The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom | Review
The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom foi lançado dia 26 de setembro para o Nintendo Switch, entregando o segundo game da franquia naquele mesmo estilo bonitinho de The Legend of Zelda: Link’s Awakening. O jogo de ação e aventura, é o primeiro da franquia que tem como protagonista a princesa Zelda, e finalmente, após anos de choro e espera, chegou com localização oficial para o português do Brasil.
Junte-se a Tri, um ser etéreo, e use o poder de seu cetro para criar “ecos” que te auxiliarão na aventura, utilize uma variedade de habilidades para encerrar fendas e masmorras pela vasta região de Hyrule, percorra caminhos inexplorados com missões secundárias e minijogos, equipe acessórios e visite quiosques dos sucos para obter efeitos positivos, divirta-se em um mundo muito bem modelado e cheio de cores.
Ficou curioso para saber como o novo jogo da franquia, onde você joga realmente com a Zelda, ficou no console híbrido da Big N? Pois já sabe, né? Dê aqueles cinco minutinhos de pausa, bora passar aquele coado bem forte para aquecer o coração, procura aquela pizza fria de sábado que ficou no cantinho da geladeira, e vem logo conferir em nossa análise do Pizza Fria!
Tri e os ecos da sabedoria
Nossa jornada em The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom começa com o famoso guerreiro loiro, trajando uma roupa com gorro azul, empunhando sua poderosa espada e um escudo hyliano, trazendo também um arco e flechas e bombas, adentrando as ruínas Meridionais. O jovem passa por diversas áreas em um início que funciona bem como um tutorial, até que Link finalmente chega à sala onde o vilão Ganon, mantém prisioneira sua amada princesa Zelda.
“É você de novo, irritante como sempre. Desta vez, porém, sua interferência é bem-vinda”, disse o terrível vilão ao herói, antes de uma iminente batalha ter início. Após o breve confronto, que culmina na derrota do vilão, uma estranha fenda se abre no chão, e antes de ser tragado por ela, em um ato de desespero, Link consegue disparar uma flecha bem em cheio no cristal que selava a jovem princesa, dando a possibilidade de Zelda se livrar daquela prisão.
De repente, aquela fenda estranha que havia engolido Link, começa a aumentar, indo atrás da princesa e engolindo tudo o que vinha pela frente. A garota corre, guiada por uma estranha luz dourada, até que avista a luz do fim do túnel e encontra a liberdade. De volta a Hyrule, encontramos Impa, indignada por não impedir o sequestro da princesa, e que nos informa sobre misteriosas fendas que surgiram semeando pânico por todo país.
Em seguida, Zelda encontra seu pai, ao lado de um general e sua ministra, que são abruptamente capturados pela fenda, que cria uma versão maligna dos três. Acusada pelo falso rei de estar criando as misteriosas fendas, Zelda é levada mais uma vez ao calabouço do castelo, e quando tudo parecia perdido, aquele ser misterioso que a guiava nas ruínas aparece, ele se chama Tri, que cria um cetro para emprestar seu poder, e une forças com a princesa Zelda para salvar aqueles que foram engolidos pelas fendas.
E assim, após rever Impa, receber um diário contendo um mapa, e a missão de chegar até certo ponto indicado no mapa, Zelda, vestindo o disfarce azul do herói, na companhia de Tri, partem nessa nova jornada por um mundo conhecido, repleto de fendas misteriosas.
O modo heroico também está presente em Echoes of Wisdom
Assim como em Breath of The Wild, e outros jogos da Franquia, The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom possui dois níveis de dificuldade distintos, que podem ser alternados a qualquer momento da partida, para isso, basta ir ao menu configurações e fazer a modificação. Tendo dito:
O modo normal, é o que vem por padrão, e meio que dispensa apresentações tendo um desafio equilibrado para você curtir a jornada sem muita dificuldade. Já o modo heroico, é onde o filho chora e a mãe não vê, e você sofrerá o dobro de dano dos inimigos, não poderá usufruir do efeito de alguns acessórios, e ainda por cima, corações não aparecerão durante a jornada.
