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Wo Long: Fallen Dynasty | Review

Wo Long: Fallen Dynasty é o novo projeto ambicioso da Team NINJA. O estúdio se popularizou ao revitalizar a formula soulslike com o game NiOh, introduzindo uma jogabilidade fluída e com foco em artes marciais em um gênero que costumava entregar uma experiência mais travada. Além disso, os desenvolvedores usaram muito bem a mitologia japonesa para entregar um lore e mundo marcante.

Assim sendo, quando Wo Long: Fallen Dynasty foi anunciado durante o Xbox Showcase de 2022, logo fiquei animado para adentrar está nova aventura criada por um estúdio que conseguiu masterizar um combate fluído em um gênero tão popular. Após um tempo de espera, e testar uma série de demos que só aumentaram a minha expectativa, será que o jogo consegue entregar uma jornada marcante, desafiadora e divertida? A resposta eu trago agora, em mais uma review antecipada do Pizza Fria!

Os tempos sombrios do final da Dinastia Han

A Dinastia Han foi uma das mais importantes e duradouras dinastias da China, que governou por cerca de 400 anos, de 206 a.C. a 220 d.C. Durante esse período, houve muitos eventos importantes que moldaram a história e a cultura da região. Entretanto, Wo Long: Fallen Dynasty apresenta uma versão alternativa do final deste período, adicionando várias criaturas e demônios. Logo, no game controlamos um soldado com habilidades em artes marciais e poderes ocultos que deve enfrentar estas criaturas e levar a paz para os três reinos.

Embora o game apresente de uma forma interessante vários elementos da cultura chinesa, principalmente em relação à mitologia, a narrativa acaba não sendo tão cativante ou emocionante quanto poderia. Claro, temos momentos e personagens interessantes ao decorrer da campanha, mas fica evidente que o grande foco aqui foi levar os jogadores em uma jornada em que eles seriam marcados pela experiência e pelos confrontos que terão que lidar durante o gameplay. E neste aspecto, o jogo se destaca bastante.

Wo Long: Fallen Dynasty
Em Wo Long: Fallen Dynasty, os jogadores terão que enfrentar várias criaturas ameaçadoras em busca de levar a paz para os Três Reinos. (Imagem: Divulgação)

Uma vasta customização de personagem e um sistema de rank promissor

O primeiro grande destaque de Wo Long: Fallen Dynasty é a customização de personagem bem vasta que o game apresenta. Podemos escolher entre homem e mulher, mudar entre vários estilos de cortes de cabelo e até mesmo selecionar nosso equipamento inicial. Também é importante escolher qual será o estilo de luta marcial inicial do personagem, entretanto, é possível mudar este aspecto ao decorrer da campanha.

Logo que o game começa para valer, somos introduzidos a um sistema de rank. Ele funciona da seguinte maneira: cada vez que chegamos a uma nova área do mapa, ele será zerado a um valor mínimo. Logo, sempre que derrotarmos inimigos e subirmos de nível, nosso personagem se fortalecerá. Entretanto, quando morremos, este valor desce aos poucos e se morrermos várias vezes seguidas, este número retorna para o mínimo daquela região. É um sistema bem simples, mas que é preciso ter atenção, principalmente nos momentos de confrontos contra chefes.

Wo Long: Fallen Dynasty
O sistema de rank é impressionante em Wo Long: Fallen Dynasty e muda completamente a experiência esperada no gênero. (Imagem: Divulgação)

Assim sendo, nas várias regiões que explorarmos no título, é importante sempre lutar contra os inimigos e subir o rank, para o personagem estar preparado para enfrentar os chefes. Além disso, Wo Long: Fallen Dynasty incentiva os jogadores a irem atrás dos inimigos mais fortes da área, pois, isto faz com que o rank do personagem suba mais rápido e ele fique mais preparado para enfrentar o chefe da localidade.

Particularmente, adorei este novo sistema, pois, em soulslike, às vezes fica meio tedioso termos que enfrentarmos inimigos fortes no cenário e não ter um retorno muito grande nisso. É importante mencionar que se os jogadores derrotarem um boss com um ranking acima do número do personagem, o protagonista ficará mais forte e ganhará um ranking ainda maior.

