Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk | Review

Finalmente, temos acesso à segunda parte da DLC The Hidden Treasure of Area Zero, intitulada The Indigo Disk, lançada em 14 de dezembro, exclusivamente para o Nintendo Switch. Nesta segunda parte, a The Pokémon Company promete enriquecer ainda mais a experiência dos fãs, trazendo novidades como mecânicas inéditas e desafios sem precedentes.

Explore a Blueberry Academy durante seu intercâmbio e mergulhe no Terarium submerso, uma instalação com ambientes artificiais repletos de Pokémon. Conheça o recém-descoberto lendário Terapagos e voe pelos vastos céus de Paldea com seus lendários Koraidon e Miraidon. Conclua o jogo para desbloquear histórias e conhecimentos valiosos.

Quer saber como foi a conclusão da DLC de Pokémon Scarlet & Violet com The Indigo Disk? Faça uma pausa na jogatina, prepare aquele café coado quentinho sem açúcar, encontre aquela pizza quatro queijos escondida na última prateleira da geladeira e venha capturar mais alguns monstrinhos comigo nesta análise do Pizza Fria!

The Indigo Disk, a última parte da expansão

The Indigo Disk, a última parte da expansão, segue após a conclusão de The Teal Mask, a primeira parte da expansão. Após libertar a região de Kitakami e completar a Pokédex, que conta com mais 200 Pokémon extras, recebemos uma ligação surpresa no Rotom Phone do diretor Clavell. Ele nos oferece uma oportunidade excepcional: um intercâmbio na região de Unova, na Blueberry Academy.

Nossa aventura em Unova começa na Naranja Academy, onde deveríamos encontrar o diretor Clavell. No entanto, antes mesmo de chegarmos à sua sala, somos apresentados a Cyrano, o diretor da Blueberry Academy. Cyrano revela que fomos recomendados por Carmine, de Kitakami, e que, curioso sobre nossas aventuras, queria nos conhecer pessoalmente.

Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk
Terrarium é um lugar enorme e com biomas diversificados. (Imagem: Reprodução)

A jornada na academia submersa se inicia quando conhecemos Lacey, membro da Elite Quatro, que nos guia pelo local. Após uma batalha dupla, recebemos nosso kit de uniformes da DLC e ganhamos liberdade para explorar o Terrarium. Este imenso espaço é dividido em quatro biomas distintos: a savana subtropical, a costa tropical, o cânion e o glacial bioma polar ártico, com temperaturas abaixo de zero.

Acompanhados por Lacey, temos a chance de assistir a aulas, treinar e capturar diferentes tipos de Pokémon. Explorando cada canto do Terrarium, completamos nossa nova Pokédex com mais de 200 Pokémon. O objetivo final é derrotar a elite dos quatro e nos tornarmos o melhor mestre Pokémon da região.

BBQs, os novos tipos de missões secundárias

As BBQs, ou Blueberry Quests, são novos tipos de missões secundárias introduzidas na expansão, oferecendo atividades extracurriculares para os alunos da academia Blueberry. Essas missões são projetadas para enriquecer a experiência do jogo, com um limite de três missões disponíveis simultaneamente no menu de missões, acessível pressionando o botão direcional direito. À medida que cada sidequest é concluída, uma nova missão a substitui, incentivando os jogadores a completar dez missões para desbloquear uma missão bônus especial.

As BBQs variam em natureza, incluindo tarefas como coletar itens do solo, caminhar uma certa distância, surpreender e batalhar com Pokémon, entre outras. Ao completar essas missões, os jogadores recebem BP (Blueberry Points), que podem ser usados como moeda dentro da academia para adquirir mercadorias na loja da escola, na cafeteria dos estudantes ou para doar ao clube acadêmico. Isso, por sua vez, desbloqueia novas funcionalidades, estilos e decorações para o clube da liga.

Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk
As BBQs irão variando, pegue 10 itens do chão, dê 500 passos, surpreenda um Pokémon e batalhe, dentre outras. Essa vermelha aí em cima é a especial, complete 10 para liberá-las. (Imagem: Reprodução)

Contudo, as BBQs podem se tornar repetitivas, o que pode afetar a experiência de jogo para alguns. Missões como coletar itens, derrotar Pokémon selvagens usando o Auto Battle, viajar por uma certa distância, capturar Pokémon selvagens de determinados tipos, vencer batalhas Tera, tirar fotos de Pokémon nadando, e surpreender e batalhar com Pokémon são comuns, e não variam muito além disso.

Enquanto a ideia inicial das BBQs é interessante, a execução pode se tornar monótona, especialmente para jogadores que preferem jogar sozinhos. A DLC incentiva o uso do Union Circle, permitindo que os jogadores acumulem Battle Points mais rapidamente em grupo. No entanto, isso requer que os jogadores tenham amigos com quem jogar, já que não é possível participar de grupos aleatórios, o que pode limitar a acessibilidade dessas missões para alguns jogadores.

Stellar, o novo tipo de terestalização

A principal inovação de The Indigo Disk é a introdução de um novo tipo de terestalização, uma mecânica única de Pokémon Scarlet & Violet: o tipo Stellar. Agora, todos os Pokémon podem adotar o tipo Stellar. Para isso, os jogadores precisam coletar 50 tera shards deste tipo e dirigir-se à cidade de Medali para alterar o tipo tera de seu Pokémon favorito.

Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk
Pokémon selvagens terestalizados também podem ser encontrados pelo mapa, oferecendo oportunidades únicas para capturar criaturas com essa nova capacidade estelar, enriquecendo ainda mais a experiência de exploração e combate no universo de Pokémon Scarlet & Violet. (Imagem: Reprodução)

Embora a terestalização para o tipo Stellar não altere significativamente as defesas do Pokémon, mantendo suas fraquezas originais, o impacto no aspecto ofensivo é notável. Um Pokémon terestalizado no tipo Stellar recebe um aumento considerável no poder de todos os seus movimentos ofensivos, além de um bônus significativo nos primeiros ataques de cada movimento. Isso adiciona uma nova dimensão estratégica às batalhas, permitindo aos jogadores explorar novas combinações e táticas em combate.

Uma nova mecânica para seu lendário favorito

Após concluir a campanha principal de The Indigo Disk, uma surpresa aguarda os jogadores na academia Blueberry. Retornando à escola e conversando com Amarys na Classroom 3-2, os jogadores recebem um sanduíche especial que desbloqueia a habilidade de voo para seus Pokémon lendários, Koraidon ou Miraidon. Esta nova habilidade permite explorar o mapa do jogo de uma maneira totalmente nova, voando livremente pelos céus e observando os quatro biomas do Terrarium de uma perspectiva elevada.

Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk
Será possível observar os quatro biomas de Terrarium bem do alto. (Imagem: Reprodução)

A mecânica de voo é intuitiva e enriquece significativamente a jogabilidade. Enquanto estiver montado em seu Pokémon lendário, basta pular e pressionar o botão B no ar para iniciar o planeio. Em seguida, pressionando o L3 enquanto plana, o Pokémon começará a voar. O jogo é configurado por padrão no modo regular de controle de voo, onde mover o controle para cima faz o Pokémon subir e para baixo faz descer. No entanto, para aqueles que preferem, é possível inverter essa configuração nas opções do jogo, ajustando a experiência de voo às preferências pessoais de cada jogador. Esta adição à jogabilidade foi amplamente bem recebida, oferecendo uma nova dimensão de liberdade e exploração no vasto mundo de Pokémon Scarlet & Violet.

Synchro Machine, um recurso bem promissor

Para acessar o novo recurso da DLC The Indigo Disk, a “máquina de sincronização”, os jogadores devem inicialmente procurar Synclaire na Central Plaza do Terrarium. Ela pedirá que você teste a máquina, permitindo que você controle seu Pokémon em uma área limitada. Após completar os experimentos iniciais, a capacidade de usar a máquina de sincronização livremente e a qualquer momento será desbloqueada.

