Undisputed | Preview
Sempre fui muito fã de jogos de boxe, mas a indústria dos games parece ter esquecido desta nobre arte. Felizmente fomos brindados com Undisputed, novo título da Steel City Interactive que está sendo lançado em acesso antecipado para PC, via Steam e também chegará para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One e Xbox Series X|S.
O game apresenta um simulador baseado em diversos atletas masculinos e femininos reais do mundo do boxe. No entanto, uma pergunta fica na cabeça dos fãs do esporte: será que finalmente teremos um bom título que faça jus a este maravilhoso esporte? Coloque suas luvas, se prepare para luta e venha comigo em mais uma preview do Pizza Fria!
Boxe: a nobre arte
O boxe é um esporte bem técnico, e Undisputed traduz muito bem isso, com jogabilidade muito bem cadenciada. Isso foi possível pois sua produção foi feita em conjunto com atletas profissionais, que certamente deram aquele toque especial no desenvolvimento. Desta maneira, temos que saber gerenciar nosso atleta no ringue por 12 assaltos. E olha, para quem está acostumado com jogos arcade, aqui a coisa é totalmente diferente.
Como em um bom simulador, Undisputed mostra na prática que o boxe não consiste apenas em dar socos, indo bem além disso. Aliás, se você fizer isso, o personagem vai perder o vigor cedo, abrindo espaço para tomar uma sova do oponente. Sendo assim, o tutorial apresentado logo no início do jogo já te dá uma noção do que esperar, explicando passo a passo das mecânicas, botões e tudo que é necessário saber para jogar. Assim, com o tempo você aprenderá a fazer bom uso dos jabs, diretos e outros golpes, de maneira a criar armadilhas e a pegar o adversário no contrapé, dando aos jogadores todo o controle do personagem escolhido.
Ainda sobre o quesito jogabilidade, Undisputed apresenta uma mecânica especial de footwork, que permite ao jogador trocar o estilo na hora que quiser. Além disso, há uma maneira de você mudar a guarda, deixando os braços mais livres e, consequentemente, ganhando mais mobilidade. Essas características somam-se a mais de 60 estilos de socos únicos e formas de defesa e esquiva. Ah, e o jogo também conta com a possibilidade de “jogar sujo”, podendo dar cabeçadas e joelhadas, que possivelmente resultarão em faltas. Todos os detalhes estão disponíveis no game, o que é excelente.
Por fim, concluindo o aspecto jogabilidade, Undisputed simula muito bem tudo o que se passa em um ringue. A jogabilidade, mesmo em versão de acesso antecipado, apresenta-se bastante sólida e com muitas variações. Contudo, é bem provável que nos próximos meses o título se desenvolva ainda mais, Corrigindo eventuais erros e adicionando novos lutadores, animações e vários outros detalhes. Neste ponto, Undisputed é unânime entre o júri!
Let’s get ready to ruuuuumble!
Undisputed conseguiu a proeza de licenciar diversos pugilistas da vida real, marcas e até mesmo federações de boxe, justamente com a ideia de trazer o maior nível de realismo possível. Desta forma, o acesso antecipado apresentou mais de 50 atletas, tendo nomes clássicos como Muhammad Ali e Sugar Ray Robinson a vencedores atuais como Tyson Fury e Carl Froch. Vale ressaltar também que o game tem uma divisão feminina, contando com algumas lutadoras como Katie Taylor, Jessica McCaskill e Natasha Jonas. Vale ressaltar que em diversos trailers foi possível perceber que Undisputed se utilizou da tecnologia de escaneamento para recriar boa parte dos atletas apresentados.
No ringue, as lutas são apresentadas por Jimmy Lennon Jr. e até o árbitro Kenny Bayless está retratado no game. Tudo isso foi pensado justamente para dar aos jogadores a verdadeira sensação de se estar no ringue. Na narração, um ponto bem interessante do game, estão Todd Grisham e Johnny Nelson, especialistas no esporte. Na versão atual, podemos lutar em 6 locais diferentes, com uma arena ao ar livre e outra enorme, lembrando muito o MGM Grand, palco de grandes batalhas do boxe.
De modo geral, Undisputed é um título que traz uma rica atmosfera para o fã do esporte. Em diversos momentos, podemos perceber a deformação no rosto dos lutadores ao levarem um soco, saindo sangue e suor, tal como nas transmissões reais. Além disso, podemos ver que o juiz está sempre de olho, dando alguma orientação, sobretudo nos momentos de clinch. Os gráficos e sons do jogo são muito bons e transmitem todas as sensações necessárias para complementar a simulação das lutas. Assim, se você for fã do esporte, irá gostar bastante do game.
O que esperar de Undisputed?
Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que Undisputed está em acesso antecipado, tendo muitas coisas por vir, incluindo a criação de um atleta de acordo com as vontades do jogador e outros modos de jogo. Atualmente só podemos jogar contra o computador ou online, mas confesso não ter conseguido achar nenhuma partida – talvez por ainda não estar publicamente disponível. De qualquer maneira, a experiência que tive ao lutar por diversas vezes e em diferentes níveis foi bem animadora. Afinal de contas, eu esperava muito por um novo jogo de boxe. E Undisputed não decepcionou em nada!
Contudo, por ser uma versão inicial, torna-se difícil fazer maiores críticas, mas aqui vão algumas coisas que acho que poderiam ser aprimoradas. A adição de novas animações de nocaute, entrada e até mesmo de contagem dariam uma maior diversidade ao jogo que, embora apresente golpes variados, sendo parte deles exclusivos de alguns lutadores, ainda apresenta pouca diversidade neste quesito. Todavia, isso não atrapalha a jogabilidade em si, sendo mais um detalhe percebido após jogar por repetidas vezes.
Concluindo, Undisputed é um ótimo jogo de boxe, sobretudo para fãs. Contudo, por não ter jogabilidade difícil e contar com um tutorial excelente, é acessível para todas e todos. Portanto, se você estava louco por um título de boxe assim como eu estava, esta é a oportunidade ideal. Se prepare para longos rounds, acerte o jogo de pés, crie suas estratégias e parta para a trocação rumo à vitória!
*Preview realizada em um PC equipado com uma placa de vídeo RTX com código fornecido pela Steel City Interactive.