Um mapa variado e detalhado

Outro aspecto que impressiona em Wo Long: Fallen Dynasty são os vários cenários que podemos explorar. Quando joguei a demo do título, este acabou sendo um dos aspectos que mais me preocupou. Pois, embora o número de cenários na demonstração fosse razoavelmente grande, senti que muitos locais eram parecidos demais. Felizmente, o game completo me surpreendeu, não apenas por entregar mapas com aspectos únicos, mas também que apresentam impressionantemente uma grande fidelidade na cultura chinesa.

Em Wo Long: Fallen Dynasty, será necessária uma vasta exploração em busca de itens, armas e até mesmo pontos, que poderão ser usados para melhorarmos o protagonista. Além disso, existem locais em que podemos colocar bandeiras, que funcionam semelhantemente às fogueiras de Dark Souls. Assim sendo, nestes ambientes é possível melhorarmos as habilidades do personagem e também adicionar várias magias que podem ser usadas em combate.

Wo Long: Fallen Dynasty
O game apresenta visuais belíssimos e uma grande atenção a riqueza de detalhes. (Imagem: Divulgação)

Além disso, o personagem apresenta uma grande mobilidade na exploração, sendo que podemos escalar casas, algumas pedras altas e até mesmo alcançar áreas secretas. Logo, é importante ficar atento em pequenas dicas no cenário, normalmente caracterizada por manchas brancas, que indicam que o protagonista pode subir naquele local.

Um sistema de combate desafiador e viciante

Wo Long: Fallen Dynasty apresenta um dos combates mais viciantes que eu já pude experimentar em um game do gênero. Temos uma vasta quantidade de armas, que incluem espadas, lanças e até mesmo sabres, que podem ser usados de maneira dupla. Cada arma apresenta o seu próprio move set de combos e ataques fortes e fracos, sendo necessário que o jogador se torne um mestre caso queira avançar no game.

O título também apresenta um sistema de contra-ataque que me lembrou bastante Sekiro: Shadows Die Twice, em que podemos realizar parings perfeitos que irão causar mais dano nos inimigos. E conseguir se tornar um mestre no combate do game é algo que vicia, pois, durante toda a minha jornada, eu estava sempre em busca de um aperfeiçoamento das minhas habilidades. Logo, derrotar os chefes desafiadores era sempre uma conquista extremamente satisfatória.

Wo Long: Fallen Dynasty
O combate é viciante e incentiva os jogadores a se tornarem mestres em vários estilos de lutas marciais. (Imagem: Divulgação)

Wo Long: Fallen Dynasty também apresenta golpes marciais especiais que podem ser usados usando o espirito interior do personagem. Cada arma apresenta o seu próprio golpe, sendo que é necessário usar estes ataques de forma estratégica em combate. Além disso, o jogo apresenta uma série de magias, que incluem fogo, eletricidade, gelo e até mesmo a terra. Na medida que vamos ganhando pontos nos confrontos, podemos melhorar estes elementos em uma árvore de skills, que além de aumentar os status do personagem, também desbloqueará novas formas de se usar magia no game.

Chefes desafiadores e visualmente ameaçadores

Chefes em soulslike costumam sempre seguir um mesmo padrão. Temos um grande e horroroso personagem provavelmente amaldiçoado e acabou se transformando em uma criatura que agora mata tudo que passa pelo caminho. Sim, eu sei que isso é uma simplificação absurda, mas, tenha em mente que estou focando no motivo do aspecto visual destes chefes. Pois, Wo Long: Fallen Dynasty é o primeiro game deste gênero que onde os bosses me transmitiram a sensação de serem realmente ameaçadores.

Isto acontece porque alguns deles apresentam duas fases. A primeira normalmente envolve conhecermos as skills daquele inimigo, e usar a nossa maestria em artes marciais para alcançar a vitória. Entretanto, mesmo quando alcançamos esta conquista, em alguns casos, teremos que lidar com uma segunda forma daquele inimigo, que se mostra ainda mais desafiadora e por vezes, nossas habilidades não serão o suficiente. Logo, é preciso que os jogadores recorram às vastas magias que estão a disposição.

