Tom Clancy’s Rainbow Six Extraction | Review
Tom Clancy’s Rainbow Six Extraction é um jogo de tiro tático online, desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft em 20 de janeiro de 2022 para Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4 e PC, via Ubisoft Store. O game, que é um spin-off de Rainbow Six Siege, coloca os jogadores na pele dos operadores do game original, em modo cooperativo no estilo jogadores contra monstros, para lutar contra hordas de parasitas alienígenas conhecidos como Archaens.
E será mesmo que a Ubisoft acertou colocando os personagens de sua franquia PvP já consolidada em uma temática mais sombria nesse ambiente de cooperação contra inteligência virtual? Prepare sua pizza, reúna a equipe, coordene o ataque e venha comigo para garantir que ninguém fique para trás em mais uma review!
O retorno do parasita Quimera
Rainbow Six Extraction foi inspirado nos acontecimentos do evento Outbreak, evento limitado que aconteceu em Siege e ocorreu entre 6 de março a 3 de abril de 2018. No evento, uma equipe de três jogadores era enviado à cidade de Truth or Consequences, no Novo México, para enfrentar uma epidemia que estava devastando a cidade. No game, o parasita Quimera apareceu novamente, mais mortal que nunca, e está se espalhando rápido. Para se preparar para qualquer futura ameaça, a equipe Rainbow criou a REACT (Equipe Rainbow de Análise e Contenção Exógena), uma organização altamente especializada e preparada para qualquer tipo de ameaça.
Sendo assim, a Dra. Elena Maria Alvarez, codinome “Mira”, Jordan Trace, “Thermite” e outras centenas de cientistas, deverão dar suporte a outros 18 agentes de campo, ajustar e expandir seus equipamentos, coletar dados e exterminar esses parasitas que ameaçam acabar de vez com a raça humana.
Cada assalto é desafiador do início ao fim
Rainbow Six Extraction é um jogo cooperativo e as incursões, que podem também ser feitas em modo solo, suportam até três jogadores. No game, 18 diferentes agentes da REACT devem passar por 12 zonas de contenção imprevisíveis, divididos em 3 diferentes estágios e com a possibilidade de realizar 13 diferentes missões aleatórias. Nova York, São Francisco, Alasca e Novo México, são os locais explorados em Rainbow Six Extraction e cada região possui seu próprio ecossistema, diferentes arquiteturas e desafios.
Cada uma das zonas de Rainbow Six Extraction possui uma subzona, e cada uma das subzonas possui um dos seguintes objetivo a ser cumprido:
- Rastreamento de colmeias: Os agentes devem usar um injetor de pistola REACT para inserir um autorrastreador em colmeias inativas.
- Caçada, cujo objetivo inicial é rastrear e eliminar três Archeanos específicos para atrair um Archeano Elite que deve ser eliminado.
- Em Biópsia os agentes precisam obter amostras de variantes arqueanas classe alfa, utilizando a lâmina REACT.
- Na missão de Resgate, os agentes precisam localizar um pesquisador de campo no bioma da Quimera, levando-o com segurança até a área de extração. O procedimento de extração deve ser realizado com a cápsula de extração REACT.
- Resgate de DEA: O protocolo de resgate de desaparecido é ativado caso um agente não consiga deixar o bioma da Quimera durante uma incursão. Para resgatar um desaparecido, os agentes precisam localizar uma árvore arqueana da Quimera e libertar o agente preso, garantindo seu retorno seguro à cápsula de extração.
- Ninguém fica para trás, onde os agentes precisam cuidar imediatamente de agentes do esquadrão incapacitados e levá-los em segurança até a cápsula de extração REACT mais próxima.
- Espécime onde a missão dos agentes é capturar um espécime vivo classe alfa por meio de uma armadilha REACT. A espuma REACT é liberada quando o espécime estiver ao alcance da armadilha, prendendo-o.
- Na Descontaminação, colmeias com aberrações devem ser eliminadas e uma amostra de Neoplasma deve ser extraída com a lâmina REACT.
- Fechamento é a missão em que os agentes devem levar três cápsulas do ponto de extração aos nódulos de nutrientes, que causam regeneração às colmeias destruídas.
- Na Sabotagem os agentes devem localizar as arquicolunas nas subáreas, plantar explosivos e defender as cargas até a detonação.
- Na triangulação, três computadores devem ser localizados e acionados em sequência antes do término do tempo cronometrado.
- Defesa Sensorial em que é necessário se posicionar sobre três diferentes áreas por um tempo enquanto horadas de inimigos se aproximam.
- Portal, é necessário encontrar a singularidade que protege o portal e um Protean, que a protege. Sem dúvidas, é uma das missões mais difíceis do jogo.
É possível pedir a extração do grupo antes mesmo de se completar uma missão e é possível também ignorar uma missão e partir para a subzona seguinte, porém, o número de experiência que seu operador adquire ao final de uma partida vai depender também de quantas missões foram bem sucedidas.
Operadores e suas peculiaridades
Em Rainbow Six Extraction, temos uma gama de 18 operadores distintos, cada um com sua habilidade específica. São eles:
- DOC, possui doses revigorantes, dispara a pistola estimulante para curar 20 pontos de vida ou autorreanimar.
