Starlit KART Racing | Review
Apertem os cintos, amigos do Pizza Fria! Starlit KART Racing é o novo jogo do estúdio brasileiro RockHead Games e já está disponível para PlayStation 4 e Xbox One, como um título free-to-play, retrocompatível com PS5 e Xbox Series X|S.
Já começo esta minha review dizendo que é sempre uma alegria ver jogos contundentes sendo lançados por estúdios brasileiros… Particularmente, já sou fã de um outro game de estúdio brasileiro , também de corrida, o querido Horizon Chase Turbo. Mas, vamos deixar esse ufanismo de lado e vamos ao que importa. O jogo!
Starlit KART Racing é um jogo que é ambientado no mesmo universo de Starlit Adventures, sendo isso por si só legal para quem já conhece a jogo. Contudo, fique tranquilo: aqui é um título totalmente novo, seja no seu estilo, seja por não precisar de referência… Alias, se formos nos basear em referência, é só lembrarmos do eterno berço dos games de KART, Mario Kart.
E é isso aí: assim como em todos os jogos de kart desta “vertente”, aqui temos muita ação, “armas”, pistas coloridas que desafiam a gravidade e a lógica e, obviamente, muitas formas de “ferrar o amiguinho”. Gostou da ideia? Então acelera aqui comigo!
Os modos de Starlit KART Racing
Starlit KART Racing conta com 4 modos de jogo, a saber: Copas, Versus, Chefões e Desafios.
Em Copa, temos o velho e bom sistema que ficou definitivo desde Mario Kart 64: campeonatos diversos, com quatro pistas cada, sob um mesmo “tema” de pista. Assim, concorremos com a IA em três níveis de dificuldade, na qual as famosas “cilindradas” , em três variações (150, 300 e 600 ) substituem o easy, normal e hard. Como estamos diante de um título free-to-play, há de se destacar que para ir abrindo as diferentes copas e carros, temos que, das duas, uma: ir conquistando e ganhando as moedas do jogo corrida a corrida, ou, usando nosso rico dinheirinho comprando TOKENS.
Todavia, caro leitor, não se assuste: aqui não temos um game pay-to-win ou algo assim. Comprar os tokens só agilizam a sua vida e nada mais. Então, pode ir acelerando sem a mão no bolso, sem problemas!
Em outro modo, denominado Chefões, nos temos a oportunidade de confrontar como se fosse o “principal piloto” de cada copa, uma espécie de rival , num modo HEAD-TO-HEAD, ou seja, 1 x 1. A diferença aqui é que as outras IAs são dispensadas, deixando a corrida menos “volumosa”, mas não menos desafiadora. Pelo contrário: os “chefões” costumam ficar no nosso pé do início ao fim da corrida.
Outro modo que temos e vale um destaque é o Versus, disponível apenas em modo local: Aqui que qualquer jogo de Kart brilha: Nele, podemos chamar e 1 a 3 amiguinhos para duelar e mandar muitas bombas e itens pra cima deles, “apimentando” a amizade, como os títulos à lá Mario Kart fazem a anos.
O que particularmente achei super interessante neste modo é que ele é altamente personalizável: Você pode incluir ou retirar IAs, ou seja, pode jogar somente contra os amiguinhos ou jogar também contra a “máquina”. Pode estabelecer um certo padrão de tipo de pistas que estarão contidas na sequencia de corridas, bem como o número de voltas e, o próprio número de corridas! Achei essa flexibilização e personalização incrível!
Por fim, temos o modo Desafios. Na qual lutamos em corridas específicas com bots “denominados” e, na medida que avançamos, vamos subindo no que parece ser um ranking de players mundo a fora. Todavia, isso é somente uma inferência minha, pois o modo não explicita esse ponto.
Por enquanto, Starlit KART Racing não conta com modo online. Sabemos que é meio “chatinho” para manter um servidor robusto, mas é um recuso muito interessante e quase que imprescindível hoje em dia. Se algo vai mudar, só o tempo nos dirá.
