AnálisesPCPlayStationSlideXbox

NINJA GAIDEN 2 Black | Review

NINJA GAIDEN 2 Black é um hack & slash de ação, desenvolvido e publicado pela KOEI TECMO GAMES no dia 23 de janeiro deste ano. O shadow drop, ou seja, game anunciado e lançado no mesmo dia, entrega o remake do game de ação frenética protagonizada pelo famoso ninja Ryu Hayabusa, que foi originalmente lançado em junho de 2008 para Xbox 360.

Vista a pele de Ryu Hayabusa, e encare diversas batalhas sangrentas, desmembrando ninjas inimigos, nesta remasterização gráfica que promete entregar cenários e personagens, efeitos e iluminação totalmente reformulados e remasterizados, utilizando a poderosa Unreal Engine 5. Personagens extras como Momiji, Ayane e Rachel, um modo para iniciantes, e elementos dos posteriores spin-offs também foram incluídos, deixando o pacote ainda mais completo.

Ficou curioso e quer saber como o remake deste clássico está rodando no PlayStation 5? Pois embarque comigo nesta jornada sangrenta, e venha conferir em mais uma análise ninja, do Pizza Fria!

O ninja Ryu Hayabusa mais uma vez entra em cena

Um ano após os acontecimentos do primeiro Ninja Gaiden Black, a agente da CIA, Sonia, entra na loja do ferreiro Muramasa, perguntando ao velho sobre o paradeiro do ninja Ruy, quando repentinamente, membros do clan ninja Black Spider, invadem o local, prendendo a garota na tentativa de sequestrá-la, e é exatamente neste momento, que o lendário mestre das sombras, Ryu Hayabusa, entra em cena, munido de sua lendária Dragon Sword e shurikens, fatiando seus inimigos e pintando o cenário de vermelho.

Porém, o ninja das sombras Rasetsu é mais rápido, e consegue levar a garota enquanto Ryu derrotava seus lacaios. O ninja se apressa, e adentra o arranha-céu onde a garota foi levada, e após intensas batalhas, Sonia informa a Ryu que os integrantes da Black Spider irão atacar a vila Hayabusa e roubar a estátua do demônio, artefato guardado em segurança pelos ninjas da vila.

Ruy se apressa e volta para casa, encontrando seu pai, Joe Hayabusa, em um duelo contra o líder do clã inimigo, Genshin. Porém, a estátua é levada pela rainha dos demônios, Elizébet, e em meio a uma intensa batalha até a morte, Joe, pede a seu filho, que se apresse, a fim de recuperar o artefato demoníaco a qualquer custo.

NINJA GAIDEN 2 Black
A pancadaria entre o pai de Ryu e Genshin fica sincera, enquanto o fogo vai consumindo todo o templo. (Imagem: Reprodução/Filipe Villela)

Modo extra deixa o game mais inclusivo

Para início de conversa, preciso deixar claro que NINJA GAIDEN 2 Black possui legendas localizadas em oito diferentes idiomas – mas infelizmente, o português do Brasil não é um deles – e dois diferentes idiomas de áudio, inglês e japonês, e para ser sincero, apesar de só compreender inglês, preferi jogar em japonês, afinal, a localização das vozes japonesas estão incríveis.

Dito isso, a franquia NINJA GAIDEN, desde os seus primórdios, sempre foi conhecida pelo altíssimo nível dificuldade. Os três primeiros para o Nintendo 8-bits confirmam isso, assim como o primeiro NINJA GAIDEN 3D lançado para o Xbox clássico. NINJA GAIDEN 2 Black não é diferente, mas para torná-lo mais acessível a jogadores casuais, o título oferece quatro diferentes níveis de dificuldade:

