Test Drive Unlimited Solar Crown | Review

Meu primeiro contato com a franquia Test Drive foi lá para os anos 2000, ainda no PSone. E, de lá pra cá, muita coisa mudou. Anos depois, a KT Racing e a NACON trazem Test Drive Unlimited Solar Crown para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, via Steam, mesclando turismo virtual, corridas arcade e exploração de mundo aberto, expandindo o escopo de tudo o que foi visto antes.

Assim, após 13 longos anos desde o último lançamento, a franquia retorna com a difícil tarefa de competir com outros títulos estabelecidos, como Forza Horizon e The Crew. Diante disso, a nossa grande questão é a seguinte: Test Drive Unlimited Solar Crown consegue trazer de volta toda aquele brilho nostalgico da série, ou se perdeu ao longo do tempo? Sendo assim, aperte os cintos e me acompanhe nesta review!

Um mundo moderno com diversas possibilidades

Resumidamente, a história de Test Drive Unlimited: Solar Crown nos coloca para participar de uma grande competição, a Solar Crown, organizada pela influente Radiant. Assim, logo de cara, somos apresentados a esse universo competitivo, com tons meio futuristas. Assim, teremos que escolher entre dois clãs, Sharp ou Street, que refletirão diretamente na experiência de jogo, tendo cada uma um estilo único. E, como um piloto em ascensão, você terá de impressionar constantemente seus rivais. Nesse ponto, o jogo não foge muito do que a franquia Need for Speed e Forza Horizon já trazem. No entanto, aqui ela é apenas um pano de fundo, sendo bem simples.

Com a ideia de trazer um mundo aberto, a narrativa de Test Drive Unlimited Solar Crown nos leva para uma recriação quase perfeita da Ilha de Hong Kong, muito bem captada pela KT Racing. Assim, o mapa alterna desde um denso cenário urbano até as paisagens naturais de selvas, colinas e praias, dando a tônica de um verdadeiro turismo virtual. Esse é um dos grandes componentes do jogo, sendo a exploração da ilha uma experiência bem divertida. O mapa do jogo é uma obra de arte, e dirigir pelas ruas, seja participando de corridas ou simplesmente explorando, é sempre prazeroso. Porém, a impressão que fiquei é de algo vago, meio perdido em si. Mas a estética é lindíssima.

Test Drive Unlimited Solar Crown review análise
A ambientação de Hong Kong é bem bacana. (Imagem: Divulgação)

“Dirigibilidade” bem básica e outras questões

No quesito jogabilidade, confesso que Test Drive Unlimited Solar Crown me trouxe algumas frustrações, sobretudo por não trazer absolutamente nada de inovador. No geral, os carros são bons de dirigir, sendo uma experiência fácil e até mesmo agradável. Mas, em outros momentos, essa tarefa acaba se tornando desigual. Algumas batidas em objetos pequenos, causam uma desaceleração totalmente desproporcional. É tipo bater em um cone e o carro simplesmente perder quase 1/3 de sua velocidade, quando, na verdade, o carro apenas passaria por cima e vida que segue.

Além disso, a dirigibilidade de alguns veículos é excessivamente estranha, o que acaba sendo bem complexo em corridas com curvas acentuadas. Mas é tudo questão de hábito com a jogabilidade. Porém, confesso que esses pequenos vacilos acabam atrapalhando um pouco a imersão das corridas, sobretudo naquela reta final em que você precisa pisar fundo para vencer. Em algumas corridas, fiquei com raiva de ver o carro desacelerar por conta de um pedacinho de alguma coisa. Isso pode ser ajustado? Claro, mas após perder uma ou duas corridas, senti que precisava mencionar isso.

Test Drive Unlimited Solar Crown review análise
Carros bonitos, mapa legal. Mas os personagens… (Imagem: Divulgação)

Outro ponto que me deixou frustrado é a natureza sempre online de Test Drive Unlimited Solar Crown. Por conta disso, algumas ações como pausar a corrida ou usar o recurso rewind, cada vez mais comum em jogos de corrida, acabam não acontecendo. Ou seja, você terá que começar do zero uma corrida. Isso impede ações simples, como pausar uma corrida ou utilizar a função de rewind, forçando o jogador a reiniciar toda a corrida em caso de erro. De certa maneira, isso faria mais sentido em um simulador, o que não é o caso. E para reiniciar a corrida, temos que sair e voltar, tomando um tempo desnecessário.

