada uma das armas tem sua própria ação de Sedaférrea usando um Cabinseto em Monster Hunter Rise e para usá-la, basta que você desembainhe sua arma, segure o botão L2 ou R1 e pressione triângulo ou círculo.
Sistema de batalhas diversificado
Em Monster Hunter Rise podemos escolher entre 14 diferentes tipos de armas que nos oferecem estilos de jogabilidade diferentes. São elas:
- Espadão: é uma gigantesca espada com alcance longo e poder assustador. Pode ser usada até mesmo para defesa em momentos de necessidade e seu poder de corte energizado carregado é devastador.
- Espada Longa: é uma arma bastante afiada, que carrega uma barra espiritual quando corta suas presas para que o caçador possa desferir poderosos ataques da lâmina espiritual. Ela também permite esquivas táticas e contra ataques.
- Espada e Escudo: uma lâmina que permite atacar de perto com bastante rapidez e ainda assim, por ser leve, permite ao caçador evadir a maioria dos golpes adversários. Ela vem com um escudo que pode defender e golpear o inimigo também.
- Duplas-Lâminas: são lâminas que desferem uma saraivada de cortes rápidos sucessivos. Ative o modo demoníaco para fazer ataques giratórios em torno de seus oponentes em troca de vigor.
- Lança é uma arma bastante defensiva cujo robusto escudo pode suportar ataques poderosos sem comprometer a mobilidade durante a defesa. Ela é ótima para contra ataques e combos.
- Lançarma é uma poderosa lança com canhão embutido. Pressione as suas presas com múltiplos disparos e acerte golpes super poderosos no momento certo.
- Martelo é uma grande arma de impacto que acerta forte o inimigo sem prejudicar sua mobilidade. Essa poderosa arma possui ataques carregados e uma pancada na cabeça pode atordoar inimigos.
- Berrante de caça é uma arma de impacto mais voltada para o suporte do grupo, fortalecendo os aliados com o toque de melodias. Junte notas de uma mesma cor para uma melhoria concentrada ou combine três para ganhar todos os efeitos.
- Transmachado é uma poderosa arma que possui dois modos de combate, o modo machado que permite uma maior mobilidade e golpes potentes, enquanto o modo espada permite ao caçador desferir golpes mais rápidos.
- Lâmina Dínamo é uma arma que pode ser tanto uma espada quanto um machado. Armazene a energia no modo espada, então, combine a espada e o escudo em um machado que libera a energia com ataques devastadores.
- Glaive Inseto com ela é possível controlar insetos chamados Kinsetos para absorver essências de suas presas e melhorar seus atributos. Lance-se ao ar, chute seus oponentes e ataque em qualquer direção enquanto estiver no ar.
- Fuzilarco Leve é uma arma que se sobressai no combate à distância. Ela desempenha diferentes funções, desde disparar rápidas rajadas de flechas até causar status anormais, dependendo do tipo de munição usada.
Por fim, conseguimos fazer combos com ataques comuns e ataques de Sedaférrea, que são os ataques especiais com o Cabinseto explicados no tópico anterior. Cada uma das armas possui 3 diferentes habilidades de troca, o que nos garante um repertório ainda maior de movimentos e aumenta o leque de possibilidades para os combatentes.
Audiovisual em Monster Hunter Rise
Em relação ao gráfico, Monster Hunter Rise nos permite escolhermos entre três opções, Priorizar desempenho, Padrão ou Priorizar gráfico. Em todas as três o jogo flui muito bem e não existe travamento ou lentidão. O modo padrão já roda em 4K e 60fps, mas para quem for jogar no PS5, indico que altere para o modo gráfico, e seja feliz, jogo fluído e com gráficos incríveis. Durante toda a jogatina de Rise, o jogo não apresentou nenhum bug.
Outro ponto que não pode passar em branco é em relação a modelagem do jogo, desde os NPCs aos mapa, estruturas, armas e armaduras. Tudo é muito rico em detalhes e com cores vibrantes, o vilajeiro de Kamura é inspirado no antigo oriente e possui bastante referência à região milenar.
E não é só no gráfico que Monster Hunter Rise me chamou a atenção, as trilhas sonoras das caçadas estão de PARABÉNS e são de arrepiar. As canções que tocam em Kimura fazem você mergulhar no ambiente e nas caçadas, toda a ambientação é feita através de tambores com uma sensação de urgência magnífica, até nos momentos em que a música faz uma pausa, a sonorização da floresta rouba o destaque.
Vale a pena comprar Monster Hunter Rise?
Se você nunca tiver jogado nenhum game da franquia Monster Hunter, está perdendo uma das melhores franquias. Todos os Monster Hunters no início te sufocam de informações com uma infinidade de tutoriais, mas tenham calma, pois aos poucos você irá aprendendo e estará fisgado, sedento pela próxima caçada.
Sendo assim, sem dúvidas vale a pena jogar Monster Hunter Rise, pois ele é um excelente jogo, apresenta bons gráficos, legendas em Português do Brasil, ótima ambientação com trilhas sonoras maravilhosas e uma excelente gameplay. O game pegou tudo de bom em Monster Hunter World e melhorou outros pontos. Além disso, o valor de lançamento está abaixo em relação a outros jogos, o que é uma ótima oportunidade para adquirir o jogo e desbravar por horas sem fim o mundo de Monster Hunter Rise.
Monster Hunter Rise foi lançado para para PlayStation 4 e PlayStation 5, com versões a partir de R$ 184,90, e para Xbox One e Xbox Series X|S, a partir de R$ 184,00. Além disso, assinantes Game Pass poderão jogar sem custo adicional, tanto no console, quanto no PC e na nuvem. A expansão Monster Hunter Rise: Sunbreak será lançada no outono de 2023 para estas plataformas, mas ainda não há uma data exata. O game e a expansão já estão disponíveis para PC, via Steam, e Nintendo Switch.
*Review elaborado no PlayStation 5, com código fornecido pela Capcom.