  • O modo Hero Play Style é o novo modo de jogo que oferece suporte automático em situações desafiadoras, tornando o jogo mais fácil e inclusivo, ideal para jogadores casuais ou aqueles que estão jogando mais pela história de NINJA GAIDEN 2 do que pelo desafio. Sem dúvidas, foi uma adição incrível ao pacote e espero que torne o jogo ainda mais atraente para novos jogadores, incentivando a empresa a tornar a franquia mais inclusiva. Torço para um modo assim no recém anunciado NINJA GAIDEN 4.
  • Path Of The Acolyte – Normal, como o próprio nome sugere, é o modo normal de jogo, ideal para quem vai jogar pela primeira vez, mas já acostumado com os jogos da franquia e procura um desafio moderado.
  • Path of The Warrior – Hard, modo de jogo difícil, ideal para quem já completou o jogo pelo menos uma vez e está em busca de desafios.
  • Patch of The Mentor – Very Hard, o modo de jogo extremamente difícil. Este é um modo de jogo para quem busca um desafio intenso, ideal para jogadores acostumados a enfrentar dificuldades e que estão dispostos a passar por momentos de frustração!

No final, escolha o modo de jogo que melhor se encaixa no seu perfil, mas tenha em mente que mesmo no modo, NINJA GAIDEN 2 Black um jogo desafiador, com ação frenética e combates realmente intensos.

NINJA GAIDEN 2 Black
Com a adição do Hero Play Style, NINJA GAIDEN 2 Black se torna mais inclusivo, e interessante até mesmo para os mais casuais. (Imagem: Reprodução/Filipe Villela)

O clássico sempre cai bem

Como todo hack & slash que se preza, NINJA GAIDEN 2 Black exige controles simples, ágeis e precisos, o que realmente nos é entregue em toda a gameplay, fazendo jus mais uma vez à fama do poderoso ninja Ryu Hayabusa. Dito isso, o jogo conta com dois tipos de armas, sendo 9 armas corpo a corpo e duas armas de projéteis.

Iniciamos o game com a lendária Dragon Sword, tendo como básicos um ataque fraco, o forte, e o bloqueio dos ataques inimigos, havendo variações de ataque no ar, e combinações com ataques fortes e fracos, além das shurikens, que o ninja lança para acertar inimigos a distância. Além desses básicos, Ryu possui os Nipos, poderosos ataques que consomem o Ki do ninja, sendo necessário coletar essências vermelhas, deixadas pelos inimigos, ou encontradas em baús, para encher a barra de Ki, que fica bem abaixo da sua barra de energia, e é representado inicialmente por três círculos em chamas.

No total, contamos quatro quatro diferentes Nipos em toda campanha:

  • The Art of the Inferno, que emite uma poderosa bola de fogo, reduzindo o inimigo a cinzas;
  • The Art of the Flame Phoenix, invoca pássaros de fogo, que defende Ryu e ataca os inimigos em volta, a meu ver, o mais útil deles;
  • The Art of the Wind Blades, é uma técnica do elemento vento, onde o ninja dispara uma rajada de vento cortante;
  • The Art of the Pierccing Void, técnica onde Ryu lança uma espécie de buraco negro na direção do inimigo.

Além disso, Hayabusa pode concentrar um ataque forte; quanto mais tempo ele concentra, mais poderosa é a sequência de ataques que ele lança. Contamos com a habilidade ninja de andar pelas paredes por um breve período, podemos esquivar ao de defender, escapando dos ataques mortais, e Ryu pode pular de uma parede a outra consecutivamente para escalar lugares altos sem o uso de escadas.

Por fim, mas não menos importante, o Ninja é capaz de contra-atacar se você pressionar o botão de ataque forte ou fraco no momento exato em que o inimigo acertar e você estiver defendendo. Para evitar que você se perca nos cenários, Ryu pode pressentir o caminho, apesar de NINJA GAIDEN 2 Black ser um jogo bastante linear. Para isso, pressione R1 quando estiver parado, sempre que estiver em dúvida sobre para onde deve ir.

NINJA GAIDEN 2 Black
The Art of the Flame Phoenix, muito útil para combates contra diversos inimigos ao mesmo tempo. (Imagem: Reprodução/Filipe Villela)

Um arsenal de respeito

Em NINJA GAIDEN 2 Black, o lendário ninja Ryu Hayabusa possui um arsenal impressionante, começando pela Dragon Sword, uma espada lendária passada de geração em geração, ideal para cortes rápidos e precisos em batalhas um contra um. O Lunar Staff é um poderoso bastão com poderes lunares, perfeito para combates contra diversos inimigos ao mesmo tempo. As Falcon’s Talons, garras de falcão, são luvas e botas com múltiplas lâminas afiadas, versáteis e eficazes tanto em combates um contra um quanto contra vários inimigos.

