Warhammer 40,000: Space Marine 2 | Review
O universo Warhammer 40,000 é imenso e repleto de jogos. Desta vez, somos apresentados a Warhammer 40,000: Space Marine 2, continuação do jogo de mesmo nome, de 2011. Lançado pela Focus Entertainment e a Saber Interactive para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, via Steam e Epic Games Store, este título de ação em terceira pessoa, nos coloca na pele do Space Marine Demetrian Titus, que luta ao lado de Chairon e Gadriel, contra a ameaça dos Tyranids. Sendo assim, analisaremos todos os detalhes deste jogo, em mais uma review antecipada do Pizza Fria. Portanto, prepare suas armas e venha comigo nesta sanguinolenta aventura!
Um mundo caótico que precisa dos Space Marines
Em Warhammer 40,000: Space Marine 2, encarnamos o Tenente Demetrian Titus, membro dos Space Marines, soldados de força inigualável e a brutalidade sobre-humana, considerados os mais formidáveis defensores de todo o Imperium. Desta forma, lutaremos contra os Tyranids, uma ameaça alienígena que visa destruir a humanidade. Assim, utilizando diversas habilidades letais e um arsenal devastador, teremos de ultrapassar infindáveis inimigos em batalhas simplesmente épicas, defendendo planetas distantes e o próprio futuro de toda a galáxia.
Diante desta grande invasão, o Imperium está à beira do colapso. Com isso, a escuridão avança, trazendo horrores de além das estrelas. Portanto, Titus e companhia acabam sendo a última linha de defesa da humanidade. Em uma jornada por uma série de segredos para lá de sombrios, Titus irá liderar os Ultramarines, reprimindo com extrema violência o caos galáctico, tudo em nome do Imperador. Portanto, somos parte da esperança de restaurar a paz da galáxia em meio ao caos dos Tyranids, provando, uma vez mais, sua lealdade ao Imperium.
E o melhor de tudo, é que toda a história é contada por meio de diálogos durante o jogo e cutscenes muito bem produzidas, algo que traz ainda mais beleza para a narrativa do jogo, que é simplesmente incrível e bem aprofunda. Porém, convenhamos: Warhammer 40,000: Space Marine 2 é um jogo muito focado na ação, o que é simplesmente incrível, sendo o enredo algo interessante, sobretudo pela grandeza deste universo, mas que acaba perdendo o destaque pela qualidade técnica da jogabilidade, o próximo ponto a ser abordado.
Monstros, tiros e toda aquela confusão que a gente gosta
Falar sobre a jogabilidade de Warhammer 40,000: Space Marine 2 é muito fácil. O jogo não inventa a roda, não traz nada de incrivelmente novo, mas é simplesmente incrível. Traz muita ação e desafios crescentes, conforme manda o figurino desta franquia. E tudo isso fica ainda mais legal através da variedade de armas apresentadas ao longo de toda a aventura, tendo cada uma delas funções específicas e que terão utilidade em momentos específicos, algo que o jogo vai nos mostrando. Aliás, vale ressaltar que Warhammer 40,000: Space Marine 2 tem tutoriais ao longo de toda a campanha, não nos deixando desamparados em hora nenhuma.
A sensação que tive ao me tornar parte dos Space Marines foi simplesmente incrível. A imersão do jogo, sentida através do alto detalhamento dos níveis, diálogos bem escritos, nos colocando bem no meio de toda a mitologia desses super-soldados, bem como gráficos surpreendentemente lindos, é de encher os olhos. Juntando tudo isso a uma jogabilidade que te dá prazer a cada horda destruída, e a cada desdobramento da narrativa. Sei lá, mas a diversão que senti ao jogar Warhammer 40,000: Space Marine 2 foi bem acima do que eu esperava, o que me surpreendeu demais.
