Song of Nunu: A League of Legends Story | Review

Song of Nunu é a mais nova aposta da Riot Games no universo do seu jogo mais popular, League of Legends. Dando sequência à série de games que apresentam histórias mais humanizadas de campeões do LoL, em títulos que fogem ao estilo do tradicional MOBA, a aposta da vez é nos campeões Nunu & Willump, que em League of Legends atuam juntos, sendo o mesmo herói. Assim como no game que analisaremos hoje.

Desenvolvido pela Tequila Works, responsável por sucessos como GYLT e RiME, e com lançamento previsto para esta quarta-feira, 1º, para PC, via Steam e Nintendo Switch, Song of Nunu: A League of Legends Story traz uma história interessante, a presença de alguns campeões do jogo e mais uma abordagem diferente. Quer saber o que achei do jogo? A resposta eu trago agora, em mais uma review antecipada do Pizza Fria!

Uma bonita história de amizade

Em Song of Nunu: A League of Legends Story, somos transportados para a atmosfera gelada de Freljord, onde acompanhamos a história de amizade entre Nunu e Willump. O jovem Yotai e seu fiel companheiro yeti, Willump, o último de sua espécie, embarcam em uma emocionante aventura em busca de respostas sobre o desaparecimento da mãe de Nunu. Ao mesmo tempo, eles têm a missão de aprender mais sobre um artefato místico, o Coração do Azul, que é citado constantemente nos sonhos de Nunu pela própria mãe do jovem. À medida que a trama se desenrola, nos deparamos com uma história interessante, que vai do luto até sua transformação em um herói digno de ser chamado de campeão.

No entanto, o que mais chama atenção na narrativa de Song of Nunu é em como os laços de amizade entre os dois personagens vão se fortalecendo ao jogo da trama. Isso acontece porque a principal mecânica de gameplay é centrada na colaboração entre Nunu e Willump. Cada personagem tem habilidades únicas: enquanto Willump utiliza sua força física e habilidades de gelo para superar obstáculos, Nunu utiliza sua agilidade e uma flauta mágica, chamada Svellsongur, para interagir com o ambiente. O principal foco do jogo é resolver puzzles, que apesar de se tornarem um pouco repetitivos, evoluem em complexidade à medida que a história avança.

Song of Nunu: A League of Legends Story
A relação de amizade entre Nunu e Willump é o norte do jogo (Imagem: Divulgação)

Outro ponto que merece elogios relacionado à narrativa de Song of Nunu, e ganha muitos pontos para o Brasil, é que o jogo está totalmente localizado para o português. Isso significa que, além da legenda, o game também oferece uma dublagem interessante para os personagens que conhecemos ao longo do caminho.

Mecânicas simples, mas funcionais, engrandecem à experiência

Como disse acima, a interação entre Nunu e Willump é o principal norte do jogo, e praticamente todo o gameplay é baseado nisso. O game se apresenta como um jogo de aventura em 3D, com um mundo semiaberto linear, onde nosso objetivo primário é alcançar a Montanha Alada que a mãe de Nunu fala ao jovem em seus sonhos.

Song of Nunu: A League of Legends Story
O objetivo de Song of Nunu: A League of Legends Story é alcançar a Montanha Alada. Será que os nossos heróis conseguem? (Imagem: Divulgação)

Assim, Nunu, equipado com sua flauta mágica, e Willump, com sua habilidade de congelar água, devem resolver quebra-cabeças desafiadores. As mecânicas musicais, por exemplo, ditam boa parte do ritmo do jogo e são bem intuitivas, o que é ótimo. Além disso, o gameplay é dinâmico, e oferece alguns momentos de escalada que lembram Uncharted, batalhas de bolas de neve entre os dois personagens e até trechos onde os personagens se separam, intensificando a tensão da narrativa.

