AnálisesMobileSlide

Samsung Galaxy S25 | Review

Lançado no início de 2025, o Samsung Galaxy S25 chega ao mercado brasileiro como o modelo base da nova geração da linha Galaxy S. Mas não se engane achando que, por conta disso, o modelo é fraco. Muito pelo contrário, o pequeno notável da família entrega um conjunto tão potente e completo que faz frente a alguns modelos muito mais caros, seja da Samsung ou de outras marcas conhecidas. Trazendo uma proposta compacta e poderosa, o S25 parece ter sido feito sob medida para quem quer o melhor do Android sem precisar comprar um modelo mais robusto, como os seus irmãos mais fortes: o S25 Plus e o S25 Ultra.

Durante as últimas semanas, tive a oportunidade de usar o Galaxy S25 no dia a dia, testando o modelo em diversas ocasiões, jogando por boas horas, vendo mais detalhes da IA e muito mais. Agora, chegou a hora de contar tudo: o que ele tem de bom, o que poderia melhorar e se, afinal, vale a pena investir no modelo mais acessível (mas nada básico) da nova série Galaxy S. Confira esta análise completa do Pizza Fria!

Design compacto, perfeito para quem não gosta de modelos grandes

A primeira coisa que me chamou a atenção no Galaxy S25 foi seu peso e design. Ele é bem fininho, leve e tem uma pegada confortável, características raras nos modelos atuais que tendem a ser verdadeiros tijolinhos estilizados. Com 162g e apenas 7,2 mm de espessura, o aparelho encaixa perfeitamente na mão e permite um uso fluido até com uma única mão. O corpo tem laterais em metal e vidro com proteção Gorilla Glass Victus 2, o que confere resistência e uma sensação premium. Por conta do material, o celular da Samsung é até meio gelado de pegar, algo que certamente impacta na questão da dissipação do calor gerado, algo que falaremos mais adiante.

Porém, acabei percebendo algo ao deixá-lo parado por algum tempo na mesa de trabalho: a moldura ao redor das câmeras conta com um vão minúsculo, onde a poeira pode se acumular. Nada que comprometa a experiência, é claro, mas que exige um pouco mais de cuidado com a limpeza do modelo. Ainda assim, comparado a outros modelos como o iPhone 16, o Galaxy S25 se destaca por ser bem mais compacto e leve, sem sacrificar acabamento ou qualidade. E, já que estamos comparando, vale ressaltar que a diferença de preço de ambos os modelos citados chega a ser de mais de R$ 1.000,00, algo que nos faz pensar bastante.

samsung galaxy s25 review análise
Comparativo dos modelos da Samsung lado a lado. (Imagem: Divulgação)

Tela surpreendente

O Samsung Galaxy S25 conta com uma tela incrível, a Dynamic AMOLED 2X de 6,2 polegadas. Para melhorar, o modelo conta com a resolução FHD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Por conta disso, o celular da Samsung entrega uma das melhores experiências visuais da sua categoria. Ao ligar o modelo, é nítida a qualidade do brilho, que é excelente, mesmo sob muita luz. Além disso, o suporte ao HDR10+ faz diferença em filmes, séries, jogos e até mesmo no uso diário. A fidelidade de cores é algo que impressiona, tons vibrantes sem exagero e pretos profundos que só os painéis AMOLED conseguem oferecer. Particularmente, sou bem chato com esse ponto, e o S25 me ganhou nele.

Para quem gosta de consumir muito conteúdo no celular, seja streaming ou edição de fotos, esse display é um verdadeiro colírio para os olhos. E se você curte jogar, a fluidez dos 120 Hz torna tudo mais dinâmico e responsivo, deixando claro que não é preciso um modelo Plus ou Ultra para ter qualidade de sobra. Porém, a bateria acaba muito mais rápido, algo totalmente esperado ao colocar qualquer celular em uso intenso.

samsung galaxy s25 review análise
A tela do Galaxy S25 é extremamente nítida, com um brilho muito vivo. (Imagem: Divulgação)

Desempenho extremamente positivo

Por dentro, o Galaxy S25 vem equipado com o chipset Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, um modelo de processador bem interessante e conhecido dos entusiastas do hardware móvel, além de 12 GB de RAM. Ele foi feito sob medida para os aparelhos da marca e entrega desempenho de sobra, tanto em tarefas simples quanto em jogos mais pesados. No período de testes, em uso diário, pude abrir várias coisas simultaneamente nele, rodando Call of Duty: Mobile no talo e até fiz edições e renders com IA sem o pequeno notável apresentar travamentos ou gargalos, o que me surpreendeu.

Em alguns benchmarks, o S25 cravou por volta de 2.014.00 pontos no AnTuTu. Procurando na internet, percebi que ele quase empatou com seu irmão maior, o S25 Ultra, que marcou 2.396.000. Observando isso, ficou nítida que a diferença de performance entre os modelos é mínima. Mas devo destacar aqui que o S25 surpreendeu mesmo é pelo seu custo-benefício e pela eficiência térmica. Mesmo com uso intenso, não consegui notar em momento algum um pico de aquecimento fora do normal. Portanto, se o seu critério principal for desempenho, pode ir sem medo: o Samsung Galaxy S25 entrega tudo o que você precisa, e com uma boa folga.

samsung galaxy s25 review análise
Um resumo do que vem no Galaxy S25. (Imagem: Divulgação)

Mas e em jogos? Como se sai o Samsung Galaxy S25?

