RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army | Review
RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army é um JRPG de ação e aventura desenvolvido pela ATLUS e publicado pela SEGA. Lançado originalmente no glorioso ano de 2006, o título segue as aventuras de um jovem detetive, e invocador de demônios, que precisa resolver uma série de casos misteriosos e bizarros que ocorreram na capital japonesa durante a era Taisho.
E aí, será que vale encarar essa aventura mais uma vez? É o que saberemos agora, em mais uma análise atemporal do Pizza Fria!
Elementar, meu caro Jack Frost
É oficial, leitores e leitoras deste que pode ser conhecido como melhor site de jogos deste e do outro lado do véu da realidade. O mundo dos jogos eletrônicos, sem sombra de dúvida, está trabalhando incansavelmente para me fazer sentir ainda (mais) velho do que sou. Como é, leitora? Não há relação alguma, estou delirando e me enxergando como o centro do universo novamente? Oras pois, que absurdo! Todos sabemos que ao menos uma dessas afirmações é verdadeira.
De toda forma, o joguinho que me trouxe todas essas revelações é nada mais, nada menos, do que RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army, uma versão remasterizada e turbinada de um dos títulos mais divertidos, em minha opinião, dentro da grande franquia Shin Megami Tensei. Ocultismo, maluquices e mistérios para resolver. Como não amar?
Seguindo a tendência da moda, o jogo chega para nós com uma série de mecânicas aprimoradas, melhorias de qualidade de vida e mais conteúdo para explorar. Agora, será que tudo isso será suficiente para valer a pena reviver as aventuras malucas do senhor Raidou? Ou será que esse é um rolo que nem merece ser tirado do baú da saudade? É o que saberemos agora.

História
RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army conta as peripécias do mais novo detentor do nome Raidou Kuzunoha, o décimo quarto para ser mais exato, durante os anos da era Taisho no Japão. Dotado de um par de costeletas para ninguém colocar defeito, e uma habilidade única de controlar demônios, nosso chegado vai para a capital trabalhar em uma agência de detetives e acaba se enfiando em uma roubada daquelas.
O que era para ser apenas mais um dia comum na agência Narumi acaba se tornando um desastre quando uma cliente em potencial liga para a agência com um pedido bem peculiar: que deem cabo da vida dela. Curiosos, nosso chegado e seu patrão decidem ir ver a tal garota apenas para testemunharem um grupo de soldados bem estranhos raptá-la, sem mais nem menos. Decididos a entender o porque disso tudo, e nem um pouco contentes, nossos heróis começam a fazer o que sabem de melhor: investigar.
E é daí que começa nossa jornada com RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army. Através de uma série de capítulos, interagimos com diversas personalidades deste mundo e do outro, descobrimos uma rede de intrigas e mistérios, lutamos e dominamos uma penca de demônios e nos lembramos, novamente, como esse jogo é divertido de acompanhar.
Além da narrativa manter um bom ritmo, durante quase toda sua duração, o aspecto de mistério da coisa ajuda muito a manter o jogador interessado, principalmente com os ganchos que vão aparecendo conforme avançamos nos casos que investigamos. Somamos isso com bonecos legais de conhecer, e acabamos por ter uma história que realmente entrega o que pedimos e queremos.

Jogabilidade
Em essência, RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army é um JRPG de ação que une os moldes da série Shin Megami Tensei (temas ocultos, fusão de demônios e por aí vai) com mecânicas de combate em tempo real. Além disso, passamos uma boa parte de nosso tempo investigando os diversos casos, principais ou não, que chegam na agência para que Raidou dê conta. Vamos entender melhor cada um desses pontos.
Em se tratando de combate, Raidou é transportado para uma arena sempre que toca em um inimigo que está andando pelo mapa. Durante a treta podemos realizar ataques fracos (que roubam mana para que usemos magias), fortes (que causam dano crítico), dar tiros (que podem desbalancear inimigos) e usar uma série de habilidades exclusivas do protagonista. Além disso, podemos dominar quase todos os demônios que enfrentamos e colocá-los em nosso time com o simples apertar de um botão.
Essa é uma das mecânicas mais importantes de RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army, visto que os demônios servem como ajudantes no combate (até dois por vez), possuem habilidades que podemos usar no mapa para investigar (ler mentes, esgueirar, voar e por aí vai) e, de quebra, podem ser fundidos para conseguirmos outros ainda mais fortes. Saber quais demônios usar, quais habilidades manter e como cada um funciona é essencial para a vitória. Afinal, muito do combate depende de explorar fraquezas elementais dos inimigos e Raidou não consegue usar mais do que três habilidades ao mesmo tempo.
Todas as mecânicas envolvendo demônios e pancadarias receberam uma melhora considerável nessa versão remasterizada, seja com a adição de elementos novos como novas habilidades para Raidou, mais aliados para recrutar, e por aí vai. A galera mais nova vai curtir o dinamismo, mas aposto que o povo que jogou o original realmente irá apreciar como o título foi atualizado sem perder sua essência.

