The Expanse: A Telltale Series – Episódio 2 | Review
The Expanse: A Telltale Series apresentou uma excelente premissa. Na resenha do episódio 1, destaquei que a introdução dos personagens e da trama havia sido bem executada, deixando-me ansioso pelos próximos capítulos. O episódio terminou com um cliffhanger audacioso, colocando a liderança de uma tripulação nas mãos da protagonista, Camilla Drummer. A equipe, em busca de um tesouro no espaço, agora enfrenta piratas espaciais determinados a roubar seus recursos e obter informações sobre o suposto prêmio oculto.
No episódio 2, a proposta era expandir a narrativa dos personagens, introduzir novas escolhas para o jogador e avançar nesta história promissora. Então, The Expanse: A Telltale Series conseguiu realmente evoluir? Veja agora em mais uma análise do Pizza Fria!
Uma história que não sai do lugar
O segundo episódio de The Expanse: A Telltale Series, infelizmente, apresenta vários problemas em áreas que eu não esperava. O principal deles é em relação ao rumo que a narrativa decidiu seguir. Diferente do primeiro capítulo, em que era possível justificarmos a curta duração e a lentidão de acontecimentos com o argumento que a ideia era apenas estabelecer a base, o mesmo não pode ser dito novamente. Em vez de avançar na história, temos apenas uma extensão do que foi apresentado anteriormente, sem nada novo para realmente cativar a atenção do jogador.
Nesta nova fase da aventura, a protagonista Camilla Drummer teve que assumir a liderança da nave. Logo, era esperado que teríamos um desenvolvimento dos personagens em relação a está nova dinâmica. Entretanto, isto não ocorre. Em vez disso, temos apenas conversas simples que servem apenas para sabermos a ação que o personagem está realizando na nave no momento e, no máximo, é citado que ele precisa de algum item que podemos encontrar como um objetivo secundário em uma sessão seguinte do capítulo.
The Expanse: A Telltale Series decepciona em deixar minimamente claro o rumo da história e prefere apenas apostar em um filler que acaba cansando rapidamente. A única coisa que sabemos até então é que os personagens estão atrás de um tesouro e que os piratas também estão interessados e, basicamente, é nessa roda que o episódio inteiro gira sem entregar nenhuma forma de desenvolvimento narrativa.
Além disso, até mesmo os documentos que encontramos pelos cenários estão mais simplificados e não temos uma expansão do lore como foi introduzido no primeiro episódio. Para piorar ainda mais a situação, nossas escolhas, que supostamente deveriam ter um grande impacto na história geral, até o momento se mostram irrelevantes, fazendo que o jogador tenha um sentimento que não está realmente fazendo a diferença. E neste estilo de jogo, este fator é um grande problema.
Faltou desenvolvimento de personagem
Outro aspecto que decepciona em The Expanse: A Telltale Series é o desenvolvimento de personagem. O game falha em transmitir carisma para os personagens que parecem simplesmente estar ali para executar as tarefas e missões na nave. Temos alguns diálogos opcionais e até uma tentativa de desenvolver um romance neste novo capitulo, mas tudo soa rushado demais e pouco desenvolvido.
Em um momento estamos lutando contra piratas e arriscando a vida no espaço e no outro temos que decidir se vamos ou não embarcar em uma noite de sexo porque a equipe pode descobrir e isto pode gerar problemas de liderança. O jogo apresenta um pacing muito inconstante e não consegue definir de forma clara qual é a prioridade da história.
O sentimento presente é que a narrativa está em uma crise de identidade e não sabe que caminho seguir. Temos romance, luta contra piratas, gerenciamento de naves, busca de itens para ajudar os traumas dos tripulantes, exploração de nave no espaço… tudo apresentado de uma forma corrida em um episódio que dura menos de 1 hora. Mais uma vez temos o grande problema do episódio curto que quer apresentar vários plots e sub plots ao mesmo tempo, e não consegue desenvolver nada de forma coerente.
Outro problema são as pequenas escolhas que fazemos nas conversas com os NPCs. Como eu temia, as escolhas que fiz no primeiro capítulo e que apareceram a famosa mensagem “tal personagem lembrará disso” não significam nada. Infelizmente, ainda temos aqui o velho problema das narrativas da Telltale que simplesmente não consegue entregar um writing significativo para os personagens que estamos interagindo.
Além disso, neste capitulo enfrentamos alguns piratas espaciais e o game introduz de forma pouco aprofundada novos personagens que, em tese, devem ser os antagonistas. Entretanto, eles não são ameaçadores e pouco fazem para mudar este sentimento. E terminando esta sessão da história, eu não tenho palavras para expressar o quão decepcionado fiquei quando o título terminou este episodio com outro cliffhanger muito semelhante ao do primeiro capítulo.