A parte que mais me coube nesta análise foi falar justamente da jogatina no Samsung Galaxy S25. E posso dizer que o desempenho do modelo neste ponto é um dos seus grandes trunfos. Em meus testes, o celular rodou títulos pesados como Genshin Impact e Zenless Zone Zero com folga, mesmo nas configurações gráficas mais altas. PUBG Mobile, Free Fire, EA SPORTS FC Mobile e outros títulos também se saíram muito bem. E o melhor de tudo: sem engasgos, quedas de frame ou aquela sensação de que o celular vai derreter ou explodir.

A traseira do modelo até que aqueceu um pouco, mas nada que incomodasse ou me fizesse ficar preocupado. Segundo a Samsung, isso acontece por conta da câmara de vapor ser maior do que a da geração anterior, auxiliando nesse equilíbrio térmico. A consequência positiva é que essa atualização mantém o desempenho do celular estável por mais tempo. Com isso, podemos jogar por muito mais tempo sem ter preocupação com essa questão. A bateria de 4000 mAh também colabora: mesmo estando longe de ser a maior do mercado, ela segura bem o tranco, principalmente se o jogo não exigir conexão com a internet.

s25
Imagem: Reprodução

Ainda sobre a experiência com jogos, preciso mencionar novamente e de forma mais focada na parte audiovisual. Mesmo com saída de som única, o áudio é claro, potente e dá conta do recado. A já citada tela AMOLED de 120 Hz também não decepciona: o toque é responsivo, a imagem é vibrante e tudo parece mais fluido, seja em combates ou na exploração de mundos abertos. Se a ideia é um celular para games que equilibre performance, conforto, visual e preço (mesmo não sendo baratinho), o Galaxy S25 entrega tudo isso.

Câmeras não deixam na mão

Acho que as câmeras da Samsung seguem tendo excelentes aprimoramentos, e o Galaxy S25 é uma prova disso. Ele vem com três sensores traseiros: principal de 50 MP, ultra-angular de 12 MP e uma telefoto 3x de 10 MP. Na frontal, a famosa “câmera de selfie”, são 12 MP. As fotos tiradas com a lente principal são vibrantes, detalhadas e equilibradas, sem aquela saturação excessiva bem comum de alguns modelos. Sua lente ultra-angular se sai bem em ambientes iluminados, mas peca um pouco no HDR em áreas de sombra ou superfícies com tons semelhantes.

Contudo, a maior surpresa fica por conta do modo noturno. Diferente de muitos concorrentes, o Galaxy S25 consegue iluminar bem a cena sem mudar drasticamente a cor do ambiente ou pixelizar a imagem. A fidelidade permanece, e o nível de detalhe é muito positivo. Já para vídeos, é possível gravar em 4K a 60 fps com ambas as câmeras (frontal e traseira), ou em 8K a 30 fps com a principal. E a estabilização, vale dizer, é digna de elogios. No meu S21 Fe, por exemplo, um guerreirinho, se eu pensasse em gravar em 4K, os arquivos ficavam enormes e o celular quase sempre travava. Felizmente, aqui a coisa é bem diferente…

A tal da Galaxy AI

A Samsung está apostando pesado na inteligência artificial em 2025, algo que está cada vez mais em voga no mundo. Mesmo sendo o modelo de entrada da linha, o Galaxy S25 já vem com todos os recursos da suíte Galaxy AI, os mesmos encontrados no Ultra. Assim, o modelo conta com o editor de vídeo inteligente, capaz de remover ruídos e estabilizar a imagem após a gravação, além da IA de edição de fotos que consegue preencher cenários e remover objetos com precisão, algo que também está presente em modelos mais antigos da marca, sendo um dos grandes destaques da Samsung nos últimos anos.

No entanto, nesta nova geração, a Samsung optou pela substituição do Bixby e Google Assistente pelo Gemini, o novo assistente de IA do Google. Ele é capaz de interpretar textos, imagens e vídeos da sua tela para te sugerir ações, responder perguntas e automatizar tarefas, facilitando muito a nossa vida em diversas ocasiões. Por exemplo: se você recebe o convite de uma festa, basta pedir ao Gemini para adicionar um lembrete dela no calendário e… pronto! Está feito. Esse detalhe pode parecer banal para alguns, mas é um baita adianto de vida.

samsung galaxy s25 review análise
IA da Samsung é um dos grandes destaques desta nova geração. (Imagem: Divulgação)

Porém, ainda existem falhas neste ponto. Às vezes a IA se perde em nomes parecidos ou inventa informações, algo que ainda acontece até mesmo no ChatGPT. Mas o que a Samsung nos apresenta já é extremamente promissor, e deve evoluir muito mais com o tempo. A barra “Agora” da Samsung, posicionada na tela de bloqueio, também é um recurso útil, enfatizando notificações, controles de música, timers e widgets interativos. Muito bom!