Um game de ação, aventura e muitos quebra-cabeças
The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom é um game de ação e aventura com a perspectiva isométrica em um mundo totalmente modelado em 3D, e alguns poucos cenários totalmente em 2D, com uma jogabilidade realmente simples, intuitiva e totalmente responsiva, e aos poucos você vai sendo apresentado a conceitos pouco mais complexo.
Na prática, o game possui foco em resolução de quebra-cabeças, que terão sempre inúmeras maneiras de serem resolvidos, é praticamente aquela mesma dinâmica “crocante” de Breath of The Wild ou Tears of the Kingdom, mas em uma perspectiva clássica onde você controla Zelda transpondo barreiras de maneira criativa. Dito isso, tenha em mente que os Ecos são parte fundamental na jornada, eles são criados pelo bastão de Tri, que consegue criar cópias das coisas, o que não se limita somente a objetos, mas também a monstros, que podem lutar por você.
Para criar Ecos, basta ficar em frente a algo que brilhe e pressionar o botão Zr, assim, você irá memorizar o objeto, com ele equipado, pressione Y para ecoar e criar uma cópia daquele objeto. A quantidade de ecos que você poderá criar irá depender da capacidade disponível do poder de Tri. Para apagar apenas um Eco, pressione o botão Zr, porém, se quiser apagar todos de uma vez, segure o Zr.
Segure o direcional para a direita e você verá os itens memorizados, escolha o eco e solte o botão para selecioná-lo, alterne entre os Ecos para criar diferentes tipos de estratégias, e sim, em Echoes of Wisdom você terá uma vasta enciclopédia de Ecos, podendo criar uma infinidade de estratégias para distrair inimigos e transpor áreas bloqueadas.
Mas as habilidades de Tri também não se limitam somente a criar Ecos, pressione o botão X, ou mire com Zl e pressione o botão X para lançar Tri, fazendo com que o monstro ou objeto que a criaturinha tocar, sejam sincronizados, passando a imitar os movimentos de Zelda. Na prática, lembra um pouco a Ultrahand, de Tears of the Kingdom, mas ao invés de te dar a liberdade de movimentos, aquilo que Tri estiver “possuindo” se limitará a exatamente os movimentos da princesa, podendo subir ou descer, e ir em todas as direções que ela for.
E a princesa estreou, mostrando que não só com cajados se faz um bom Zelda, durante a jornada, encontramos uma Espada misteriosa, aquela portada por Link. Pressionando o direcional para cima, a garota ergue a espada e evoca o poder do espadachim, desferindo golpes de espada com Y, se defendendo com escudo e até mesmo saltando mais alto que o normal. Mas fique alerta, pois, ao evocar o espadachim, um medidor de energia no canto superior direito da tela começa a diminuir, e caso se esgote, Zelda voltará ao normal.
Além desses, o botão R fará Zelda girar, serve basicamente para cortar as graminhas, a fim de coletar ruppes e corações pelos cenários, uma vez que a princesa não possui uma espada como link, o botão menos abre o mapa, enquanto o mais, abre o menu.
Diferentes maneiras de locomoção
Em The Legend of Zelda: Ecoes of Wisdom você não ficará a pé, pois as montarias também estão presentes, isso mesmo meus amigos, quando você acha que já morreu de fofuras o suficiente, os cavalinhos são inseridos no jogo. Ao chegar perto de um cavalo, aperte o botão de ação, A, assim, você subirá no animal para se locomover, estando em cima do animal, com A novamente, ele irá galopar, e se você pressionar o botão B, desmonta o cavalo.
Os pilares de teletransporte são outra grande forma de facilitar a locomoção durante o jogo. Você encontrará diversos deles espalhados pelo mapa, são parecidos com um cactos, mas sem os espinhos, ao acioná-los, você irá liberar uma parte do mapa, e poderá usar viagem rápida entre os teletransportes já registrados.
Dekomerciante e as lojas de suco
Durante suas viagens pelas extensas terras de Hyrule, você irá se deparar com um Deko estranho em uma pequena barraquinha. Pois bem amigos, esse é o Dekomerciante, logista responsável por misturar e fabricar os suquinhos de nossa heroína. Misture dois ingredientes e potencialize o poder dos itens que você colheu durante a jornada, são inúmeras combinações da uva com leite à maçãs com necta floral.