Vigoorian Flail, o mangual vigoriano, é uma arma muito similar a um nunchaku, mas com lâminas em suas pontas. Enma’s Fang, uma espada longa gigante, é capaz de pulverizar qualquer inimigo próximo. Apesar do tamanho, Ryu consegue ser ágil com ela, sendo excelente para derrotar mais de um inimigo na tela. Dragon’s Claw and Tiger’s Fang, duas espadas largas japonesas empunhadas pelo ninja, uma em cada mão, possuem golpes extremamente rápidos, atingindo todos os inimigos ao redor.

Kusari-gama, uma arma ninja composta por uma foice presa a uma corrente em uma das pontas e um peso na outra, é ágil e bastante versátil no combate contra múltiplos inimigos. Foi com ela, inclusive, que conquistei o troféu do combo de 100 acertos. Já a Tonfa, apesar de ter curto alcance, é uma poderosa arma de artes marciais originária de Ryukyu. Extremamente rápida, pode ser usada tanto para ataque quanto para defesa.

Eclipse Scythe, uma poderosa foice gigante empunhada por Ryu com as duas mãos, foi deixada pelo mestre da tribo de demônios licantropos. É uma arma bastante pesada, mas extremamente forte, capaz de atingir vários inimigos em área. Por fim, a Blade of the Archfiend é a arma mais mortal do jogo e a última a ser adquirida. Nela, Ryu empunha simultaneamente a Dragon Sword e a espada da Archfiend, ambas já no nível máximo.

As armas mencionadas acima são todas corpo a corpo. Já no ataque à distância, temos o Fiend’s Bane Bow, arco fabricado na vila Hayabusa, o primeiro do arsenal de armas de projéteis. Ele possui dois dragões gêmeos esculpidos em seu corpo e é capaz de atingir inimigos a longa distância. Já o Howling Cannon é uma enorme bazuca com grande capacidade ofensiva, alcance e potência, mas, naturalmente, seu manuseio é mais lento do que o do arco.

NINJA GAIDEN 2 Black
Somente as armas para ataque corpo a corpo podem ser melhoradas. (Imagem: Reprodução/Filipe Villela)

Por fim, existem três diferentes tipos de essência no game. A essência amarela é usada como moeda de troca na loja do senhor Musamasa, permitindo aprimorar armas e adquirir diversos itens. A essência azul restaura a vida do ninja, enquanto a vermelha serve para encher a barra de Ki. Cada uma das armas corpo a corpo possui três níveis. Elas começam no nível 1, podendo ser aprimoradas por 10.000 essências douradas para o nível 2, e por 20.000 para o nível máximo. Quanto maior o nível da arma, mais técnicas são liberadas.

Modo Tag Mission

No modo Tag Mission, você deve escolher dois dos quatro personagens jogáveis para completar missões, alternando entre eles durante a batalha. Contudo, itens não poderão ser usados e os equipamentos não poderão ser alterados durante a missão. Portanto, é importante ir totalmente preparado para alcançar a classificação mais alta com seu parceiro.

Com o protagonista da franquia, Ryu Hayabusa, no time, você terá à disposição seu arsenal completo de armas. Já a ninja Ayane, famosa personagem da franquia de luta Dead or Alive, utiliza a Fuma Kodachi, um par de espadas curtas extremamente ágeis. Para ataques à distância, ela utiliza kunais explosivas.

Rachel é uma caçadora de demônios do império Holy Vigoor, que empunha um poderoso machado chamado Inferno Hammer e uma metralhadora. Momiji, aprendiz de Ryu e atual donzela do santuário do dragão do clã Hayabusa, utiliza uma arma de haste com lâmina na ponta chamada Heavenly Dragon Naginata e um arco para ataques à distância.

