ULTROS | Preview

Ultros é um metroidvania, com uma pegada psicodélica para nenhum fã de Pink Floyd colocar defeito, desenvolvida pela El Huervo e distribuído pela Kepler Interactive. O título nos coloca na roupa espacial de uma viajante que se vê perdida no sarcófago, um tipo de útero cósmico de dimensões titânicas que serve de casinha para um demônio da pesada chamado Ultros.

O título será lançado, oficialmente, em fevereiro de 2024. Contudo tive a oportunidade de viajar para o futuro e jogar um pouco, antes de retornar para nossa linha temporal. E essa é a experiência que dividirei com vocês agora, em mais uma preview caprichada do Pizza Fria!

Que viagem

Mais um dia feliz, leitores e leitoras! Não, ainda não consegui ganhar na loteria. Nem encontrar a fonte de renda perfeita e infinita. Tampouco consegui acertar o ponto de meus biscoitos de nata. Não, a felicidade em questão se origina da singela oportunidade de jogar nosso título do dia, ULTROS. Me interessei de cara ao saber que se tratava de um metroidvania, abençoado seja, e pelo estilo visual bem único que a obra possui.

Ainda que a experiência seja limita aos pedacinhos iniciais, já dá pra ter uma ideia interessante do rumo pelo qual a coisa deve andar. Como de praxe em nossas previews, falarei de maneira bem geral sobre minhas impressões iniciais, sempre notando que tudo pode mudar na versão final, dado que o que temos aqui é um trabalho que ainda está em andamento.

ULTROS começa com nossa heroína acordando dentro de uma coisa/nave/útero gigante chamada sarcófago. Nosso chegada se deu devido a uma aparente batida entre nossa espacionave e esse corpo estelar, tendo o efeito adicional de fazer com que ficássemos sem saída. Para melhorar, temos um demônio chamado Ultros (não é aquele do Final Fantasy VI, aparentemente) avacalhando o rolê e um buraco negro causando um loop temporal.

ULTROS
Que viagem, cara. (Imagem: Divulgação)

ULTROS também nos coloca para interagir com alguns personagens que, junto da atmosfera e dos visuais, fecham a narrativa e ambientação do título. Eu achei bem interessante, pelo que vi durante a sessão de jogo, e as peças se unem para formar um quadro tão bizarro e incômodo quanto fascinante e divertido. Podem me marcar como interessado para ver onde isso dá.

Do lado da jogabilidade, temos mecânicas já esperadas do gênero, com alguns twists. Os controles são bem responsivos, salvo alguns problemas ocasionais na hora de se agarrar ou subir em plataformas, garantindo que as partes que demandem precisão e pulos mais elaborados, ou esquivas e ataques, não sejam de maior sofrimento.

A prévia já permite acesso a coisas como deslizar e o tão amado pulo duplo, que já mostra que a experiência promete uma boa fluidez e variedade no uso de habilidades tanto para combate quanto para exploração. Além disso, temos habilidades que podem ser melhoradas conforme comemos partes dos monstros que matamos. Se acertarmos bons combos e golpes precisos, ao que entendi, as peças de carne saem ainda mais inteiras, conferindo mais cura e experiência que o normal. Ainda, saber se comemos o que temos para subir algum nível, ou guardamos para depois, é parte da estratégia do jogo.

ULTROS
Almoço? (Imagem: Divulgação)

ULTROS também aplica a ideia do loop do buraco negro como parte de sua narrativa e gameplay. Por exemplo, uma das coisas que podemos fazer envolve plantar sementes para poder ganhar novos itens, comidas ou acessar lugares. Uma habilidade permite jogar comida em um desses lugares para que, no próximo ciclo, tenhamos adubo. Eu achei isso bem promissor, e estou intrigado para ver a extensão da funcionalidade no lançamento oficial.

Outro ponto que pega pelo laço é o audiovisual. Como podem notar pelas imagens que coloquei, ULTROS fornece uma paleta de cores e uma identidade visual tal qual aquelas vistas pelos frequentadores de Woodstock em 69. Eu achei lindo de ver, e as animações do personagem e dos inimigos deixam tudo com aquele ar de arte em movimento, de fato.

Um negativo é que o excesso de estímulos visuais pode dar um leve crash na mente do jogador, principalmente nas horas de ação mais intensa. Um dos primeiros chefes, por exemplo, solta uma quantidade de partículas tal que vi tudo rosa na minha frente. Mas não aponto isso como negativo pelo fato do jogo ter opções para desfocar/suavizar seus elementos, o que mostra cuidado por parte da desenvolvedora. Chique demais.

ULTROS
Que belezura. (Imagem: Divulgação)

O que esperar de ULTROS?

E é isso, amados leitores e leitoras. Ainda vai um tempo para o lançamento oficial, o que acredito levar a um produto final ainda mais refinado. Mas, ao que vi em meu tempo de jogo, ULTROS é muito promissor. Uma jogabilidade bem refinada, bem animada e com aquele jeitão metroidvania que amamos, somado a um visual bem diferentão que ajuda o título a se destacar de seus pares. Por fim, digo que fiquei satisfeito com a experiência, e que ULTROS entrou para minha lista de desejos para o próximo ano.

ULTROS será lançado no dia 13 de fevereiro de 2024 para PC, via Steam e Epic Games Store, PlayStation 4 e PlayStation 5.

*Preview elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Kepler Interactive.

Matheus Jenevain

Redator de idade não especificada e habilidade excepcional (segundo o próprio, acredite se quiser). Curte Metroidvanias, RPGs e jogos de luta. Reza toda noite, intensamente, para receber um remake de God Hand. Nunca foi atendido.