Patapon 2 Remastered | Review
“PON-PON-PATA-PON!“. Sim, não estranhe se essas palavras ficarem na sua cabeça por muito tempo, pois Patapon 2 Remastered faz exatamente isso ao trazer o sucesso, lançado originalmente para PSP, portado para PlayStation 4. O título envolveu as desenvolvedoras Pyramid e a Japan Studio, sendo publicado pela Sony Interactive Entertainment.
O título dá sequência ao sucesso de Patapon, produzido também para PSP em 2008, sendo remasterizado para PlayStation 4 em 2017. Mas será que a continuação teve tanto êxito quanto o primeiro game? Essa e outras perguntas serão respondidas nesta review.
PON-PON-PATA-PON!
Patapon 2 Remastered traz uma jogabilidade única, sendo um título totalmente fora da curva. No game, você controlará um exército por meio de diversos sons de tambores e cânticos. Ou seja, para avançar, você usa o comando “Pata-Pata-Pata-Pon” (□ □ □ ○); para atacar, “Pon-Pon-Pata-Pon” (○ ○ □ ○), e assim por diante. Esses comandos são liberados com o decorrer do jogo, em que você incorpora uma espécie de divindade que lidera essa cartunesca tribo. Contudo, você terá que tocar nos botões com ritmo e no momento certo, seguindo a batida do jogo. Ou seja, você deverá ter certa destreza com o controle, mas nada absurdo. Difícil mesmo é combinar os vários cantos em diferentes ordens. E em cada acerto, você irá acumulando combos que aumentam a defesa e o dano dos personagens, que cantam cada vez mais empolgados as canções, inflamados pelos instrumentos musicais. O ápice dos combos é o “Fever“, onde os soldadinhos ficam insanos ao atacar e cantar.
Sim, o jogo é bem simples e o ritmo dita tudo. É divertido e as canções são extremamente grudentas, o que pode ser desesperador para alguns. Fora isso, os desafios vão aumentando e você poderá ir coletando itens e aprimorando seus guerreiros dançarinos. Isso é extremamente necessário, pois quanto mais você avança, mais difícil fica. Sendo assim, é necessário explorar as vantagens na batalha ao somar um bom domínio dos cânticos, combos “Fever” e itens de qualidade.
Parece fácil, mas não é
Como eu disse acima, o jogador de Patapon 2 Remastered precisa de uma soma de fatores para vencer os inimigos, e a coisa só vai apertando. É extremamente difícil executar diversos comandos como andar e atacar, sendo tudo feito em tempo real. Isso piora com o acréscimo de comandos como defender-se, aumentar o poder de ataque, etc.
Portanto, nossa cabeça acaba dando nó e a gente pifa em vários momentos, perdendo o vantajoso estado de “Fever” e, consequentemente, não conseguindo cumprir o objetivo. Isso fica ainda pior quando o exército inimigo decide atacar, e a gente fica confuso entre se defender ou partir para cima. Dessa forma, a fórmula “simples” de Patapon 2 Remastered consegue ficar cada vez mais complexa.
Um pouco mais de estratégia
Além de itens e todos os comandos, Patapon 2 Remastered conta com diversos tipos de unidades para compor seu exército. No início de cada nível, você poderá escolher variados tipos de soldados, sendo esse mais um ponto estratégico. Entre atiradores de lanças ou arco e flecha, quem será mais vantajoso para o nível? Vale mais usar soldados de ataque mano a mano ou à distância? Essas são algumas questões que você deverá elaborar melhor.
Além disso, há a questão dos itens que mencionei brevemente acima. Ao longo dos níveis, os Patapons vão pegando diversos itens, que devem ser cuidadosamente investidos em cada soldado, com o intuito de torná-los ainda mais fortes. E bem, isso varia com a tática de cada um.
Vale a pena comprar Patapon 2 Remastered?
O título me chamou muito a atenção por sua jogabilidade diferente. E, mais do que isso, a temática é divertida, sendo as músicas agradáveis (e grudentas), num ritmo tribal bem insano. Contudo, é bem feito. Seus gráficos são simples, feitos num estilo cartoon em 2D, encaixando-se muito bem com a proposta. A jogabilidade é agradável e bem desafiadora, algo que deve ser ressaltado.
Sendo assim, se você busca um título atípico, Patapon 2 Remastered é uma excelente pedida. Contudo, o jogo não conta com nenhum modo multiplayer, algo que existia na versão original, podendo ser um problema para alguns jogadores. Além disso, a repetição pode se tornar chata tanto na música quanto na jogabilidade. Isso é algo variável de jogador para jogador, mas deve ser levado em consideração.
Lançado para PlayStation 4, Patapon 2 Remastered foi portado do PSP, e conta com uma nota relativamente boa no Metacritic, somando 75 pontos. Concluindo, o título pode ser divertido para alguns, mas existem tantas outras opções de jogos que, sinceramente, fica difícil dar espaço para Patapon 2 Remastered.
* Review elaborada no PS4 Pro. Cópia fornecida pela desenvolvedora.