Prodeus | Review

Prodeus é mais um desses jogos que surgem na nova onda de FPS chamados de “Boomer-Shooters”. O jogo é tudo aquilo que os fãs do gênero gostam, um jogo com um design e mecânicas clássicas, mas com um visual repaginado que ao mesmo tempo é moderno e retrô. Prodeus foi desenvolvido pelo estúdio Bounding Box, que é composto essencialmente por duas pessoas, dois desenvolvedores veteranos na indústria que decidiram criar o jogo dos sonhos. História essa que me lembra uma famosa equipe da década de 90, conhecida do gênero de FPS, mas isso é outra história.

Os desenvolvedores da Bounding Box, ja trabalharam em aclamados jogos do gênero como DOOM (2016) e Bioshock Infinite, então é natural que o público criasse um certo hype em cima do projeto, hype esse que resultou numa campanha de financiamento coletivo de sucesso para o projeto. Entretanto, após o lançamento oficial do jogo, podemos afirmar com todas as letras que Prodeus é muito mais que um jogo de FPS nos moldes retrô, ele é uma plataforma de conteúdo desse nicho.

E se você também gosta de aniquilar demônios enquanto sente aquela nostalgia dos jogos da sua infância vem comigo para mais uma review do Pizza Fria!

O que é Prodeus?

Passando então para os termos técnicos, Prodeus é um jogo de tiro em primeira pessoa inspirado no design dos jogos clássicos do gênero, porém com visuais repaginados que remetem também aos clássicos. O jogo foi desenvolvido pelo estúdio Bounding Box e publicado pela Humble Games. Em Prodeus você assume o papel de um agente corrompido do criador do universo e seu único objetivo e destruir e aniquilar tudo que se move na sua frente. Sim, a história é boba e serve apenas como desculpa para o tiroteio e a carnificina, mas convenhamos que o foco dos jogos boomer-shooter nunca foi a narrativa, logo isso não é um problema por si só.

O jogo vem com a promessa de trazer uma jogabilidade e uma campanha nos moldes de jogos como Quake ou o famoso mod Brutal Doom. Que basicamente é uma gameplay frenética, porém com momentos de calmaria e mecânicas que desacelerarem esse ritmo, filosofia essa diferente da franquia DOOM em geral, que preza sempre pela agressividade desenfreada.

E talvez a maior adição de Prodeus seja o seu editor de mapas, assunto esse que vou falar melhor mais adiante, porém ja fique avisado que ele é incrível.

Prodeus
Talvez o maior destaque de Prodeus seja os seus gráficos lindíssimos que ressaltam a violência do jogo (Imagem: Reprodução)

A gameplay

Prodeus é um jogo seguro, e eu digo isso em quase todos os sentidos. Ele traz uma estética genérica, uma trilha sonora sem muita personalidade porém boa, uma narrativa irrelevante. Porém, toda essa segurança é muitas vezes usada à seu favor, principalmente quando o jogo traz um level design clássico, uma jogabilidade familiar e principalmente armas familiares.

O jogo como eu disse anteriormente sabe aproveitar e trabalhar em cima dos clichês do gênero e das fórmulas já consagradas por outros desenvolvedores. Tudo isso trazendo armas comuns, como escopetas, metralhadores, bazucas, lançadores, pistolas e outras armas. Vale destacar que cada arma em Prodeus tem uma funcionalidade extra que traz uma variedade interessante ao combate, mas que no fim do dia não serve para muita coisa (diferente da franquia DOOM onde cada arma é útil contra certo tipo de inimigo).

O level design de Prodeus é excepcional, todas as fases da campanha principal são cheias de segredos, caminhos escondidos, atalhos e inimigos bem-posicionados para te pegar de surpresa. E todo esse trabalho de level design é aprimorado com o sistema de secrets, visto que há diversos “metais” escondidos nas fases e esses metais podem ser usados para comprar itens na loja da campanha, itens esses que vão desde armas, até habilidades de movimentação como pulo duplo ou o Dash.

Então nas fases mais avançadas, muitos desses segredos escondidos exigem que você tenha essas habilidades para coletá-los, então aqui há todo um sistema que engaja os jogadores mais dedicados em completar e colecionar o jogo. Obrigando o mesmo a explorar fases mais fáceis para comprar habilidades para poder explorar as fases mais difíceis.

Prodeus
Prodeus infelizmente não faz um bom trabalho de variabilidade de mapas (Imagem: Reprodução)

O editor de níveis

Como eu disse no início dessa análise, Prodeus é muito mais que um boomer-shooter. O jogo é uma plataforma que permite que os jogadores joguem e criem diferentes tipos de fases e conteúdos, e funciona quase que uma ferramenta de comunidade. Essa relação toda na volta do jogo me lembra muito o que foi o DOOM em 1993 e toda a comunidade dedicada à criar mods, fases, campanhas, histórias e até jogos relacionados.

O editor de níveis de Prodeus permite tudo isso, pois ele permite que você crie as mais absurdas coisas, e funciona quase que uma engine para criar novas experiências como a GZDoom.

Esse editor infelizmente não é a coisa mais intuitiva do mundo, e não chega nem perto da praticidade do que é editar fases em Super Mario Maker. Entretanto, isso pode ser visto com bons olhos para as mentes mais criativas e dedicadas em criar coisas, pois apesar da simplicidade trazer uma acessibilidade interessante ela de certa forma impede que aqueles criadores mais “hardcore” criem coisas mais complexas.

Então por mais que esse editor não seja para qualquer um, ele ainda permite que os poucos interessados criem coisas mais elaboradas, isso somado ao fato de existirem INFINITAS fases para jogar aumenta a qualidade delas.

Então acho que todo esse cenário cria uma comunidade de “modders”, criadores e editores de níveis interessantíssima, e isso obviamente só agrega para o jogador casual, pois ele terá conteúdos e fases infinitas para jogar em Prodeus.

Prodeus
Uma foto de como é a interface da edição de níveis (Imagem: Reprodução)

Vale a pena jogar Prodeus?

Prodeus é de longe um dos melhores jogos de tiro que foram lançados nos últimos anos, mas é importante ressaltar que toda essa qualidade se dá mais pela quantidade de conteúdo e de coisas para se aproveitar e se divertir do que de fato a qualidade do jogo. Prodeus é um excelente jogo, não me leve a mal, mas no momento à momento e no tiroteio em si outros jogos parecidos trabalham melhor essas questões, entretanto eu reitero que o maior mérito de Prodeus é em criar um ecossistema e dar as ferramentas necessárias para que esse ecossistema funcione e crie infinitos conteúdos para os jogadores.

Prodeus está disponível para PC, via Steam, Humble Store e pelo GOG.com, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S, chegando em breve para Nintendo Switch.

*Review elaborada em um PC equipado com uma RTX com código fornecido pela Humble Games.

Prodeus

+ R$ 74.99
8

História

5.0/10

Gameplay

7.0/10

Gráficos e Sons

10.0/10

Extras e Variabilidade

10.0/10

Prós

  • Visuais
  • Editor de Níveis
  • Tradução PT-BR
  • Conteúdo Infinito

Contras

  • Gameplay simples
  • Interface de troca de armas é confusa

Matheus Feldmann

Game Designer de formação, preservador de jogos antigos, amante de MMORPG's, Jogos de Luta, jogos indies e RPG's em geral. Também assumo o posto de maior defensor de jogos ruins, especialmente Daikatana.