Samsung Galaxy M54 5G | Review

O Samsung Galaxy M54 5G é um celular intermediário lançado em abril de 2023 no Brasil. Ele faz parte da linha M da Samsung, com a principal proposta de entregar um bom desempenho e uma boa faixa de preço. O mercado de intermediários é sempre um segmento bastante concorrido, sendo sempre necessário avaliar quais são os principais pontos de destaque do produto e se estes fatores são os mais importantes para o consumidor. Assim sendo, a grande proposta do Samsung Galaxy M54 5G é que o celular consiga entregar uma excelente usabilidade no dia a dia e bom desempenho em jogos, entregando, ao mesmo tempo, uma grande autonomia de bateria.

Outro dos principais atrativos do aparelho, é a sua tela Super AMOLED Plus de 6,7 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz, o processador Exynos 1380 com 8 GB de RAM, um conjunto que promete entregar um bom desempenho em games. Além disso, o celular conta com câmeras traseiras com sensor principal de 64 MP.

Além disso, o produto entrega conectividade 5G, NFC e Wi-Fi 6, sendo que este último recurso promete entregar altas velocidades de conexão, mesmo usando apenas o Wi-Fi. O celular testado durante esta análise foi a versão de 128 GB, com o preço sugerido de R$1.799,10. Assim sendo, será que o Samsung Galaxy M54 5G consegue realmente se destacar em meio a tantos intermediários de destaque? Confira agora em mais uma review do Pizza Fria!

Samsung Galaxy M54 5G
O Samsung Galaxy M54 5G (Imagem: Divulgação)

Especificações técnicas

CaracterísticaGalaxy M54 5G
TelaSuper AMOLED Plus de 6,7 polegadas, resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels), taxa de atualização de 120 Hz
ProcessadorExynos 1380 octa-core (2×2.4 GHz + 6×1.8 GHz)
Memória RAM8 GB
Armazenamento interno128 GB ou 256 GB (expansível via microSD)
Câmera traseiraPrincipal: 108 MP (f/1.8) / Ultra-wide: 8 MP (f/2.2) / Macro: 2 MP (f/2.4)
Câmera frontal32 MP (f/2.2)
Bateria6.000 mAh com carregamento rápido de 15 W
Sistema operacionalAndroid 11 com One UI Core
ConectividadeWi-Fi 6, Bluetooth 5.3, NFC, USB-C, GPS, GLONASS, Galileo, Beidou
SensoresLeitor biométrico lateral, acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola
Dimensões e peso164,9 x 77,3 x 8,4 mm /199 g

Design

O design do Samsung Galaxy M54 5G foi um dos pontos que me desagradou no momento em que peguei o celular na mão pela primeira vez. O visual é simples demais, sendo que o aparelho pode ser facilmente comparado com um celular de entrada. Ele tem uma traseira de plástico liso que pode ser encontrada nas cores azul-escuro ou prata. O material não apresenta uma boa pegada para manuseio, sendo que ele escorrega facilmente da mão, sendo preciso tomar bastante cuidado com este aspecto.

Felizmente, o mesmo não ocorre quando ele vibra em cima de uma mesa. O aparelho se mantém parado e, mesmo em superfícies bem lisas, não tive problemas neste aspecto. O conjunto de câmeras traseiras fica alinhado verticalmente no canto superior esquerdo, sem nenhuma moldura ao redor. Este design também não agrada, pois sempre transmite a sensação que o aparelho nunca está firme na mesa.

Outro problema é que, por ter uma traseira de plástico, com um tempo maior de uso, em jogos, por exemplo, o Samsung Galaxy M54 5G começa a ficar bem desconfortável de segurar. O aparelho apresenta um aquecimento na parte traseira, que pode acabar até mesmo atrapalhando o desempenho do jogador nos games. Claro, era esperado este tipo de problema pelo tamanho da bateria e a sua promessa de grande autonomia. Porém, acredito que o design poderia ter sido melhor pensado.

O leitor biométrico fica no botão de energia na lateral direita, e funciona bem. A gaveta do cartão SIM e microSD está localizada na lateral esquerda, e é do tipo híbrida, ou seja, permite usar dois chips ou um chip e um cartão de memória. Na parte inferior, há o conector USB-C, o alto-falante e o microfone. Na parte superior, há outro microfone e a saída de som para chamadas.