O gameplay
Após entendermos os modos de Starlit KART Racing, vamos a pré-gameplay e ao gameplay propriamente dito. No que estou chamando aqui de pré-gameplay, podemos escolher nosso modo de jogo, usar ou não moedas ou tokens do jogo para abrir alguma nova pista, desafio ou kart… escolher o veículo e acessórios e, por fim, ir pro gameplay. A personalização de kart e tudo mais me lembrou muito Mário Kart 8, referência nos jogos do gênero atuais.
Já dentro de Starlit KART Racing em si, nos deparamos com familiaridade dos bons jogos de Kart: “Macete” para largar com booster/nitro, adversários mandando itens para nos atrapalhar a todo momento e todo aquele caos “gostoso” que todo bom jogo dar Kart deve ter.
Vale destacar que, na minha experiencia, notei: Uma certa dificuldade acima do “normal” da IA, tendo em vista que você fica sempre naquela de ultrapassar e ser ultrapassado, ultrapassar e ser ultrapassado… em um “looping eterno”.
Todavia, apesar das IAs serem “competitivas”, achei a dirigibilidade do KART muito fácil, fluida e tranquila. Ao que me parece, foi um jogo pensando principalmente para os jogadores casuais, que estavam “decepcionados” com o nível de dificuldade um pouco mais alto dos games similares, como Mario Kart e Crash Team Racing Nitro-Fueled.
Uma coisa que, dentre outras, me chamou atenção foi que, apesar do drift ser essencial para aumentar a velocidade e competitividade do nosso carro, fazê-lo não é tão difícil para iniciantes como costuma ser em Crash Team Racing Nitro-Fueled, por exemplo.
Recursos e Itens
Durante a corrida, além de tudo já citado, temos também que destacar a quantidade de itens que pegarmos para “agraciar” os colegas no meio do embate da corrida. Além disso, vale dizer que Starlit KART Racing tem tokens, tesouro, baús e, enfim, uma infinidade de coisas para ir desbloqueando quando puder e quiser. Os tokens, moedas do jogo, desbloqueiam novas fases, karts e desafios… Os tesouros, gemas, ajudam também a evoluir os aspectos do carro como aceleração, velocidade etc.
Um ponto bastante interessante em Starlit KART Racing é que, além de termos 3 slots para os famigerados itens que “atrapalham os amiguinhos”, tais itens são em grande variedade e, paralelamente, todo jogador tem um slot de item que é fixo do carro, ou seja, ela pode ser utilizado diversas vezes no gameplay, sem ter que coletá-lo… numa espécie de arma fixa. A única coisa que precisamos é aguardar ele “recarregar” um tempo depois de usado em corrida.
Gráficos e sons
Starlit KART Racing traz gráfico bem trabalho, com uma arte bem feita e cores vibrantes, que chamam atenção de marmanjos e das crianças que veem ele na telinha. Obviamente temos que notar que, apesar de cumprir bem o papel, percebemos que tem ainda um pequeno GAP com relação aos jogos de KART mais famosos, como o próprio Mario Kart e Crash Team Racing Nitro-Fueled. Todavia, as fases tem diferentes variações e boas escolhas de design, faltando talvez um pouco de “polimento” aqui ou acolá, mas no geral o trabalho é muito bem feito!
Uma coisa não tão boa que há de ser destacado é que a trilha sonora é um tanto quanto repetitiva. Na minha experiência, ao jogar uma copa (torneio), as músicas de toda e qualquer pista daquele torneio era sempre a mesma, o que chega incomodar aos mais detalhistas.
Vale a pena baixar Starlit KART Racing?
Starlit KART Racing é uma super obra, tendo em vista sobretudo ao mercado brasileiro que tem pouco suporte e fomento. Todavia, temos que lembrar que cada vez mais estamos tendo ótimos jogos nacionais. Starlit KART Racing cumpre o seu papel de simplificar, descomplicar e garantir um acesso free-to-play a um gênero divertido. Aliás, esse é um grande mérito do título: entregar um rica experiência de maneira totalmente gratuito.
Starlit KART Racing chegou na última quinta-feira, 1º, para PlayStation 4 e Xbox One, sendo jogável através da retrocompatibilidade na nova geração de consoles. O game foi originalmente lançado para Android e iOS, mas a versão mobile conta com algumas diferenças em relação à versão de console.
*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela RockHead Games.