Bateria poderia ter mais autonomia

Costumo pensar que um celular precisa ter autonomia de bateria. E quando digo isso, é com ele em uso constante. Porém, este é o único ponto em que o Galaxy S25 deixa a desejar. Contando com apenas 4.000 mAh, a bateria até que aguenta bem um dia inteiro de uso moderado, com uso de apps de mensagens, redes sociais, streaming e navegação. Todavia, o modelo já começa a pedir carga mais cedo ao usar mais jogos ou muitos recursos de IA. De certa forma, até faz sentido isso. Mas, por ser um novo modelo, acaba sendo um problema. Deixando o modelo ligado e sem uso, a bateria durou cerca de 5 dias, algo surpreendente.

Porém, ao testá-lo intensamente, o consumo foi de 23% em um período de 3 a 5 horas. É aceitável, mas modelos concorrentes acabam tendo menos impacto no mesmo cenário. Isso mostra que o S25 poderia se beneficiar de uma bateria mais aprimorada para manter a performance em dias que precisamos usá-lo mais. Felizmente, o carregamento rápido via USB-C leva a bateria a 50% em 25 minutos e a 100% em pouco mais de uma hora, algo que ajuda muito a diminuir este problema. No modelo que recebi, felizmente ele já veio com o carregador, algo que pode não acontecer em algumas ocasiões, uma tática meio estúpida adotada pelas empresas, encabeçada pela Apple e agora parte também da Samsung.

samsung galaxy s25 review análise
O S25 deixa um pouco a deseja com sua bateria de 4.000 mAh. (Imagem: Divulgação)

Samsung promete até 7 anos de atualizações

Esse ponto faz muita diferença. Desde que vi diversos amigos sendo obrigados a trocarem seus iPhones há um tempinho atrás por conta de limitações de atualização, passei a ver essa obsolecência programada com maus olhos. Contudo, a Samsung já deixou claro que não deixará este modelo durar pouco. Rodando a One UI 7 baseada no Android 15, o Galaxy S25 promete atualizações por até sete anos. Isso é uma excelente notícia para quem quer um aparelho durável e atualizado, especialmente considerando os preços altos dos modelos topo de linha.

A interface da Samsung continua intuitiva, personalizável e cheia de recursos, embora muitas pessoas estejam reclamando das últimas atualizações. Além disso, com a integração da IA, a usabilidade só tende a melhorar com o tempo. Vale lembrar também que o aparelho ainda conta com conectividade 5G, Wi-Fi 7, NFC, Bluetooth 5.4, UWB e proteção IP68 contra água e poeira, aspectos essenciais para um modelo atual.

samsung galaxy s25 review análise
Samsung supreende ao prometer 7 anos de atualizações. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar o Samsung Galaxy S25?

Como mencionei anteriormente, o Samsung Galaxy S25 tem preço inicial sugerido de R$ 4.300,00 na versão de 256 GB, bem abaixo dos R$ 5.400,00 cobrados pelo iPhone 16 com o mesmo armazenamento. Comparado ao potente S25 Ultra, que ultrapassa R$ 6.000,00, o modelo regular entrega desempenho e IA similares por um custo muito mais interessante. Vale ressaltar que, fora da Samsung, o S25 tem como principal concorrente o iPhone 16.

Agora, respondendo a questão levantada neste tópico, vale sim a pena adquirir o Samsung Galaxy S25, mas depende do que você busca. Se você quer um smartphone compacto, potente, com ótimas câmeras e recursos incríveis de inteligência artificial, ele é o melhor Android do seu tamanh, e talvez o único nessa categoria que vale ser adquirido nesta nova leva. É claro, a bateria poderia ser melhor e maior, os recursos de IA ainda têm seus tropeços, mas o desempenho, a tela, o sistema de câmeras e o suporte prolongado fazem do S25 uma compra segura, ainda mais com a queda de preço observada nos últimos tempos.

Concluindo, se o seu foco é um aparelho de tamanho reduzido, mas com alma de gigante, o Samsung Galaxy S25 é o celular para você. Agora, se você for um usuário hardcore, os modelos acima dele certamente atenderão seus anseios. De qualquer forma, a Samsung está de parabéns nos últimos anos, trazendo ótimos modelos para o Brasil.

*Análise feita com um celular emprestado pela Samsung.

Samsung Galaxy S25

R$ 3400,00+
9.2

Design

9.6/10

Audiovisual

9.6/10

Bateria

8.4/10

Câmera

9.0/10

Desempenho geral e em jogos

9.4/10

Prós

  • Roda jogos pesados com fluidez e sem travamentos
  • Suporte a recursos avançados de IA para otimizar a experiência geral
  • Snapdragon 8 Elite garante alto desempenho em qualquer app ou game
  • Design premium e resistente, com acabamento em metal e vidro
  • Parte audiovisual surpreendente

Contras

  • Bateria poderia ser maior para usuários muito intensos
  • Preço inicial ainda é elevado para o cenário brasileiro
  • Sem suporte a armazenamento expansível via microSD

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.