AnálisesNintendoPCPlayStationSlideXbox

NBA 2K23 | Review

*por Asáfe Souza.

Uma das tradições mais antigas do mundo dos videogames é o lançamento anual de jogos de esporte populares, como futebol e basquete. E este ano não é diferente. A 2K lançou na última semana NBA 2K23, que chega com a promessa de ser o mais imersivo da franquia até hoje, com mudanças importantes em gameplay e modos de jogo. Quer saber o que estamos achando do título? Vem comigo em mais uma review do Pizza Fria!

https://www.youtube.com/watch?v=HTrwNlJ_k9c

Mudanças importantes em NBA 2K23

A principal percepção que tive em relação ao NBA 2K23 é que houve um aumento da preocupação com o realismo, deixando de lado elementos arcade que caracterizaram a franquia há algumas edições. Seja no visual, que traz um excelente trabalho de captura de movimentos com os principais jogadores de cada franquia, seja no mesmo gameplay.

A sensação é que cada jogador é único. Em uma comparação direta com NBA 2K22, dá pra notar que os jogadores contam com movimentos mais fluidos, mais que se distanciam mais daquela sensação robotizada que é comum em alguns jogos de esportes. A inteligência artificial dos técnicos também melhorou, já que eles se habituam melhor a sua forma de jogar e se planejam melhor para situações de jogo.

NBA 2K23
NBA 2K23 traz ainda mais imersão do que seu antecessor (Imagem: Divulgação)

Uma importante mudança no gameplay de NBA 2K23 foi a inclusão de novos atributos de tiro, que dão uma característica única para cada salto de arremesso ou enterrada. Os jogadores também podem escolher novos medidores de tiros, que foi uma queixa importante na versão anterior. Agora, arremesso e manuseio de bola está mais livre, deixando o jogador com mais recursos para poder driblar e concluir suas jogadas.

Além disso, a consumo de energia do jogador é maior quando executa uma corrida difícil, disputa no corpo com o adversário ou tem uma explosão de velocidade. Se as 3 barras de energia acabarem, o seu jogador ficara mais lento e devagar durante a conclusão da posse de bola. Junto à isso, a defesa está mais realista, se adaptando ao modo do adversário jogar, e se você faz jogadas repetidas, por exemplo, ou pontua muito com um mesmo jogador, a própria IA reconhece e começa a dobrar marcação naquele mesmo jogador.

MyNBA ERAS

Uma das novidades de NBA 2K23 é que, no passado, os jogadores precisavam personalizar meticulosamente suas ligas para replicar as ligas do passado. No entanto, o MyNBA Eras permite que os jogadores apenas escolham uma era, escolha um time e joguem no Association of MyNBA com essa liga, com as regras, escalações e apresentações de TV da época. Um baita ponto para os nostálgicos!

Jordan Challenge

Ainda falando de nostalgia, o desafio Jordan é para os fãs de NBA, pois ele te transporta para o passado através de filtros de imagens das TV da época, apresentando vídeos e comentários de pessoas que viveram aqueles momentos, para poder reviver os 15 maiores jogos históricos da carreira do Deus do Basquete, desde o os arremessos na universidade da Carolina do Norte aonde já se via que era um cara diferenciado, até o lendário arremesso do titulo do Chicago Bulls em 98. Neste modo, você terá que realizar vários desafios dentro da partida como pegar 7 rebotes ou realizar 15 pontos com MJ em um determinado tempo.

NBA 2K23
O lendário Michael Jordan é uma das estrelas de NBA 2K23 (Imagem: Divulgação)

MyCARRER

O modo carreira desse ano veio com uma historia diferente das demais. Se em NBA 2K22 você começava jogando pela universidade e era draftado por uma equipe da NBA, dessa vez você escolhe em qual time quer jogar e já começa no draft, sendo escolhido a frente da grande promessa do HighSchool Shap Owens, que é colocado em caminhos já diferentes do que o programado em sua carreira. Com a pressão da mídia, e os torcedores do seu time, que queriam a escolha de Owens, a narrativa se desenvolve criando uma rivalidade entre vocês. E agora seu trabalho vai ser provar que a escolha do seu time não foi errada.

O MyCARRER ainda traz o Leadership System, que substitui o Takeover System do ano passado. O Takeover ainda existe este ano, mais em um papel menos importante. Isso porque o Leadership System afeta o jogador dentro e fora das quadras, dependendo das suas respostas em entrevistas. Diálogos e redes sociais influenciam diretamente no comportamento do seu time com você.

https://www.youtube.com/watch?v=Xf-qXaxgsFs

Fora de quadra, a cidade chamada de The Neighborhood está mais “enxugada” e compacta do que a de NBA 2K22, diminuindo a parte chata e maçante que era ficar andando de um ponto ao outro, em um local grande e complicado de achar as missões Porém, se você não tem uma das edições especiais de NBA 2K23, se prepare para sofrer no início, pois o jogador começa bem abaixo das habilidades de qualquer outro e você precisara de muitas horas de gameplay pra chegar ao nível competitivo. Quem adquiriu uma das edições especiais, ganha 100.000 moedas “VC”, que servem para acelerar o progresso.

MyTEAM

Por fim, MyTEAM continua praticamente o mesmo em NBA 2K23, mas traz três pequenas mudanças de gameplay: o Clutch Time está de volta, mas agora tem o modo um jogador, não há mais contratos para seus cartões permanentes e os Free Agents ainda terão um número limitado de jogadas. Fora isso, seguimos com a mesma lógica anterior, podendo montar um super time, incluindo lendas do passado.

Vale a pena comprar NBA 2K23?

É evidente que a cada novo lançamento de NBA 2K, a franquia evolui, deixando de um pouco os elementos arcade pra se tornar um dos melhores simuladores de esportes. Porém, isso implica em controles cada vez mais complexos, que podem afastar jogadores mais casuais.

O problema para os fãs de NBA no Brasil, no entanto, ainda continua e é antigo: não há um servidor local, o que causa lag e delay nas partidas online, além da falta de localização do jogo para o nosso idioma. Quem não possui fluência em inglês ou espanhol, ou não conhece os termos específicos de basquete, pode ter mais dificuldades para jogar.

No fim, NBA 2K23 ainda conta com vários elementos nostálgicos como o Jordan Challenge e o My NBA ERAS, que deixarão qualquer fã de basquete malucos. É verdade que ele pode até se parecer com a versão anterior, mas houve uma considerada evolução. O que, pra mim, é algo bom, pois significa que o jogo está estável que não precisa recomeçar a sua base do zero como outras franquias já fizeram.

NBA 2K23 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, via Steam, PlayStation 5 e Xbox Series X|S

*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela 2K.

NBA 2K23

+ R$ 299,90
9.6

Gameplay

9.8/10

Gráficos e Sons

10.0/10

Multiplayer

9.0/10

Extras

9.5/10

Prós

  • Gráficos detalhados
  • Modo história/carreira imersivo e completo
  • Detalhes sonoros da quadra
  • Integração com aplicativo mobile

Contras

  • Sem servidor no Brasil
  • Não é localizado em PT-BR

Pizza Fria

Perfil criado para postagens de textos colaborativos. Quer aparecer no Pizza Fria? Entre em contato conosco!