The Crew Motorfest | Preview

Jogos de corrida sempre me atraíram. Minha paixão pelo gênero é tanta, que montei um cockpit focado nisso. E com o anúncio de The Crew Motorfest, logo fiquei curioso para saber o que viria. A ideia do jogo da Ubisoft, que será lançado no dia 14 de setembro para PlayStation 5, PlayStation 4Xbox Series X|S, Xbox One e PC, via Ubisoft StoreEpic Games Store e pelo serviço por assinatura Ubisoft+, é a de misturar veículos terrestres, aquáticos e aéreos em um grande festival de velocidade situado na a ilha havaiana de O’ahu, onde competiremos de diferentes formas, tendo como premissa muita emoção e rivalidades até a última curva!

E nesta preview, tivemos acesso a uma boa parte da ilha e a algumas playlists de corridas, ficando aqui o meu destaque para a história do Porsche 911 ao longo dos anos. Mas será que o jogo entrega um bom conteúdo, ou é apenas um similar da franquia Forza disponível para PlayStation? É o que vamos descobrir!

Bem-vindo ao Havaí!

The Crew Motorfest nos leva para a ilha havaiana de O’ahu, que traz uma série de experiências que a cultura da velocidade tem a oferecer, com diversos circuitos e estilos únicos, além de playlists históricas sobre alguns dos modelos mais icônicos de veículos da história. Aliás, reitero meu destaque sobre a playlist do Porsche 911, que conta com uma bela cutscene, além de tratar a história do veículo ao longo dos anos, sendo ele preparado para diferentes estilos de corrida. Nesta ilha paradisíaca, temos a oportunidade pilotar em diversas corridas personalizadas, participar de eventos temáticos e cumprir outros desafios exclusivos.

The Crew Motorfest
Compita também em trajetos off-road! (Imagem: Divulgação)

A jogabilidade

Com uma jogabilidade totalmente voltada para o arcade, transformando a experiência em algo mais pautado em diversão do que em simulação, os jogadores de The Crew Motorfest correm através de um sistema de mundo aberto pelas ruas da cidade de Honolulu, descendo as encostas de um vulcão, aventurando-se nas profundezas da exuberante floresta tropical, vagando por estradas sinuosas em montanhas, ou apenas relaxando no sol de praia. Sozinhos ou em grupo, os jogadores poderão explorar toda a ilha enquanto pilotam centenas dos mais lendários veículos.

Em meus testes, iniciei a aventura automobilística com meu volante Logitech G29, mas a experiência foi muito aquém de outros jogos que estou habituado a jogar, mais voltados para simulação. Contudo, ao jogar no controle, a coisa ficou melhor e muito mais aceitável. Ou seja, se você gosta de simuladores, The Crew Motorfest não é para você – a não ser que você queira apenas se divertir, pois isso o jogo consegue.

Ainda sobre a jogabilidade, a física do game também não é lá seu ponto forte, lembrando muito o que via em… Forza Horizon 5. Aliás, convenhamos… É IMPOSSÍVEL não comparar ambos os títulos, que seguem a mesma premissa de festival em mundo aberto.

The Crew Motorfest
Há um modo de corrida focado apenas em Lamborghinis! (Imagem: Divulgação)

Contudo, já adianto que em minha experiência em ambos, a franquia Forza se mostra bem mais consistente, embora The Crew Motorfest tenha sim seus méritos, com uma jogabilidade bacana, variedade de carros, playlists e corridas. Mas não é tão sólido quanto Forza. É um “copia, mas não faz igual”? Olha, é até ruim dizer isso, mas fiquei justamente com essa sensação. É claro, The Crew Motorfest apresentou apenas um beta, e talvez possa nos surpreender em sua versão final. Mas até então, mantenho essa impressão, mas torcendo para estar errado. De qualquer forma, é um arcade divertido e tem lá seu valor.

Gráficos e outros detalhes

No quesito gráfico, The Crew Motorfest está bem bacana. No entanto, a Ubisoft insiste em criar personagens com feições genéricas e que acabam sendo caricatos, não atendendo tanto a proposta do jogo. Mas ao falarmos dos carros e cenários, a coisa muda. Aliás, me surpreendeu muito ver que muitas coisas se partem ao longo das corridas, sendo um verdadeiro festival de detritos indo pelo ar, em uma caótica e divertida mistura de alta velocidade com destruição em massa. Muros, árvores, placas… tudo sai voando pelos ares no melhor estilo Velozes e Furiosos. No entanto, ao bater nesses obstáculos, perdemos muita velocidade, dando uma grande brecha aos rivais.

No quesito sonoro, The Crew Motorfest também manda muito bem. O ronco dos motores, a passada de marcha, a dublagem (ainda em inglês, mas com legendas em português), tudo está muito bem apresentado. Porém, o barulho dos carros se chocando me soou extremamente repetitivo, tirando um bocado da imersão. Afinal, de toda maneira que você bate ou é batido, o som parece ser sempre o mesmo. É claro, isso é só um detalhe, mas é algo que notamos ao jogar por um bom tempo. Mas neste quesito, só levanto esta reclamação mesmo, pois todo o restante está em perfeita harmonia com a proposta de The Crew Motorfest.

The Crew Motorfest
Essa mistura de estilos em uma corrida é um diferencial bacana. (Imagem: Divulgação)

Por último, queria tratar um pouquinho dos menus de The Crew Motorfest. No game, você poderá andar com seu avatar por salões, vendo e votando em carros estilizados e interagindo. Isso é bem bacana e traz um pouco daquela mística vivida no delírio conhecido como Second Life. Porém, os menus em geral acabam sendo meio poluídos. Há muita coisa na tela em determinados momentos, algo que também me incomoda bastante em Forza. Gosto de menus limpos, HUD com informações essenciais apenas e pronto. Quando há muita coisa na nossa frente, nos tendemos a ficar mais perdidos do que amparados, e isso poderia ser revisto.

O que esperar de The Crew Motorfest?

The Crew Motorfest é um bom jogo, mas não é uma experiência única, convenhamos. Muito do que é visto no game já foi observado em tantos outros, mas não há como não compara-lo com os jogos da série Forza Horizon. Claro, há uma diferença aqui e ali, mas a ideia central é muito, mas muito similar. A jogabilidade ainda precisa de ajustes finos, parecendo estar ainda um pouquinho desleixada, sobretudo com os exageros de drift que ocorrem ao fazer certas curvas ou em apenas tocar um pedacinho de terra.

Além disso, vale ressaltar novamente aos fãs do automobilismo que The Crew Motorfest não é um jogo voltado para simulação, e tampouco consegue apresentar um force feedback consistente no Logitech G29, sendo a melhor opção o uso do joystick.

Concluindo, The Crew Motorfest é divertido, mas até então ainda não é o melhor de seu gênero. Mas vamos esperar a versão final e os veículos aquáticos e aéreos, que podem trazer um diferencial bacana para a jogabilidade, sendo esta ideia já bem executada em outros jogos da Ubisoft. Portanto, no dia 14 de setembro saberemos melhor como The Crew Motorfest se sairá. Torço para que melhore. Eu e os outros fãs da velocidade ficaremos muito felizes. Enquanto isso, fico com a sensação de que falta um diferencial maior.

*Preview elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Ubisoft.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.