Pokémon Scarlet & Violet | Review
Os mais novos games da famosa franquia de monstrinhos de bolso da Game Freak, têm sido alvo de opiniões controversas. Ame-os ou odeie, Pokémon Scarlet & Violet foram lançados no dia 18 de novembro para o Nintendo Switch e nos prometiam liberdade de exploração em uma grande região com três diferentes histórias a serem jogadas em seu próprio ritmo.
Porém, apesar de estarem agradando uma boa parcela de jogadores, temos visto uma série de críticas negativas, devido a bugs, pop-ins e baixa performance no console da Big N. E será que realmente Pokémon Scarlet & Violet se transformou numa versão Nintendistica de Cyberpunk 2077? Ou será que a nostalgia e diversão conseguem ofuscar todos esses problemas?
Faz o seguinte, dá aquele pulo lá na cozinha, prepara aquele cafezinho gostoso, pega aquela pizza de ontem na geladeira e bora comigo conferir comigo em mais um review do Pizza Fria!
Três histórias em uma jornada
Em Pokémon Scarlet & Violet, controlamos um personagem recém chegado à região de Paldea, que acaba de se matricular em uma escola Pokémon, no caso da Scarlet a Naranja Academy e na versão Violet, Uva Academy. O personagem pode ser um menino ou uma menina, com algumas opções de personalização. Seguindo a tradição local da Treasure Hunt, os alunos são encorajados a se aventurar por toda Paldea com objetivo de explorar em uma espécie de caça ao tesouro.
Sendo assim, os games introduzem três arcos históricos que podem ser explorados de forma totalmente livre e de forma independente, e isso nos gera uma belíssima sensação de liberdade. Usando o novo Let’s Go Mode, iremos enfrentar recrutas da temida Team Star, até chegar em seus chefões em Starfall Street. Desafie ginásios em busca de insígnias e seja um campeão na Victory Road ou siga o Path of Legends e procure pelos gigantescos Pokémon Titans que guardam ingrediente raros com propriedades milagrosas.
E é nesse contexto, sem rumo certo ou roteiro, que após fazer mais uma daquelas dificílimas escolhas de nossa vida, que nossa nova jornada no novo mundo de Pokémon tem início.
Passeando com seus monstrinhos
Pokémon Scarlet & Violet nos trouxe algumas excelentes e bem vindas novidades em sua mecânica. No geral, as batalhas do game se iniciam como nos outros jogos da série e ainda funcionam como em um jogo de turno. Porém, algo que me agradou bastante é função Let’s Go onde com o botão Zr você lança a Pokébola e libera seu monstrinho de bolso, que ficará te seguindo por onde você for.
Pressione R na direção desejada para dar ordem ao monstrinho e ele luta sem precisar iniciar uma batalha. Apesar da penalidade de experiência, que cai pela metade, essa mecânica foi muito bem vinda e deixou o game mais rápido e dinâmico, ajudando principalmente na coleta de materiais e no registro de páginas da Pokedex.
Inclusive, aí vai uma dica, experimente dar 1000 passos com o Pawmo ou Bramblin fora da bolinha e depois procure uma batalha, para ver o que acontece…
Tera Orb e os Pokémon terastalizados
Já com relação às batalhas, durante o game obtemos um item chamado Tera Orb e é logo em seguida que podemos terastalizar nossos Pokémon, pressionando o botão R em um combate. Quando um monstrinho terestaliza, seu tipo muda para o tipo Tera e os ataques do Pokémon ficarão ainda mais fortes. Após usar esse comando, você não poderá voltar a terestalizá-los novamente, ao menos que vá a um centro Pokémon.
Além dos seus Pokémon e os de treinadores rivais, encontraremos Pokémon brilhando muito forte pelo mapa. Esses são os Terá Pokémon que se encontram em forma cristalizada. Antes de tentar capturá-los é necessário reduzir seu HP o suficiente até quebrar a transformação, para depois, lançar a Pokébola.
Centro Pokémon com novas funcionalidades
Os famosos centros Pokémon ganharam algumas novas funcionalidades em Scarlet & Violet. O centro médico agora possui um balcão com três cores diferentes, a mais famosa delas é a vermelha, com a função de cura, que vem desde os primórdios da franquia. Porém, ainda no balcão vermelho, é possível também consultar dicas de onde ir, para ajudar os treinadores mais perdidos.
Já no atendente do balcão azul encontramos o Poke Mart, uma lojinha de itens onde podemos vender ou comprar equipamentos como Pokébolas, poções, antídotos, revives e outros itens, a depender do local que você estiver.
A grande novidade do Centro, é o balcão verde, onde encontramos uma máquina para fabricar TMs ou para troca de materiais por LP. Acho difícil você não saber, mas se esse for o caso, as TMs, são técnicas que podem ser equipadas nos seus Pokémon, elas são encontradas durante a aventura ou recebidas de outros treinadores, e agora, no novo game, é possível fabricá-las usando materiais específicos e um certo valor de League Points, ou LP.
Por fim, ainda no centro Pokémon, temos o Union Circle, que é a área acessada para se aventurar com um amigo por Paldea. À partir daqui, é possível jogar no modo Offline com um amigo próximo, via conexão local, ou Online com amigos à distância utilizando um Link Code.
Para ligar o modo online precisamos pressionar o botão L para estabelecer uma conexão com a internet e é possível formar um grupo para se juntar em seu jogo ou entrar no jogo de um amigo, o que facilita para os jogadores que quiserem completar a Pokedéx com Pokémon só encontrados em outra versão.