Este recurso inovador permite aos jogadores segurar o botão L e pressionar R para sincronizar com o Pokémon que estiver acompanhando-os, embora essa funcionalidade esteja restrita ao interior do Terrarium. Uma vez sincronizado, é possível controlar o Pokémon para batalhar contra outros, coletar itens, voar, nadar e explorar livremente o mapa, além de completar BBQs. No entanto, é importante notar que a captura de outros Pokémon não é possível neste modo. Portanto, os jogadores devem ter cuidado ao enfrentar Pokémon Shiny, evitando atacá-los e derrotá-los acidentalmente, o que poderia causar arrependimento posteriormente. Essa adição traz uma camada extra de interatividade e exploração ao jogo, permitindo aos jogadores experimentar o mundo de Pokémon Scarlet & Violet de uma perspectiva única.

Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk
O Mewtwo pode ser bem lentinho, mas confesso que sempre quis saber como seria controlá-lo. (Imagem: Reprodução)

Vale a pena comprar a expansão The Indigo Disk?

Continuar a expansão The Hidden Treasure of Area Zero é, sem dúvida, uma decisão acertada, especialmente com The Indigo Disk superando os problemas de continuidade enfrentados no final da primeira parte. Diferentemente do pós-game limitado anterior, que se restringia principalmente às Tera Raid Battles, The Indigo Disk oferece uma variedade de atividades para manter os jogadores engajados.

Além das Tera Raid Battles constantemente atualizadas e do desafio de completar a Pokédex, a expansão introduz várias novas atividades. Os jogadores podem engajar-se em BBQs, seja individualmente ou em cooperação, para acumular Blueberry Points (BPs), explorar as variações de Pokémon, convidar treinadores especiais de outras regiões para batalhas, personalizar o quarto da liga, fabricar itens na Impressora de Itens e adquirir novas poses para lançar pokébolas.

A expansão também eleva o nível das batalhas, apresentando confrontos em dupla que destacam a inteligência aprimorada dos treinadores e a sinergia entre os Pokémon, tornando os combates mais desafiadores e emocionantes. Isso pode ser um indício do que esperar em futuros títulos da franquia.

Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk
Na segunda parte da expansão teremos muitas batalhas 2×2 para jogar. (Imagem: Reprodução)

The Indigo Disk também traz a empolgante adição de todos os Pokémon iniciais das gerações anteriores. Após a campanha principal, os jogadores podem reunir 3000 BPs para desbloquear novos Pokémon em todas as regiões do jogo. Para adquirir todos os iniciais das quatro regiões do Terrarium, são necessários 12 mil pontos, permitindo encontrar esses Pokémon icônicos espalhados pelo mapa.

Além disso, completando BBQs tanto individualmente quanto em grupo, é possível desbloquear a captura de vários Pokémon lendários clássicos, incluindo os favoritos de muitos fãs: os três pássaros lendários da primeira geração, Zapdos, Articuno e Moltres.

Por fim, a inclusão da Synchro Machine representa uma inovação significativa, permitindo aos jogadores andar, batalhar e completar missões com qualquer um de seus Pokémon favoritos, prometendo ser uma mecânica com grande potencial para o futuro da série.

Pokemon Scarlet & Violet estão disponíveis para aquisição em conjunto na Nintendo eShop do Brasil por R$ 598,00 ou separadamente por R$ 299,00 cada um. Já a expansão The Hidden Treasure of Area Zero, que inclui The Indigo Disk, tem o valor de R$174,99, também na Nintendo eShop. No entanto, nosso conselho é para garantir sua expansão na nossa parceira Nuuvem, com a possibilidade de parcelamento sem juros em até 3x e ainda fazer o combo de receber Drops para usar na sua próxima compra, além dos pontos de ouro da Nintendo!

*Review elaborada com códigos fornecidos pela Nintendo e pela Nuuvem.

Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk

R$ 174,99
7.6

História

7.0/10

Jogabilidade

7.5/10

Audiovisual

6.0/10

Extras

10.0/10

Prós

  • Muitas horas de gameplay com uma enchurrada de conteúdos pós game.
  • Adição dos Pokémons iniciais e lendários dos outros jogos da franquia para captura.

Contras

  • Ausência de legendas com localização para o português do Brasil.
  • Não foi dessa vez que saiu aquele patch para correção no desempenho.

Filipe "Bdama" Villela

    Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!