Escolha sua dupla favorita e divirta-se! O modo Tag Mission conta com 35 missões bastante desafiadoras, sendo uma excelente pedida para o pós-game de NINJA GAIDEN 2 Black. São cinco níveis de dificuldade para explorar ao máximo.

NINJA GAIDEN 2 Black
São 35 missões para voccê se deliciar, em 5 dificuldades diferentes. (Imagem: Reprodução/Filipe Villela)

Desempenho e audiovisual de NINJA GAIDEN 2 Black

NINJA GAIDEN 2 Black é um jogo de ação do tipo hack & slash, rápido e dinâmico. A experiência no PlayStation 5 está extremamente satisfatória, rodando a 120 FPS constantes, sem travamentos ou gargalos, tanto nas cinemáticas quanto durante o gameplay. Durante toda a minha jogatina, não observei nenhum bug. O jogo praticamente não possui telas de carregamento, proporcionando uma experiência fluida mesmo em cenários repletos de inimigos, sangue e carnificina.

O remake de NINJA GAIDEN 2 foi claramente feito com cuidado. Além do excelente desempenho no console da Sony, o título apresenta diversos aprimoramentos, como novas texturas e a remodelagem de personagens e inimigos, adaptados para a atual geração de consoles. Também há opções de filtros visuais, como o monocromático (que deixa o jogo em preto e branco) e a aberração cromática, que podem ser ativados ou desativados rapidamente pressionando o trackpad do DualSense.

NINJA GAIDEN 2 Black
O game está muito bem optimizado para o console da Sony, rodando a 120 fps constantes, sem gargalo ou travamento. (Imagem: Reprodução/Filipe Villela)

Já a trilha sonora, as vozes e os efeitos sonoros permanecem impecáveis. As faixas intensas, com forte influência oriental, ditam muito bem o ritmo dos ataques poderosos de Ryu, enquanto os sons dos cortes de espada e os gritos dos inimigos criam um espetáculo audiovisual, praticamente “pintando” os cenários de vermelho. A localização está muito bem feita, com destaque para as vozes em japonês, que reforçam a imersão na ação frenética.

Vale a pena comprar NINJA GAIDEN 2 Black?

NINJA GAIDEN 2 Black é um jogo belíssimo e roda de forma impecável no console da Sony. Totalmente refeito com a Unreal Engine 5, o título apresenta cenários, efeitos, iluminação e personagens reformulados. O game agora também está mais inclusivo, com a adição de um modo de dificuldade mais acessível para jogadores casuais ou não familiarizados com a franquia.

Porém, nem tudo são flores. Infelizmente, não possui legendas em português do Brasil. Se você já jogou a versão original e não tem urgência em jogá-lo agora, vale a pena aguardar uma promoção. Apesar das melhorias, é questionável investir o preço de um jogo novo em um remake.

NINJA GAIDEN 2 Black está disponível na PlayStation Store por R$ 264,90 para PlayStation 5, por R$ 266,00 para Xbox Series X|S, e por R$ 249,00 no PC, via Steam. O título também está disponível sem custo adicional para assinantes do Game Pass, tanto no console, quanto no PC. O game também pode ser adquirido na Nuuvem, através de gift cards, com uso de eventuais cupons e parcelando em até 12x no cartão. Os links acima auxiliam o Pizza Fria a continuar crescendo!

*Review elaborada no PlayStation 5, com código fornecido pela Koei Tecmo.

NINJA GAIDEN 2 Black

BRL 264,90
8.1

História

8.0/10

Gameplay

9.0/10

Gráficos e Sons

8.5/10

Extras

7.0/10

Prós

  • Ação frenética e desenfreada em 120 fps constantes
  • Hero Play Style deixa o jogo bem mais interessante para jogadores casuais
  • O jogo está bonito, e refeito na Unreal Engine 5

Contras

  • Ausência de legendas em PT-BR
  • Não existe a opcão de travar a cãmera e infelizmente, isso pode te deixar perdido nos combates

Filipe "Bdama" Villela

    Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!