Tela

A tela do Samsung Galaxy M54 5G foi um dos pontos que me impressionou. Considerando que estamos falando de um celular intermediário, é esperado que o produto faça cortes em alguns aspectos para alcançar uma boa faixa de preço. Felizmente, no caso deste Galaxy, o corte não foi na qualidade da tela. Ela tem 6,7 polegadas, resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels) e taxa de atualização de 120 Hz. O painel é Super AMOLED Plus, entregando cores vibrantes, pretos profundos e bons ângulos de visão. O nível de brilho é alto, o que permite usar o celular em ambientes externos sem problemas.

Samsung Galaxy M54 5G
O aparelho apresenta uma tela Super AMOLED com uma excelente qualidade de imagem. Além disso, a frequência de 120Hz torna o uso do celular fluido e sem travamentos. (Imagem: Divulgação)

O Samsung Galaxy M54 5G consegue entregar uma excelente qualidade de imagem em vídeos, filmes e até mesmo jogos. Durante o período de testes, consegui ter uma boa qualidade de imagem até mesmo em áreas externas, comprovando que a tela consegue ser um dos grandes atrativos deste smartphone.

Além disso, a taxa de atualização de 120 Hz faz com que a navegação seja mais fluida e responsiva, principalmente em jogos e aplicativos. E felizmente, usar esta taxa de atualização não consome tanta bateria quanto esperado. Logo, recomendo sempre o uso.

Bateria

Por falar em bateria, a bateria do Samsung Galaxy M54 5G consegue fazer jus à promessa de entregar uma excelente autonomia. Ela tem 6.000 mAh de capacidade, e consegue manter uma única carga por dois dias, mesmo com uso intenso de aplicativos, navegação na internet e até mesmo com algumas horas de jogos. Entretanto, ao jogar por várias horas, usando as configurações máximas, a autonomia reduz pela metade.

O produto vem com um carregador rápido na caixa, sendo que o aparelho demora cerca de 2h e meia para uma carga completa, isto considerando que ele seja recarregado com a bateria zerada. Considerando a autonomia do smartphone, o tempo de carregamento está dentro do esperado.

Desempenho no dia a dia

O Samsung Galaxy M54 5G apresenta um excelente desempenho no dia a dia. Ao realizarmos um manuseio cotidiano, usando aplicativos e redes sociais, o aparelho oferece uma boa transição entre os apps, não apresentando travamentos e nem lentidão.

Este feito é alcançado, graças ao seu processador Exynos 1380 e aos seus 8 GB de RAM. Ele roda o Android 11 com a interface One UI Core da Samsung. Além disso, vale destacar que os 128 GB de armazenamento são um grande destaque, permitindo que o consumidor instale vários aplicativos pesados, como jogos, sem precisar se preocupar muito. Mas claro, caso seja preciso, é possível expandir este armazenamento com um MicroSD.

Desempenho em jogos

Admito que um dos pontos que eu estava preocupado em relação ao Samsung Galaxy M54 5G era o desempenho em jogos. Por estarmos falando de um aparelho intermediário, em alguns casos, este acaba sendo uma parte que os celulares deste segmento acabam deixando a desejar. Felizmente, o M54 surpreende e entrega um bom desempenho em games pesados. Primeiramente, testei Call of Duty: Mobile. O título rodou de forma satisfatória e sem travamentos, mesmo com os gráficos na qualidade mais alta. Não tive nenhum problema envolvendo travamentos e nem lentidão.

Outro título que testei foi Diablo Immortal e aqui a situação muda um pouco. Com os gráficos no alto, o game consegue se manter estável na maior parte do tempo, entretanto, em trechos mais pesados com muitos efeitos de fogo e partículas, o título acaba apresentando alguns travamentos. Mudando para a configuração média, estes problemas são resolvidos e o game roda fluidamente.

Entretanto, mesmo com o Samsung Galaxy M54 5G entregando um bom desempenho em jogos, existe um problema sério neste aspecto, o aquecimento do aparelho. Durante os meus testes em jogos, o celular esquentou demais, sendo que este aspecto chegou a incomodar ao segurar o aparelho, não me deixando ter um foco maior no game. Infelizmente, mesmo configurando dentro dos games uma configuração mais baixa e que use menos energia, este problema acaba não sendo corrigido. Uma pena, pois, é ineficaz termos um smartphone que consegue ter altas horas de bateria, mesmo em jogos, mas acaba prejudicando a experiência do jogador com o super aquecimento.

Qualidade do Som

Agora chegamos nos momentos em que somos lembrados que temos um celular intermediário em mãos. Infelizmente, a qualidade sonora do Samsung Galaxy M54 5G deixa bastante a desejar, principalmente em games e músicas. Durante a minha experiência, ao jogar sem fones de ouvido, o aparelho não conseguia lidar bem com sons muito agudos, principalmente os de explosões em Call of Duty Mobile.