Juntos seremos mais fortes
Além do Centro Pokémon, o modo online pode ser acessado pressionando o botão X no menu Poke Portal onde é possível abrir o Union Circle para dar uma volta em Paldea com um amigo e capturar monstrinhos que existem somente na outra versão do jogo, porém, não dá para fazer muito mais que isso, os treinadores não podem batalhar em conjunto e não tem muito o que interagir, o modo ainda não foi tão bem explorado o quanto poderia.
Ainda no Poke Portal é possível também acessar as Tera Raid Battle, para enfrentar monstrinhos poderosos ao lado de outros jogadores, Link Trade onde é possível trocar monstrinhos com amigos, Surprise Trade onde você envia e recebe um Pokémon sortido, Link Battle para jogar batalhas solo ou em par com seus amigos e o Battle Stadium, para jogar contra treinadores de todo o mundo e por fim, o Mystery Gift onde pode haver um presente misteriosos te aguardando.
Explicando melhor, ao redor de Paldea, você verá alguns cristais emitindo um feixe de luz, se investiga-los, será capaz de encarar uma Tera Raid Battle e enfrentará um poderoso Tera Pokémon. Nessas lutas, você irá trabalhar junto de outros três treinadores e podem ser online ou offline com amigos próximos. Derrotar esse tipo raro de Pokémon nos dá a chance de adquirir itens especiais para auxiliar em nossa jornada e capturar o próprio monstrinho.
No Link Trade, você pode trocar Pokémon com seus amigos, comece concordando com o link code do seu amigo e se ambos inserirem o mesmo código, vocês poderão trocar, é possível também fazer troca com amigos próximos. Já com a Surprise Trade, você não escolhe com quem vai negociar ou o que receberá. Basta escolher em sua caixa qual o Pokémon você deseja se desfazer e a troca será realizada automaticamente.
No modo Link Battle é possível jogar batalhas aleatórias solo ou em pares, com regras de combate que podem ser personalizadas. E é no modo Battle Stadium que o bicho pega, aqui é possível jogar batalhas casuais ou ranqueadas contra jogadores de todo o mundo e você não necessariamente precisará contar com seus monstrinhos para isso.
É possível usar a opção Rental Teams para obter uma equipe emprestada com outros jogadores que compartilharam a equipe através de um ID, assim como é possível emprestar sua equipe para outros jogadores batalharem.
Performance e o audiovisual do game.
Por outro lado, Pokémon Scarlet & Violet apresenta muitos problemas visuais. Se você se deparou com algum bug bizarro, ou vídeos com desempenho sofrível do jogo, e em algum momento questionou se aquilo era exagerado, lamento informar que não era. O jogo foi entregue em um estado ruim, apesar de ser jogável do começo ao fim e não apresentar nenhum problema que o impeça de progredir, mas de uma forma geral, merecia muito mais capricho.
Os glitches visuais são os mais frequentes. Pop-ins de elementos na tela, Pokémon atravessando paredes, surgindo do nada, entrando em batalhas contra Pokémon invisíveis… Tudo isso eu encontrei ao longo das mais de 60 horas de gameplay que tive. E o game ainda conta com momentos de quedas na taxa de quadros bem evidentes, principalmente ao entrarmos em cidades – quando há muitas pessoas e Pokémon na tela. Infelizmente, mesmo com um patch de correção lançado pela Game Freak na última semana, ainda há muito trabalho a ser feito.
As músicas e os efeitos sonoros do game são muito bons, grande parte é sim uma versão retrabalhada dos games antigos e até aí tudo bem, porém, infelizmente a Game Freak ainda não aprendeu que os diálogos dos jogos hoje em dia em sua maioria são dublados e continuam a não incluí-los em suas franquias.
Vale a pena jogar Pokémon Scarlet & Violet?
Se vale a pena jogar Pokémon Scarlet & Violet, vai depender de o quanto os problemas técnicos podem te incomodar. Eu por exemplo, acho uma falta de respeito com a gigantesca base de fãs da franquia, uma vez em que a Game Freak lançou um jogo bastante quebrado e em pleno 2022, sem legendas em português do Brasil nem dublagem em inglês, que seja.
Porém, devo confessar que amei jogar o novo Pokémon. O game do Switch resgatou em mim aquela velha sensação de sair por aí caçando monstrinhos para completar a Pokédex, fortalecer e buscar novas formas de evoluir, sair explorando mesmo, sem ter que me atentar o tempo todo a diálogos demorados. Aquela sensação gostosa que eu não tinha desde os jogos iniciais, mas que infelizmente foram frustradas por tantos problemas técnicos.
Sendo assim, se nem mesmo apelar para nostalgia vai ser uma forma de te convencer a jogar, a sugestão que eu posso lhes dar é, espere por mais patches de correção. A comunidade está engajada em fazer o jogo melhorar, reportando bugs, mas isso pode levar tempo, e a Game Freak tem a obrigação para com os jogadores de corrigir os erros desse game quebrado que tinha tudo para dar certo.
Pokémon Scarlet & Violet estão sendo vendidos na Nintendo eShop por R$ 299,00 cada, de forma separada, ou por R$ 598,00 na versão Double Pack, sem um mísero centavo de desconto para os compradores do pacote.
*Review elaborada com código fornecido pela Nintendo.
Pokémon Scarlet & Violet
R$ 299,00Prós
- A campanha é excelente, fazia tempo que um game da série não me cativava dessa forma
- Interações online como link trade e surprised trade funcionam muito bem e ajudam de forma significativa na aquisição de monstrinhos
- Pós game repleto de conteúdo
Contras
- Ausência de legendas em PT-BR
- Muitos bugs visuais