Wo Long: Fallen Dynasty
A maioria dos chefes em Wo Long: Fallen Dynasty terá duas formas, o que forçara os jogadores a usarem estratégias diferentes em combate. (Imagem: Divulgação)

Para exemplificar sem dar spoilers, temos o primeiro grande chefe do game. Ao enfrentarmos ele, usando bastante contra-ataque e golpes usando o espirito, ele assumirá uma segunda forma em que toda a tática usada inicialmente se torna praticamente inefizaz. Logo, tive que usar muito minhas habilidades de cura e ataques usando eletricidade para ter alguma chance de derrotá-lo. Este é um processo que estará presente por todo o game, incentivando sempre que os players encontrem novas maneiras de lutar.

Trilha sonora e gráficos

Wo Long: Fallen Dynasty apresenta um grande foco em músicas orientais, como já é esperado. Durante a exploração, não temos uma trilha muito marcante, o que acabei sentindo falta, entretanto, o jogo compensa ao entregar músicas com tom épicos impressionantes durante as batalhas de chefes. Pois, este aspecto consegue deixar eles ainda mais ameaçadores, aspecto este que já acontece apenas com o visual deles.

Em relação aos gráficos, não temos nada muito impressionante em um nível de nova geração. Entretanto, o jogo compensa ao apresentar um estilo artístico oriental bem único e com uma grande variedade de cenários e monstros.

Desempenho

Minha experiência foi no Xbox Series X. O game apresenta dois modos gráficos: qualidade e desempenho. No modo qualidade, temos uma maior resolução e riqueza de detalhes, entretanto, o framerate fica travado é 30. Neste modo, percebi que os efeitos de fogo e partículas ficam mais detalhados, mas nada tão impressionante a ponto de abrir mão de uma maior fluidez. O segundo modo, desempenho, entrega uma resolução mais baixa, porém com a grandiosa fluidez dos 60 FPS. Este foi o modo que tive a maior parte da minha experiência, sendo o que recomendo, pois, o game apresenta um combate muito rápido e a alta taxa de quadros tornará a jornada mais divertida.

Vale a pena comprar Wo Long: Fallen Dynasty?

Wo Long: Fallen Dynasty apresenta uma jornada desafiadora, única e marcante. Embora a história não seja muito interessante, a Team NINJA mais uma vez entrega o que eles sabem fazer de melhor: um combate extremamente variado, divertido e viciante. Além disso, o título impressiona com a riqueza de detalhes da ambientação e principalmente dos chefes, sendo que além de desafiadores, eles são visualmente ameaçadores. O trabalho sonoro é outro aspecto que não deixa a desejar, com exceção das faixas durante exploração, sendo este um aspecto que poderia ser melhor.

Por fim, Wo Long: Fallen Dynasty é um game que recomendo fortemente para todos os amantes de NiOh e Sekiro, sendo este um título que elevará mais uma vez o patamar da qualidade já consagrada dos games criados pela Team NINJA.

Wo Long: Fallen Dynasty foi desenvolvido pela KOEI TECMO e a Team NINJA e será lançado no dia 3 de março para PlayStation 4, PlayStation 5Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam. Além disso, o game chega no lançamento para assinantes Game Pass no console e no PC.

*Review elaborada no Xbox Series X, com código fornecido pela KOEI TECMO.

Wo Long: Fallen Dynasty

+R$ 249,95
8.5

História

7.0/10

Gameplay

10.0/10

Gráficos e Sons

8.0/10

Inovação

9.0/10

Prós

  • Uma jogabilidade divertida e viciante que eleva o patamar já alto estabelecido pela Team NINJA
  • Chefes visualmente váriados e ameaçadores
  • Legendas em PT-BR
  • Os mapas são grandes e explora-los acrescenta uma camada única de desafio
  • O inédito sistema de rank inova e muda completamente a forma que os jogadores irão adentrar a jornada

Contras

  • A trilha sonora durante a exploração poderia ser mais presente
  • A narrativa não impressiona

Leandro Paiva

Um estudante de jornalismo e o primeiro estagiário do site. Degustador nato de coxinha e pizza fria com ketchup. Amante de RPG, principalmente aqueles em que é possível pescar em vez de fazer a missão principal. Piadista em tempo integral e um grande degustador de café. Defensor de Birds of Prey e da DC em geral nas horas vagas.