NBA 2K25 | Review

*por Asáfe Souza.

NBA 2K25 chega com a difícil missão de manter seu trono como o melhor jogo de esportes da atualidade. Parte da ala esportiva da 2K, que inclui títulos como WWE e PGA Tour, a franquia NBA 2K sempre esteve em um patamar superior quando o assunto é gameplay, apresentação e imersão. E, mais uma vez, o game de basquete entrega uma experiência de alta qualidade.

Mas será que a 2K conseguiu trazer inovações suficientes para continuar surpreendendo os fãs? Depois de passar várias horas em quadra, conto tudo o que achei de NBA 2K25 em mais uma análise do Pizza Fria!

Novidades em quadra

Embora a franquia NBA 2K já carregue um legado de excelência há anos, sempre há espaço para novos truques. A cada nova edição, a 2K faz ajustes que deixam o gameplay mais próxima da realidade. Este ano, a grande estrela é a tecnologia ProPlay, que já havia sido introduzida na edição anterior, mas agora brilha ainda mais. Ela reproduz de maneira fiel os movimentos reais dos jogadores, como o arremesso característico de Nikola Jokic e o gatilho rápido de Stephen Curry, trazendo uma imersão maior aos fãs do basquete.

Além disso, o jogo apresenta os movimentos Go-To, que permitem recriar jogadas assinaturas dos atletas, colocando um foco ainda maior no realismo dos movimentos em quadra.

Outro destaque é o novo sistema Rhythm Shooting, que oferece uma maneira alternativa de arremessar usando o analógico, permitindo uma transição fluida entre fake shots, dribles e arremessos. Com isso, é possível realizar arremessos de média e longa distância com mais controle e precisão. O novo medidor de arremessos pode parecer estranho no início, mas após algumas partidas, ele se mostra mais intuitivo e eficiente do que em NBA 2K24. Além disso, o tempo de arremesso agora é influenciado pela dificuldade do jogo, com quatro modos à disposição: Real Player %, Low Risk-Reward, Normal Risk-Reward, e High Risk-Reward.

NBA 2K25
Imagem: Divulgação

Vamos passar, rapidamente, por outras das novidades do jogo:

  • MyNBA Eras: Uma das adições ao MyNBA Eras é a Steph Era, que traz um ponto curioso, pois começa em 2016, dois anos após o primeiro título do Golden State Warriors.
  • MyGM: Este ano, o modo MyGM está se parecendo mais com um RPG, no qual você brinca de ser um chefão da NBA. O jogador pode escolher um personagem aleatório e selecionar entre seis histórias de fundo com atributos diferentes, permitindo criar uma narrativa personalizada.
  • MyCareer: A grande inovação do MyCareer em NBA 2K25 foi separar aquela longa introdução de jogador universitário em um modo independente, permitindo que você jogue essa fase quando quiser, mas vá direto para a NBA se preferir. A campanha, chamada Heart of a Dynasty, se passa em The City, que foi significativamente melhorada. Agora, lojas, centros de treinamento, modos de jogo, seu apartamento e partidas da NBA estão concentrados em apenas três ruas, facilitando a navegação e tornando a experiência muito mais fluida.
  • MyNBA: O modo MyNBA continua a permitir que os fãs de basquete mergulhem na história do esporte, recriando alguns dos momentos mais emblemáticos da NBA. A imersão é garantida.
NBA 2K25 MyCAREER MyPLAYER Courtside Header

Audiovisual refinado e trilha sonora impactante

NBA 2K25 mantém seu padrão elevado na parte gráfica e sonora, entregando um visual que captura de forma autêntica a atmosfera da NBA. As características individuais das estrelas foram aprimoradas, com movimentos mais realistas e animações detalhadas graças à tecnologia ProPlay. A trilha sonora continua sendo um ponto forte, trazendo faixas envolventes que complementam a imersão durante as partidas.

Mas, apesar do excelente trabalho visual e sonoro, a falta de localização em português e a ausência de servidores brasileiros para o modo online ainda são questões que afetam a experiência para o público nacional, especialmente considerando o crescimento da NBA no Brasil com eventos como NBA House e parcerias com influenciadores. Passou da hora de, no mínimo, os menus e legendas estarem em PT-BR.

NBA 2K25

Vale a pena comprar NBA 2K25?

Se você é fã de basquete e procura um simulador de qualidade, NBA 2K25 é uma escolha certa. A imersão vai desde a chegada dos jogadores até o apito final, com melhorias que tornam a experiência de estar na maior liga de basquete do mundo ainda mais realista. No entanto, a falta de localização em português e o peso das microtransações continuam a ser problemas.

Para jogadores casuais, que curtem um modo carreira ou partidas offline, o desafio de evoluir seu jogador do nível 60 até se tornar uma estrela da liga ainda pode ser recompensador. Mas, se o foco é o jogo online, prepare-se: as microtransações são praticamente inevitáveis. Se a 2K permitisse transferir seu personagem ou o VC de edições anteriores, isso já seria uma ajuda significativa.

NBA 2K25 está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4Xbox Series X|S, Xbox OneNintendo Switch e PC, via Steam.

*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela 2K.

NBA 2K25

+ R$ 299,90
8.4

Gameplay

9.5/10

Gráficos e Sons

9.0/10

Multiplayer

7.0/10

Extras

8.0/10

Prós

  • Imersão no mundo NBA
  • Excelente trilha sonora
  • Melhorias nos movimentos de quadra
  • Características individuais das estrelas da NBA

Contras

  • Falta de servidor no Brasil para o modo online
  • Ausência de localização em PT-BR
  • Excesso de microtransações

Pizza Fria

    Perfil criado para postagens de textos colaborativos. Quer aparecer no Pizza Fria? Entre em contato conosco!