The Crew Motorfest | Review

Depois de uma preview que considero meio “morna”, finalmente chegou a hora de jogar a versão final de The Crew Motorfest. E bem, segui com a curiosidade de ver se o jogo da Ubisoft, lançado no dia 14 de setembro para PlayStation 5, PlayStation 4Xbox Series X|S, Xbox One e PC, via Ubisoft StoreEpic Games Store e pelo serviço por assinatura Ubisoft+, teria melhorias e acertos da versão prévia. Conforme disse anteriormente, amo automobilismo e The Crew Motorfest tem isso e muito mais, misturando veículos terrestres, aquáticos e aéreos em um grande festival de velocidade situado na a ilha havaiana de O’ahu, onde competiremos em diferentes playlists temáticas, oferendo diversão, muito mais do que competição.

Desta forma, ao longo desta review, foi possível visitar mais cenários da ilha, além de poder jogar mais playlists disponíveis. Na prévia, dei destaque para a narrativa da playlist sobre o Porsche 911 ao longo dos anos, mas o jogo oferece muito mais. Sendo assim, esta análise responderá definitivamente se o jogo entrega um bom conteúdo, ou é apenas um similar da franquia Forza, mas multiplataforma. Prepara seu motor e venha comigo em mais uma análise do Pizza Fria!

O Havaí através da velocidade

O cenário de The Crew Motorfest é a ilha havaiana de O’ahu, retratada de maneira bem fiel, contando com narradores como nossos guias em uma viagem bem interessante, apresentando edifícios, maravilhas naturais e histórias dos povos nativos. E tudo isso se cruza com as mais diversas experiências que velocidade tende a oferecer. Portanto, você poderá participar de diversas corridas com estilos únicos, além de incríveis playlists históricas sobre alguns dos modelos mais icônicos de veículos da história. Este pra mim é o ponto alto de The Crew Motorfest, que tem um trabalho de playlists bem interessante, sendo inclusive melhor que o que vi em Forza Horizon.

Aproveito pra falar mais disso. Uma das playlists tratava a história do Porsche 911 ao longo da história, apresentando uma bela cutscene, além de mostrar como o veículo foi apropriado para diferentes estilos de corrida. Isso se repetiu também com o Camaro, carros japoneses e a cultura da customização e muito, muito mais. Assim, em The Crew Motorfest, temos a oportunidade de visitar uma ilha paradisíaca e, ao mesmo tempo, correr nos mais variados veículos possíveis, passando por diversos desafios. E bem, acho a experiência muito relaxante.

The Crew Motorfest
O Havaí está simplesmente maravilhoso! (Imagem: Divulgação)

A jogabilidade

The Crew Motorfest é um jogo totalmente voltado para o arcade. Mesmo com um volante Logitech G29, que tive dificuldade de configurar marchas e o freio de mão, funcionando apenas no modo automático, a experiência é bem básica. E isso não é necessariamente ruim, sendo bem mais focada em diversão do que em simulação. Porém, fiquei frustrado por não conseguir utilizar as marchas pra dar um maior realismo na experiência. Fora isso, jogando com o volante no automático, o passeio foi muito divertido. Aliás, The Crew Motorfest é um jogo bem relaxante, até mesmo para quem quer rodar sem compromisso.

Através de um sistema de mundo aberto pelas ruas da ilha havaiana, The Crew Motorfest traz um clima gostoso e descompromissado que me agrada demais. Mesmo em competições, o jogo é tranquilo. Assim, em termos, né… Os rivais batem que é uma beleza no nosso carro, jogando bem sujo. E, felizmente, não temos problemas que afetem o carro. Portanto, passar pelas estradas da ilha, descendo as encostas de um vulcão, nas variadas praias paradisíacas ou nas profundezas de exuberantes florestas tropicais, o jogo traz uma sensação gostosa, tendo como ênfase a exploração, a competição e, principalmente, a diversão como foco.

The Crew Motorfest
Diversos veículos, muita velocidade. (Imagem: Divulgação)

Desta forma, é meio óbvio que a física do game também não é lá muito elaborada, lembrando bastante o que é observado na franquia do lado de lá. E gente, é praticamente IMPOSSÍVEL não comparar ambos os títulos, que acabam tendo meio que a mesma premissa de um festival de mundo aberto, onde podemos ter vários carros, correr várias playlists e interagir com outras pessoas. Aqui, podemos inclusive sair do carro e transitar com nosso avatar em alguns lugares específicos, que funcionam como lobby e exposição de alguns dos carros mais badalados customizados pelos jogadores.

