Pokémon Legends Arceus | Review

Pokemon Legends Arceus é um RPG de ação desenvolvido pela Game Freak e publicado pela The Pokémon Company no Nintendo Switch no dia 28 de janeiro de 2022.

Viaje por terra, mar e pelos céus nas costas de seu monstrinho de bolso. Embarque na região de Hisui e explore extensões naturais para capturar Pokémon selvagens, aprendendo sobre seus comportamentos em um game que combina ação e exploração com elementos de RPG.

Mas será que vale a pena explorar a antiga região de Sinnoh para ajudar na criação da primeira Pokédex? Já sabe né treinador, dá um pulo na geladeira e busca aquela pizza de ontem. Vem comigo em mais um review do Pizza Fria!

Bem vindo à ilha Hisui, viajante de Sinnoh

Pokémon Legends Arceus nos traz uma proposta totalmente inovadora e se passa na famosa região de Sinnoh, explorada durante os games Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl. Porém, a história do game se passa em uma época muito distante, onde ela era conhecida como Ilha Hisui e diferente dos dias atuais, era raro quando pessoas e Pokémon viverem em harmonia.

Sendo assim, nosso protagonista é misteriosamente transportado de seu mundo para o passado, e deve se juntar à Galaxy Team como membro do corpo de pesquisas para encontrar e pesquisar sobre todas as espécies de Pokémon, enquanto trabalha para completar a primeira Pokédex existente.

Pokémon Legends Arceus
Mais uma vez aquela escolha difícil… (Imagem: Reprodução)

Durante a jornada, iremos explorar e pesquisar em cada canto de Hisui e devemos nos envolver com os líderes dos clãs Diamante e Pérola. e com os mistérios que cercam o lendário Arceus, cujos segredos podem ser desvendados no topo do Monte Coronet. Esse e outros mistérios é o que teremos o prazer de desvendar nessa diferente e deliciosa jornada Pokémon.

Confrontos mais livres e dinâmicos

Batalhar em Pokémon Legends Arceus ficou mais rápido, divertido e dinâmico. Sim, ainda temos aquela batalha em formato de turno, que particularmente adoro, e vemos desde os primórdios da série. Porém, agora podemos nos mover livremente enquanto gritamos a nosso monstrinho qual o golpe a ser lançado naquela rodada.

Esse maneira de batalhar ficou realmente divertida, os Pokémon se movimentam nós cenários, as animações estão muito bem feitas, os menus e os golpes ficaram muito bonitos, agora só precisamos tomar cuidado para não ficar entre as pandas durante os confronto de monstros.

Além disso, outra novidade foram os golpes ágeis ou fortes. Quando um golpe é aprendido você pode selecionar qual dos dois modos usar pressionando L ou R. No modo ágil o golpe fica mais fraco, mas a velocidade de ataque aumenta bastante. Já no modo forte o dano do golpe é maior, porém a velocidade de ação cai.

Pokémon Legends Arceus
A novidade dos estilos forte e ágil foi muito bem incorporada ao combate e adiciona pouco mais de estratégia aos confrontos (Imagem: Reprodução)

Uma desvantagem de usar golpes nesses modos é que ambos fazem com que o Pokémon consuma mais PP no ataque, do que seria normalmente, por isso, use-os com sabedoria.

Temos que pegar… Pokémon!

Pokémon Legend Arceus possui uma mecânica de captura diferenciada e aqui, você não necessariamente precisará batalhar para pegar um Pokémon. Isso sem dúvidas tornou o game muito mais dinâmico, basta agora simplesmente segure o botão ZR, mirar com o analógico direito, soltar o botão e lançar a Pokébola para capturar. É só isso, e caso a captura venha a falhar, tente outra vez.

Alguns monstrinhos podem ser mais ariscos que os outros, então, pressione B para agachar e se movimente pelos arbustos quando possível. Essa mecânica é realmente imprescindível na captura de Pokémon selvagens que tendem a correr quando partimos em direção a eles.

Pokémon Legends Arceus
Agache, chegue de mansinho pelos arbustos e lace a pokébola na direção certa (Imagem: Reprodução)

Além disso, quando você segurar o botão ZL para focar em um Pokémon específico, um símbolo com uma Pokébola verde, amarela ou vermelha aparecerá, indicando o quão fácil ou difícil será a captura desse monstrinho. Já um X em cima dele, significa que ele irá atacar você e não poderá ser capturado, ao menos que seja enfraquecido em batalha.

Inventado a primeira Pokédex

Talvez por ser a primeira, completar a Pokédex em Hisui não é uma tarefa tão simples. Diferente dos outros jogos que você captura e já tem as informações dos monstrinhos, em Legends Arceus, precisamos completar diversas atividades de pesquisa para adquirir os dados sobre os monstrinhos na agenda.

Cada uma das espécies de Pokémon, possuem suas particularidades e tarefas a serem pesquisadas. Para verificar, pressione o direcional para baixo para abrir a Pokédex e cheque as tarefas a serem completadas. Uma forma rápida de fazer isso é focar no Pokémon com o botão ZL e pressionar direcional para baixo, você já é direcionado para o monstrinho desejado.

Pokémon Legends Arceus
Cada Pokémon tem sua própria lista de tarefas para completar a pesquisa (Imagem: Reprodução)

Capture o mesmo monstro algumas vezes, derrote-os, use determinadas vezes um golpe específico ou certo tipo de movimento, evolua e consiga formas diferentes de um mesmo tipo de Pokémon. Esses são exemplos de tarefas necessárias a serem completadas.