- ELA vem equipada com a Mina Grzmot, lança minas de proximidade adesivas, atordoando inimigos atingidos pela explosão.
- Pulse leva consigo o sensor cardíaco, detecta VIPs, DEA e colmeias através de obstáculos.
- Alibi com seu primas, lança hologramas que atraem inimigos na área. Os inimigos que atacam o holograma são analisados pelo sensor.
- Finka reforça temporariamente a sobrevivência e a resposta da equipe. Com seu pico de adrenalina, ela reanima agentes em estado crítico e impede que fiquem fora de combate.
- Hibana dispara explosivos de detonação remota X-Kairos que grudam em qualquer superfície.
- Sledge possui a marreta tática, que atordoa inimigos e destrói paredes para criar novos caminhos.
- Lion com o drone EE-One-D, detecta todos os inimigos em movimento na área por um período curto de tempo.
- Vigil interfere com os inimigos, tornando-o indetectável por um período curto de tempo. O disruptor ERC-8 pode ser usado novamente após a reativação.
- IQ detecta equipamento REACT e mais através de obstáculos com seu R.E.D. MK IV Spectre.
- Jäger posiciona uma torreta automatizada com 5 balas. Ele ataca e intecepta projéteis na área.
- Rook leva consigo um pacote de blindagem, oferece um pacote de placas blindadas com resistência a dano. Os agentes blindados ficam em estado crítico em vez de fora de combate.
- Fuze posiciona cargas detonáveis remotamente em paredes, que lançam granadas de cluster do outro lado, quando ativadas.
- Smoke lança grandas Z9 de detonação remota que causam dano aos inimigos na área do gás.
- Tachanka posiciona uma ML fixa, disponível para todos.
- Capitão o operador Brasileiro, dispara virotes silenciosamente, que detonam no impacto. É possível alterar entre virotes de cortina de fumaça ou veneno.
- Gridlock com seus Trax Stingers, lança e ativa armadilhas no chão. Inimigos na área armadilha sofrem dano e serão desacelerados por ela.
- Nomad dispara uma mina repulsora conhecida como Airjab, derrubando inimigos atingidos pela explosão e elimina obstáculos na área.
Vale ressaltar que em Rainbow Six Extraction, após retornarem das missões, os operadores feridos ficam inativos por um tempo, até que possam se recuperar.
Tarefas e protocolo Maelstorm
As tarefas de Rainbow Six Extraction são incursões desafiadoras, indicadas para agentes de nível 8 ou acima, disponíveis apenas por tempo limitado. Cada tarefa vem com um conjunto único de modificadores ou objetivos que exigem habilidade e prática. Um exemplo de tarefas foi o chutar contra a parede, um modo onde os agentes da REACT precisam estabilizar o parasita durante a fase de estresse anormal. Outro exemplo é o atual chute o formigueiro, um modo assalto para atiradores de elite onde a REACT bloqueou territórios tomados por arqueanos e colmeias anormais. Os agentes precisam eliminá-los com a maior eficiência possível.
Já, o protocolo Maelstorm é o modo ranqueado em Rainbow Six Extraction. Nele, os agentes precisam por 9 subáreas onde é preciso concluir cada um dos objetivos dados, antes de seguir à zona seguinte. Neste modo, não é possível pular nenhuma missão. É um modo extremamente difícil, a duração prolongada da incursão, resulta em maior agressividade das variantes arqueanas. O tempo de transição até enxames será cada vez menor, conforme os agentes avançam.
Crossplay e o Buddy Pass
O crossplay, que é a possibilidade de jogadores interagirem entre si em plataformas diferentes, foi uma das melhores adições feitas pela Ubisoft em Rainbow Six Extraction. Tudo funciona muito bem e o tempo de espera para encontrar jogadores em partidas rápidas é ínfimo e gratificante. Vale ressaltar, que para quem preferir, é possível desabilitar a jogatina entre diferentes plataformas. Já o Buddy Pass foi outra novidade muito bem-vinda e será ótimo se outros jogos quiserem aproveitar. Com ele, podemos enviar fichas aos nossos amigos que possuem a versão de teste do jogo, para que eles possam ter a experiência completa por 14 dias.
A única ressalva no caso, é que os jogadores da versão teste, e o jogador que convidar, precisam estar no mesmo esquadrão para que o Buddy Pass possa ser ativado.
Vale a pena comprar Rainbow Six Extraction?
Com toda certeza, Rainbow Six Extraction vale cada centavo investido. O game possui muito conteúdo a ser explorado, um códice riquíssimo em informações com tudo muito bem localizado para o português do Brasil, inúmeras possibilidades de gameplay, onde você pode ser como Rambo e sair atirando como um louco ou jogar como Snake e ser sorrateiro, passando despercebido pelos inimigos.
Além disso, uma menção honrosa ao crossplay, que funciona muito bem, e ao Buddy Pass, que é mais que uma amostra grátis de 14 dias, dando a possibilidade de introdução de novos jogadores em Rainbow Six Extraction.
*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela Ubisoft.