Song of Nunu: A League of Legends Story também traz alguns momentos de combate, que embora sejam raros e simples na narrativa, estão lá para compor o jogo. Nunu e Willump lutam em dupla, e utilizam até algumas finalizações conhecidas para aqueles familiarizados com o MOBA da Riot. Pegando como referência outro grande jogo da Sony, o game passa um pouco de sensação de The Last Guardian, já que Willump é facilmente compreendido por Nunu e é um personagem bastante carismático.

Song of Nunu: A League of Legends Story
Uma das principais atrações do jogo é tocar sua música, conforme solicitado (Imagem: Divulgação)

Por outro lado, é preciso ressaltar que a proposta do jogo é claramente voltada para um público infantil, seja nas escolhas de diálogo, nos visuais e nas próprias mecânicas de gameplay. Não há uma opção para selecionar dificuldade por exemplo, e um grande trecho do jogo é bem fácil de ser jogado – ao menos por um adulto com alguma experiência em jogos que se resolvem quebra-cabeças.

Outro ponto a ser destacado, relacionado à isso, é que não há game over, e caso você tenha errado um pulo ou perdido uma batalha, o jogo retorna imediatamente ao ponto mais próximo onde houve um save, sem qualquer punição ao jogador. E um ponto de destaque é que, mesmo jogando no Nintendo Switch, essa transição é extremamente rápida.

Song of Nunu: A League of Legends Story
As batalhas em Song of Nunu: A League of Legends Story são simples e pouco desafiadoras (Imagem: Divulgação)

Gráficos, sons e outros detalhes

Os gráficos de Song of Nunu: A League of Legends Story trazem cores vibrantes e, mesmo em um ambiente gélido e com pouca interação com NPCs, nota-se que o visual foi feito pensando na saga de Nunu e Willump. Isso fica ainda mais reforçado na interação visual entre os dois, seja através de um simples toque ou de momentos mais intensos de ação, trazendo uma impressão de que os personagens parecem mais vivos e conectados do que nunca. As cutscenes também são bem desenhadas e, respeitando os limites gráficos do Nintendo Switch e o próprio estilo visual adotado pelo game, são bem bonitas.

No que diz respeito ao som, a dublagem brasileira é excelente. A escolha das vozes dos personagens combina perfeitamente com o jogo. A trilha sonora de Song of Nunu também é algo bem interessante, e embora não seja tão marcante a ponto de você sair cantarolando uma ou outra canção, ajuda a passar a emoção da jornada. E é impossível não citar a flauta mágica de Nunu, cujas notas parecem dançar no ar, desempenhando um papel fundamental tanto na narrativa quanto na mecânica do jogo.

Song of Nunu: A League of Legends Story
Mesmo com gráficos simples, há bastante emoção em algumas cenas (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Song of Nunu: A League of Legends Story?

Song of Nunu: A League of Legends Story é um jogo claramente voltado para um público mais jovem, e por isso, assim deve ser analisado. Sua proposta para crianças é fantástica, cumprindo bem o papel de oferecer um combate acessível, gameplay intuitivo e gráficos carismáticos, adicionando ainda uma excelente dublagem em português do Brasil, o que pode impulsionar ainda mais seu desempenho dentro desse público. A narrativa é interessante, leve e bastante competente.

Song of Nunu: A League of Legends Story chega nesta quarta-feira, 1º, para PC, via Steam, e Nintendo Switch.

*Review elaborada no Nintendo Switch, com código fornecido pela Riot Forge. 

Song of Nunu: A League of Legends Story

+ R$ 88,99
8.1

História

8.5/10

Gráficos e Sons

8.5/10

Gameplay

8.0/10

Extras

7.5/10

Prós

  • Narrativa que conta uma bonita história de amizade
  • Mecânica de gameplay centrada na colaboração
  • Totalmente localizado para o português, incluindo uma dublagem de alta qualidade
  • Intuitividade no gameplay, ideal para o público-alvo mais jovem

Contras

  • Os puzzles podem se tornar um pouco repetitivos à medida que o jogo avança
  • Momentos de combate são simples e pouco desafiadores
  • Proposta claramente voltada para um público infantil, o que pode não agradar jogadores mais experientes

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.