Isto acabava gerando um ruído sonoro muito grande, que atrapalhava o gameplay. Além disso, o smartphone entrega apenas um alto-falante na parte inferior, entregando um som com o volume abaixo do esperado. Vale lembrar que o produto só apresenta uma conexão para fones de ouvido USB-C, sem a tradicional entrada P2.

Câmeras

Mais um aspecto que o Samsung Galaxy M54 5G acaba deixando a desejar é na qualidade das câmeras. O aparelho tem um conjunto de câmeras traseiras composto por três sensores: um principal de 108 MP, um ultra-wide de 8 MP e um macro de 2 MP. A câmera frontal é de 32 MP. As câmeras traseiras apresentam fotos em uma qualidade aceitável com uma boa iluminação e de uma distância no máximo, média. Entretanto, em fotos mais amplas o smartphone acaba entregando fotos com ruído e pouca riqueza de detalhes.

Samsung Galaxy M54 5G
As câmeras são um aspecto que o Samsung Galaxy M54 5G poderia ser melhor. (Imagem: Divulgação)

A câmera principal tem uma abertura de f/1.8, que permite entrar mais luz e desfocar o fundo das fotos. Este modo de desfoque funciona muito bem para fotos de objetos a curta distância, sendo que as cores ficam vivas e a aproximação permite uma foto mais detalhada. Entretanto, o modo foco é difícil neste aparelho, sendo preciso gastar um bom tempo para se encontrar o angulo perfeito.

Filmagens

O Samsung Galaxy M54 5G consegue gravar vídeos em até 4K a 30 FPS com a câmera traseira e em até Full HD a 30 FPS com a câmera frontal. A qualidade dos vídeos é mediana, mas acaba apresentando os mesmos problemas citados em relação aos ruídos em imagens de grande escala. Além disso, embora apresente cores vivas, caso a filmagem seja feita em um ambiente bem iluminado, o vídeo acaba sofrendo com tremores e perda de foco em movimentos bruscos ou mudanças de cenário. Além disso, a qualidade do áudio captada durante as filmagens também deixa bastante a desejar, sendo um som baixo e com uma qualidade bem baixa.

Vale a pena comprar o Samsung Galaxy M54 5G?

O Samsung Galaxy M54 5G é um celular intermediário que cumpre a sua principal proposta de ter uma alta autonomia de bateria. Além disso, o produto consegue entregar um bom desempenho em jogos, sendo um aspecto surpreendente, considerando o segmento do celular. Além disso, no uso cotidiano, o smartphone funciona muito bem, ainda mais considerando a boa qualidade da tela Super AMOLED Plus.

Entretanto, os aspectos em que o produto poderia ser melhor realmente acabam prejudicando a experiência dependendo da maneira que o consumidor cogita usar o celular. As câmeras, design e som são partes em que o Samsung Galaxy M54 5G acaba decepcionando bastante.

Além disso, o aquecimento do aparelho durante o uso intensivo em games pode ser um problema para os jogadores que querem usá-lo em games por longos períodos. Portanto, o Samsung Galaxy M54 5G é um aparelho que cumpre bem a sua principal proposta, mas é importante uma avaliação cuidadosa sobre os pontos em que ele deixa a desejar, para o consumidor poder definir se este aparelho é o melhor para o seu objetivo de uso.

*O celular Samsung Galaxy M54 5G foi cedido para análise, por empréstimo, pela Samsung Brasil.

Samsung Galaxy M54 5G

R$1.799,10
7.4

Design

7.0/10

Tela

8.0/10

Performance

8.0/10

Bateria

8.0/10

Câmeras

6.0/10

Prós

  • A tela entrega uma excelente qualidade de imagem
  • Bom desempenho em jogos
  • Funciona muito bem para uso de aplicativos e redes sociais durante o dia a dia, sem travamentos ou lentidão
  • A bateria dura bastante e cumpre a principal proposta do aparelho

Contras

  • As câmeras poderiam ser melhores
  • Baixa qualidade sonora
  • O design do aparelho é simples demais
  • Ele esquenta demais durante longos períodos de gameplay

Leandro Paiva

Um estudante de jornalismo e o primeiro estagiário do site. Degustador nato de coxinha e pizza fria com ketchup. Amante de RPG, principalmente aqueles em que é possível pescar em vez de fazer a missão principal. Piadista em tempo integral e um grande degustador de café. Defensor de Birds of Prey e da DC em geral nas horas vagas.