Novidades na gameplay, mas nada que empolgue
The Expanse: A Telltale Series segue a premissa de jogabilidade padrão apresentada anteriormente. Exploramos nossa nave, conversamos com os tripulantes, fazemos escolhas e no fim, nada disso importa. Entretanto, tivemos algumas adições interessantes neste episodio que tornaram ele bem divertido no aspecto de gameplay. A primeira novidade é que tivemos uma sessão estendida de exploração de nave.
Neste segmento, usamos um traje de gravidade que permite que a protagonista plane no espaço e faça buscas em destroços de naves. Nestes trechos, alguns dos tripulantes da nave irão entrar em contato e pedir que encontremos determinado item para auxiliar na jornada. Por exemplo, podemos encontrar um ingrediente para que o cozinheiro da equipe faça uma refeição melhor para a equipe.
Embora seja uma adição legal, ela não é bem explorado e acaba sendo mais um aspecto corrido na lista de vários outros segmentos narrativos. Entretanto, o jogo teve outra adição e está me agradou. Enquanto estamos explorando a nave, um grupo de piratas aparece e solta drones com lasers pelo cenário. Se encostarmos nestes lasers, a protagonista é baleada e morre.
Assim sendo, precisamos usar de forma inteligente nossa skill de planar no espaço para desviar desta ameaça. No trecho final temos até um segmento de combate, porém nele temos apenas que apertar os botões que aparecem na tela na ordem correta e a personagem finaliza o inimigo. Este confronto foi muito rápido e pouco inspirado, deixando aquele sentimento de que poderia ter sido mais impactante.
Trilha sonora
A trilha sonora de The Expanse: A Telltale Series é outro aspecto que decepciona neste novo capitulo. Principalmente nos segmentos de ação, sinto que fez falta faixas que demonstrassem o perigo da situação, ajudando a deixar o jogador imerso naquela situação. Além disso, o título demonstra uma falta de músicas em situações que este fator faria toda a diferença, por exemplo, durante a exploração de naves no espaço.
Gráficos e desempenho
Em relação aos gráficos, o game mantém a qualidade apresentada anteriormente. Entretanto, apresenta novos problemas, como a evidente falta de variação de cenários. Entendo que a visão original seja apresentar uma narrativa focada em ambientes fechados e desenvolvimento de personagem, mais quando temos uma história que falha nestes quesitos, a pouco variação de ambientes se torna um problema. Pois, isto torna ainda mais presente o sentimento que a narrativa não saiu do lugar e estamos vivenciando apenas um filler.
Em relação ao desempenho, minha experiência foi no PC, equipado com uma RTX 3060. O game felizmente não apresentou os problemas de crashs que eram frequentes no primeiro capítulo e não vivenciei nenhum bug durante a campanha. Além disso, o jogo rodou em 1440p, com os gráficos no máximo acima dos 120 FPS.
O que esperar de The Expanse: A Telltale Series?
The Expanse: A Telltale Series apresenta um segundo capítulo decepcionante que parece não saber para onde levar a história. O desenvolvimento de personagens é inexistente e a narrativa consegue ser corrida demais e, ao mesmo tempo, não levar a campanha para lugar nenhum. Temos novos integrantes introduzidos na história de forma rushada e pouco desenvolvida, nossas escolhas não têm impacto e o carisma dos tripulantes da nossa equipe pouco se sustentam. Além disso, nossas conversas sempre são vazias, servindo apenas para estabelecer qual será o próximo objetivo da protagonista.
Mesmo com grandes problemas, fica evidente que algumas coisas novas foram introduzidas na jogabilidade, entretanto, este aspecto acaba sendo prejudicado, pois, é mal aproveitado e curto, servindo apenas para deixar um gosto do que as coisas poderiam ser se o storytelling do game não fosse tão corrido e pouco desenvolvido.
The Expanse: A Telltale Series foi desenvolvido pela Deck Nine e pela Telltale Games, com o episódio 2 sendo lançado no dia 10 de agosto para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Epic Games Store. Os próximos episódios chegarão quinzenalmente.
*Review elaborada em um PC equipado com uma Geforce RTX, com código fornecido pela Telltale Games.
The Expanse: A Telltale Series Ep. 2
+R$ 107,99Prós
- Novas mecânicas de gameplay
- Legendas em PT-BR
- Adição de objetivos opcionais
- Os problemas de desempenho foram corrigidos
Contras
- A história estaciona e não vai a lugar nenhum. Isto é frustrante e transmite o sentimento que este capitlo é apenas uma estensão do primeiro epísodio em vez de um capitulo que avança a campanha
- Os personagens não são bem desenvolvidos
- A trilha sonora poderia ser melhor
- O cenário se repete demais e isto aumenta ainda mais o sentimento que a história não esta saindo do lugar
- As nossas escolhas não demonstram consequências