Ah, e assim que você o encontra, o Dekocomerciante te contrata como estagiário e sua missão será descobrir diferentes combinações de suco, que passam a ficar registradas em um livro de receitas.
Os amiibos também estão presentes
Como de costume nos jogos Nintendo, em The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom temos funcionalidade com os bocenos amiibo, e você poderá usar 3 amiibos por dia, para receber itens. Dos que tive a oportunidade de testar:
- Link adulto, me deu 5 maçãs isolantes;
- Link Ocarina of Time, 2 ovos dourados;
- Link do Majoras Mask, 5 litotatas;
- Link Twilight Princess, 5 garrafas de leite fresco;
- Link Skyward Sword, 5 frascos de néctar floral;
- Link do Link’s Awakening, 5 cachos de uvas revigorantes;
- Link 8-Bits, 5 cactos gélidos;
- Zelda, 5 algas oxigenantes;
- Zelda ToTK, 5 maçãs isolantes.
O desempenho e audiovisual do novo Zeldinha no Nintendo Switch
The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom é um jogo lindo e muito bem polido, com personagens e cenários extremamente bem modelados, e uma paleta de cores agradável, um colírio para os olhos, principalmente no modo portátil com aquela telinha de Oled do console. A Nintendo colocou um efeito de blur para suavizar os cenários, o que pode incomodar alguns jogadores e agradar outros, assim como foi no Link’s Awakening.
Quanto ao desempenho do game no console hibrido, tanto no modo dock quanto no portátil, é possível notar, em diversos momentos da jogatina, que ocorrem quedas de quadros, no entanto, meu amigo, isso de forma alguma atrapalha a experiência do game. Agora, quanto aos bugs, ou travamentos, o jogo está “padrão Nintendo”, e não tive problema com nada.
As músicas e efeitos sonoros como sempre são um espetáculo, as músicas do game são orquestradas, diversas delas clássicas, mas com novos arranjos, realmente dignas da franquia, e se encaixam perfeitamente em cada momento da jornada, tornando-a ainda mais imersiva e prazerosa. Por fim, outra grande novidade que The Legend of Zelda: Ecoes of Wisdom trouxe aos fãs da Big N, foi a tão sonhada localização para o português do Brasil, menus, descrição de itens, conversas entre os personagens, tudo foi localizado, e só para deixar bem claro, o jogo está MUITO BEM localizado, esbanjando criatividade em nomes das criaturas e até mesmo expressões usadas nos diálogos.
Vale a pena jogar The Legend of Zelda: Ecoes of Wisdom?
The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom entrega tudo e mais um pouco do que foi prometido, e sem dúvidas alguma, vale cada segundo jogado e cada centavo investido. O game é realmente ousado, e rompe paradimas, trazendo Zelda como protagonista em um mundo 2.5D, mas com aquela imersão e interação que os jogos atuais da franquia nos presentearam, conferindo total liberdade ao jogador, de como se locomover e resolver seus problemas. Além disso, finalmente a Nintendo nos ouviu e o game está totalmente localizado para o português do Brasil, entregando uma localização rica com nomes de inimigos criativos e dialetos regionais.
Em The Legend of Zelda: Ecoes of Wisdom você terá diversas missões secundárias, minigames, muitos easter eggs para descobrir, e divertidas formas de progredir, sendo assim o game entrega inúmeras horas de diversão, em um mundo lindo e muito bem modelado, com cenários de cores vibrantes, inimigos fofinhos e quebra-cabeças muito bem desenvolvidos.
The Legend of Zelda: Ecoes of Wisdom está sendo vendido na Nintendo eShop do Brasil por R$ 299,00 para o Nintendo Switch, e te garante 299 pontos de ouro. Além disso, caso vocês queiram parcelar, nossos parceiros da Nuuvem possuem Gift Card, visitem o link para dar uma conferida!
*Review elaborada no Nintendo Switch, com código fornecido pela Nintendo.