Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta- | Review
Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta-, que título enorme, é uma expansão de conteúdo para meu querido Persona 3 Reload. Nele, acompanhamos as aventuras e desventuras de nossa querida Aigis, a robôzinha mais divertida e totalmente excelente deste lado das interwebs. Ainda, veremos o desfecho final da jornada que começou no jogo base, visto que esse DLC se passa após os acontecimentos finais da jornada do povo do S.E.E.S.
E aí, será que vale a pena ver o final dessa peça? É o que saberemos agora, em mais uma análise espetacular do Pizza Fria!
Uma robô adolescente e sua jornada de autoconhecimento
É isso aí, leitores e leitoras dessa rede mundial de computadores. Chegamos ao fim da jornada de Persona 3 Reload, com aventura que coloca nossa amiga Aigis como o centro das atenções. Ah, ainda me lembro de quando o original saiu junto com a, então super atualizada, Persona 3 FES. Quanto tempo! Contudo, a melhor coisa desse pacote era o fato de podermos controlar os membros de nosso time. Mitsuru errando Marin Karin havia se tornado coisa do passado, finalmente.
Agora, Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta- chega trazendo esse rolê dentro da nova roupagem da saga e, finalmente, traduzido para a língua mais bonita desse mundão. Admito que fiquei bem contente com a notícia de que o episódio também entraria nessa jogada, e acredito que ele seja fundamental para amarrar bem a narrativa da série e, inclusive, a deixar mais bem situada dentro da narrativa Persona como um todo. Por exemplo, alguns dos jogos de luta da franquia, em seus modos história, fazem menção ao que acontece aqui de uma forma ou outra.
Um aviso aos navegantes, a expansão serve como epílogo e, por definição, se passa após os desdobramentos da luta da galerinha do S.E.E.S contra a hora sombria. Prometo que farei meu melhor para evitar spoilers mais tenebrosos, mas conhecer o que acontece até esse ponto é essencial para um aproveitamento mais completo do rolê, tanto pelas fofocas quanto pelas personas que podemos importar do compêndio. Contudo, podemos começá-lo a qualquer momento que desejarmos. Dito isto, vamos que vamos.
História
Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta- começa logo após os eventos finais do jogo base, mostrando um pouco sobre como todos nossos chegados lidaram com o fim de sua grande aventura. Contudo, como dizemos aqui em nosso querido país, alegria de pobre dura pouco. A noite que deveria ser de comemoração e despedida dessa fase da vida de nossos heróis acaba saindo muito pior do que todos poderiam ter imaginado.
Ocorre que, após terminarem todos os comes e bebes, nossos heróis e heroínas percebem que o dia não virou. Como assim, a passagem da meia noite não significou o fim do dia 31 de março e o início de abril? Enquanto ponderavam sobre essa loucura, e checavam seus telefones super modernos de 2010, o pessoal acaba sendo atacado por uma androide chamada Metis.
Ironicamente, após trocarem alguns tapas e tiros, Metis revela ser irmã de Aigis e que eles se encontram presos no Abismo do Tempo, do qual não poderão sair até que explorem todas as portas existentes em suas areias e desvendem o mistério por trás do acontecimento. Disto, claro, e da razão pela qual nossa robôzinha favorita recebe o poder de controlar diversas personas ao mesmo tempo.
Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta- entrega uma trama bem legal, que explora muito bem as questões em aberto deixadas pelo fim de Persona 3 Reload ao mesmo tempo que aprofunda mais seus personagens. Aigis, por ser o ponto central da parada, recebe uma caracterização muito legal, inclusive mostrando mais sobre sua transformação de uma androide fria para uma garota normal. Quase uma história de Pinóquio, com mais tiros e magia.
Jogabilidade, sons e visuais
Antes de começar, gostaria de lembrar que Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta- é construído em cima de Persona 3 Reload. Portanto, todas as mecânicas mais fundamentais se mantém as mesmas, tirando as adições feitas pelo título e pela situação em que o pessoal se encontra. Dito isto, vale uma releitura de nosso papo sobre o original caso precisemos relembrar.
Um dos primeiros pontos em que a expansão se diferencia é que ela é quase toda focada na exploração do abismo e das portas do deserto, que funcionam da mesma forma que os andares do Tártaro. Ainda podemos acessar o shopping, mas ele serve apenas como uma central para podermos comprar equipamentos ou sintetizar itens. Ah, e também podemos plantar nossa horta.
