V Rising | Preview
Durante os anos 2000, jogos do gênero de MMORPG fizeram muito sucesso, ainda mais com a febre das lan houses no Brasil. Essa popularidade toda se da à imensa interatividade social e da gigantesca variedade de conteúdos que esses jogos possuem, e por conta de tudo isso, esse gênero ainda é o meu favorito. Entretanto com o passar dos anos essa popularidade toda foi se esvaindo restando alguns poucos jogos como World of Warcraft.
Porém, em 2022, o cenário dos MMORPGs é outro. Muitos jogos tem surgido com a proposta de revitalizar o gênero e outros com propostas de reinventá-lo, e esse é o caso de V Rising, jogo para PC, via Steam, que tenta misturar MMORPG com survival em uma temática bastante diferente. E falando um pouco sobre jogos de sobrevivência, podemos também dizer que o gênero estagnou nos últimos anos, trazendo jogos com sistemas muito parecidos porém com temáticas diferentes. Não que isso seja um demérito dos jogos, mas talvez a fórmula já esteja saturada.
V Rising é um jogo que estava no meu radar a pelo menos um ano, sempre acompanhei lançamentos de jogos. Quando me deparei com um jogo que tentava essa loucura de misturar elementos de um gênero que eu amo e outro nem tanto, a curiosidade instantaneamente bateu em mim, isso tudo somado à temática pouco explorada de vampiros não tinha como dar outro resultado. Mas chega de enrolação… Pegue sua taça de “vinho” e venha comigo para tentar entender que mistérios a noite te reserva em mais uma preview do Pizza Fria!
O que é V Rising?
V Rising é um jogo isométrico de ação e aventura que mistura elementos de jogos de sobrevivência, construção de bases e elementos de MMORPG para criar um jogo único e bastante diferente do que encontramos no mercado. O jogo, desenvolvido e publicado pela Stunlock Studios, apesar de ter elementos de sobrevivência, ele não exatamente é um jogo de sobrevivência, visto que o personagem não possuí barras de fome, sono ou sede como vemos em outros jogos desse gênero. V Rising funciona como Valheim, outro jogo que herda essas mesmas características, porém redireciona o seu foco para o combate e a aventura e não tanto para sistemas envolvendo a sobrevivência do personagem.
Em V Rising, o jogador tem uma barra de sede de sangue que talvez seja seu único elemento de sobrevivência realmente, mas vou deixar pra falar disso mais pra frente, pois essa barra sozinha é bastante complexa.
O game funciona com um sistema de servidores online separados com regras diferentes dependendo de cada um. Você pode criar o seu servidor para jogar cooperativamente com seus amigos ou entrar em servidores públicos de até 50 jogadores, mas lembrando que seu progresso e seu personagem não é transferido, sendo restritos somente ao servidor original do seu personagem. Esses servidores possuem alguns modos de jogo diferentes como o famoso Jogador X Ambiente (PVE), Jogador X Jogador (PVP) ou o Jogador X Jogador Plus(PVP+).
Os nomes desses modos são auto explicativos, mas caso haja alguma dúvida aqui vai um resuminho de como eles funcionam no momento atual de acesso antecipado do jogo:
- Jogador X Ambiente (PVE): Os jogadores não podem atacar uns aos outros, destruir seus castelos ou roubar seus itens. Limitando a experiência da maneira mais cooperativa possível. Caso o jogador morra, seus itens são derrubados no chão, com exceção dos itens atualmente equipados no seu personagem, como armas e armaduras, porém os itens derrubados não podem ser roubados por outros jogadores.
- Jogador X Jogador (PVP): Os jogadores podem atacar e roubar itens de outros jogadores, porém o combate entre eles só é permitido durante a “Lua de Sangue”, que é um evento que ocorre esporadicamente dentro do jogo. Caso o jogador morra, seus itens são derrubados no chão, com exceção dos itens atualmente equipados no seu personagem, como armas e armaduras, porém os itens derrubados não podem ser roubados por outros players.
- Jogador X Jogador Plus(PVP+): Os jogadores podem atacar e roubar itens de outros jogadores, porém o combate não fica restrito durante a “Lua de Sangue”, mas caso você queria invadir o castelo de outro jogador, terá que esperar esse evento. Caso o jogador morra todos os seus itens são derrubados no chão para serem roubados por outros jogadores.
Em resumo não existe uma forma correta de jogar V Rising, cabe a você decidir como quer seguir em sua aventura, eu por exemplo joguei por várias horas somente no modo PVE com meus amigos, mas acredito que uma experiência mais desafiadora nos modos PVP seja muito divertida.
Como o jogo funciona?
Jogos de sobrevivência em geral ou jogos sandbox, sempre foram um problema para mim, a falta de um objetivo e um rumo claro sempre foram um fator decisivo para eu abandonar jogos incríveis como Terraria por exemplo. E confesso que apesar de estar curioso e animado com V Rising eu tinha certeza que esse iria ser um problema para mim.
