TEKKEN 8 | Preview

BANDAI NAMCO Entertainment America finalmente liberou o Teste de Rede Fechada de TEKKEN 8, dando a oportunidade aos jogadores de ter um primeiro contato com sua jogabilidade, ao lutar com outros jogadores. Aguardado para PlayStation 5, Xbox Series X|S, e PC, via Steam, TEKKEN 8 traz para a luta personagens já conhecidos da franquia, apresentando gráficos de última geração feitos com o Unreal Engine e algumas outras novidades de gameplay. Desta forma, confira as primeiras impressões sobre o mais novo jogo desta amada franquia!

O que sabemos da narrativa até então

Embora não seja o foco deste teste, a narrativa de TEKKEN 8 segue a trágica saga das linhagens Mishima e Kazama e suas disputas de pai e filho que abalam o mundo. Esta última saga começa onde o título anterior parou, com um mundo desolado pela guerra devastadora entre Kazuya Mishima e Jin Kazama. Depois de sofrer o que parece ser uma derrota de Kazuya, Jin enfrenta seu próprio destino. Sua mãe, Jun Kazama, aparece após sua ausência na franquia TEKKEN para tentar virar a maré nessa rixa de sangue.

Retornam para a arena personagens queridos como Paul Phoenix, Marshall Law, King, Lars Alexandersson, e Jack-8. Os jogadores rapidamente reconhecerão como os modelos e animações para cada personagem em TEKKEN 8 são pensados desde o início para aproveitar ao máximo a geração atual de consoles.

O Teste de Rede Fechada e o que foi possível conhecer

O TRF de TEKKEN 8 apresentou ótimas batalhas online competitivas com pareamento entre plataformas, não tendo maiores problemas com latência. Aliás, creio que o único “problema” que tive foi o de demorar um pouco para conseguir encontrar adversários. Contudo, enquanto o jogo caçava algum rival, eu ia treinando mais os combos e a movimentação do game, que é um bocadinho diferente para mim. Imagine, se eu me lembro bem, o último TEKKEN que joguei foi o 3. E olha, muita coisa mudou…

Porém, me senti muito confortável com o jogo em si, o que é bom. Mas a sensação geral que tive é a de que a turma que joga, geralmente joga muito bem, mas, no geral, meu saldo foi bem positivo, sendo todas as lutas muito disputadas. É claro, eu não ia aprender a jogar do dia pra noite, mas deu pra sacar bem e, através disso, ir aprimorando o controle dos vários personagens que escolhi.

tekken 8
As lutas são simplesmente épicas! (Imagem: Reprodução)

Neste teste, ficaram disponíveis 16 personagens: Jin, Kazuya, Jun, Paul, Law, King, Lars, Jack 8, Xiaoyu, Nina, Leroy, Lili, Asuka, Hwoarang e Bryan, já anunciados anteriormente. Há também um novo lutador, Cláudio, que fará parte do elenco final. Já nos cenários, pude jogar em apenas cinco: Urban Square, Yakushima, Rebel Hangar, Sanctum e Arena. Tanto os personagens quanto os cenários estão maravilhosamente bem feitos, o que me chamou muita atenção. Aliás, as animações de TEKKEN 8 estão muito fluidas e coloridas, algo que me agradou demais. E o melhor de tudo é que o game não abdicou de sua essência, algo que prezo demais.

As mecânicas novas

TEKKEN 8 chega com algumas mecânicas de jogo focadas em táticas mais “Agressivas”. Mantendo o estilo único da franquia TEKKEN, as lutas são simplesmente maravilhosas, sendo um bom jogo para se assistir (e jogar, claro) de maneira competitiva. A experiência é visceral, trazendo golpes incríveis e muita emoção. Por exemplo, no final de um round, se os jogadores estiverem com pouca vida e ambos desferirem um golpe, a câmera fica lenta, permitindo que vejamos quem irá ganhar. É um detalhe, claro, mas traz toda a emoção da luta. Eu achei isso demais! Aliás, essa experiência de ganhar “no detalhe” é muito característica de TEKKEN 8, requerendo muita técnica da parte dos jogadores.

Outra mecânica nova, o “Heat System”, deixa a jogabilidade ainda mais agressiva, com golpes mais potentes e que geram dano mesmo com o inimigo em posição de defesa. Além disso, apresenta alguns novos movimentos especiais e aprimorados para cada uma das habilidades dos personagens, sendo um diferencial tático que só pode ser utilizado uma vez por round. E, de fato, muitas lutas podem ser vencidas com esse diferencial, que traz mais um aspecto para os jogadores pensarem. Se você tiver uma jogabilidade mais agressiva, certamente irá amar esta novidade.

Por último, ao chegarmos no limite de vida do personagem, poderemos executar um golpe diferenciado, muito similar a alguns especiais de outros jogos. Contudo, se este recurso for mal utilizado, o adversário poderá defende-lo, nos deixando com a guarda baixa e pronto para sermos aniquilados. Mas caso este golpe pegue, espere por uma animação bem bacana e característica de cada personagem, além de um considerável dano no rival.

O que esperar de TEKKEN 8?

Com todos esses detalhes, TEKKEN 8, que ainda não está 100% concluído apresentou um conteúdo muito sólido para um jogo de luta, mostrando que a franquia está mais viva do que nunca. As novas mecânicas, somadas aos gráficos de última geração trazem uma imersão nunca vista antes na série, sendo uma mescla muito benéfica para o game, que provavelmente será lançado no mesmo ano de outros títulos do mesmo gênero consagrados como Mortal Kombat 1 e Street Fighter 6, não devendo nada para nenhum dos dois.

Contudo, há muito ainda para ser visto sobre TEKKEN 8. Seu modo história, possíveis novos personagens, mais estágios e outros modos de jogo que podem trazer ainda mais diversão aos jogadores. Concluindo, minha expectativa para TEKKEN 8 é bastante positiva, sendo este teste uma deliciosa provinha para os fãs do gênero.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.