Contudo, tretar com seres de outro mundo não é tudo que nosso protagonista precisa fazer em RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army. Boa parte de nosso tempo será gasto andando pela capital, e seus lados reversos, em busca de pistas para a investigação que estivermos fazendo no momento. E não pensem que apenas Raidou trabalha aqui. Pelo contrário, também precisaremos usar nossos demônios para encontrar algumas pistas mais complicadas.
Por exemplo, por vezes precisaremos que eles acalmem algum nervosinho para interrogarmos. Em outros, precisaremos que eles passem na maciota por seguranças que guardam algum documento importante. Quem sabe até voar para nos buscar algum item importante ou arma poderosa. Vai saber? Contanto que tenhamos um com a habilidade correta em nosso poder, o céu é o limite.
E esse é um dos únicos problemas que vi com o título, acredito. Em alguns momentos RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army me obrigou a precisar de demônios com habilidades que eu não tinha no momento, necessitando que eu caçasse algum nas ruas ou pagasse para invocar em uma das lojas do jogo. Eu sei que não é nada de tão terrível, mas eu precisava de algo para reclamar. Vocês me conhecem.

Sons e Visuais
RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army possui visuais bem legais e com uma boa definição, principalmente ao lembrarmos que, apesar das melhorias, esse ainda é um jogo de PlayStation 2. As novidades visuais conseguem deixar o jogo atraente para as novas gerações, e a direção de arte competente ainda consegue, com facilidade, fazer com que o título tenha uma cara bem fácil de lembrar.
O mesmo vale para o departamento sonoro, que conta com as músicas excelentes do original e um novo trabalho de dublagem feito especialmente para o remaster. Isso não é pouca coisa, e realmente ajuda a tornar a experiência ainda melhor. Uma pena, contudo, que tenhamos ficado sem nossa legendinha dessa vez.

Vale a pena jogar RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army?
RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army, leitores e leitoras, realmente conseguiu cumprir seu objetivo de modernizar um título clássico que, dado o tempo em que foi lançado, continua muito divertido de se jogar. Agora, nos anos modernos, acabamos por receber uma versão que consegue manter o brilho de outrora com todas as facilidades da nova era.
Temos um jogo com uma narrativa legal de acompanhar e cheia de mistérios e reviravoltas, um combate preciso e divertido, um sistema de fusão de demônios com a profundidade de sempre, novas formas de usar nossos aliados, uma quantidade excepcional de melhorias e, no geral, tudo para tornar esse um bom exemplo de como remasterizar jogos das antigas. Salvo ter que caçar alguns demônios em momentos específicos e a falta de legendas, não tenho nada do que reclamar.
Sendo assim, só me resta recomendar RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army e dizer que o título é mais uma das joias raras de uma franquia que, quase sempre, só nos trás alegrias e sorrisos aos montes. Realmente espero que tenhamos mais a caminho, inclusive da segunda aventura de Raidou, e que todos sigam esse modelo de sucesso. Quem sabe até terei meu tão querido Digital Devil Saga de volta em meus braços? Um cara pode sonhar, não é mesmo?
RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army será lançado em 19 de junho de 2025 para PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch 2, Nintendo Switch, Xbox Series X|S e PC, via Steam.
*Review feita em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela ATLUS.
RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army
BRL 259,90Prós
- Combate preciso e divertido
- Capturar e fundir demônios segue divertido como sempre
- É uma remasterização incrível, que preserva o original e adiciona muito conteúdo e melhorias
- A trama é divertida de acompanhar, com todas as suas voltas e reviravoltas
- Consegue aplicar os moldes da franquia de maneiras diferentes e com muito sucesso
Contras
- Ter que pegar demônios específicos para certos momentos pode ser meio chato
- Sem legenda em português