Fora isso, Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta- utiliza itens que encontramos pelo caminho e momentos específicos após derrotarmos certos inimigos para poder desenvolver mais os personagens, novos e antigos, além de aumentar seus poderes. Apesar de não ter passado tanto tempo assim, nossos camaradas começam bem enfraquecidos em relação ao que estavam antes da batalha final de Persona 3 Reload. Bom, ao menos ainda temos o compendium, não é mesmo? Com novas teurgias, de quebra!
Isso faz com que o jogo, inclusive, seja consideravelmente mais pegado no começo, mesmo em dificuldades menores. Os personagens mais fracos, as fusões sem bônus social e o alto custo de equipamentos fazem com que o jogador precise explorar muito bem todas as mecânicas, como as fraquezas e ataques em grupo, se quiser vencer. É meio complicado no começo, mas acaba se tornando bem mais tranquilo após certo tempo. Metis, inclusive, é uma personagem muito boa de se utilizar para facilitar um pouco, visto que possui uma boa mistura de tipos de dano diferente e uma teurgia bem maneira, baseada na original de Aigis.
Em se tratando de exploração, Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta- traz algumas novidades. Por utilizar armas de distância, Aigis consegue atacar os inimigos no mapa sem chegar perto deles. Inclusive, alguns inimigos que encontramos pelo caminho nos dão melhorias que tornam esses ataques de oportunidade ainda mais fortes.
Também temos algumas mudanças nas portas mônade, que passam a possuir três dificuldades distintas com recompensas que crescem de acordo com o nível dos inimigos delas. Vale a pena investir quando essas oportunidades aparecem, mesmo que as batalhas sejam pegadas. Afinal, tanto os itens de criação quanto os equipamentos são essenciais para nossa jornada.
No departamento audiovisual, Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta- traz uma nova abertura (muito legal por sinal) com sua própria música e um tema de batalha que toca quando emboscamos os inimigos, fora novos menus que dão destaque para nossa protagonista do momento, além de alguns outros remixes de músicas do jogo.
Vale a pena comprar Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta-?
Mandei a brava, leitores e leitoras mais sensacionais do pedaço. Será que Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta- vale nosso curto tempo e, infelizmente, mais curto dinheirinho? Será que as aventuras de Aigis e companhia serão um bom desfecho para uma história que nos emocionou e balançou durante este ano? Será que vocês lembraram de trancar a porta de casa? Bom, é hora de saber algumas dessas respostas.
De positivo, o jogo traz uma trama bem maneira com uma nova personagem interessante, além de ir ainda mais fundo nas motivações e tribulações de personagens que já eram, no jogo base, muito carismáticos e adoráveis. O jogo entrega um bom desafio, a tradução segue chique e as novas trilhas, remixadas ou não, caíram muito bem. De negativo, só achei o começo meio punitivo e, novamente, sinto que essa expansão poderia ter sido incluída com o jogo base, tal qual na época do Persona 3 FES.
Mas, de toda forma, eu curti muito meu tempo com Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta-. Por ser fã confesso da série e do título, qualquer chance de passar mais um tempo com a galerinha do S.E.E.S já me é de grande valia. Apesar de pequenos deslizes aqui e acolá, a expansão segue o alto nível visto no jogo base e não decepciona. Recomendo.
Episódio Aigis -A Resposta- será lançado em 10 de setembro de 2024 e estará disponível para Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC, via Steam e Microsoft Store. Os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate podem jogar o game através do resgate do Persona 3 Reload: Passe de Expansão gratuitamente até o dia 31 de janeiro de 2025. Caso contrário, o pacote pode ser adquirido digitalmente por R$ 187,90 e também traz conteúdos já lançados, como o Conjunto MF EX Persona 5 Royal, o Conjunto MF EX Persona 4 Golden e o Conjunto Traje Veludo e MF.
*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela ATLUS.
Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta-
R$ 187,90Prós
- Explora bem as consequências do final do jogo base, além de aprofundar ainda mais os personagens
- Metis é uma boa adição
- Mecânicas adicionais ajudam a dar um ar único para Aigis enquanto protagonista
- Bons remixes e novas músicas
- Tradução ficou chique, novamente
Contras
- Poderia vir junto com o jogo base, como foi em Persona 3 FES
- O começo pode ser um pouco punitivo