Graças ao Drácula eu estava errado. V Rising é um jogo extremamente intuitivo e te pega pela mão e te ensina todos os detalhes com uma progressão bastante gostosa. As missões iniciais não podiam ser mais intuitivas e divertidas, elas explicam os sistemas de “sobrevivência” de fabricação e principalmente de construção de uma maneira que é difícil se perder ou ficar “sobrecarregado” com os sistemas.
Ainda sobre a progressão do jogo, em determinado momento você irá liberar um “Altar de Sangue” que serve para rastrear os chefes do jogo, e talvez essa seja a estrutura mais importante do jogo, pois ao derrotar cada um dos chefes você desbloqueará itens, receitas ou estruturas. Ou seja a progressão do jogo, o norte que você tem para seguir em frente é esses chefes, para vocês desbloquear todas as coisas que o jogo tem a oferecer. Entretanto para derrotá-los você terá que progredir o seu personagem coletando recursos e explorando o mapa para fabricar itens para derrotar esses obstáculos.
Voltando agora a falar sobre a parte de sobrevivência do jogo, V Rising não possuí os recursos clássicos dos jogos desse gênero como fome, sono e a sede como você conhece. A sede existe em V Rising, mas ela funciona de uma maneira diferente. Aqui a sede demora bastante tempo para se esvair, algo de horas de espera. Porém outro ponto envolvendo a sede é que dependendo do tipo de sangue que você consumir você receberá bônus diferentes de acordo com a qualidade do sangue da criatura consumida. Parece complexo, mas eu juro que só parece.
Por exemplo se você consumir o sangue de um lobo você receberá as características de um animal e quanto melhor o sangue desse lobo, mais benefícios envolvendo essa característica você terá. E isso funciona com os ladinos, os trabalhadores, os guerreiros e por ai vai.
Nem tudo são flores (na realidade, às vezes são alho…)
V Rising está em acesso antecipado e é normal esperarmos problemas técnicos do jogo. Entretanto para ser honesto esses problemas são raros e os que existem nem são tão problemáticos assim. Em relação à bugs eu particularmente não presenciei nenhum, mas não é tão incomum assim encontrar relatos de bugs nas comunidades do jogo. Talvez a maior questão técnica do jogo atualmente seja o balanceamento em geral.
Em V Rising você irá andar muito e essas viagens podem ser um tanto quanto chatas visto que você não pode andar no sol, e com certeza você terá que andar durante o dia ou até mesmo irá amanhecer no meio do seu trajeto. Outro grande problema do jogo é os inimigos em geral, a maioria deles não é tão divertido de se enfrentar e suas habilidades não são tão relevantes assim no combate contra eles.
Como eu disse anteriormente, V Rising tem um foco grande no gerenciamento e na coleta de recursos, e normalmente esses recursos são balanceados para se jogar com amigos ou em um servidor público, então você passará bastante tempo coletando materiais para construir sua base, seus equipamentos e maquinários. E isso pode ser um fator que te afaste do jogo caso você não goste muito desse tipo de jogo.
Outro grande problema recorrente durante o Acesso Antecipado é a instabilidade dos servidores, mas isso é algo que os desenvolvedores já estão cientes em resolver, mas fica aqui o registro de que esses problemas existiram. Outro detalhe que pode ser um pouco frustrante é a criação de personagens do jogo que é bastante limitada e pode desanimar aqueles que gostam de criar personagens mais bem elaborados.
E o que talvez seja o maior problema do Acesso Antecipado de V Rising até agora é a sua otimização, o jogo está bastante mal otimizado e com problemas sérios de desempenhos para rodar em máquinas um pouco mais fracas, então pense duas vezes antes de comprar o jogo e tenha certeza que seu computador irá suportar o jogo.
O que esperar de V Rising?
Como você pode ver a maioria dos problemas do jogo não são tão graves assim e por se tratar de um jogo em Acesso Antecipado é compreensível a existência desse tipo de coisa. Entretanto o jogo é muito divertido e para um título ainda inacabado está com bastante conteúdo e com poucos problemas técnicos, isso tudo acaba resultando em um jogo maneiro.
E com todas essas qualidades é impossível não ficar empolgado com o futuro do jogo, confesso que mal posso esperar para ver os futuros chefes, mapas, construções, armas e sistemas que os desenvolvedores tem para nos oferecer. Portanto a Stunlock Studios não tem um histórico muito positivo em manter jogos vivos como Battlerite, então é impossível não ficarmos com aquela pulga atrás da orelha com o futuro do jogo. O que nos resta é esperar que os desenvolvedores ouçam a comunidade e que aprendam com seus jogos anteriores para dar um futuro para V Rising.
Mas no fim do dia eu acho que V Rising é um bom jogo para todos os públicos, seja você aquele jogador querendo jogar cooperativamente com amigos, ou aquele jogador “Hardcore” que quer montar seu clã de vampiros em um servidor PVP para gerar alianças políticas e guerras virtuais.
*Review elaborado em um PC equipado com uma Geforce GTX, com código fornecido pela Stumlock Studios.