E o mais incrível disso, é que os desenvolvedores não precisaram fazer nada genial. Eles simplesmente criaram um jogo em terceira pessoa, com elementos de ação, um enredo interessante e muitos inimigos pelo mapa e… pronto! Criaram uma das melhores (talvez a melhor) experiência do gênero em 2024. Aliás, de todos os jogos baseados em Warhammer, este é, sem dúvida alguma, o que mais conseguiu me entreter. Aliás, muito disso é possível graças ao Swarm Engine, tecnologia patenteada pela Saber, responsável pelas intermináveis hordas de Tyranids, que podem ser combatidos com armas brancas, em combate corpo a corpo, ou armas de fogo variadas.
Questões mais técnicas
Ao iniciar minha aventura em Warhammer 40,000: Space Marine 2, pude ir percebendo um enorme salto desde o primeiro, lançado em 2011. Mas não é qualquer salto, é algo realmente considerável, a começar pelos gráficos. Logo de cara, fiquei extremamente impressionado com o quão lindo é este jogo. Das cenas até os momentos in-game, tudo é muito bonito e bem detalhado. A física do jogo é outro ponto bem bacana, sendo totalmente condizente com a proposta insana de colocar super-soldados e criaturas apavorantes para lutar. Aliás, os Space Marines são um show a parte, com suas armaduras imponentes e extremamente exageradas.
Além disso, a dublagem dos diálogos e o som do jogo na totalidade, desde os efeitos até a trilha sonora, também são essenciais para criar esse clima imersivo, de constante hostilidade. Em alguns pontos, toda essa violência e sangue me lembrou jogos como Dead Space e Doom, sobretudo quando estamos dentro de naves e outras instalações, com a escuridão e algumas poucas luzes dando todo aquela sensação de que, a qualquer momento, algum inimigo irá aparecer. E, voltando a falar dos gráficos, neste ponto, a qualidade visual faz toda a diferença, não só pela imersão, mas pela ideia que o jogo quer nos passar. Ah, e é bom demais jogar um jogo bonito, né!?
Por fim, vale mencionar que, infelizmente, não consegui jogar a versão multiplayer de Warhammer 40,000: Space Marine 2, algo que pretendo apresentar como uma adição a esta review em um futuro próximo. Isso se deve ao fato de ter jogado de maneira antecipada, tendo assim grande dificuldade de encontrar parceiros para uma partida cooperativa, ou adversários para o modo JxJ. Neste último modo em especial, vale ressaltar que podemos desbloquear novas habilidades e itens cosméticos, além de poder escolher entre seis classes, cada uma com suas vantagens.
Tecnicamente falando, Warhammer 40,000: Space Marine 2 é um jogo extremamente agradável, não tendo apresentado durante as horas de jogatina problemas como bugs ou glitches.
Vale a pena jogar Warhammer 40,000: Space Marine 2
Warhammer 40,000: Space Marine 2 é um jogo feito para fãs da franquia e do gênero, mas também pode ser perfeito para curiosos e novatos no mundo criado pela Games Workshop. Afinal de contas, o jogo consegue entreter maravilhosamente bem, entregando excelentes momentos de ação e diversão, além de uma narrativa concisa, gráficos lindíssimos e qualidade técnica em uma proposta simples, mas totalmente funcional. Para mim, é o famoso “simples, mas que funciona”, algo que acaba faltando em alguns títulos mais atuais.
Enfim, se você gosta de ação em terceira pessoa e quer se sentir desafiado, Warhammer 40,000: Space Marine 2 pode ser uma boa pedida, sobretudo em seus níveis mais altos. Tudo no jogo é bem explicado, nos deixando com uma sensação de segurança para apenas desfrutar de todo o caos das mais variadas batalhas que o enredo nos propõe, geralmente em uma maneira mais linear, o que não é um problema.
E, se o jogo já está excelente agora, fico imaginando como ele ficará após as atualizações gratuitas pós-lançamento, prometidas pelos desenvolvedores. Segundo eles, elas adicionarão novas missões, inimigos e armas. Ou seja, ainda há mais por vir. E eu gosto muito, mas muuuito disso!
*Review elaborada em um PC equipado com uma RTX, com código fornecido pela Focus Entertainment.