Se, por um lado eu achei na preview que a franquia Forza se mostrava mais consistente, agora eu já acho que seja mais equiparável. Ambas contam com playlists interessantes, gráficos bonitos e mapas muito bem definidos. The Crew Motorfest infelizmente não tem dublagem para nossa língua, mas ainda assim é legendado. E, como grande diferencial, o jogo da Ubisoft apresenta outros veículos além de carros. No quesito jogabilidade, são bem similares, sobretudo por serem arcade. Desta forma, é óbvia a similaridade. Para alguns pode até ficar a sensação de cópia. Mas pra mim, ficou a de um jogo divertido, tal como Forza Horizon.

The Crew Motorfest
O Lamborghini tem uma playlist especial no game. (Imagem: Divulgação)

A beleza do game e outros detalhes

The Crew Motorfest está bem bacana, sendo um jogo bem bonito. E isso fica nítido nos detalhes da ilha e também nos veículos. No entanto, uma coisa ainda me incomoda. A dona Ubisoft insiste em criar personagens com feições genéricas, que acabam sendo caricatos, fugindo um pouco da qualidade já citada. E bem, focarei nestes aspectos positivos, que me surpreenderam. As coisas se partem ao longo das corridas, sendo um verdadeiro festival de detritos e faíscas, em uma caótica e divertida mistura de alta velocidade com destruição sem lei.

Já no quesito sonoro, The Crew Motorfest também está redondinho. O ronco dos motores, a passada de marcha, a dublagem das playlists (em inglês, mas com legendas), tudo está bem bacana. Bem… exceto o barulho do choque entre os carros, que parecem duas barras de ferro se chocando, sendo algo extremamente repetitivo. E isso tira um cadinho da imersão, né? É um detalhe besta, é verdade, mas com uma proposta arcade, onde os inimigos batem na gente toda hora, isso acaba ficando nítido. Mas neste quesito, esta é minha única ressalva, pois o restante está em perfeita harmonia com a proposta trazida pela Ubisoft em The Crew Motorfest.

The Crew 2
A sensação de festival é legal demais. (Imagem: Divulgação)

Ah, e antes que eu me esqueça, um ponto que fiz questão de não deixar passar batido nesta review é que The Crew Motorfest tem alguns problemas nos menus de configuração. Para além dos problemas que tive ao configurar o meu G29, marchas e o freio de mão, também notei que o jogo não tem suporte nativo a mais de 60 FPS, o que é meio estranho para um jogo na nova geração. No entanto, descobri que há uma maneira de fazer o jogo chegar a 120 FPS, mas para isso, precisamos fuçar nas configurações e bem… não acho isso muito legal. Era para o jogo já estar preparado para isso. Enfim, esses erros podem frustrar um pouquinho os entusiastas.

Vale a pena comprar The Crew Motorfest?

The Crew Motorfest é um jogo bem divertido e que me pareceu melhor do que na prévia. Não sei se mudaram muitas coisas, mas tive um pouco mais de tempo para explorar o Havaí e todas as suas belezas. Assim como Forza Horizon, aqui não temos lá aquela grande experiência de velocidade, mas nos divertimos. Aliás, ambos os jogos não apresentam lá coisas muito revolucionárias, tendo foco mesmo nas competições, beleza e diversão. The Crew Motorfest tem uma vantagem legal para quem joga no controle, trazendo outros veículos como motos, barcos e até mesmo aviões, sendo uma característica da Ubisoft essa variedade.

A jogabilidade está legal, mas preciso ressaltar que o título deveria ter um pouco mais de atenção com os jogadores que curtem a experiência no volante mesmo em um jogo totalmente voltado para o estilo arcade, algo que, infelizmente, acabou rolando comigo apenas no automático. Desta forma, aviso aos jogadores para aproveitarem a experiência no joystick, que é mais negócio mesmo.

Concluindo, The Crew Motorfest é divertido, bonito, tem boas histórias e playlists, recria uma linda ilha e tem seus méritos. Contudo, é um jogo simples, focado especificamente na diversão. Eu particularmente curti isso, adorando a experiência de correr com uma kombi pelas paisagens exuberantes do Havaí, em uma tarde totalmente ensolarado. Isso foi lindo demais. Mas é isso… The Crew Motorfest é um arcade simples e objetivo, tal como seu concorrente.

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Ubisoft.

The Crew Motorfest

R$ 299,90
8

Playlists

8.4/10

Jogabilidade

7.8/10

Gráficos e sons

8.6/10

Extras

7.0/10

Prós

  • Playlists muito boas, com temas variados
  • Qualidade gráfica dos carros e do mapa
  • Variedade de veículos é um diferencial

Contras

  • Dificuldade para configurar o volante
  • Jogo conta com poucas configurações gráficas

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.