Super Woden GP 2 | Review
Jogos de corrida são sempre bem-vindos. Seja um arcade divertido ou um simulador complexo, cada um deles tem seu charme. E Super Woden GP 2, game da ViJuDa para PC, via Steam, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X|S, traz toda uma estética visual clássica, apresentando incríveis corridas por meio de uma perspectiva isométrica, que lembra grandes clássicos dos anos 90, como o imortal Biker Mice from Mars. Mas será que um título nesse estilo funciona na atualidade, ou é apenas indicativo de pura nostalgia? Explicaremos essa e várias outras questões a seguir. Sendo assim, aperte os cintos e confira mais uma análise especial do Pizza Fria!
Uma homenagem aos anos 90
Super Woden GP 2 pode ser considerado logo de cara como uma linda homenagem aos jogos dos anos 90. O game foi nitidamente desenvolvido para transportar os jogadores de volta a um período em que tudo era muito mais simples, apresentando corridas tradicionais e também à era de ouro dos ralis. E tudo isso é possível através de uma série de percursos e marcas fictícias espalhadas pelo mundo todo, como Argentina, Japão, Reino Unido e Itália.
Logo de cara, somos tomados por uma estética de fliperama muito gostosa. Aliás, esse jogo me lembrou um outro indie incrível que tive o prazer de analisar neste ano, New Star GP. Esse visual retrô, que traz todo um charme extra, funciona maravilhosamente bem, se mesclando também aos tempos áureos dos carros clássicos dos anos 90. Dá até para sentir o cheiro de gasolina escapando pelos canos de descarga. Assim, logo de cara, eu posso dizer tranquilamente que este jogo, embora simples, é extremamente divertido e cheio de emoção.
Jogabilidade, menus e outros detalhes
Logo ao iniciarmos Super Woden GP 2, percebemos que não tem muito mistério: é só começar e jogar. Portanto, não espere deste jogo configurações extremamente complicadas. É tudo muito funcional e intuitivo. Inclusive as compras de carros e atualizações, sendo ainda mais facilitadas por conta das legendas em português brasileiro. Desta forma, Super Woden GP 2 é um jogo que traz diversão imediata. Seus controles no Nintendo Switch são muito intuitivos, permitindo que os jogadores joguem os diversos modos de jogo tranquilamente. Neles, temos de buscar estrelas e carros para progredir nos desafios.
No entanto, embora o jogo seja simples, começamos com o desafio de gerir poucos recursos, essenciais para começar nas primeiras corridas, em busca das primeiras estrelas. Por conta disso, temos que ter cautela nos gastos, algo que pode ser compensado em repetir algumas corridas. Além disso, se a situação ficar complicada, você poderá aprimorar seus veículos na oficina, além de limpar ou trocar o óleo quando necessário. São detalhes simples, mas que acabam influenciando na jogabilidade. No caso das atualizações, o carro acaba ganhando mais um impulso e aprimoramentos nos pneus, freios e velocidade. Ou seja, cada detalhe conta.
Além disso, é interessante ressaltar que Super Woden GP 2 nos permite reiniciar as corridas, facilitando o nosso trabalho e, consequentemente, nos evitando de repetir um campeonato inteiro por conta de um único vacilo. Honestamente, preferi evitar ao máximo fazer isso, para não tirar a emoção das competições. Mas vai de cada um.
Diferentes competições em réplicas de circuitos conhecidos
Super Woden GP 2 apresenta em sua estrutura diversas categorias de corridas, como rali, SuperGT, dentre algumas outras. E, por conta disso, vai exigindo cada vez mais recursos e habilidades dos jogadores para progredir nos desafios. No geral, as competições apresentam grupos cada vez mais potentes e competições mais longas e desafiadoras. Existem também casos em que você poderá correr com carros de determinadas marcas ou modelos, bem como um número limitado de cavalos de potência.
Além disso, um detalhe legal de Super Woden GP 2 é a presença, disfarçada, claro, de alguns circuitos que replicam pistas lendárias como Laguna Seca, Monza e Brands Hatch. Confesso que demorei a pescar esses detalhes, sobretudo por jogar na visão isométrica. Porém, quando notei, parece que as peças todas foram se encaixando, facilitando até mesmo o domínio dos pontos de frenagem e cada uma das curvas. Mas mesmo sem ter esse tipo de noção, o jogo ajuda bastante, informando as curvas e obstáculos durante a pista.
Um destaque positivo de Super Woden GP 2 é a dirigibilidade, totalmente acessível a experts e a novatos. Entre um terreno e outro, temos diferenças leves. No entanto, no modo rali, acabamos tendo uma mudança mais brusca, no qual os carros derrapam mais, mas sem perder o controle. Ou seja, a jogabilidade tem variáveis, mas nada que atrapalhe ou dificulte. Como eu disse anteriormente, é tudo muito intuitivo. Por fim, os mais variados carros trazem características diferentes, mas o foco fica mesmo em pontos como aceleração e velocidade máxima, que fazem toda a diferença nas disputas.
Vale a pena jogar Super Woden GP 2?
Super Woden GP 2 surpreende. Sua combinação meio retrô de som, jogabilidade, visuais e toda a diversão do gênero arcade, faz com que o jogo seja totalmente accessível. Por conta disso, é totalmente viciante. A cada curva, batida ou ultrapassagem, é incrível a sensação de disputa, algo proporcionado pela perspectiva isométrica, que tem o seu charme. Contudo, o que começa simples, vai se complicando. Os níveis finais são intensos, exigindo que os jogadores e jogadoras conheçam cada detalhe das pistas, além de exigir o aprimoramento máximo dos carros. Mas não se preocupe, é possível ajustar o nível de dificuldade, garantindo que o motor suporte mais do que o usual.
Desta forma, em minha modesta opinião, Super Woden GP 2 é um jogo indispensável para quem é fã de jogos de corrida e quer reviver aquele sentimento nostálgico dos jogos dos anos 90, passeando por diversas pistas e conhecendo 180 veículos diferentes, que referenciam algumas das grandes máquinas da vida real. Destaco aqui especialmente as corridas de rali, que contam com um charme especial. Por fim, se você é apaixonado por corridas, assim como eu, e procura um jogo desafiador e, ao mesmo tempo, nostálgico, Super Woden GP 2 vai te surpreender.
*Review elaborada em um Nintendo Switch, com código fornecido pela eastasiasoft.