À medida em que reportamos nossas pesquisas nas barracas dos acampamentos de reconhecimento, nosso nível de pesquisa aumenta e atingido o nível 10 sobre a pesquisa de determinado monstrinho, ela será considerada completa e todos os detalhes sobre essa espécie estarão disponíveis na nossa Pokédex.

Além disso, a cada espécie de Pokémon capturada, recebemos um pagamento em dinheiro baseado no nível e no número de monstrinhos capturados. Quanto mais você capturar, mais você receberá. Completar a Pokédex desbloqueia pontos de pesquisa Pokémon e com isso, seu ranking no Time de Expedição da equipe Galaxy, irá aumentar para você avançar na história.

É possível viver na miséria com o excelente sistema de criação

Apesar da grana adquirida completando as pesquisas, Legend Arceus conta com uma forte mecânica de criação de itens. É possível usar as bancadas de criação para fabricar Pokébolas, poções, diversos outros itens e isso é feito inicialmente na vila ou nos acampamentos de pesquisa.

Além disso, com o desenrolar da trama, adquirimos um kit de fabricação que fica guardado em nossos itens chave, no inventário e que nos permite fabricar itens a qualquer hora ou lugar.

Pokémon Legends Arceus
A primeira receita do game é uma das mais importantes, com 1 Apricorn + 1 Tumblestone você faz uma Pokébola (Imagem: Reprodução)

Além das bancadas e do kit de criação, devemos é claro, explorar e avançar no game para coletar receitas e adquirir os materiais necessários para fabricação do item desejado.

Um Pokémon meio “Monster Hunterizado”.

Legend Arceus conta com aquele mesmo mapa pseudo aberto que vemos nos games da série Monster Hunter, da Capcom. Para sair da Jubilife Village, vila principal, e ir para outras regiões, basta chegar até o pontal da cidade e selecionar no mapa, o local de destino. Assim, nos “transportamos” até um acampamento e damos início à exploração da área.

Para ser bastante sincero, esse tipo de exploração me desagrada e isso em um primeiro momento me afastou do jogo, já que gosto de explorar e viajar livremente por entre as regiões. Porém, dando uma segunda chance ao game, notei que isso torna a exploração ainda mais dinâmica, uma vez em que não será mais necessário perder tempo passando por caminhos desnecessários, apenas para chegar a um determinado destino, podendo focar mais nas áreas de objetivo.

Pokémon Legends Arceus
O mapa do game é lindo com belos locais e diferentes espécies de Pokémon espalhados pelos mapas (Imagem: Reprodução)

Além disso, todas as regiões da ilha Hissui são grandes, bonitas e diversificadas, com inúmeros biomas e uma rica biodiversidade de Pokémon que podem variar de espécie ou em grau de raridade.

Audiovisual mais bonito da franquia

Hoje, dá pra afirmar categoricamente que Pokémon Legends Arceus é o game mais bonito da franquia. Longe de mim dizer que o game é perfeito, uma vez em que, se quiser procurar, você vai achar texturas com baixas resoluções ou até mesmo os famosos pop-ins.

Porém, o game possui uma boa performance no console da Nintendo e consegue manter na maior parte do tempo uma taxa de quadros estável, apesar dos cenários ricos e caprichados em detalhes com boa iluminação.

Pokémon Legends Arceus
Sem dúvidas, Legends Arceus é o game mais bonito da franquia (Imagem: Reprodução)

Além disso, as batalhas estão ainda mais bem animadas e dinâmicas, uma vez em que podemos nos movimentar durante elas, e o modelo em 3D de todos os monstrinhos foram extremamente caprichados e muito bem coloridos.

As músicas continuam sendo padrão Nintendo de qualidade e os efeitos sonoros são bons. Porém, não entendo como em pleno 2022, a Game Freak consiga lançar um jogo AAA sem dublagem. É estranho nos dias de hoje vermos a boca dos personagens mexendo, as letrinhas brotando soltas na tela e os diálogos entre os personagens não existirem. Isso sem contar, claro, a ausência de localização em português do Brasil, algo que segue beirando o inacreditável.

Vale a pena jogar Pokémon Legends Arceus?

Preciso destacar em um primeiro momento que Pokémon Legends Arceus é um game mais focado em exploração sim, e com uma excelente história. Mas também posso afirmar que, se você não entender bem um dos 9 idiomas contidos no game, vai passar um bom tempo apenas apertando botão.

Porém treinador, se esse não for seu caso, ou se quiser apenas rodar para explorar e capturar Pokémon, não perde mais tempo não. Pokémon Legends Arceus é um game recheado de novidades, com diversas missões para completar, Pokémon para capturar e estudar, e certamente, é um dos jogos mais ambiciosos de toda a franquia.

Pokémon Legends Arceus foi lançado para o Nintendo Switch e está disponível R$ 299,00 em mídia digital.

*Review elaborada com código fornecido pela Nintendo.

Pokémon Legends Arceus

R$ 299,00
8.3

História

8.0/10

Gameplay

8.5/10

Gráficos

8.0/10

Sons

8.0/10

Extras

9.0/10

Prós

  • Pokémons com design em 3D muito bem feitos.
  • Sistema de batalhas livre e mais dinâmico.
  • Excelente sistema para fabricação de itens.

Contras

  • Ausência de localização para o Português do Brasil

Filipe "Bdama" Villela

    Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!