Progressão do jogo

Test Drive Unlimited Solar Crown tem uma boa progressão, mesmo que tenha apresentado alguns problemas na versão antecipada. Ela é lenta em alguns momentos, mas é funcional. Isso é possível através do sistema de reputação (XP), que desbloqueia novos eventos e peças para os carros. Assim, o avanço se torna significativo e recompensador para nós. Contudo, o início do jogo pode nos deixar um pouco perdidos, por não ter muitas atividades, dando uma travada inicial na progressão, nos fazendo repetir corridas para ter mais pontos e, consequentemente, avançar.

Mas, felizmente, Test Drive Unlimited Solar Crown compensa na progressão com uma boa variedade de eventos e atividades, como corridas, desafios de tempo, e até locais para encontros com outros jogadores, sendo a tônica do jogo as disputas multiplayer. Além disso, o sistema de personalização de carros é bacana, com os upgrades de desempenho e estética sendo notáveis, motivando os jogadores a seguirem evoluindo na Solar Crown. Porém, também não há nada de novo aqui, embora funcione.

Test Drive Unlimited Solar Crown review análise
O jogo é feito totalmente em torno do modo online. (Imagem: Divulgação)

Aspectos técnicos

Tecnicamente, Test Drive Unlimited Solar Crown tem alguns problemas. A mais notável para mim é o quão destoante são os gráficos do mapa e dos carros, para os personagens, que são muito estranhos e nada, naaaada naturais. Porém, espero que a KT Racing consiga dar uma nivelada nisso, pois está muito esquisito, sobretudo quando surgem glitches e bugs visuais. A impressão que dá é que estamos vendo robôs com pele de cera.

Além disso, embora a ambientação de Hong Kong seja visualmente deslumbrante, o jogo sofre com alguns problemas de renderização. Fora isso, o jogo não tem queda de desempenho no PC. Outra coisa que acabou me incomodando foi o ronco do motor, que é muito baixo, sobretudo com a câmera interna. Isso não faz o menor sentido, já que o legal dos jogos de corrida é poder ouvir o motor roncar enquanto uma rádio toca. Aliás, a trilha sonora de Test Drive Unlimited Solar Crown é muito boa, tendo uma boa variedade de estilos musicais. A dublagem, que é em inglês, também é justa e não apresenta problemas.

Test Drive Unlimited Solar Crown review análise
A parte mais bonita de Hong Kong. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena jogar Test Drive Unlimited Solar Crown?

Test Drive Unlimited Solar Crown é um jogo que nitidamente precisa de um bom polimento, tendo seu potencial. Por mais que a sua ideia não seja inovadora, é inegável dizer que o jogo não é divertido, mesmo com seus problemas. Ele não alcança os rivais, é verdade, mas traz uma possibilidade a mais para os jogadores desfrutarem, apresentando Hong Kong de um jeito nunca visto antes. A beleza do mapa e dos carros, além da quantidade de atividades disponíveis e variedade de customizações são pontos fortes, que as falhas técnicas acabam tirando um pouco do brilho. Mas tudo isso pode ser corrigido em atualizações futuras, algo que é bem possível de acontecer.

Por fim, para os fãs que esperaram longos anos pelo retorno da franquia, anunciada já há um bom tempo, a conclusão pode não ser tão boa quanto se esperava. Ainda mais com uma longa ausência… No entanto, Test Drive Unlimited Solar Crown tem lá seus méritos, mas está ainda muito longe de se comparar com os outros títulos, mesmo trazendo uma experiência divertida, mas claramente impactada por suas imperfeições.

*Review elaborada em um PC equipado com uma RTX, com código fornecido pela NACON.

Test Drive Unlimited Solar Crown

R$ 179,99+
7.3

História

6.8/10

Jogabilidade

7.6/10

Gráficos e sons

8.0/10

Extras

6.6/10

Prós

  • Ambientação incrível, com a ilha de Hong Kong sendo um local prazeroso de explorar
  • Mecânicas de personalização e progressão envolventes
  • Legendado em português brasileiro

Contras

  • Problemas ocasionais de direção e colisões frustrantes
  • Natureza sempre online limita funcionalidades básicas
  • Progressão inicial é bem lenta

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.